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[FIXO] Carros - Dicas & Recomendações
(26-05-2021, 09:42 AM)Counter Escreveu:
(25-05-2021, 07:01 PM)Bean Escreveu: Não.

Esse consumo ai é gasolina ? Sabe que quanto maior a rotação do motor maior o gasto de gasolina ?

Consumo na estrada ou na cidade ? Tem muito aclive na cidade ?

Tem alguma coisa de errada nesse consumo

O consumo é no alcool... na gasolina devido o alto preço não fiz a media ainda. O carro tem o painel de economia que altera com a rotação do motor etc.

O consumo na estrada nao chega a 11. Na cidade tenho que andar em baixa rotação devido a lombadas e transito.

Tambem acho que tem algo errado, a questão é: Como faço pra regular? tenho que levar numa autoeletrica?

Oficina mecânica. 

Faz troca de velas e cabos de vela. Faca uma limpeza nos bicos injetores.

Se tiver scanner na oficina pede pra escanear e ver se tem alguma avaria.

Fora isso é manutenção básica. Troca de óleo do motor e filtro. Troca do filtro de combustível. Troca do filtro da admissão de ar.

E por fim, mas não menos importante, calibragem de pneus. Pneu mto murcho além de detonar consome mais combs.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
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(25-05-2021, 02:07 PM)Counter Escreveu: @NiDeW
vou ter que mandar fazer essa revisão mesmo... é na parte eletrica certo? não entendo muito bem como funciona isso kk

É pedir para rever velas, cabo de velas, trocar o óleo, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, rever alinhamentos e balanceamentos, calibragem dos pneus.

Só chegar no mecânico e relatar que o carro está gastando muito e ele vai investigar.

Estando tudo ok, seu carro vai voltar a ter o desempenho de fábrica de fazer 12km/l em ambiente urbano e cerca de 14/15 km/l em rodovia.
Lembrando que esses números são para GASOLINA. No etanol os números são menores, já que o álcool tem menor autonomia.

(26-05-2021, 11:11 AM)Bean Escreveu:
(26-05-2021, 09:42 AM)Counter Escreveu: O consumo é no alcool... na gasolina devido o alto preço não fiz a media ainda. O carro tem o painel de economia que altera com a rotação do motor etc.

O consumo na estrada nao chega a 11. Na cidade tenho que andar em baixa rotação devido a lombadas e transito.

Tambem acho que tem algo errado, a questão é: Como faço pra regular? tenho que levar numa autoeletrica?

Se é no alcool é isso ai mesmo

Na cana de açúcar o consumo é esse mesmo.

1.0 tem normalmente esses números de consumo quando rodando no Etanol.
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(26-05-2021, 12:14 PM)Merdingo Escreveu:
(26-05-2021, 09:42 AM)Counter Escreveu: O consumo é no alcool... na gasolina devido o alto preço não fiz a media ainda. O carro tem o painel de economia que altera com a rotação do motor etc.

O consumo na estrada nao chega a 11. Na cidade tenho que andar em baixa rotação devido a lombadas e transito.

Tambem acho que tem algo errado, a questão é: Como faço pra regular? tenho que levar numa autoeletrica?

Oficina mecânica. 

Faz troca de velas e cabos de vela. Faca uma limpeza nos bicos injetores.

Se tiver scanner na oficina pede pra escanear e ver se tem alguma avaria.

Fora isso é manutenção básica. Troca de óleo do motor e filtro. Troca do filtro de combustível. Troca do filtro da admissão de ar.

E por fim, mas não menos importante, calibragem de pneus. Pneu mto murcho além de detonar consome mais combs.

Outra coisa MUITO importante após uma boa quantidade de km's rodados e que ninguém fala é a regulagem das válvulas de admissão e escape, o motor Fire da Fiat precisa de regulagem, qualquer alteração nos parâmetros de abertura e fechamento delas impacta na performance original do motor, e é um procedimento relativamente simples do mecânico fazer e a ferramenta é bem barata, coisa de 40/50 reais no ML.

Ali em cima está a árvore do duplo comando de válvulas (DOHC) sobre as válvulas dos cilindros desse motor V6 24V, num motor 4 cilindros de popular, é bem parecido, mas com um comando simples (OHC) e 2 válvulas por cilindro:

[Image: fallback_videos-par-0011-image.jpg?w=640&h=360]

[Image: 8.gif?w=640]

[Image: resize.jpg?w=218&h=182]
Ferramenta para regulagem. Na internet você consegue encontrar os parâmetros dos espaçamentos de válvulas do motor do seu carro.
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"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
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Motores atuais precisam disso @Trglodita ?

