Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Você é útil para alguma coisa?
#1
Esse é um bom artigo demonstrando que o seu valor não deriva do seu código moral, mas sim da sua capacidade de produzir algo útil para o mundo.


----------------------

[Image: 6VerdadesChocantes-622.jpg]
 
Eu quero que você tente algo: liste cinco coisas impressionantes sobre você mesmo. Escreva-as ou somente as grite para todos. Mas aqui está a pegadinha: não é permitido que você liste qualquer coisa que você é (isto é, eu sou um cara legal, sou honesto), mas ao invés disso você somente pode listar coisas que você faz (isto é, eu ganhei recentemente um torneio nacional de xadrez, eu faço o melhor chili de Florianópolis). Se você achar isso difícil, bem, este artigo é para você, e você vai odiar ler todas as coisas aqui.

Minha única defesa é que isso é o que eu desejaria que alguém me dissesse quando eu era mais jovem.
 
O mundo somente se importa com o que pode obter de você
 
Digamos que a pessoa que você ame acabou de ser baleada. Ele ou ela está agonizando na rua, sangrando e chorando. Um cara aparece do nada e diz, “Afastem-se”. Ele observa o ferimento de bala em sua amada e puxa um canivete: ele vai operá-la ali mesmo na rua.

Você pergunta: “Você é médico”?

O cara diz: “Não”.

Você diz: “Mas você sabe o que está fazendo, certo? Você é um médico aposentado, ou…”

Nesta hora o cara parece incomodado. Ele diz a você que é um cara legal, honesto, que nunca se atrasou para nada. Ele diz que é um grande filho e tem uma vida cheia de hobbies saudáveis, e ele se gaba de nunca ter falado palavrão na vida.

Confuso, você diz: “Como diabos qualquer dessas coisas importam quando minha (mulher/esposa/mãe/ melhor amiga) está morrendo aqui, sangrando? Eu preciso de alguém que saiba como operar ferimentos de bala! Você pode fazer isso ou não?!”

Agora o homem fica agitado: por que você está sendo tão superficial e egoísta? Você não se importa com nenhuma das outras qualidades dele! Você não o ouviu dizendo que ele sempre se lembra do aniversário da namorada? Mesmo sabendo de tudo isso sobre ele, realmente a única coisa a qual você se importa é se ele sabe como fazer uma cirurgia?
Naquele momento de pânico, você irá sacudi-lo com suas mãos ensanguentadas, berrando: Sim, estou dizendo que nenhuma dessas merdas importam, porque nesta situação específica, eu preciso somente de alguém que possa parar o sangramento, seu maluco desgraçado filho-da-mãe!!!!

Então aqui está minha terrível verdade sobre o mundo adulto: você está nesta situação singular em todo simples dia. Só que você é o cara confuso com o canivete. A sociedade inteira é a vítima ferida de tiro.

Se você quer saber por que a sociedade parece afastar-se de você, ou por que você não consegue ter o respeito dela, é porque a sociedade está cheia de pessoas que precisam de coisas. Elas precisam que suas casas sejam construídas, de comida para comer, entretenimento, de relações sexuais prazerosas. Você surge nesta cena de emergência, segurando seu canivete, desde o seu nascimento: no momento em que você veio ao mundo, você começou a fazer parte do sistema projetado exclusivamente para atender as necessidades das pessoas.

Ou você irá cumprir a tarefa de encarar essas necessidades aprendendo uma gama única de habilidades, ou o mundo irá rejeitar você, não importa o quanto gentil, generoso ou educado você seja. Você será pobre, sozinho e indesejável.

Isto parece ser mal, grosseiro ou materialista? E o amor e gentileza? Essas coisas não importam? É claro. Desde que elas resultem em você fazendo coisas para as pessoas que elas não consigam em outro lugar. Veja só…

2. --

Aqui vai uma das maiores cenas da história do cinema:



 
“Um cara legal? Estou nem aí. Bom pai? Foda-se! Vá para a casa e brinque com seus filhos. Se você quer trabalhar aqui, venda“.

