Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como investir em ações(dúvida)
#1
Vcs sabem os passos básicos? Quanto precisa de dinheiro p começar, se é um investimento de longo prazo, se eu tenho que olhar 1x ao ano, ou vender hoje e comprar amanhã e acumular lucros diários de menos de 1% o que no final do mês pode dar uns 15% de lucro, posso comprar e vender na hora que eu quiser?

Pois se for assim me parece que dá para fazer fortuna investindo em ações... Cool 

Ou é melhor escolher uma empresa e ficar 5 anos nela, pois vai ter sobe e desce, mas após 5 anos vai render mais que qualquer outro investimento...

Dicas de leitura? Me parece que todo mundo tem medo, pois tem um monte de gente falando um monte de coisa e parece que é tudo especulação kkk. ou não. Só li umas coisas por cima , mas não sei nada... Huh
Responda-o
#2
machadation,

não quero te decepcionar, mas vou procurar ser sincero. Quando se tratar de Renda Variável, você vai ver centenas de vendedores de material te falando sobre métodos infalíveis e como eles ficaram ricos na Bolsa. Tudo balela.

A verdade é que os melhores na bolsa conseguem um rendimento anual de cerca de 20% de ganhos reais, descontando perdas e a inflação.

Não recomendo entrar na bolsa caso você ainda não tenha pelo menos 10 mil reais ou bastante inteligência.

Para começar a investir na bolsa, você só precisa de uma conta em um corretora de valores.

Se você quiser experimentar o ambiente, é de graça ter conta.

Recomendo a Corretora Rico (rico.com.vc) por ter um ótimo ambiente e ser forte na parte educacional.

Crie uma conta e experimente o ambiente. É de graça.
Responda-o
#3
Quer começar a aprender?

Comece pelo Bastter.



Responda-o
#4
O guru Warren Buffett sempre relata que o melhor esquema é comprar uma ação de uma boa empresa e ficar com ela durante tempos para só depois colher a rentabilidade

Responda-o
#5
Cara, eu to assistindo isso... eu fico boiando em alguns termos, e eu tenho que parar pra pesquisar.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#6
então vamos ver se entendi...
vender menos de 20 mil por mês p não pagar imposto.
Na carteira ter uma parte em empresas de dividendos e uma parte em empresas de crescimento. (não entendi o motivo Huh 

o importante é a empresa dar lucro, foda-se se a cotação cai ou não.

Olhar 1x ao ano os lucros constantes da empresa, se estiver desconfiado veja 1x a cada 3 meses.

-0-0-0
Eu tinha ideia de comprar quando caia e vender quando a cotação subisse e então ficar milionário kkkk, mas o tempo gasto nisso é muito alto e pode dar merda não é? Tendo 15% de lucro em ações ao ano já me dou por satisfeito, investir em 5 empresas ao mesmo tempo para dar maior segurança. Não achei ações algo arriscado, para falar a verdade achei até um investimento seguro.

Vcs conhecem algum software que simule investimento em ações? Um que seja atualizado com resultados reais, mesmo que tenha um delay, acho q seria um bom aprendizado.

Nesse site da rico.com.vc eu posso investir pelo site e ainda é de graça, me parece bom...
Responda-o
#7
(21-07-2016, 03:40 PM)machadation Escreveu: então vamos ver se entendi...
vender menos de 20 mil por mês p não pagar imposto.
Na carteira ter uma parte em empresas de dividendos e uma parte em empresas de crescimento. (não entendi o motivo Huh 

o importante é a empresa dar lucro, foda-se se a cotação cai ou não.

Olhar 1x ao ano os lucros constantes da empresa, se estiver desconfiado veja 1x a cada 3 meses.

-0-0-0
Eu tinha ideia de comprar quando caia e vender quando a cotação subisse e então ficar milionário kkkk, mas o tempo gasto nisso é muito alto e pode dar merda não é? Tendo 15% de lucro em ações ao ano já me dou por satisfeito, investir em 5 empresas ao mesmo tempo para dar maior segurança. Não achei ações algo arriscado, para falar a verdade achei até um investimento seguro.

