Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Mercado de trabalho ou Mestrado?
Senhores, bom dia.

Estou com uma dúvida e gostaria da opinião dos senhores, para que me ajudem a tomar a melhor decisão. Minha dúvida é a seguinte: Estou terminando a graduação e preciso decidir entre ir para o mestrado ou ir para o mercado de trabalho. Para os senhores entenderem melhor vou compartilhar a situação.

Fiz um curso técnico de nível médio e gostei muito da profissão então decidir que iria seguir carreira na área, e aqui estou na reta final da graduação na área. Desde que entrei na universidade percebi que era diferente de onde eu tinha estudado o técnico, o ambiente aqui é muito mais voltado para a carreira acadêmica (mestrado, doutorado e depois ser professor/pesquisador). Com o passar dos anos experimentei várias oportunidades dentro da universidade, fiz iniciação cientifica entrei para a empresa júnior do meu curso onde comecei como Trainee e cheguei a presidência da empresa.

Com a experiência que tive com a iniciação cientifica fiquei muito frustrado, o projeto em si era bacana e em uma área que eu gosto de trabalhar só que com o passar do tempo o professor foi mudando a proposta inicial e ficou claro que a preocupação dele era apenas com o currículo dele, com o artigo no final do projeto que tive que escreve para publicar numa revista tal e colocar o nome dele. Com isso fui conversando com alguns colegas e eles me relatavam a mesma coisa, percebi que os demais professores também estão preocupados mesmo é com publicação para encher currículo.

Já na empresa júnior foi muito proveitoso, tive grandes oportunidades de colocar o que aprendi no ensino técnico e no superior, além de ter a responsabilidade de comandar uma equipe como presidente da empresa Jr. Não imaginava que fosse chegar tão longe na empresa acredito que o diferencial foi fazer o que eu gosto com dedicação e compromisso mesmo não sendo recompensado financeiramente por isso.
Mesmo com a frustação do projeto de iniciação cientifica meu professor orientador me convidou para dar continuidade e sugeriu que eu fosse fazer um mestrado. Com o passar do tempo e fazendo outras matérias conheci uma professora que assim como eu fez um curso técnico na área dela (transportes) e desde então vem falando comigo para eu fazer mestrado, depois de um tempo descobrir que ela tem uma grande influência em uma das melhores universidades do Brasil na área dela. Ela me convidou duas vezes para participar de uma aula de uma das disciplinas que ela ministra, e para publicar um artigo com ela (sai esse ano o artigo).

Em resumo, sabendo que eu não me identifico com a carreira acadêmica pelo fato de eu ver como são a vida dos meus professores aqui na universidade, a bolha em que eles vivem doutrinando pessoas, e na maioria das vezes como é realidade aqui, o cara nunca trabalhou na vida e está ensinando tudo de forma teórica e do jeito dele. Muitos deles não têm a humildade de aprender e aceitar que pessoas são diferentes e pensam de formas diferentes, afinal quem é o dotô né? Sem contar que é uma briga de ego muito grande, vejo que se eu ir para a área acadêmica ao chegar com meus 80 anos vou me arrepender, e dizer que cagada eu fiz. Por outro lado, tem a questão da “estabilidade” que garante um bom salário e um emprego com férias duas vezes ao ano e com algumas horas semanais de trabalho livre de final de semana.

Como eu já tive experiência de mercado antes de entrar na faculdade sei como é que o mercado funciona e eu sempre gostei de trabalhar na minha área, as experiências que tive na empresa Jr só reforçaram ainda mais que eu gosto de fazer e colocar a mão na massa trabalhar enfrentando novos desafios.
Sou de família pobre esses cinco anos de faculdade estão sendo muito difíceis, moro em outro estado a 1500 km de casa. Dentre as minhas duas opções de escolha tenho as seguintes:

1-     Ir para o mestrado (coisa que pouco me identifico) estudar mais dois anos dependendo de bolsa (se conseguir) ficar mais esse tempo sem trabalhar levando em consideração que não tenho como contar com ajuda financeira de minha família pois eles não têm como ajudar. Com o mestrado é quase que 100% as chances que ir para o doutorado (mais tempo sem trabalhar), aí não tem jeito é carreira acadêmica mesmo. Tenho duas possibilidades de conseguir entrar no mestrado pelo meu professor orientador do projeto de iniciação cientifica e pela a professora que me convidou para o artigo (essa inclusive já me chamou na sala dela para conversarmos). Quem faz/fez mestrado sabe que o QI (Quem indica) conta muito na hora de concorrer uma vaga, e nesse caso eu tenho duas boas opções.

2-   Ir para o mercado de tralho é o que mais me identifico devido já ter trabalhado na área e ter alguma experiência, procurei aproveitar ao máximo as oportunidades que a universidade me proporcionou no decorrer do curso. Fiz curso de inglês, entrei para a empresa júnior, fiz cursos de softwares que o mercado trabalho exige. Ir para o mercado de trabalho com a experiência que já tenho acredito que conseguiria um bom emprego com um bom salário inicialmente.

Os prós e os contras

Escolhendo a primeira opção ficaria sem trabalhar por mais tempo e sem dinheiro para dar uma força em casa. Com um mestrado, mesmo não gostando de dar aula poderia conseguir uma grana extra futuramente ministrando aulas em uma universidade particular, questão de longo.

Já na segunda opção conseguindo um bom trabalho (o que vai depender muito do mercado) conseguiria dar uma força em casa, estaria vendo retorno do meu esforço (salário no final do mês) o que dar motivação para trabalha. Pode bater um arrependimento de não ter feito o mestrado e perder oportunidades de ganhar bons salários futuramente.
Bom... Senhores é isso, se alguém puder contribuir ficarei grato em ouvi-los.

Valeu...
Responda-o
Eu, no seu lugar, iria para o mercado de trabalho, juntaria uma grana e abriria uma empresa no futuro (você parece ter jeito para isso).

Caso você não consiga um emprego com salário justo, faça um mestrado... depois entre para o mercado de trabalho, junta uma grana e abre uma empresa.
Em tudo dai graças.

Responda-o
(04-01-2019, 09:04 AM)agrigeo Escreveu: Senhores, bom dia.

Estou com uma dúvida e gostaria da opinião dos senhores, para que me ajudem a tomar a melhor decisão. Minha dúvida é a seguinte: Estou terminando a graduação e preciso decidir entre ir para o mestrado ou ir para o mercado de trabalho. Para os senhores entenderem melhor vou compartilhar a situação.

Fiz um curso técnico de nível médio e gostei muito da profissão então decidir que iria seguir carreira na área, e aqui estou na reta final da graduação na área. Desde que entrei na universidade percebi que era diferente de onde eu tinha estudado o técnico, o ambiente aqui é muito mais voltado para a carreira acadêmica (mestrado, doutorado e depois ser professor/pesquisador). Com o passar dos anos experimentei várias oportunidades dentro da universidade, fiz iniciação cientifica entrei para a empresa júnior do meu curso onde comecei como Trainee e cheguei a presidência da empresa.

Com a experiência que tive com a iniciação cientifica fiquei muito frustrado, o projeto em si era bacana e em uma área que eu gosto de trabalhar só que com o passar do tempo o professor foi mudando a proposta inicial e ficou claro que a preocupação dele era apenas com o currículo dele, com o artigo no final do projeto que tive que escreve para publicar numa revista tal e colocar o nome dele. Com isso fui conversando com alguns colegas e eles me relatavam a mesma coisa, percebi que os demais professores também estão preocupados mesmo é com publicação para encher currículo.

