Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Gírias e sotaques,como resolver???
#1
Ola confrades,beleza???
Já faz um tempinho que não posto nada aqui no fórum,dessa vez resolvi colocar uma dúvida minha e gostaria de ser ajudado,pois,esta questão é importante para mim e pode ser benéfica para outros usuários,bom vamos lá:

Eu quero dicas para melhorar meu português,minha adicção e minha retórica também,eu acho feio falar em gírias,porém,nasci em uma cidade do interior,então,tenho minha fala e voz parecidos um pouco com a de um caipira,as vezes me pego falando alguma palavras esquisitas,por exemplo:
Mano,firmeza,é nóis,tô ligado,vei,novinha,papo reto e etc......
ou
Trem,uai,nóoooo.....

Gostaria muito de ter um vocabulário mais rico e falar da maneira corretamente,alguém me indica um treino ou estrategia para alcançar este objetivo???Já tentei fazer algo,só que não deu certo!

E ai,algum realista pode me ajudar???
Responda-o
#2
cague e ande
Responda-o
#3
Boas leituras ajudam você a enriquecer seu vocabulário e a se acostumar com um palavreado mais sofisticado. Lendo bastante passa a ser natural um linguajar correto.

E se policie muito para não falar gírias idiotas! Onde quer que você fale ou escreva, não se permita isso. Mesmo escrevendo no Whats, sempre utilize conjugação verbal e pontuação corretas, e NÃO escreva "nóis", "mais" no lugar de "mas", e outras mil coisas... Escrita e conversas faladas andam juntas, melhore as duas.




Caso sério:

Se você é daqueles que, quando conhece alguém legal, com um estilo bacana, alguma habilidade destacada ou que é descolado, dentre muitas outras coisas, você em vez de usar algum(ns) dos adjetivos simples que eu usei para descrever, prefere falar que essa pessoa é um muleke zika... aí não há mais jeito, o suicídio é a melhor opção.
Responda-o
#4
Sotaque ? Fonoaudióloga.

Gíria? Pare de falar como um mongoloide, autodisciplina... peça pra alguém te dar um tapa na cara toda vez que agir como um.

Noís, novinha ? isso não é coisa de caipira e sim de retardado mental, pare de andar com gente escrota e pare de ver vídeos imbecis na internet.

Português ? Estudando e fim de papo, leitura ajuda mas não faz milagre.

Retórica ? Treinando ou forçando a entrar em situações em que ela seja necessária.

Vocabulário rico ? Pra que ? Falar complicadinho para se mostrar de intelectualzinho por ai ? Bancar o sabichão cu de frango ?

Agora o resumo da ópera: Estudo, estudo e leitura... e para o sotaque é fonoaudióloga + prática.

OBS: A dica do mafioso também é válida.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#5
Afaste-se de macacos que só repetem gírias da TV e te influenciam. E leia. Adquira o hábito da leitura. Leia sobre tudo o que vc gosta. E quando cansar de ler, leia mais um pouco.

Só assim teu vocabulário será enriquecido.

Responda-o
#6
(04-04-2017, 12:09 AM)mafioso Escreveu: cague e ande

2
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#7
Cada ambiente e cada pessoa com quem conversa exige um linguajar. Sabendo isso você se adapta. É só se policiar, para agir certo nos ambientes. Além disso para com complexo de inferioridade, tenha personalidade própria, seja vc. Isso é muito fácil de resolver é só se vigiar. Existem milhões de objetivos mais importantes do que isso. Quer morar onde? Ganhar quantos por mês? Ser útil e ajudar sua família? Invista o seu tempo em coisas importantes, e pouco tempo em coisas fáceis como falar correto, é só se policiar.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#8
Eu acabo usando algumas gírias enquanto falo, as vezes não consigo segurar e acabo falando alguma gíria.
Mas eu cago e ando pra isso, os confrades já mandaram a real. LEIA, LEIA E LEIA PRA ENRIQUECER SEU VOCABULARIO, SÓ ASSIM VC MUDARA ESSE COMPORTAMENTO.
Banni Définitivement
Responda-o
#9
Como os confrades disseram, leia! Mas leia muito, faça da leitura um hábito.
Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós.
Responda-o
#10
Há ambientes e ambientes para se falar gírias, o problema que se você pegar esse hábito e sem se autodisciplinar, isso pode se tornar um problema. 

Eu convivo com adolescentes, trabalho com adolescentes, e não me deixo me influenciar pela forma que falam, porque, esse linguajar é a forma que eles tem de se interagirem entre eles. 

Procure ler, se intelectualizar, esse é o primeiro passo, torne isso um hábito e uma necessidade.
Responda-o
#11
É igual aprender um novo idioma.

Pegue seu celular e converse consigo mesmo como se você fosse um retardado. 

Ouça a sua gravação e transcreva a sua conversa de forma fiel ao que escutou

Abra um dicionário e substitua o máximo possível de palavras por sinônimos. Se usou gírias, procure alguma forma culta de dizer aquilo.

Preste atenção aos seus vícios de linguagem e repetições desnecessárias e faça o possível para tirar eles da sua vida. 

Pronuncie todas as sílabas das palavras. A última sílaba deve sempre ser pronunciada. Se é plural não suma com o "s". Não troque o "e" por "i". Não troque o "o" por "u"

Respeite a sílaba tônica de cada palavra.

