Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Rumo da vida!!
#1
Caros companheiros , me encontro num momento de minha vida que  me sinto "perdido".Vou resumir em breve minha situação atual.

Acabei de me formar em Engenharia de produção  e fui dispensado do meu emprego atual ( aux. mecânico) contrato temporário e não me efetivaram.Moro no interior de SP, aqui sem chance arranjar emprego na área , ja estou tentando há uns 3 anos e nada.

Tenho os seguintes planos pra 2018 :

Plano A: passar uns dias na casa de uns amigos em Piracicaba e tentar encontrar um emprego na minha área e futuramente se conseguir me mudar pra lá.

Plano B:estudar pra um concurso público da prefeitura salário 1,5 k porém aqui da pra se viver e não teria dores de cabeça com patrão, porém tenho receio já que é da prefeitura.

Plano C:Arranjar qualquer trabalho e juntar o máximo de grana vender carro e moto e fazer um intercâmbio.



Me encontro naquela fase que tenho medo de não usar meu diploma e ter que guarda-lo na gaveta.Aceito quaisquer sugestões , dicas etc

desde já 
Agradeço.
Responda-o
#2
(26-12-2017, 09:01 PM)Rozyzz Escreveu: Caros companheiros , me encontro num momento de minha vida que  me sinto "perdido".Vou resumir em breve minha situação atual.

Acabei de me formar em Engenharia de produção  e fui dispensado do meu emprego atual ( aux. mecânico) contrato temporário e não me efetivaram.Moro no interior de SP, aqui sem chance arranjar emprego na área , ja estou tentando há uns 3 anos e nada.

Tenho os seguintes planos pra 2018 :

Plano A: passar uns dias na casa de uns amigos em Piracicaba e tentar encontrar um emprego na minha área e futuramente se conseguir me mudar pra lá.

Plano B:estudar pra um concurso público da prefeitura salário 1,5 k porém aqui da pra se viver e não teria dores de cabeça com patrão, porém tenho receio já que é da prefeitura.

Plano C:Arranjar qualquer trabalho e juntar o máximo de grana vender carro e moto e fazer um intercâmbio.

Me encontro naquela fase que tenho medo de não usar meu diploma e ter que guarda-lo na gaveta.Aceito quaisquer sugestões , dicas etc

desde já 
Agradeço.

Cara, se vc tá se formando agora, deve ser novo. Eu acho a pior alternativa fazer o concurso da Prefeitura; quem fez Engenharia tem condições de passar num concurso que pague bem mais. Talvez seja hora de investir em você, se puder, fazer o tal intercâmbio.  Ou ficar um tempo só se dedicando a concurso que paguem melhor que esse 1,5k aí.
Responda-o
#3
O que você quer ? Quais suas condições atuais ? O que é mais fácil fazer ? Você quer moleza de encostar ou virar um empreendedor de sucesso ?

Plano A: Só isso ? Não pretende estudar, se especializar e procurar emprego ao mesmo tempo ? Porque não em outras cidades ? Pois não tem a facilidade ou o dinheiro ?

Plano B: Concurso público primeiro passa e depois cria receio, prefeitura ? Não quer estudar para algo melhor ? Tá passando fome ? Quer morrer ganhando 1,5k e fim de papo ?

Plano C: Intercâmbio pra que ? Vai fugir da vergonha ? Porque nK trabalha em qualquer emprego como plano 0 ? Nao tá precisando ?

Só o senhor tem as respostas
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#4
(27-12-2017, 12:07 AM)Bean Escreveu: O que você quer ? Quais suas condições atuais ? O que é mais fácil fazer ? Você quer moleza de encostar ou virar um empreendedor de sucesso ?

Plano A: Só isso ? Não pretende estudar, se especializar e procurar emprego ao mesmo tempo ? Porque não em outras cidades ? Pois não tem a facilidade ou o dinheiro ?

Plano B: Concurso público primeiro passa e depois cria receio, prefeitura ? Não quer estudar para algo melhor ? Tá passando fome ? Quer morrer ganhando 1,5k e fim de papo ?

Plano C: Intercâmbio pra que ? Vai fugir da vergonha ? Porque nK trabalha em qualquer emprego como plano 0 ? Nao tá precisando ?

Só o senhor tem as respostas

Respondendo 
Plano A: Pretendo me especializar sim, porém fazer pós sem estar trabalhando na área pra mim é inviável...