Vcs conhecem algum software que simule investimento em ações? Um que seja atualizado com resultados reais, mesmo que tenha um delay, acho q seria um bom aprendizado.

Nesse site da rico.com.vc eu posso investir pelo site e ainda é de graça, me parece bom...

Não é de graça investir pela Rico Corretora.

É de graça ter conta e poder acessar o Home Broker, a parte educacional e as recomendações.

Para investir, você tem que ter dinheiro para comprar o ativo e pagar a taxa de corretagem + taxa de custódia do ativo.

Vou te dar uma dica que nunca dão para os iniciantes: ESQUECE PETR4 e outras empresas sem lucro, OK.

Só compre empresa consistente.

Para simular investimentos, você pode utilizar o MetaTrader:



Responda-o
#8
COMO IDENTIFICAR AÇÕES BOAS E BARATAS


Atenção: este é um tópico muito importante, sugerimos que você leia, releia e se possível imprima, pois as regras aqui explicadas deverão fazer parte da sua rotina daqui em diante, isto é, se você deseja realmente tornar-se um investidor de sucesso. Aqui você aprenderá a fazer exercícios práticos que permitirão tomar decisões coerentes antes de investir.

Para saber se uma ação está cara ou barata, NÃO BASTA ver a cotação. A ação de uma determinada empresa pode estar sendo negociada por R$ 60,00 e ser considerada barata, enquanto de outra estar sendo negociada por R$ 0,20 e ser considerada cara.

Então, como saber se uma ação está cara ou barata?

Regra número 1: ESQUEÇA GRÁFICOS E COTAÇÕES! Nunca devem ser feitas análises baseando-se somente nesses indicadores.

Regra número 2: ATENTE-SE para balanços patrimoniais e estudo dos números contábeis da empresa.
"Mas não sou contador, não tenho a menor experiência, como vou fazer isso?"

Calma! Analisar balanços é muito mais simples do que se imagina... já vamos explicar.

Sabe aquela máxima que diz: "compre na baixa e venda na alta"? Pois bem, isso é algo que vem sendo repetido de geração em geração e que leva muitas pessoas à ruína financeira. O que você deve fazer é comprar sempre ações de empresas boas, seja na alta, seja na baixa e NÃO VENDER NUNCA.

Lembre-se: rico não vende patrimônio, só acumula.


Faça o Buy&Hold, que significa "COMPRE E SEGURE", ou seja, compre e não venda!

Ignore recomendações de compra e venda de corretoras de valores, esqueça o "preço-alvo" e pare de ficar seguindo notícias e "dicas quentes".

Voltando ao assunto: preliminarmente, temos que saber diferenciar empresas boas de empresas ruins.

Empresa boa provavelmente não é aquela que o seu cunhado ou que os analistas da corretora Y recomendam.

Empresa boa é aquela que possui lucros consistentes, histórico de pagamento de dividendos, margem de lucro alta, dinheiro disponível em caixa e dívidas sob controle.

Empresa ruim é aquela que vem realizando prejuízos consecutivos, não paga dividendos e cujo endividamento não para de aumentar.

Mas, como muita gente obedece aquela máxima de "compre na baixa e venda na alta", a turma gosta mesmo é de comprar empresa ruim pensando que é uma ótima oportunidade de ficar rico rapidamente. Então, por exemplo, o sujeito identifica uma ação que estava custando R$ 40, aí a empresa que era boa começa a ficar ruim (prejuízos, dívida fora de controle, etc), e a cotação despenca. Cai 50% e passa a valer R$ 20. A galera fica alucinada de olho no gráfico, achando que caiu bastante e que vai comprar por R$ 20 e logo depois revender por R$ 40. Aí começam a comprar como loucos por R$ 20 e mais tarde o papel perde mais 50% de valor, passando a valer R$ 10. Alguns pulam do barco antes dele afundar, enquanto outros dizem: "puxa, veja essa cotação, custa "só" R$ 10, não tem como cair mais" e continuam comprando, até que um dia o papel está valendo R$ 0,50. Aí entra a turma dos deslumbrados, comprando por R$ 0,50 e pensando em revender por R$ 1,00. No fim, cai de R$ 0,50 para R$ 0,10.