Já na empresa júnior foi muito proveitoso, tive grandes oportunidades de colocar o que aprendi no ensino técnico e no superior, além de ter a responsabilidade de comandar uma equipe como presidente da empresa Jr. Não imaginava que fosse chegar tão longe na empresa acredito que o diferencial foi fazer o que eu gosto com dedicação e compromisso mesmo não sendo recompensado financeiramente por isso.
Mesmo com a frustação do projeto de iniciação cientifica meu professor orientador me convidou para dar continuidade e sugeriu que eu fosse fazer um mestrado. Com o passar do tempo e fazendo outras matérias conheci uma professora que assim como eu fez um curso técnico na área dela (transportes) e desde então vem falando comigo para eu fazer mestrado, depois de um tempo descobrir que ela tem uma grande influência em uma das melhores universidades do Brasil na área dela. Ela me convidou duas vezes para participar de uma aula de uma das disciplinas que ela ministra, e para publicar um artigo com ela (sai esse ano o artigo).

Em resumo, sabendo que eu não me identifico com a carreira acadêmica pelo fato de eu ver como são a vida dos meus professores aqui na universidade, a bolha em que eles vivem doutrinando pessoas, e na maioria das vezes como é realidade aqui, o cara nunca trabalhou na vida e está ensinando tudo de forma teórica e do jeito dele. Muitos deles não têm a humildade de aprender e aceitar que pessoas são diferentes e pensam de formas diferentes, afinal quem é o dotô né? Sem contar que é uma briga de ego muito grande, vejo que se eu ir para a área acadêmica ao chegar com meus 80 anos vou me arrepender, e dizer que cagada eu fiz. Por outro lado, tem a questão da “estabilidade” que garante um bom salário e um emprego com férias duas vezes ao ano e com algumas horas semanais de trabalho livre de final de semana.

Como eu já tive experiência de mercado antes de entrar na faculdade sei como é que o mercado funciona e eu sempre gostei de trabalhar na minha área, as experiências que tive na empresa Jr só reforçaram ainda mais que eu gosto de fazer e colocar a mão na massa trabalhar enfrentando novos desafios.
Sou de família pobre esses cinco anos de faculdade estão sendo muito difíceis, moro em outro estado a 1500 km de casa. Dentre as minhas duas opções de escolha tenho as seguintes:

1-     Ir para o mestrado (coisa que pouco me identifico) estudar mais dois anos dependendo de bolsa (se conseguir) ficar mais esse tempo sem trabalhar levando em consideração que não tenho como contar com ajuda financeira de minha família pois eles não têm como ajudar. Com o mestrado é quase que 100% as chances que ir para o doutorado (mais tempo sem trabalhar), aí não tem jeito é carreira acadêmica mesmo. Tenho duas possibilidades de conseguir entrar no mestrado pelo meu professor orientador do projeto de iniciação cientifica e pela a professora que me convidou para o artigo (essa inclusive já me chamou na sala dela para conversarmos). Quem faz/fez mestrado sabe que o QI (Quem indica) conta muito na hora de concorrer uma vaga, e nesse caso eu tenho duas boas opções.

2-   Ir para o mercado de tralho é o que mais me identifico devido já ter trabalhado na área e ter alguma experiência, procurei aproveitar ao máximo as oportunidades que a universidade me proporcionou no decorrer do curso. Fiz curso de inglês, entrei para a empresa júnior, fiz cursos de softwares que o mercado trabalho exige. Ir para o mercado de trabalho com a experiência que já tenho acredito que conseguiria um bom emprego com um bom salário inicialmente.

Os prós e os contras

Escolhendo a primeira opção ficaria sem trabalhar por mais tempo e sem dinheiro para dar uma força em casa. Com um mestrado, mesmo não gostando de dar aula poderia conseguir uma grana extra futuramente ministrando aulas em uma universidade particular, questão de longo.

Já na segunda opção conseguindo um bom trabalho (o que vai depender muito do mercado) conseguiria dar uma força em casa, estaria vendo retorno do meu esforço (salário no final do mês) o que dar motivação para trabalha. Pode bater um arrependimento de não ter feito o mestrado e perder oportunidades de ganhar bons salários futuramente.

