Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Como lidar com a solidão - Por: Teophilo
#1
Uma dúvida muito recorrente que acontece com muitos homens principalmente após conhecer a real. 



Pergunta:

Ao contrario do que alguns devem ter pensado devido ao titulo do tópico, a solidão que me refiro não tem a ver com mulheres, venho tendo problemas ultimamente com uma certa "solidão social", isso porque não tenho "amigos", apesar de saber a real sobre "amizade".

 
Não sou um sujeito anti-social a ponto de não ter nem ao menos "colegas"... o problema é que quanto mais eu evolui e mais mudei meus comportamentos, fui ao poucos me desfazendo de todos meus colegas, baladeiros, maconheiros, interesseiros e também daqueles que não me acrescentam nada. Cheguei em um ponto onde não tenho mais ninguém, lidei com isso por um tempo, mais ultimamente tenho sentido falta de algum "companheiro social" pra sairmos por ai, ir em algum bar ou algum puteiro ou simplesmente pra jogar conversa fora de vez em quando... 
 
 
 
Quero saber de vocês se também tem esse problema? 
 
e como lidar com isso?
 
estou realmente precisando de uma força nesse departamento.


 
Resposta:
  
Não se prenda ao fato de que precisa ter alguém, seja homem (amigos) ou mulher. Isso é extremamente psicológico como já disseram. Eu confirmo isso porque conheço um cara que vai para bares, shows, boates, shoppings, e qualquer outro lugar, sozinho. E se sente totalmente confortável. Se tiver que chegar junto em uma mulher chega, se tiver que abordar algum cara pra chamar pra uma conversa aborda, seja em bar ou outros lugares citados acima. E não raro passa pro público, seja masculino ou feminino, um "ar" de segurança e confiança, ao ponto de o pessoal ficar bem puto da vida, tipo assim : "que cara mais FDP, bem senhor de si". 
 
Já detectei uns 2 caras aqui na minha cidade além dele que é a mesma coisa. Isso se chama liberdade real. O homem livre, maduro, calmo e sábio não necessita regular-se a partir do outro. Por isso, homens mais sábios preferem ficar sozinhos e quando permitem-se amigos só um ou dois é o suficiente, e têm quer ser do mesmo naipe que eles. 
 
Outros se sentem extremamente desconfortáveis em ter que sair sozinhos para os lugares de diversão e entretenimento. Confesso que já fui assim, preocupado, sentia-me desconfortável no meio de tanta gente com tantos "amigos", um deslocado completo. Hoje em dia, depois de muita reflexão, desenvolvimento pessoal (mais interior que qualquer outra coisa) vou a qualquer lugar sozinho e me sinto muito bem, sem exagero ou misantropia. Me sinto realmente bem, despreocupado com os outros e bem livre. Quando chega alguém e puxa um papo eu desenvolvo naturalmente, rio, brinco até. Mas não me prendo, não me limito a isso, aos outros. 
 
Outro dia mesmo, quando estava cheio de tanto trampo e estudo, resolvi ir em um pub sozinho. Cheguei, pedi um chopp, tava rolando uma musiquinha fuleira de fundo e tinha umas "moças" lá dando risada e gargalhada e uns marmanjos querendo traça-las. Olhei pra uma loira e a partir daí começou aquela merda toda de troca de olhares até quando, no susto, a amiga dela veio e falou assim: "minha amiga tá interessada em te conhecer, falou que você tá aí sozinho e te pergunta se não quer se juntar a gente lá". Eu disse: "não, obrigado, tô bem aqui. Diz pra ela que se ela quiser vir aqui conversar fique a vontade". 
 
Na hora pensei que não ia rolar nada por causa da minha negativa. Porém, passado 10 minutos veio a loira: "tu é difícil em...rsrsrs....por que não quis ficar lá com a gente?" Eu disse que estava bem assim e que não precisava fazer macaquices como os caras só pra tentar pegar mulher. A "moça" caiu em risos, sentou-se ao meu lado e ficamos ali nos primeiros contatos. 
 
Relatei isso só pra verem que segurança e confiança é o melhor custo/benefício. São as bases do homem que sai sozinho.
 
O processo é totalmente psíquico. É uma questão de entendimento da dinâmica social, maturidade e sabedoria. É saber que se você precisar do outro para sentir-se bem em suas "saídas" estará sendo, na verdade, escravo da presença do outro. Portanto, querer ser livre, não dependendo de ninguém pra sair, é o começo de tudo.
 