Então, depois de perderem até as calças, saem alardeando que "investir é perigoso".

Continua em: https://www.facebook.com/abcinvestidor/p...0822204789
Responda-o
#9
The hunter, valeu pelos conselhos. O que ferra o pessoal é achar q ações é loteria, o cara quer investir em empresa que está afundando e fica torcendo para do nada a empresa subir e ele ter lucro de 1000% kkkk.  A empresa não está dando lucro consistente , sai correndo.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#10
Cara, ação é o indicado pra quem vai começar, porém vc precisa de mais grana.
Mas minha praia é mercado futuro, gosto de operar os mini indice e dolar
é MUITO arriscado, volatil, tem que estudar analisa gráfica antes de tomar a decisão e apertar o botao.

Eu faço daytrade, compro e vendo em minutos as vezes com altos lotes as vezes com lote pequeno
Quanto mais lote vc compra mais vc Ganha ou perde em poucos pontos corridos
Quanto menos lote, menos vc ganha e mais pontos vai precisar pra ter algum ganho
Responda-o
#11
(13-10-2016, 12:39 PM)Observador Escreveu: Cara, ação é o indicado pra quem vai começar, porém vc precisa de mais grana.
Mas minha praia é mercado futuro, gosto de operar os mini indice e dolar
é MUITO arriscado, volatil, tem que estudar analisa gráfica antes de tomar a decisão e apertar o botao.

Eu faço daytrade, compro e vendo em minutos as vezes com altos lotes as vezes com lote pequeno
Quanto mais lote vc compra mais vc Ganha ou perde em poucos pontos corridos
Quanto menos lote, menos vc ganha e mais pontos vai precisar pra ter algum ganho

Mas algum confrade além do (Observador), faz "Day Trade", tem experiência? poderia colocar mais considerações aqui no fórum?!
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).





Responda-o
#12
Hoje finalmente comprei minhas primeiras ações, mas não é assim tão fácil, é complexo. Levei umas duas horas para finalmente entender essa joça. Sempre que lia sobre isso ficava boiando. Em minha humilde opinião o melhor jeito para aprender é botando a mão na massa, e principalmente ir por etapas, com calma, sem querer absorver tudo de uma vez, pois o foco se dispersa.

Passos iniciais: Você terá que abrir uma conta em uma corretora. Uso a Easynvest, mas tem outras também boas, como Rico, XP, Modalmais, etc. Também ter uma conta corrente e internet banking funcional no celular para transferir o dinheiro para a corretora. Há a opção de fazer a transferência na agência física, mas não acho um meio eficaz.
Só depois de dominar essas operações é que pode ir para a fase seguinte.

Entendendo o básico de ações

Ações são uma pequena parte de uma empresa que você compra e se torna sócio dela. Se ela valorizar as ações aumentam, o contrário também.

As Siglas: As empresas na bolsa são representadas por apenas 4 letras. A razão de ter número no final indica o tipo de ação que ela é.

Existem 2 tipos de ações:

1-Ordinárias: São identificadas pelo número 3 no final. Ex: PETR3, ELET3... Essas são indicadas mais para grandes investidores, pois o detentor da maior parte dessas ações tem o direito de votar nas decisões tomadas pela empresa, porém ficam por último na fila do recebimento.

2-Preferenciais: São identificadas pelo número 4,5 ou 6 no final. Ex: ELET6, PETR4, VALE5... Sendo esse tipo mais indicado para pequenos investidores. Em ordem, tem preferencia na fila do recebimento mas não têm direito de voto.