Plano B: Seria uma fonte de renda garantida e poderia estudar outras coisas nas horas vagas...


Plano C: Primeiro pra estudar Inglês que é um grande diferencial na área de engenharia .Precisando eu estou, tanto que estava trabalhando de aux. mecânico , porém agora fui dispensado.
Responda-o
#5
Nada impede de você executar o plano Á e o B simultaneamente.

Como o Bean disse só o senhor tem as respostas. Porém quem não planta nada, nao irá colher nada. 
Análise sua vida pessoal, tome a decisão, e comece a plantar. O mais importante é vc sair da inércia.
Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós.
Responda-o
#6
O Plano C não tem nenhum sentido. Não parou pra pensar?? Tu perde o emprego, não vai ganhar mais grana, aí tu vai vender tuas coisas pra ir fazer INTERCAMBIO???? Saiba que uma hora você vai voltar, e quando chegar aqui o que vai ter?? A mesma situação de agora, e aí vai vender oq agora? Qual o próximo destino?? "Cultura" cultura não vai encher tua barriga, cara. Sejamos sensatos.

Depende da tua situação tbm, se teus pais podem te bancar, se tem alguma reserva financeira(Que provavelmente você perdeu chance de ter montado uma enquanto trabalhava), se você precisa de dinheiro urgente...

Ninguém vai te dizer oq é melhor, a vida é sua, o rumo é seu. Eu já te dei umas dicas, o resto é contigo. Se escolher algum dos planos, tenha um "plano b", uma escapatória pra caso não dê certo e você não se foder mais ainda.

Te desejo sorte!
Responda-o
#7
Só que concurso demora em média de 1 a 3 anos pra te chamar.
O intercâmbio vai drenar todo seu dinheiro e te trazer pouco ou nenhum retorno profissionalmente falando.
O negócio é procurar emprego na sua área e fazer uns concursos ao mesmo tempo.
Responda-o
#8
(28-12-2017, 06:25 AM)Aragons Escreveu: Só que concurso demora em média de 1 a 3 anos pra te chamar.
O intercâmbio vai drenar todo seu dinheiro e te trazer pouco ou nenhum retorno profissionalmente falando.
O negócio é procurar emprego na sua área e fazer uns concursos ao mesmo tempo.

Intercâmbio vai trazer pouco retorno? Cê tá loko?
Se você não for um bosta que fica esperando tudo cair no colo, o mínimo que você irá tirar de um intercâmbio é a fluência em um segundo idioma. Além disso virá o conhecimento de uma nova cultura e as conexões que você terá feito nesse país.
A fluência em outro idioma abre várias portas, principalmente em empresas grandes.
Sendo acima da média você pode até mesmo conseguir um visto de trabalho e assim morar em outro país.
Agora me diga, qual a vantagem de viver num país onde você não pode ter o que quer?

Eu gastaria tudo que posso para ter a chance de sair daqui. No final, se der errado, só continuo vivendo nessa merda. Mas se der certo, uma vida muito melhor me aguarda.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#9
(28-12-2017, 08:33 AM)Leal Escreveu:
(28-12-2017, 06:25 AM)Aragons Escreveu: Só que concurso demora em média de 1 a 3 anos pra te chamar.
O intercâmbio vai drenar todo seu dinheiro e te trazer pouco ou nenhum retorno profissionalmente falando.
O negócio é procurar emprego na sua área e fazer uns concursos ao mesmo tempo.

Intercâmbio vai trazer pouco retorno? Cê tá loko?
Se você não for um bosta que fica esperando tudo cair no colo, o mínimo que você irá tirar de um intercâmbio é a fluência em um segundo idioma. Além disso virá o conhecimento de uma nova cultura e as conexões que você terá feito nesse país.
A fluência em outro idioma abre várias portas, principalmente em empresas grandes.
Sendo acima da média você pode até mesmo conseguir um visto de trabalho e assim morar em outro país.
Agora me diga, qual a vantagem de viver num país onde você não pode ter o que quer?