Refrigerado a ar que tem acionamento por balancim e vareta até entendo, mas os motores mais recentes nem isso tem mais.
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(26-05-2021, 03:46 PM)NiDeW Escreveu: Motores atuais precisam disso @Trglodita ?

Refrigerado a ar que tem acionamento por balancim e vareta até entendo, mas os motores mais recentes nem isso tem mais.

Todo motor tem comando de válvula e válvula, não há exceção, porém, alguns motores não precisam dessa regulagem, pois quem determina a folga de válvulas são os tuchos hidráulicos, aí você troca o tucho (caso de Ford 3 cilindros por ex.), precisa ver o motor do seu carro, o motor k7m da renault precisa de regulagem, motores a diesel em geral também precisam, motor fire da Fiat precisa, motor familia 1 da GM precisa. Então você deve conhecer sobre o motor do seu carro, é o que todo mundo deveria fazer.

Edit: já vi Ford Ká desses novos com motor 3 cilindros com problema em tucho e válvula com apenas 40.000 km.
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"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
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Tenho um Gol G5 1.6 2014. Depois que comprei uma Intruder e entrei nesse mundo de motas só uso ele pra mercado ou hospital.
Até pensei em renovar mas ele bateu 50k no hodômetro só agora, os valores aumentaram, seria rasgar dinheiro mesmo.

Com relação a motos de entrada estou vendo preços absurdos na venda de usadas, muito acima da Fipe, dizem que é por conta do boom do iFood.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
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@Trglodita 


O confrade foi técnico e especialista... a partir dos 12 min do video eles falam do espaçamento..






O confrade @Baralho esqueceu de citar o blog do dr carro que tem várias dicas rápidas em forma de leitura.

https://doutorcarro.com.br/blog/
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
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Estou com um palio atualmente, e o consumo na gasosa é de uns 12km/l em cidade/rodovia, que é o meu trecho diário, e uns 10km/l se ando mais na cidade.

Se vou um pouco mais longe consigo uns 14km/l na estrada, mais que isso é mentira(na grande maioria dos casos) como ando sozinho faço um consumo melhor, mas se o carro enche de gente o consumo desce proporcionalmente.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
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(26-05-2021, 08:03 PM)Fairchild Escreveu: Com relação a motos de entrada estou vendo preços absurdos na venda de usadas, muito acima da Fipe, dizem que é por conta do boom do iFood.


Está tudo acima da Fipe, mas duvido que seja por conta do Ifood.
Comprei uma Srad recentemente e TODAS estavam 2-3 mil acima da Fipe, qualquer ano que seja... e isso não é moto de entregador.
Acredito que seja mais por aumento dos preços das motos zero km mesmo, muita gente acaba optando por semi-nova.
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(26-05-2021, 11:32 PM)Minerim Escreveu: @Trglodita 


O confrade foi técnico e especialista... a partir dos 12 min do video eles falam do espaçamento..






O confrade @Baralho esqueceu de citar o blog do dr carro que tem várias dicas rápidas em forma de leitura.

https://doutorcarro.com.br/blog/

Eu sou chato pra manutenção. Quando fui regular válvula do meu carro o mecânico disse que não estava fazendo barulho, eu disse pra ele regular mesmo assim, custou 180 reais pq aproveitei outro serviço que tinha pra fazer (limpeza de bicos e troca de velas - 120.000 km), tinha uma válvula fora da medida, era pouco? Era, mas tinha. Carro ficou redondo.

(27-05-2021, 08:47 AM)Berzerk Escreveu:
(26-05-2021, 08:03 PM)Fairchild Escreveu: Com relação a motos de entrada estou vendo preços absurdos na venda de usadas, muito acima da Fipe, dizem que é por conta do boom do iFood.


Está tudo acima da Fipe, mas duvido que seja por conta do Ifood.
Comprei uma Srad recentemente e TODAS estavam 2-3 mil acima da Fipe, qualquer ano que seja... e isso não é moto de entregador.
Acredito que seja mais por aumento dos preços das motos zero km mesmo, muita gente acaba optando por semi-nova.

Vendi minha moto 4k acima da Fipe, comprei outra 6k abaixo da fipe (sem leilão, sinistro, nada), procurando bem dá pra achar coisa muito boa a preço bom. Mas geralmente a oportunidade não tá na esquina de casa.
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"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
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Alguém tem uma sugestão de produto pra passar no painel e portas do carro (todos de plástico), pra deixar mais brilhante/fazer limpeza?
Ouvi dizer que o silicone não é bom porque resseca.
Quando não se procura agradar o mundo, ele se vinga; se por acaso se consegue agradá-lo, ele ainda se vinga nos corrompendo. A única saída é trabalharmos longe dele, tão indiferentes a seu julgamento quanto prontificando-nos a ser-lhe úteis.
Antonin-Dalmace Sertillanges
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(06-02-2022, 08:03 AM)Corvo Escreveu: Alguém tem uma sugestão de produto pra passar no painel e portas do carro (todos de plástico), pra deixar mais brilhante/fazer limpeza?
Ouvi dizer que o silicone não é bom porque resseca.