É brutal, rude e beira a sociopatia, mas também é uma manifestação honesta e precisa do que o mundo está esperando de você. A diferença é que, no mundo real, as pessoas consideram errado falar com você dessa forma então elas decidiram que é melhor simplesmente deixar que você continue falhando.

Esta cena mudou minha vida. Eu colocaria esse discurso como meu despertador se eu soubesse como fazer isso. Alec Baldwin foi indicado ao Oscar por esse filme e essa é a única cena em que ele está. Como algumas pessoas inteligentes demonstraram, a capacidade deste discurso é que metade das pessoas que o assistiram acham que o objetivo da cena é “Nossa, como deve ser ter um chefe tão babaca?” e a outra metade diz, “Foda, vamos sair e fazer boas vendas!”.

O ponto é que a diferença nessas duas atitudes: – amargurado vs motivado – determina fortemente se você irá ou não ter sucesso no mundo. Por exemplo, algumas pessoas querem responder à esse discurso com a frase de Tyler Durden do filme Clube da Luta: “Você não é seu emprego!”.

Mas, bem, na verdade você é. Seu “emprego” e meio de vida podem não ser a mesma coisa, mas em ambos os casos você não é nada mais que a soma de todas as suas habilidades úteis. Por exemplo, ser uma boa mãe é um trabalho que requer uma habilidade. É algo que uma pessoa pode fazer que é útil para outros membros da sociedade. Não entenda mal. Seu “trabalho” é a coisa útil que você faz para outras pessoas, é tudo que você é.

Há uma razão de porque os cirurgiões ganhem mais respeito que os escritores de comédia. Há uma razão para que mecânicos ganhem mais respeito que hippies desempregados. Há uma razão para que seu emprego tornar-se seu rótulo se sua morte gera a notícia (O dono da Yoki morre em um assassinato/homicídio.). Tyler disse, “Você não é seu emprego”, mas ele também fundou e dirigiu uma companhia de sabão de sucesso e tornou-se o chefe de um movimento social e político internacional. Ele era, completamente, o trabalho dele.

[Image: tyler-durden.jpg]

Ou pense dessa forma: Relembre quando a empresa Chick-fil-A mostrou-se ser contra o casamento de gays. E como, apesar dos protestos, a companhia continuou a vender milhões de sanduíches todo dia. Não é porque o país concorda com eles; é porque eles fazem seu trabalho de fazer sanduíches deliciosos muito bem. E isso é tudo que importa.

Você não precisa gostar disso. Eu não gosto quando chove no meu aniversário. As nuvens se formam e a precipitação acontece. As pessoas têm necessidades e então dão valor às pessoas que os satisfazem. Este é o simples funcionamento do universo e eles não respondem aos nossos desejos.

Se você protesta que você não é um capitalista egoísta materialista e que você discorda que o dinheiro é tudo, eu só posso dizer: Quem disse alguma coisa sobre dinheiro? Você não está entendendo o ponto chave.

3. -----------------

Então na nossa caixa de entrada eu leio várias histórias por ano de caras miseráveis e solitários que insistem que aquela mulher não dá mole para eles apesar deles serem os caras mais legais do mundo. Eu posso explicar porque este raciocínio está errado, mas provavelmente é melhor deixar o Alec Baldwin explicar:




Neste caso, Baldwin está interpretando o papel da mulher atraente em sua vida. Elas não vão ser tão claras quanto ele, a sociedade nos treinou para não sermos honestos uns com os outros, mas a verdade é a mesma: “Cara legal”, quem se importa? Se você quer trabalhar aqui, venda!

Então, o que você tem para mostrar? Então, o que você tem para oferecer? Porque a guria que você tem sonhado, aquela da livraria e que parece com a Zooey Deschanel, passa hidratante em seu lindo rosto por uma hora toda noite e se sente culpada quando ela come qualquer coisa que não seja salada no almoço. Ela será uma cirurgiã em 10 anos. E o que você faz? O que você tem para oferecer?
 