Eu gastaria tudo que posso para ter a chance de sair daqui. No final, se der errado, só continuo vivendo nessa merda. Mas se der certo, uma vida muito melhor me aguarda.
O cuzão tu vai colocar isso como a unica meta na sua vida?? Isso é só um complemento pra aumentar o seu nivel de conhecimento. Tem muito nego limitado mesmo. pqp 
Tem uns membros que causam vergonha...
"Amante das M$ois, quero" 
Responda-o
#10
Spoiler Revelar
(28-12-2017, 08:42 AM)Gângster Escreveu:
(28-12-2017, 08:33 AM)Leal Escreveu: Intercâmbio vai trazer pouco retorno? Cê tá loko?
Se você não for um bosta que fica esperando tudo cair no colo, o mínimo que você irá tirar de um intercâmbio é a fluência em um segundo idioma. Além disso virá o conhecimento de uma nova cultura e as conexões que você terá feito nesse país.
A fluência em outro idioma abre várias portas, principalmente em empresas grandes.
Sendo acima da média você pode até mesmo conseguir um visto de trabalho e assim morar em outro país.
Agora me diga, qual a vantagem de viver num país onde você não pode ter o que quer?

Eu gastaria tudo que posso para ter a chance de sair daqui. No final, se der errado, só continuo vivendo nessa merda. Mas se der certo, uma vida muito melhor me aguarda.
O cuzão tu vai colocar isso como a unica meta na sua vida?? Isso é só um complemento pra aumentar o seu nivel de conhecimento. Tem muito nego limitado mesmo. pqp 
Tem uns membros que causam vergonha...

Não a única meta de vida, mas a mais imediata. Quanto antes a pessoa domina uma segunda língua, maiores serão as chances de conseguir um emprego "internacional" mais cedo. E caso não tenha percebido, a melhor das vantagens que coloquei não é aumentar o conhecimento mas sim a oportunidade de viver fora. O aumento no nível de conhecimento é uma consequência de fazer o intercâmbio. O conhecimento virá você querendo ou não. Basta fazer o intercâmbio. Se o cara for acima da média e se esforçar, conseguirá sair daqui bem cedo. Pra mim quanto antes sair daqui, melhor. Mais oportunidades e chances de viver melhor.

E realmente, tem uns membros que causam vergonha. Justo você Gangster, com um pensamento quadrado desse? Ou vai falar que é bobeira querer sair do BR? Ter o quanto antes um conhecimento que pode te levar a conhecer o mundo?
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#11
(28-12-2017, 08:54 AM)Leal Escreveu:
Spoiler Revelar
(28-12-2017, 08:42 AM)Gângster Escreveu: O cuzão tu vai colocar isso como a unica meta na sua vida?? Isso é só um complemento pra aumentar o seu nivel de conhecimento. Tem muito nego limitado mesmo. pqp 
Tem uns membros que causam vergonha...

Não a única meta de vida, mas a mais imediata. Quanto antes a pessoa domina uma segunda língua, maiores serão as chances de conseguir um emprego "internacional" mais cedo. E caso não tenha percebido, a melhor das vantagens que coloquei não é aumentar o conhecimento mas sim a oportunidade de viver fora. O aumento no nível de conhecimento é uma consequência de fazer o intercâmbio. O conhecimento virá você querendo ou não. Basta fazer o intercâmbio. Se o cara for acima da média e se esforçar, conseguirá sair daqui bem cedo. Pra mim quanto antes sair daqui, melhor. Mais oportunidades e chances de viver melhor.

E realmente, tem uns membros que causam vergonha. Justo você Gangster, com um pensamento quadrado desse? Ou vai falar que é bobeira querer sair do BR? Ter o quanto antes um conhecimento que pode te levar a conhecer o mundo?
Acho que vc deve ter entendido o que quis dizer, pois a limitaçao não advem de mim, mas sim deste pensamento limitado que pode lhe conduzir ao fracasso com certeza.

ps; Ainda bem que tens a humildade de reconhecer.
"Amante das M$ois, quero" 
Responda-o
#12
(28-12-2017, 08:57 AM)Gângster Escreveu:
(28-12-2017, 08:54 AM)Leal Escreveu:
Spoiler Revelar

Não a única meta de vida, mas a mais imediata. Quanto antes a pessoa domina uma segunda língua, maiores serão as chances de conseguir um emprego "internacional" mais cedo. E caso não tenha percebido, a melhor das vantagens que coloquei não é aumentar o conhecimento mas sim a oportunidade de viver fora. O aumento no nível de conhecimento é uma consequência de fazer o intercâmbio. O conhecimento virá você querendo ou não. Basta fazer o intercâmbio. Se o cara for acima da média e se esforçar, conseguirá sair daqui bem cedo. Pra mim quanto antes sair daqui, melhor. Mais oportunidades e chances de viver melhor.