Lotes de negociações

1-Lotes Fechados: As empresas oferecem suas ações em lotes, sendo o mais comum lotes de 100 ações. Mas têm também lotes de 1.000, 10.000, 100.000... Então, se cada ação estiver custando R$10,00, o lote com 100 ações vai sair por R$1.000,00.

2-Compra no Fracionário: É aqui que dá pra entender melhor como funciona. Se não tiver grana pra comprar lote fechado dá pra comprar no fracionário. É como comprar cigarro solto ao invés do maço. O que identifica essa operação é a letra F no final. Ex: PETR4F, ELET4F....

Nessa última modalidade não há valor ou quantidade mínima para comprar, porém há que se observar o seguinte:

Tudo vai depender do preço unitário da ação. Se quiser comprar 1 a R$5,00, por exemplo, dá, mas para cada operação de compra ou venda que fizer será cobrado.

Taxa de corretagem: Se não me engano é de R$10,00 em todas as corretoras, não importa o valor que quer negociar. É 10 pra comprar depois 10 pra vender. Portanto o Day Trade (comprar e vender no mesmo dia) compensa se o rendimento ultrapassar esse custo operacional.

Comprei só 3 ações para ver na prática como funciona, para especular mesmo uma pequena quantia com risco calculado. Nem na hora da compra é uma coisa simples, pois tem que determinar a quanto quer comprar e esperar que alguém esteja interessado em vender pelo preço cotado. Para quem quer arriscar mesmo existem as Small Caps, empresas com potencial de crescimento mas ao mesmo tempo alta chance de perder tudo.

Enfim, isso que expliquei é só a ponta do iceberg, é um assunto complexo que requer muito estudo e principalmente calma para ir entendendo os conceitos. Aprender a mexer no Home Broker, mercado, etc.
Responda-o
#13
Muito bom @Batoré, resumiu perfeitamente. Invisto há quase dez anos somente na RF, sou mais conservador, mas pretendo arriscar em RV também, valeu.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#14
Small caps tá numa boa agora, não?
Responda-o
#15
Sim, acredito que esse é o melhor momento para arriscar. Uma dessas small caps que dizem ser uma promessa é a Cyrela.

Vou comprar umas 10 ações dela (ou de outra small), largar lá e rezar pra tudo que é Santo Yaoming

Mas lembrando que é risco calculado. No meu caso destino 80% em renda fixa (tesouro) e 20% em variável (Fundos de investimento, ações e bitcoins).
Responda-o
#16
Smile 
Está muito conservador @Batoré Smile .

RISCO é proporcional ao lucro/perda , mas cada um sabe até onde pode ir.Como bem explicado pelo @Batoré  existem diversas modalidades nos investimentos, e também diversas estratégias como por exemplo o buy and hold e day trade citados anteriormente, eu particularmente adoto mais o buy and hold com uma ressalva a ação/fii tem que gerar dividendos, aqueles trocadinhos que caem todo mês na conta, faço isso porque assim da uma tranquilidade maior na tomada de decisões quando acontecem as variações dos ativos.
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Responda-o
#17
(20-02-2019, 10:07 AM)Batoré Escreveu: Sim, acredito que esse é o melhor momento  para arriscar. Uma dessas small caps que dizem ser uma promessa é a Cyrela.

Vou comprar umas 10 ações dela (ou de outra small), largar lá e rezar pra tudo que é Santo Yaoming

Mas lembrando que é risco calculado. No meu caso destino 80% em renda fixa (tesouro) e 20% em variável (Fundos de investimento, ações e bitcoins).

"que dizem"
"rezar"
"risco calculado"
"10 ações"

Facepalm
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Fazer trade ou investir em ações a longo prazo? Felbayrn17 15 3,827 29-10-2020, 10:07 PM
Última Postagem: Felbayrn17
  Aprender a investir em ações Ogro 1 1,050 30-05-2018, 10:36 PM
Última Postagem: Baralho

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)