"Ah, mas o homem é um ser social", refutam alguns. O homem é um ser social por causa de suas necessidades naturais básicas inadiáveis. No campo do ócio, isto é, naquilo que vai além dessas necessidades básicas naturais inadiáveis, o homem sempre foi um ser recolhido, interiorizado, reflexivo. 
 
Mas enfim, o que eu quero dizer é que pra se sentir bem só tem que ter maturidade como já disse. O homem que sai sozinho pra se divertir denota confiança, segurança e auto domínio. É uma questão de sabedoria mesmo. Por isso quando a gente vê grupinho de mais de 5 andando junto sábado a noite pra se divertir não vemos entre eles um só que entenda bem a dinâmica social. São, no fundo, fracos, inseguros, idiotas, manginas, fazem mil e uma macaquices pra "pegar muié", pagam micos e mais micos.
 
Quanto a carência, isso é psicológico também. Você apenas pensa estar carente e começa a sentir isso. Sabemos que carência afetiva é psicológico e afeta a todos, porém em níveis diferentes. Você vence isso com outro fator igualmente psíquico que é o desapego. Quanto mais praticar o desapego, e isso é um trabalho reflexivo, menos carente você será. A chave é o desapego.



 Fonte: http://central-bufalo.blogspot.com.br/20...lidao.html
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).





Responda-o
#2
Eu tenho minhas dúvidas com isso de "Liberdade Real".

Uma das coisas que mais acrescenta valor a um homem é o seu valor social. Ou seja, o quanto é valorizado por outros indivíduos. Não estou dizendo que isso seja certo ou errado, só que acontece.

Desde a época de escola, as meninas instintivamente valorizam demais os caras que tem vários amigos e etc. Isso vale até pra fase adulta, mulheres gostam de homens com vários amigos, que participam de coisas sociais e interagem muito bem com todos, não ficam isolados.

Mas claro que a questão principal não é a opinião das mulheres. Mesmo os homens valorizam outros que tem muitos amigos, muitos contatos e etc. Isso vale pro meio social, pro meio profissional, pra todas as esferas.

E nós sentimos necessidade de contato humano, isso de dizer que a solidão é algo "psicológico", me parece a maior furada.



Amigos vem e vão, um colega pode ser muito presente na sua vida hoje e desaparecer daqui uns meses. Isso é normal. NÃO estou dizendo que amigos são relações eternas, que voce deve se sacrificar por isso e blá blá blá...
Mas mesmo relações superficiais, têm a sua importância.


OBS: Depender dos outros, deixar seus valores de lado pra se enturmar, ficar fazendo macaquices pra fazer parte de um grupo, isso claramente é estúpido! Mas não precisamos polarizar e dizer que não faz a menor diferença não ter ninguém.
Responda-o
#3
Gostei do texto.

MAS TheOak até tem razão quando fala que a solidão não parece ser algo apenas psicológico. Porém dá para se trabalhar em cima disso e ser desapegado. Por isso que o homem que sai sozinho pra se divertir denota confiança, segurança e auto domínio. Ainda acrescento que tal atitude evita os interesseiros que de nada soma em nossas vidas, pelo contrário, subtraem com aquelas velhas idéias de matrix de sempre.
Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?? Kingdom of Heaven
Responda-o
#4
(06-08-2016, 09:13 AM)Madroox Mx Escreveu:
Não se prenda ao fato de que precisa ter alguém

Essa parte já matou a pau.

Não se deve ser escravo de aceitação social, muito menos aceitação feminina, se não o homem vira um verme parasitando aqui na Terra.

Não foi querendo ser o "popularzinho" da tribo, querendo fazer macaquices pra mulheres... que o homem das cavernas e tempos imperiais chegou até aqui e sobreviveu por gerações, muito pelo contrário. Podem reparar que os mais bem sucedidos são os desapegados e cagam e andam para o que passa na mente feminina moderna.

Tenham círculo de amigos, mas nada de reciprocidade a quem não merece.

E sigam suas vidas de forma tranquila.

Responda-o
#5
(06-08-2016, 01:53 PM)TheOak Escreveu: Eu tenho minhas dúvidas com isso de "Liberdade Real".

Uma das coisas que mais acrescenta valor a um homem é o seu valor social. Ou seja, o quanto é valorizado por outros indivíduos. Não estou dizendo que isso seja certo ou errado, só que acontece.