Valeu...

Mercado de trabalho. Um mestrado hoje não vale porra nenhuma, a não ser pelo status, nada mais. Pode te ajudar em prova de títulos em algum ou outro cargo público ou magistério, mas é só.

Na iniciativa privada ninguém valoriza mestrado. Quando saí da graduação a meta era essa, esperei um tempo, fui trabalhar e mudei totalmente de ideia.

É até engraçado lembrar, na época um colega conseguiu um mestrado foda com bolsa, terminou e engatou um doutorado foda com bolsa, voltou pra cidade já depois dos 30 e não conseguia colocação, não passava em concursos, começou a trabalhar de qq coisa, hoje vende colchões.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
Eita história relativamente parecida com a minha, fui bolsista pibit cnpq, vi essa patifaria de nomes em artigos e vi colegas sendo plagiados na cara dura por dotô da federal. No final o que importa é ter artigo publicado em revista que ninguém lê ou em ingreis pra gringo ver.

Vi professor com mestrado errar conta com vírgula.

Eu escolhi concurso Yaoming (diga-se de passagem que ainda estou estudando se quiser saber mais pode ver aqui https://legadorealista.net/forum/showthr...ight=IBAMA).

Escolha o mercado e de preferência para empregos no seu estado(se tiver obviamente) ou o mais perto de casa possível ou o lugar que pague mais ( o critério deve ser seu) e faça algum tipo de especialização/mestrado caso tenha oportunidade e te remunerarem mais por isso. E depois tente empreender pra ser feliz ou morrer tentando Yaoming. Leia os post do Mr Rover pra ganhar inspiração e sonhar um pouco.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Eu recomendo você ir pro Mercado ou abrir uma startup na área que você gosta. Hoje o mundo acadêmico está uma bosta, não tem bolsas e concursos ou são pros pexes ou para as amantes! Outra pedida é vc se concentrar em concurso público ... irão abrir várias vagas !

Professores só querem fazer nome nas nossas costas, e muitos roubam projetos de seus alunos. Eu mesmo fui queimado onde trabalhei pq não entreguei meu projeto pros PhDeuses ! Até ameaças de prisão eu sofri .....

Tenho graduação, mestrado e doutorado no exterior, fiz 3 Pos-Docs e trabalhei 2 anos como Prof. Substituto .... prestei 6 concursos e 5 já tinham dono, o outro a prova foi tão difícil que o escolhido não passou ! Estou com 35 anos, nunca trabalhei, não contribui com o INSS e nunca tirei férias ... hoje estou me cagando de medo de não conseguir o PSS para dar aula no estado e tirar 800 conto por mês !
Responda-o
Mestrado é pra dar aula, se voce não quer ser docente não faz o menor sentido, se voce for pobre pior ainda, vai trabalhar rapaz.

@ChumLee Nossa cara, é verdade isso mesmo? Voce não sabe, sei lá, usa pacote office pra trabalhar em escritorio? 35 anos sem nunca ter trabalhado é meio trash hein.
Responda-o
(04-01-2019, 02:57 PM)ChumLee Escreveu: Eu recomendo você ir pro Mercado ou abrir uma startup na área que você gosta. Hoje o mundo acadêmico está uma bosta, não tem bolsas e concursos ou são pros pexes ou para as amantes! Outra pedida é vc se concentrar em concurso público ... irão abrir várias vagas !

Professores só querem fazer nome nas nossas costas, e muitos roubam projetos de seus alunos. Eu mesmo fui queimado onde trabalhei pq não entreguei meu projeto pros PhDeuses ! Até ameaças de prisão eu sofri .....

Tenho graduação, mestrado e doutorado no exterior, fiz 3 Pos-Docs e trabalhei 2 anos como Prof. Substituto .... prestei 6 concursos e 5 já tinham dono, o outro a prova foi tão difícil que o escolhido não passou ! Estou com 35 anos, nunca trabalhei, não contribui com o INSS e nunca tirei férias ... hoje estou me cagando de medo de não conseguir o PSS para dar aula no estado e tirar 800 conto por mês !