E realmente, tem uns membros que causam vergonha. Justo você Gangster, com um pensamento quadrado desse? Ou vai falar que é bobeira querer sair do BR? Ter o quanto antes um conhecimento que pode te levar a conhecer o mundo?
Acho que vc deve ter entendido o que quis diz, pois a limitaçao não advem de mim, mas sim deste pensamento limitado.

Você é quem limitou o pensamento. A ideia é muito mais ampla e as oportunidades muito maiores com o intercâmbio do que fazendo um concurso. As possibilidades aumentam muito mais sendo uma pessoa com fluência em um segundo idioma e conhecimento de outra cultura do que sendo um concursado.

Pensamento limitado pra mim é essa história de fazer concurso. Puta coisa de cara acomodado.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#13
Quem volta de intercâmbio, volta mais fudido do que quando foi.

Pessoal sai de casa pela primeira vez na vida em um intercâmbio e acha que conheceu o mundo, ao passo que se saísse de casa e fosse para outro bairro o efeito seria praticamente o mesmo, exceto pelo idioma. No mais o que mais conheço são pessoas que foram em intercambios e voltaram com o mesmo patamar...

Rozyzz é leite com pera caso contrário o plano e único plano imediato é procurar um emprego e pronto... depois ver o que faz.

De nada adianta dar pitaco na vida dos outros quando os mesmos apenas esperam uma aceitação dos seus planos.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#14
Tá Bom Leal, vai lá e faz seu intercâmbio se é isso que você tem vontade.
Mas já que é tão interessado em aprender me fale aí quais foram os livros de gramática e literatura que você já comprou e leu esse ano a respeito desse assunto.
Responda-o
#15
Uma coisa que eu sou contra é o sujeito gastar milhares de reais pra fazer turismo intercâmbio mas na hora de comprar livros o mesmo não compra porque "é caro"
Responda-o
#16
(28-12-2017, 10:07 AM)Aragons Escreveu: Tá Bom Leal, vai lá e faz seu intercâmbio se é isso que você tem vontade.
Mas já que é tão interessado em aprender me fale aí quais foram os livros de gramática e literatura que você já comprou e leu esse ano a respeito desse assunto.

A respeito desse assunto nenhum pois já farei o intercâmbio. Mas comprei livros de tecnologias relacionadas à minha área além de cursos.

(28-12-2017, 10:07 AM)Aragons Escreveu: Uma coisa que eu sou contra é o sujeito gastar milhares de reais pra fazer turismo intercâmbio mas na hora de comprar livros o mesmo não compra porque "é caro"
É o que disse do cara ser um bosta e fiar esperando tudo cair no colo. Além do intercâmbio tem q esforçar nele.

Mas o mesmo vale pro concurso ou qualquer outra coisa. Se ficar esperando tudo dar certo sem correr atrás, só vai dar merda.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#17
Caminante, no hay camino, camino se hace al andar....Vc tá perdido na vida por que aparentemente vc ainda não viveu. Qual idade? Qual universidade? Quem pagou, papai ou papai mais os contribuintes?. Tm tantas variáveis abertas que não dá pra começar o cálculo. Teve Fies? Vc quer aproveitar o embalo da faculdade ou quer esfriar a cabeça do curso por enquanto? Se não tem emprego, qualquer um é melhor que nenhum em tese. Vc quer ir para Piracicaba, mas nao diz onde está. No caso de concursos, dificilmente vc será maior que o lugar onde está. Sem dívidas e sem aluguel, faça algum concurso disponível, invista em cursinhos e material de estudos e parta para concursos federais. Tem alguns editais vindo em 2018 que pedem apenas nível superior ou paga bem pra nível médio. Canudo nao quer dizer nada no país dos bacharéis. Vc cursa o que dá, depois o que poe comida na mesa e só depois, se a sorte sorrir, cursa o que te agrada e se arranja na área. Intercâmbio, se for pelo idioma, se ao regressar nao por em prática vai perder a pouca fluência. Só se for na tua área profissional, aí compensa. No mais sorte aí. Leia o material aqui sobre desenvolvimento que certamente surgirá alguma ideia.
Responda-o
#18
(28-12-2017, 10:27 AM)Leal Escreveu:
(28-12-2017, 10:07 AM)Aragons Escreveu: Tá Bom Leal, vai lá e faz seu intercâmbio se é isso que você tem vontade.
Mas já que é tão interessado em aprender me fale aí quais foram os livros de gramática e literatura que você já comprou e leu esse ano a respeito desse assunto.