Desde a época de escola, as meninas instintivamente valorizam demais os caras que tem vários amigos e etc. Isso vale até pra fase adulta, mulheres gostam de homens com vários amigos, que participam de coisas sociais e interagem muito bem com todos, não ficam isolados.

Mas claro que a questão principal não é a opinião das mulheres. Mesmo os homens valorizam outros que tem muitos amigos, muitos contatos e etc. Isso vale pro meio social, pro meio profissional, pra todas as esferas.

E nós sentimos necessidade de contato humano, isso de dizer que a solidão é algo "psicológico", me parece a maior furada.



Amigos vem e vão, um colega pode ser muito presente na sua vida hoje e desaparecer daqui uns meses. Isso é normal. NÃO estou dizendo que amigos são relações eternas, que voce deve se sacrificar por isso e blá blá blá...
Mas mesmo relações superficiais, têm a sua importância.


OBS: Depender dos outros, deixar seus valores de lado pra se enturmar, ficar fazendo macaquices pra fazer parte de um grupo, isso claramente é estúpido! Mas não precisamos polarizar e dizer que não faz a menor diferença não ter ninguém.

Perfeito cara, tudo isso é uma grande verdade esse seria o outro lado do texto o complemento perfeito, mas acredito que o autor nesse caso, fala da individualidade de estar bem consigo mesmo conhecer a si mesmo, e isso se contrói sozinho

O processo é totalmente psíquico. É uma questão de entendimento da dinâmica social, maturidade e sabedoria. É saber que se você precisar do outro para sentir-se bem.

Fazemos o caminho inverso normalmente, procuramos grupos aonde nos encachamos e tentamos nos alinhar as regras desses grupos, acaba que muitas as vezes comportamento são iguais, falta autenticidade nas pessoas, são tão iguais que é fácil o reconhecimento de quem é diferente quem sabe suas forças e fraquezas.

O caminho ideal é conhecer a si, levantar forças e fraquezas o que agrada e o que não agrada, para depois partir para o social, até paraconstruir  relações mais saúdaveis. Arrumar a casa primeiro para depois receber visitas.
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).





Responda-o
#6
Psicólogos explicam por que pessoas muito inteligentes têm poucos amigos

- Que não sirva de muleta para não se socializar.
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).





Responda-o
#7
Texto muito bom! O Theofilo sempre mandou boas reais aqui.

Embora ele tenha sido equilibrado o tempo todo, vale ressaltar o cuidado com extremismos.

E +1 no Mad, que não sirva de muleta para não socializar.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#8
Eu lembrei desse tópico que eu havia comentado, e senti vontade de voltar aqui reiterar o que eu disse.

Eu quero parabenizar o tópico e o texto do Teophilo!


Eu tive uma vida social bem intensa nos últimos meses, e senti na prática a corretude de tudo que foi dito aqui.

Nós não devemos precisar de ninguém.
Se você tem um ou outro amigo muito legal, do mesmo nível que você, bacana, saia com ele(s) e se divirta.
Se você não tem, ou não tem disponível, tudo bem, saia e se divirta também.

Se você tá comendo alguma(s) gostosinha(s) que paga(m) o maior pau pra você e te faz sentir bem, ótimo, que legal. Se amanhã ela começar a dar problemas, sentir ciúmes e se descontrolar, ou qualquer coisa, esqueça ela e parta pra outra, você não precisa dela.

Você tem que ser forte por si só e não precisar de ninguém.
Se mesmo sendo assim aparecerem pessoas legais no seu convívio, ótimo, elas são como um "add on". Mas você não precisa delas.
O mais importante é ser forte por dentro. Confiança e segurança são tudo.


Você deve ser livre e não precisar de ninguém.
Ótima expressão "Liberdade Real".


OBS: Achei MUITO legal o relato do Teophilo em que, mesmo estando sozinho, quando as meninas o convidaram para o grupinho delas ele optou por continuar na dele. Se ele fosse, ele ia ter que ficar pagando pau pra elas pra se entrosar no grupo.
Responda-o
#9
Textos como esse quando compreendidos com experiência práticas valem ouro.

Parece que o TheOak compreendeu isso.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#10
Muito bom!
Responda-o
#11
Curiosamente, mesmo fora da Real, quem decide trilhar um caminho de desenvolvimento pessoal acaba por ser acometido por este sentimento de solidão, decorrente de perceber a sua volta ninguém partilha dos mesmos interesses que você. Enquanto o realista se preocupa não só com o seu futuro, mas com da nossa pátria e os contornos que a sociedade vai tomando, percebe que a sua volta as pessoas só querem saber da pelada de terça feira, da cervejinha no fim de semana, de filosofarem sobre o que não entendem no Facebook.