Dá muito status de intelectual, com certeza, mas eu quero mesmo é grana no BORSO. Enquanto isso tem pedreiro que foi até a 4º série e tá andando de Hilux e comprando sobrado na praia. Yaoming

Como você lidou com esquerdonazis em tanto tempo de academia?
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
(04-01-2019, 03:14 PM)Trglodita Escreveu:
(04-01-2019, 02:57 PM)ChumLee Escreveu: Eu recomendo você ir pro Mercado ou abrir uma startup na área que você gosta. Hoje o mundo acadêmico está uma bosta, não tem bolsas e concursos ou são pros pexes ou para as amantes! Outra pedida é vc se concentrar em concurso público ... irão abrir várias vagas !

Dá muito status de intelectual, com certeza, mas eu quero mesmo é grana no BORSO. Enquanto isso tem pedreiro que foi até a 4º série e tá andando de Hilux e comprando sobrado na praia. Yaoming

Como você lidou com esquerdonazis em tanto tempo de academia?

Pior que eu destroçava os esquerdonazis em sala de aula/palestra/reuniões,  metia a real lubrificada com caco de vidro no toba da galera ... todo mundo só queria saber de mamar em verbinha da Capes e CNPq (que estavam com os dias contatos), viajar de Férias sem Fronteira pra fumar maconha em Amsterdã, e agora as Unis (graças a ANTA) não têm dinheiro nem pra comprar papel higiênico. CNPq estava com R$ 20 bilhões de rombo ! Pela verba de P&D desse ano, as bolsas duram até setembro !

Falei em Patente eu arrumei uma meia dúzia de inimigos (ain vc está querendo vender a Universidade pública e de qualidade ...), falar em parceria privada era uma calúnia sem tamanho, tinha que ser feito na moita!

Essas metidas de real foi outro motivo pelo qual me ferrei na IES, não aguentava as Engenharias esquerdando !
Responda-o
Desculpe perguntar, mas qual curso você fez?

Verifique o mercado de trabalho: se eles exigem que você faça um mestrado, ou se você se sobressair em relação a outros profissionais sem mestrado, então faça. Faça também se você realmente tem interesse pelo tema da pesquisa, tenha tempo livre para estudar e achar que ter um mestrado pode ser algo que lhe traga satisfação.

Caso contrário, não faça.
Responda-o
(04-01-2019, 03:41 PM)Ajax Escreveu: Desculpe perguntar, mas qual curso você fez?.

Tbm to curioso. Até pra fazer uma análise melhor.
Responda-o
(04-01-2019, 09:24 AM)Monarca Escreveu: Eu, no seu lugar, iria para o mercado de trabalho, juntaria uma grana e abriria uma empresa no futuro (você parece ter jeito para isso).

Caso você não consiga um emprego com salário justo, faça um mestrado... depois entre para o mercado de trabalho, junta uma grana e abre uma empresa.

Valeu @Monarca obrigado por dar seus dois centavos de opinião a respeito. Vou levar sua contribuição na hora de decidir. Vlw
Responda-o
(04-01-2019, 12:57 PM)Trglodita Escreveu:
(04-01-2019, 09:04 AM)agrigeo Escreveu: Senhores, bom dia.

Os prós e os contras

Valeu...

Mercado de trabalho. Um mestrado hoje não vale porra nenhuma, a não ser pelo status, nada mais. Pode te ajudar em prova de títulos em algum ou outro cargo público ou magistério, mas é só.

Na iniciativa privada ninguém valoriza mestrado. Quando saí da graduação a meta era essa, esperei um tempo, fui trabalhar e mudei totalmente de ideia.