[Image: 157666_v1.jpg]
Bem, eu sou bom pra caralho no Call of Duty.
 
“Então você está me dizendo que eu não consigo pegar garotas como ela a não ser que tenha um bom emprego e muito dinheiro?”

Não. Seu cérebro vai direto para essa conclusão para que você tenha uma desculpa para tudo que lhe rejeita pensando que eles estão sendo somente egoístas e superficiais. Estou perguntando: o que você tem a oferecer? Você é inteligente? Engraçado? Interessante? Talentoso? Ambicioso? Criativo? Ok, agora o que você faz para demonstrar esses atributos para o mundo? Não diga que você é um cara legal. Esse é o mínimo que você tem que ser. Garotas bonitas tem caras sendo legais com elas 36 vezes ao dia. O paciente está sangrando na rua. Você sabe como operá-lo ou não?

“Bem, eu não sou sexista ou racista ou ganancioso ou superficial ou mal-educado! Não sou igual aqueles otários! ”

Desculpe-me, eu sei que isso é difícil de ouvir, mas se tudo que você pode fazer é listar um monte de defeitos que você não tem, então se afaste do paciente. Há um cara inteligente e bonito com uma carreira promissora pronto para operar.

[Image: 157665.jpg]
“Espere, eu disse que não iria bater em você!”
 
Isso quebra o seu coração? Ok, então e agora? Você vai ficar se lamentando sobre isso, ou irá aprender como fazer a cirurgia? É por sua conta, mas não reclame sobre como as garotas se apaixonam por idiotas; elas se apaixonam por aqueles idiotas porque aqueles idiotas têm outras coisas que podem oferecer. “Mas eu sou um bom ouvinte” Você é? Porque você está disposto a ficar quieto em seu canto em troca da chance de estar perto de uma garota linda (e gastar cada segundo imaginando quão macia sua pele deve ser)? Bem, adivinhe só, há outro cara na vida dela que também sabe fazer isso, e ele também sabe tocar guitarra! Dizer que você é um cara legal é como um restaurante em que a única especialidade é que a comida não o deixe doente. Você é como um filme novo que o título é “Esse Filme é legendado”, e o subtítulo é “Os atores estão bem visíveis”.

Eu acho que é por isso que você pode ser um “cara legal” e ainda assim se sentir mal consigo mesmo. Especificamente…
Responda-o
#2
4. Você se odeia porque você não faz nada
 
[Image: 159129.jpg]
 
“Então e agora, você está dizendo que eu deveria ler um livro sobre como pegar garotas?”
 
Somente se o primeiro passo do livro é “Comece a se tornar o tipo de pessoa que as garotas querem estar perto.”
 
Porque essa etapa é normalmente esquecida. É sempre “como eu consigo um emprego?” e não “Como eu me torno o tipo de pessoa que empregadores desejam?”. É “Como eu consigo que garotas bonitas gostem de mim?” ao invés de “Como eu posso me tornar o tipo de pessoa que garotas bonitas gostam?”. Veja, o problema é que esse segundo tipo pode muito facilmente requerer que você desista de muitos dos seus hobbies favoritos e preste mais atenção, e sabe Deus lá o que mais. Você pode até ter que mudar a sua personalidade!
 
“Mas por que eu não posso simplesmente achar alguém que goste de mim como eu sou?”, você pode perguntar. 
 
A resposta é: porque os humanos precisam de coisas. A vítima está sangrando, e tudo que você pode fazer é baixar a cabeça e se lamentar que não há ferimentos de balas que se curem sozinhos? 
 
As pessoas desistem porque leva muito tempo para ver os resultados, porque elas não entendem que o processo é o resultado.
 
A má notícia é que você não tem escolha. Se você quer trabalhar aqui, venda.
 
Porque, na minha opinião de não-expert, você não se odeia porque você tem baixa autoestima, ou porque outras pessoas são más com você. Você se odeia porque não faz nada. Nem você mesmo consegue “amar você por você“.
 
Esse é o motivo de você ser infeliz e me mandar mensagens perguntando o que você deve fazer com a sua vida.
 