Uma coisa que concordo plenamente com o Doutrinador, é a forma com que ele divide o caminho do realista em fases, sendo a aceitação a penúltima fase antes da evolução. É nesta fase que a solidão vem, sendo o último obstáculo para a evolução. Se o realista não aceitar que o caminho de desenvolvimento é solitário simplesmente porque a maioria das pessoas não mudam, ele também não mudará, terá a conhecimento do real inimigo, mas isso não servirá para nada. Não é atoa que uma das frases mais ditas nos fóruns é que a "Real é na rua."

Aceitar que o caminho é solitário é diferente de sentir solidão, todo mundo sabe que é muito comum as pessoas sentirem a chamada "solidão a dois". Para lidar com a solidão é preciso condicionar a mente a fazer o que você quer e não o que ela quer, assim passará a dedicar o tempo e a energia as coisas que realmente importam, afastando os pensamentos negativos.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#12


Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#13




Baita som.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#14
Sad




Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#15


Responda-o
#16





Direto do havaí ......
"Amante das M$ois, quero" 
Responda-o
#17
Yaoming  Os caras não perdoam.



"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#18


Banni Définitivement
Responda-o
#19
(25-10-2016, 02:00 PM)Senna Escreveu: Curiosamente, mesmo fora da Real, quem decide trilhar um caminho de desenvolvimento pessoal acaba por ser acometido por este sentimento de solidão, decorrente de perceber a sua volta ninguém partilha dos mesmos interesses que você. Enquanto o realista se preocupa não só com o seu futuro, mas com da nossa pátria e os contornos que a sociedade vai tomando, percebe que a sua volta as pessoas só querem saber da pelada de terça feira, da cervejinha no fim de semana, de filosofarem sobre o que não entendem no Facebook.

Uma coisa que concordo plenamente com o Doutrinador, é a forma com que ele divide o caminho do realista em fases, sendo a aceitação a penúltima fase antes da evolução. É nesta fase que a solidão vem, sendo o último obstáculo para a evolução. Se o realista não aceitar que o caminho de desenvolvimento é solitário simplesmente porque a maioria das pessoas não mudam, ele também não mudará, terá a conhecimento do real inimigo, mas isso não servirá para nada. Não é atoa que uma das frases mais ditas nos fóruns é que a "Real é na rua."

Aceitar que o caminho é solitário é diferente de sentir solidão, todo mundo sabe que é muito comum as pessoas sentirem a chamada "solidão a dois". Para lidar com a solidão é preciso condicionar a mente a fazer o que você quer e não o que ela quer, assim passará a dedicar o tempo e a energia as coisas que realmente importam, afastando os pensamentos negativos.

Arrematou a parada, não há outro caminho, tem que ficar mais sério e responsável, não a seriedade da revolta mais a seriedade compreendida, assimilada. Esse texto acredito que caiba exatamente aqui: O Preço da virtude.
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).





Responda-o
#20
O caminho do desenvolvimento pessoal através do conhecimento de uma vida intelectual é inevitavelmente solitário. É isso ocorre porque você muda o nível de pensamento, amplia sua visão e expande sua mente,logo aqueles que estão num nível inferior(de desenvolvimento) deixam de ter a " sintonia fina" de outrora. Entretanto isso não quer dizer que você deva se afastar.Deve continuar mantendo o carinho e o afeto mas tendo em conta que o seu caminho é mais importante.A vida é feita de escolhas então você tem que escolher entre aqueles amigos da rua, do bairro, da escola, da faculdade que não vão agregar ou contribuir na sua evolução se prendendo em sentimentalismos bobos ou continuar sua caminhada.Voce notará que alguns amigos passarão a ser colegas e muitos desaparecerão e assim é a vida. O professor Olavo de Carvalho diz que amigo é aquele que quer a mesma coisa que você e rejeita também as coisas que você rejeita.

Enviado de meu XT1022 usando Tapatalk
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Como lidar com gente estúpida? Merdingo 142 29,238 28-11-2022, 09:33 PM
Última Postagem: MacGyver
  [REFLEXÃO] Como lidar com a derrota Patrulheiro 8 3,810 11-12-2019, 10:16 AM
Última Postagem: Filho de Krypton
  [REFLEXÃO] Como lidar com o Fracasso pr99 12 4,293 12-10-2016, 05:24 PM
Última Postagem: Héracles

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)