É até engraçado lembrar, na época um colega conseguiu um mestrado foda com bolsa, terminou e engatou um doutorado foda com bolsa, voltou pra cidade já depois dos 30 e não conseguia colocação, não passava em concursos, começou a trabalhar de qq coisa, hoje vende colchões.

E meio que passei por uma experiencia parecido ao sair do técnico e ir para o mercado de trabalho, quando cheguei na universidade percebi que o pessoal aqui e muito bitolado para essa questão de títulos. Percebo que o pessoal que estuda comigo terá uma certa dificuldade em se adaptar ao mercado de trabalho, devido essa questão de buscar por títulos/status.

Obrigado por sua contribuição...
Responda-o
(04-01-2019, 02:00 PM)Bean Escreveu: Eita história relativamente parecida com a minha, fui bolsista pibit cnpq, vi essa patifaria de nomes em artigos e vi colegas sendo plagiados na cara dura por dotô da federal. No final o que importa é ter artigo publicado em revista que ninguém lê ou em ingreis pra gringo ver.

Vi professor com mestrado errar conta com vírgula.

Eu escolhi concurso Yaoming (diga-se de passagem que ainda estou estudando se quiser saber mais pode ver aqui https://legadorealista.net/forum/showthr...ight=IBAMA).

Escolha o mercado e de preferência para empregos no seu estado(se tiver obviamente) ou o mais perto de casa possível ou o lugar que pague mais ( o critério deve ser seu) e faça algum tipo de especialização/mestrado caso tenha oportunidade e te remunerarem mais por isso. E depois tente empreender pra ser feliz ou morrer tentando Yaoming. Leia os post do Mr Rover pra ganhar inspiração e sonhar um pouco.

Exatamente isso @Bean tenho um colega de aula que um professor "orientador" roubou o trabalho que ele fez e publicou sozinho. Hoje esse colega corre contra o tempo para publicar e conseguir pontos para entrar no mestrado (coisa que ele sempre quis). Fiz uma disciplina com outro colega muito bom na parte prática que fez um puta de um trabalho, e no final alguns colegas (os queridinhos do prof) pegaram o trabalham e publicaram e nem tiveram a consideração de convidar que fez o trabalho. Por essas e outras mais que tomei repulsa da carreira acadêmica. 

Fazer concurso também é um dos meus plano, inclusive me inspira o seu tópica para criar uma rotina de estudo. Meu foco é o DNIT, o último concurso do DNIT foi em 2012 com ótimos salários eu até cheguei fazer a prova para os cargos de nível médio, mas não deu certo.

Obrigado pelas dicas, vou considerá-las na minha escolha. Obrigado pela indicação do post do Mr Rover.
Responda-o

Valeu @ChumLee obrigado pelas dicas, como eu disse tomei repulsa com a vida acadêmica o pessoal vive em uma bolha, e a briga de ego e muito grande aqui dentro. Doutrinando as pessoas, vejo aqui onde estudo são poucos que estão seriamente comprometidos infelizmente essa e a realidade. Tenho um colega que o prof roubo o trabalho dele e publicou sozinho, fiquei impressionado com a falta de caráter dele.

E foda cara, esse meu professor orientador certa vez me deu um choque me disse: Olha, os meus orientado eu não os largos. Dando a que entender que tem que ter padrinhos. Que situação essa sua em... De ainda não ter contribuído, se bem que sabemos que a previdência está com seus dias contados. Eu por outro lado, desde que sair do curso técnico sempre trabalhei e contribuir só no decorrer da graduação que eu fiquei sem trabalho por estudar em tempo integral.

Obrigado por sua opinião, será de grande contribuição. Principalmente sabendo que você conhece e trilhou todo esse caminho. Valeu...

(04-01-2019, 03:04 PM)SapoCaco Escreveu: Mestrado é pra dar aula, se voce não quer ser docente não faz o menor sentido, se voce for pobre pior ainda, vai trabalhar rapaz.