Eu utilizo só um pano úmido, mas existem produtos específicos para plástico, que deixam com bom aspecto e sem aquele brilho artificial que gruda pó, geralmente em forma de pasta.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
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Meu pai estava querendo trocar o Versa 2014 dele por um carro menor e que beba menos, até uns 30-40k. Alguém tem alguma dica ou sugestão?
"Courage is being scared to death, but saddling up anyway" (John Wayne)
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(06-02-2022, 09:36 PM)McLintock Escreveu: Meu pai estava querendo trocar o Versa 2014 dele por um carro menor e que beba menos, até uns 30-40k. Alguém tem alguma dica ou sugestão?

Muito particular isso, difícil dizer. Ainda mais que teu pai tem Nissan, que não dá manutenção, apesar das peças serem mais caras.
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Dica de manutenção:

Outra dica importante é trocar o óleo da transmissão. Geralmente não há esse serviço no manual, as montadoras consideram que as transmissões são seladas e por isso não necessitam de troca de óleo, fora que não há serviço de manutenção de transmissão em concessionária, quando dá problema eles simplesmente trocam por uma nova, Ledo engano.

Eu costumo trocar o óleo da transmissão a cada 3 anos, quem nunca trocou óleo vai perceber passada de marcha muito mais suaves após a troca. E tô falando de câmbio manual mesmo, automática não precisa nem comentar.

Em geral óleo de transmissão é bem mais caro, alguns chegam a custar R$200/L. Uma troca total gira em torno de 650 a 800 reais já com a MO. Sempre que troco óleo já verifico o nível do óleo da transmissão, caso precise, completo.

Transmissões automáticas custam bem mais pra trocar óleo, pois é necessário o uso de uma máquina pra extrair o óleo velho e colocar o novo.

Também sugiro trocar fluido de freio 1 x ao ano pra quem usa o carro todo dia em trânsito.
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Se gostar da Nissan tem March 1.0 entre 2015-16 nessa faixa de preço.

Palio e Fox são carros menores com bom consumo, especialmente na estradinha sem apertar o pé direito.

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Bom em 08 meses de Palio meus gastos já somaram uns 4,5 mil de manutenção, isso que o carro estava bom com uma manutenção não tão ruim.

Precisei trocar a direção hidráulica R$ 1700,00, suspensão traseira foi uns R$ 600,00 na época, 02 pneus uns R$ 300,00 cada, balanceamento, geometria, óleo, filtro de óleo, de gasolina, vela, e tudo aquilo quando se compra um carro novo. Depois de um tempinho bateria somando R$ 500,00 na conta.

E a cada 2 meses o que da uns 2000km preciso dar aquela completada de óleo pra ficar no capricho.

Na próxima revisão já irei precisar trocar a boia de combustível ( estou pensando se vale a pena) e acho que acaba os gastos corretivos.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
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(06-02-2022, 09:36 PM)The Duke Escreveu: Meu pai estava querendo trocar o Versa 2014 dele por um carro menor e que beba menos, até uns 30-40k. Alguém tem alguma dica ou sugestão?

Se o carro está com revisão em dia, zerado, sem problemas ou vícios, não troque.

Tentar a sorte e comprar um carro tão bom quanto o seu que você já conhece não vale a pena por puramente economia em combustível ( para carros com gastos normais)
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
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Os carros estão uma fortuna. Puxou o preço dos usados e da manutenção.

Meu golzinho g6 a última manutenção: arrefecimento/filtros/óleo, pivô arriado (aquele que impede a vibração do motor passar para o motorista) e os dois coxins dianteiros (borrachas acabaram) me custou 1.500 só de peças.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
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(07-02-2022, 02:50 PM)Trglodita Escreveu: Em geral óleo de transmissão é bem mais caro, alguns chegam a custar R$200/L. Uma troca total gira em torno de 650 a 800 reais já com a MO. Sempre que troco óleo já verifico o nível do óleo da transmissão, caso precise, completo.


Também sugiro trocar fluido de freio 1 x ao ano pra quem usa o carro todo dia em trânsito.

Nunca ouvi falar disso antes, por isso o rangido da minha.

O fluído de freio já troquei, só não imaginava que tinha que trocar uma vez ao ano.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
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