Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Entenda os conflitos do Oriente Médio
Abri esse tópico para compartilharmos toda a informação referente ao Oriente Médio.
Eu até uns dias atrás era um completo ignorante sobre essa questão. Certos concursos públicos exigem essas coisas, para mim ao menos esse assunto é importantíssimo.

Então vamos lá.

Esse professor aqui dá um panorama geral do que aconteceu na região do Oriente Médio.

A série "História do Terrorismo" é muito boa e fala um monte de coisas, mas eu tenho minhas dúvidas quanto a veracidade do que é dito. Vale a pena assistir, mas com cautela. Eu estou estudando o assunto a pouco tempo então não consigo refutar nada do que é dito.

Diagramas:

Esse diagrama abaixo é legal para imprimir e estudar aos poucos, perceba que o US está ligado pelo Irã como 'Friend' e essa linha passa pelo Iraque, ou seja, eles são amigos no Iraque. Maiores informações podem ser vistas no site que fez o diagrama
[Image: network1.jpg]

O melhor diagrama da internet é o desse site, ele é interativo, muito bom.

O conflito palestina-Israel é um dos mais importantes, olhe só a evolução do quadro nos anos subsequentes à 2° Grande Guerra:
[Image: ocupacion-israelita-en-cisjordania.jpg]
Perceba que a região da Palestina está se reduzindo com o passar do tempo. Perceba que existem duas regiões principais em verde, a da esquerda é Gaza e é lá que o Hamas atua; a região da direita é a Cisjordânia

[Image: Clinton%20Arafat%20Rabin.png]
Imagem simbólica do acordo de Oslo, o cara com o pano na cabeça é o Yasser Arafat (fundador do grupo terrorista Fatah), veja o documentário 'História do Terrorismo' que lá fala dele. O acordo de Oslo se trata de uma trégua entre os palestinos e os israelenses, os israelenses deixavam a Cisjordânia e Gaza e entregavam essa região para a Autoridade Palestina (que possui Yasser Arafat como líder). Esse acordo rendeu o prêmio Nobel da Paz ao Arafat. 
Atualmente Arafat está morto e mais de 100 países reconhece o Estado Palestino, inclusive o Brasil.
Responda-o

Responda-o
Muita gente fala que é por causa do Petróleo isso procede,ou é conversa de pelego?
Responda-o
Amigo, não foi desconfiança, rs.

Desculpe se não me fiz claro.

Quando falei dos materiais foi pra engrandecer o tópico pois também me interessou, sou professor universitário, you know? 

Baixe as armas soldado.  Big Grin
Responda-o
(23-03-2016, 11:47 PM)Albert Wesker Escreveu: Muita gente fala que é por causa do Petróleo isso procede,ou é conversa de pelego?

É claro. A guerra do petroleo custou US$2 trilhões : http://www.reuters.com/article/us-iraq-w...PG20130314 

De qualquer forma, entender o conflito do oriente médio é útil para concursos públicos e pro enem. É quase certo que vai cair uma ou outra questão do tipo e talvez seja o tema da redação.
.
Responda-o
No edital caiu atualidades é batata assim tambem os.países que sofreram.atentados, mortos, reação
... Russia, Turquia China...
Outro assunto que também acho que vai ser batata é o de Mariana e a lama
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
A Primavera Árabe (não concordo com o termo, mas é como gostam de chamar) é o assunto do momento da geopolítica e da atualidade, nada mais justo que perguntem algo disso para saber se o candidato sabe pelo menos o que está acontecendo naquele pedaço do planeta, e que repercute no mundo todo. Fora as brechas para misturar esse assunto com questões de Geografia, História, Economia, Direito Internacional e Direitos Humanos. É normal cobrarem também o posicionamento diplomático do Brasil nesses tópicos, normalmente o mais em cima do muro, pacífico e tentando agradar as deliberações do Ocidente e do BRICS (sim, a Dilma quer conversar com o EI).
Responda-o
Operações como a Lava Jato também são batatas.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Sobre a Crise imigratória
[Image: 131028174025_mediterranean_migration_rou...976_v3.gif]
[Image: 131028173844_mediterranean_migration_rou...4_port.gif]
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2...igracao_lk

Sobre a Declaração de Teerã e o Plano de Ação Conjunto de Genebra
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...4000200655

Irã concorda em fazer troca de combustível nuclear na Turquia
Leia a íntegra do texto do acordo de troca de combustível nuclear do Irã

[Image: 2zg6a0k.jpg?1458935625]
Em azul está o nome correto do país.
A primeira questão tem um monte de distrações mas a pegadinha está no nome do país. Um pingo de noção do que foi a Guerra do Golfo já dá pra responder isso.
A última também tem um monte de distrações mas a pegadinha está no país de Origem. A Irmandade muçulmana se originou no Egito.
Responda-o
Guerra dos Seis Dias

Relações Brasil - Oriente Médio
O Oriente Médio na política externa brasileira (1947-2011): aproximação, distanciamento e engajamento
O posicionamento do Brasil sobre o oriente médio no conselho de segurança das nações unidas (1993-2005)
Acordo de Teerã na íntegra
Responda-o
http://periodicos.pucminas.br/index.php/...2016v4n3p5

Esse artigo fala sobre a relação da China com o Oriente Médio. Marcando aqui pra ler depois. Ele é do ano passado então está bem atualizado. É raro ver artigos dizendo a posição da China naquele lugar.

No ataque EUA x Síria de 14/04/2018 a China condenou o uso da força. Isso pode ser um sinal de que suas ideias sejam.parecidas com a da Rússia. Tem que estudar melhor isso.
Responda-o
independente do motivo com certeza a China vai ser contra os Estados Unidos e contra Israel
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
Desde os tempos de guerra fria EUA X URSS, a costa da Síria é decisiva para os interesses russos no mediterrâneo, sem depender do estreito de Bósforo.

O mar mediterrâneo que é "somente" uma das maiores [senão a maior] rotas em movimentação de navios do mundo.
Responda-o
Pelo jeito, não tem como estabelecer a paz nessa região do mundo, pois envolve conflitos étnicos, políticos e religiosos...

É muito problema pra pouco espaço de terra!

Recomendados:

A 'extinção' da Real: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6773

Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
Responda-o
Para entender como essa peleja começou tem que ir na bíblia, e ler lááá atrás, na história de Abraão. Por isso dizem que ele é o pai das três grandes religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Não, eu não aprendi isso vendo novela, foi no cursinho pra concursos, na aula de atualidades (mas tá tudo interligado).

[Image: latest?cb=20170608003353&path-prefix=pt-br]
O que me preocupa não é nem o grito dos esquerdistas, das feminazis, das mães solteiras, dos corruptos, dos maconheiros, dos cachorrentos, dos LGBTs, dos sem caráter e sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)