@ChumLee Nossa cara, é verdade isso mesmo? Voce não sabe, sei lá, usa pacote office pra trabalhar em escritorio? 35 anos sem nunca ter trabalhado é meio trash hein.

Valeu @SapoCaco obrigado por compartilhar sua ideia.
Responda-o
(04-01-2019, 03:41 PM)Ajax Escreveu: Desculpe perguntar, mas qual curso você fez?

Verifique o mercado de trabalho: se eles exigem que você faça um mestrado, ou se você se sobressair em relação a outros profissionais sem mestrado, então faça. Faça também se você realmente tem interesse pelo tema da pesquisa, tenha tempo livre para estudar e achar que ter um mestrado pode ser algo que lhe traga satisfação.

Caso contrário, não faça.

Valeu @Ajax obrigado pelas dicas, pelo que andei pesquisando o mercado em minha área exige mesmo é a parte técnica ou seja se saber fazer ou não. 

Fiz o técnico em Agrimensura e o superior em Eng Cartográfica.

(04-01-2019, 04:01 PM)tyga Escreveu:
(04-01-2019, 03:41 PM)Ajax Escreveu: Desculpe perguntar, mas qual curso você fez?.

Tbm to curioso. Até pra fazer uma análise melhor.

Fz o técnico em Agrimensura e o superior Eng. Cartográfica.
Responda-o
(04-01-2019, 03:04 PM)SapoCaco Escreveu: Mestrado é pra dar aula, se voce não quer ser docente não faz o menor sentido, se voce for pobre pior ainda, vai trabalhar rapaz.

Vida acadêmica não tem tempo pra nada. Como sempre recebi bolsa, não podia trabalhar .... e como foquei na carreira acadêmica, passei esse tempo dentro da Uni, trabalhando de segunda à segunda, das 07:00 às 00:00 para chegar em concurso e valer o pussycard de uma anta que não sabia usar o powerpoint e falava "menas perca" !

Até consegui um estágio em uma empresa no exterior, mas aqui no Varzil minha área é muito avançada !

Tenho amigos que chegaram aos 50 anos vivendo de bolsa e que nunca trabalharam de verdade ....
Responda-o
Nossa isso de não trabalhar na área durante a graduação é complicado, eu tenho 2 amigos que não trabalharam na advocacia durante a graduação, só fizeram aqueles bicos de órgão publico, onde voce não ganha nada mas tambem não faz nada, ninguém contrata eles, uma se formou em 2016 e o outro em 2017.
.
Responda-o
Agrigeo,

Vejamos. Você já tem o emprego garantido? Você já tem o mestrado garantido? Se você tiver os dois garantidos, escolha a opção que mais lhe agrada... no caso o emprego. Se tiver só o mestrado como opção nesse momento, siga o mestrado.

Eu particularmente se tivesse a oportunidade que está tendo, seguiria o caminho do mestrado. Você não precisa se tornar um sujeito caricato de pós-graduação que vive escrevendo coisas que ninguém vai ler só para agradar o orientador. Sua área e mais prática, você pode fazer pesquisas junto com empresas na área de agricultura de precisão, drones etc.

Quando estiver mais velho talvez você não tenha pique ou saco para estudar no ritmo que o mestrado exige.

No mais, acredito que com mestrado você terá mais chances de sair do Brasil, caso queira. E também pode empreender aqui, se for o caso.

Sucesso Jovem!

O mais importante, acabei não dizendo. Faça qualquer coisa, mas não fique parado. Que no final do ano de 2019 você chegue à conclusão de que aproveitou bem o tempo.
Responda-o
>Mestrado
>2k19

Se você não quiser ganhar dinheiro, vai pro mestrado( e escrever algo que nem sua banca vai ler).
Responda-o
Apesar de ser entusiasta de se ter muitos títulos acadêmicos te recomendo o trabalho no MEU pensamento só vejo 2 motivos para fazer mestrado:

1 - Você quer ser professor(acha que tem jeito ou vocação).
2 - Quer chegar ao Doutorado.
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)