Concentre sua voz em algum ponto específico do nariz, da boca ou da garganta e tente achar o local onde sua voz fica mais bonita. Como curiosidade, a sua verdadeira voz fica na papuda (a dobra de 90 graus entre o queixo e o pescoço).

Movimente a boca e a bochecha enquanto fala, o máximo que puder.

Fale de forma serena, sem gritar e nem falar baixo. A voz da frase deve ser mais alta ao pronunciar a palavra mais importante.

Palavrões na maioria dos casos são desnecessários e escondem vícios de linguagem. Procure alguma outra forma para expressar a sua ideia.

Quem usa o dicionário não precisa ler trocentos livros, dicionário existe justamente pra enriquecer seu vocabulário.
Responda-o
#12
Não precisa parar de falar gírias, elas facilitam e muito uma comunicação entre amigos/colegas e demais pessoas do meio social; só controlar o modo como expõe suas palavras em determinado ambiente já vale; claro, evite pelo menos o contato com pessoas estilo "funkeiras" desse tipo aí, porque isso não é gíria e sim vício de linguagem/idioma próprio.

Pensa que vai sair com uma turma de colegas pra se divertir, e você quer falar de modo culto sem usar gírias e nem palavrões, vai se tornar um cara chato, pode até ser zoado se for falar de modo "civilizado".

Leia bastante livros, principalmente os difíceis; estude muito, pratique a dicção enfim, o básico resolve; agora te dou a dica de saber como e onde usar as gírias; em roda de amigos seja mais descontraído, se faz uma faculdade, nas aulas seja mais culto, em seminários aja com mais seriedade e fale devagar com boa entonação vocal e escolhendo bem suas palavras.

Agora se quer realmente exterminar as gírias da sua vida, corte o contato com todos que falam do mesmo modo e procure pessoas cultas pra se socializar, conviva somente com eles; ao passar do tempo irá se familiarizar com a linguagem e vai pegar também.
 

Responda-o
#13
(03-04-2017, 11:47 PM)Exercito Soviético Escreveu: Ola confrades,beleza???
Já faz um tempinho que não posto nada aqui no fórum,dessa vez resolvi colocar uma dúvida minha e gostaria de ser ajudado,pois,esta questão é importante para mim e pode ser benéfica para outros usuários,bom vamos lá:

Eu quero dicas para melhorar meu português,minha adicção e minha retórica também,eu acho feio falar em gírias,porém,nasci em uma cidade do interior,então,tenho minha fala e voz parecidos um pouco com a de um caipira,as vezes me pego falando alguma palavras esquisitas,por exemplo:
Mano,firmeza,é nóis,tô ligado,vei,novinha,papo reto e etc......
ou
Trem,uai,nóoooo.....

Gostaria muito de ter um vocabulário mais rico e falar da maneira corretamente,alguém me indica um treino ou estrategia para alcançar este objetivo???Já tentei fazer algo,só que não deu certo!

E ai,algum realista pode me ajudar???

Vergonha na cara.

Obrigado.
De nada.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#14
Macaco vê, macaco faz. Somos assim.

Queremos nos enturmar, ser aceitos, e muitas vezes engolimos até a própria dignidade em nome disso. Youtubers teens são prova viva.

Leia e assim enriquecerá seu vocabulário. Gíria é modinha; vc acaba esquecendo.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#15
(03-04-2017, 11:47 PM)Exercito Soviético Escreveu:
Spoiler Revelar

Ola confrades,beleza???
Já faz um tempinho que não posto nada aqui no fórum,dessa vez resolvi colocar uma dúvida minha e gostaria de ser ajudado,pois,esta questão é importante para mim e pode ser benéfica para outros usuários,bom vamos lá:

Eu quero dicas para melhorar meu português,minha adicção e minha retórica também,eu acho feio falar em gírias,porém,nasci em uma cidade do interior,então,tenho minha fala e voz parecidos um pouco com a de um caipira,as vezes me pego falando alguma palavras esquisitas,por exemplo:
Mano,firmeza,é nóis,tô ligado,vei,novinha,papo reto e etc......
ou
Trem,uai,nóoooo.....

Gostaria muito de ter um vocabulário mais rico e falar da maneira corretamente,alguém me indica um treino ou estrategia para alcançar este objetivo???Já tentei fazer algo,só que não deu certo!

E ai,algum realista pode me ajudar???


Dicas de português para você melhorar agora mesmo, baseadas no seu próprio tópico:

- Dê um espaço entre a vírgula e a palavra seguinte.
- Use apenas um ponto de interrogação ao invés de três.


Outras dicas:

Mude seus interesses e suas palavras vão mudar. Se ficar ouvindo funk de favela, seu linguajar vai ficar semelhante ao utilizado nas músicas.

Fale mais devagar. Quando falamos mais rápido cometemos mais erros, como os de concordância, como: "os cara" , "as pessoa", "os carro", etc.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#16
Depende apenas de ti, certa vez vivendo com Portugueses e Angolanos foi possível aprender o sotaque deles, agora como estudo Inglês tenho aprendido os sotaques Americano e Britânico.

Quanto mais tu ouvir um idioma e de preferência que o locutor tenha boa retórica fica mais fácil de tu assimilar e de resto de tempo ao tempo pois tu levou anos para aprender o Português.
"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria."
Eclesiastes 9:10
“Poucos vêem o que somos, mas todos vêem o que aparentamos”.
by Maquiavel
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)