Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Entenda os conflitos do Oriente Médio
Abri esse tópico para compartilharmos toda a informação referente ao Oriente Médio.
Eu até uns dias atrás era um completo ignorante sobre essa questão. Certos concursos públicos exigem essas coisas, para mim ao menos esse assunto é importantíssimo.

Então vamos lá.

Esse professor aqui dá um panorama geral do que aconteceu na região do Oriente Médio.

A série "História do Terrorismo" é muito boa e fala um monte de coisas, mas eu tenho minhas dúvidas quanto a veracidade do que é dito. Vale a pena assistir, mas com cautela. Eu estou estudando o assunto a pouco tempo então não consigo refutar nada do que é dito.

Diagramas:

Esse diagrama abaixo é legal para imprimir e estudar aos poucos, perceba que o US está ligado pelo Irã como 'Friend' e essa linha passa pelo Iraque, ou seja, eles são amigos no Iraque. Maiores informações podem ser vistas no site que fez o diagrama
[Image: network1.jpg]

O melhor diagrama da internet é o desse site, ele é interativo, muito bom.

O conflito palestina-Israel é um dos mais importantes, olhe só a evolução do quadro nos anos subsequentes à 2° Grande Guerra:
[Image: ocupacion-israelita-en-cisjordania.jpg]
Perceba que a região da Palestina está se reduzindo com o passar do tempo. Perceba que existem duas regiões principais em verde, a da esquerda é Gaza e é lá que o Hamas atua; a região da direita é a Cisjordânia

[Image: Clinton%20Arafat%20Rabin.png]
Imagem simbólica do acordo de Oslo, o cara com o pano na cabeça é o Yasser Arafat (fundador do grupo terrorista Fatah), veja o documentário 'História do Terrorismo' que lá fala dele. O acordo de Oslo se trata de uma trégua entre os palestinos e os israelenses, os israelenses deixavam a Cisjordânia e Gaza e entregavam essa região para a Autoridade Palestina (que possui Yasser Arafat como líder). Esse acordo rendeu o prêmio Nobel da Paz ao Arafat.