A respeito desse assunto nenhum pois já farei o intercâmbio. Mas comprei livros de tecnologias relacionadas à minha área além de cursos.

(28-12-2017, 10:07 AM)Aragons Escreveu: Uma coisa que eu sou contra é o sujeito gastar milhares de reais pra fazer turismo intercâmbio mas na hora de comprar livros o mesmo não compra porque "é caro"
É o que disse do cara ser um bosta e fiar esperando tudo cair no colo. Além do intercâmbio tem q esforçar nele.

Mas o mesmo vale pro concurso ou qualquer outra coisa. Se ficar esperando tudo dar certo sem correr atrás, só vai dar merda.

Intercâmbio é bom? é, vc aprende outra lingua e conhece outra cultura.

Conheceu alguém que conseguiu morar fora com emprego por causa de intercâmbio? 

Sim, uma menina, que se casou com um estranjeiro e ganhou green card e vive com o marido bem confortável. TODOS os outros amigos e conhecidos que fizeram intercâmbio só voltaram com o idioma fluente, alguns nem com isso, só fizeram turismo, alguns se foderam em subempregos e voltaram mais humildes e esperançosos com nosso país.

Quer a chance de morar fora? consiga trabalho numa multinacional e seja foda, ser expatriado é uma beleza.

Edit: em relação ao tópico, já te deram muitos caminhos, não tenho muito mais o que acrescentar.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#19
Supondo que você seja solteiro, vá para outras cidades com o dinheiro que lhe resta para procurar emprego na sua área que é engenharia de produção. Apenas faça o que tem que ser feito, não pense muito.

Faça o que indiquei anteriormente e dê o pontapé inicial nos estudos para concurso, não importa qual seja o concurso que você passe. Autonomia financeira é importantíssimo, tenha um sustento e busque coisas melhores. 

Sobre intercâmbio, é uma experiência que fará com que você se sinta realizado, mas pode não dizer nada profissionalmente. É a mesma situação do cara que tem títulos acadêmicos além da graduação mas não consegue emprego, o mercado não valoriza isso,o mercado valoriza a prestação de serviço com o menor custo. Conheço uma policial militar que muito antes dessa função havia se formado em jornalismo e outra graduação, além de ter feito várias viagens pelo mundo e falar três idiomas além do português. Essa pessoa nunca conseguiu muita coisa, e não foi por não ter tentado, é que essa ideia de intercâmbio visando o lado profissional é na maioria das vezes ilusão.
Responda-o
#20
Não consigo aceitar essa de algum indivíduo vir aqui pedir conselho pra tocar a vida, te vira porra, quer conselho pra melhorar de vida? Cria vergonha na cara e aprende a tomar as próprias decisões, ninguém aqui vai fazer algo por você, muito menos te dizer qual caminho é o certo, só você pode saber disso.

E não, você não tem planos pra 2018, você acha que tem, é bem diferente, é tão verdade que nem ao menos você sabe escolher algum, a bagunça de metas lhe perturba ao ponto de você vir aqui pedir ajuda em fórum de internet, do que adianta ter caminhos quando não se sabe qual prosseguir? Arrisca, Tenta uma coisa se não der certo volta e tenta outra, esse é o lance, muito melhor do que ficar perguntando qual é o mais vantajoso e benéfico pra si. Sempre que eu vejo casos assim já me vem a mente, o sujeito só quer um pouco de atenção, apenas quer expor suas "METAS" imaginárias e abstratas de vida a receber auto aceitação como prêmio, somente. Uma pessoa que não sabe pra onde ir fica exatamente como ti, perdida e obsoleta.

Só pra terminar, se eu tivesse no seu lugar, não teria medo de NÃO usar o diploma mas sim de me passar por fracassado e não ter arriscado em algo maior, o mundo detesta os medrosos e fracassados, inseguros idem, me recuso a acreditar que você quer mudar, talvez quando você trouxer resultados e não apenas dúvidas e lamentações, eu acreditarei, só pra lembrar, faltam 3 dias para 2018 e apenas 2 anos para 2020, e aí? Vai esperar a cova pra sair da porra da cadeira e ir viver? Talvez possa ser tarde demais.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)