Faça as contas: Quanto de seu tempo é gasto em consumir as coisas que outras pessoas fizeram (TV, música, videogames, sites) contra as feitas por você? Somente um desses dois adiciona valor a você como ser humano.
 
Responda-o
#3
Mais em: http://www.libertarianismo.org/index.php...oa-melhor/
Responda-o
#4
Bom texto, deriva da moral utilitarista...
Responda-o
#5
(16-08-2016, 02:53 PM)the_hunter Escreveu: Ou você irá cumprir a tarefa de encarar essas necessidades aprendendo uma gama única de habilidades, ou o mundo irá rejeitar você, não importa o quanto gentil, generoso ou educado você seja. Você será pobre, sozinho e indesejável.

Sou util pra mim mesmo. Trabalhar e pagar minhas contas. Por essa citaçao acima que defendo que pessoas destacadas devem ser arrogantes.
Responda-o
#6
A atuação do Alec Baldwin nessa cena é fantástica!
Responda-o
#7
(16-08-2016, 02:53 PM)the_hunter Escreveu:
Seu “trabalho” é a coisa útil que você faz para outras pessoas, é tudo que você é.

Endosso o que você disse.

Você é o seu "trabalho".



Tenho vários exemplos na minha vida que ilustram bem isso.
Responda-o
#8
Sensacional. Cirúrgico, literalmente.
Responda-o
#9
UP no tópico.

Lendo uma notícia sobre alguém, vi que seu passado foi citado mais ou menos assim: "criada no interior, filha do arquiteto X e da pedagoga Y..."
O dado mais importante sobre os pais dela era a profissão/trabalho.

Meu tio sempre se referiu às minhas namoradas pelas suas profissões: "E aí TheOak, cadê a engenheira?"... "Hmmm quando vai apresentar a dentista pra gente?"
Se eu tô pegando uma vileira qualquer, querem que eu me livre dela logo, se eu saio com uma dentista, os familiares querem conhecê-la.

Percebi que em toda e qualquer notícia, antes mesmo do nome dos envolvidos está citado o seu trabalho.
Percebi que o assassinato de um grande empresário é assunto de todos os jornais, mas se isso acontecer com um motoboy, só os parentes ficarão sabendo.

No encontro de ex-alunos do colegial, o que mais interessa é saber onde cada um está profissionalmente. Não importa mais se você ainda é engraçado, as piadas que você fazia, o companheiro que você era, aquele parceiro de festinhas bacana que você foi. Seu valor passou a ser a sua carreira.


Pro mundo, O QUE IMPORTA É O QUE VOCÊ FAZ.

Você é legal, você ajuda os velhinhos a atravessar a rua, você é honrado?
Ok, isso não é mais que a obrigação.
É o mesmo que ter um restaurante e dizer que a sua comida não deixa ninguém doente.(frase roubada do post inicial)

VOCÊ É O SEU "TRABALHO".


Isso serve pras pessoas que passam o dia na internet lendo coisas e mais coisas, ou seja lá o que estão fazendo, mas não tiram a bunda da cadeira pra se desenvolver de verdade.
Responda-o
#10
A melhor maneira de não se fazer nada é acreditar que nada pode ser feito.  
Em tudo dai graças.

Responda-o
#11
Seja útil mas não necessariamente lembrando.

Seja útil apenas para as pessoas do seu circulo, pai mãe irmão e no máximo mais 3.

Seja útil mas não uma ferramente.

O que importa é o que você faz mas não necessariamente o seu trabalho, o seu dinheiro ou a sua utilidade para o mundo.

Seja lembrando pelo que você faz, pelo que você é, não necessariamente pelo seu trabalho.

Você pode ser rico, acolhido e desejado... sem ser um canivete pica das galaxias.

Ser uma ferramente, ser útil dar o o mundo para o mundo não irá fazer de você uma pessoa amável, amada e fodona.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DEBATE] Você pratica alguma ação social? Tiboom 27 10,793 01-05-2017, 06:09 PM
Última Postagem: Carl Johnson

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)