Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[POLÍTICA] Liberdade e responsabilidade
#1
Por João Luiz Mauad




Uma das facetas mais deletérias do coletivismo é a morte da responsabilidade pessoal.  Em sociedades coletivistas, ninguém é responsável pelos seus atos e os erros humanos são vistos não como resultado de escolhas livres e conscientes, cujas conseqüências devem ser suportadas pelo agente, mas como imposição de alguém mais poderoso, quando não da sociedade inteira.

Infelizmente, a coletivização está em andamento até mesmo nas sociedades tidas como mais individualistas e liberais.  Um tribunal da Flórida, nos Estados Unidos, sentenciou recentemente a empresa RJ Reynolds, fabricante de cigarros, a pagar uma indenização superior a 23 bilhões de dólares (sim leitor, você leu certo, são mesmo bilhões de dólares) à viúva de um ex-fumante, morto em 1996, depois de uma longa batalha contra um câncer de pulmão. 


Segundo a sentença – que deverá ser recorrida e provavelmente revista, pelo menos em relação aos valores absurdos -, a empresa teria sido negligente em relação à informação de que o fumo causa câncer de pulmão e a nicotina causa dependência.

Não tardará o dia em que as indústrias de bebidas serão responsabilizadas pelo alcoolismo e eventuais cânceres de fígado e estômago.  Por outro lado, as indústrias alimentícias, principalmente as de açúcares, serão responsabilizadas por mortes decorrentes de diabetes, além, é claro, de casos de obesidade e outras doenças causadas pelo consumo de calorias ditas não saudáveis, embora ninguém jamais tenha visto um funcionário dessas empresas apontando armas para a cabeça de algum consumidor a fim de obrigá-lo a consumir algo que não quisesse. 


Será que as indústrias automobilísticas brasileiras também serão responsabilizadas por não informarem devidamente aos seus clientes que acidentes de carro podem matar e que, pelo menos aqui no Brasil, essa é uma das principais causas de óbitos não naturais?  Não sei, mas num ambiente coletivista, tudo é possível.

Embora eu não fume há mais de 15 anos, fui um fumante inveterado por mais de 25 e estou perfeitamente consciente dos males que aquele hábito pode ter me causado.  Além disso, apesar de ser uma pessoa bem informada, bebo com alguma freqüência e nunca deixei de consumir uma boa picanha com batatas fritas, biscoitos contendo as famigeradas gorduras poliinsaturadas, além de beber dúzias de xícaras diárias de café.

Agora, me digam: de quem é a responsabilidade por eu consumir tudo isso, senão exclusivamente minha?  Ademais, todos os mal afamados produtos citados existem porque consumidores como eu querem que eles existam. Malgrado muitos indivíduos sejam bastante imprudentes com a própria saúde, são suas vidas que estão em jogo e, portanto, num ambiente de liberdade caberia somente a eles sopesar custos e benefícios.

Infelizmente, acredito que, em pouco tempo, nossas leis serão alteradas para “proteger” as pessoas de si mesmas e dessas empresas “perversas”. Não duvido que, em mais alguns anos, essa trama coletivista acabe tornando ilegais não só os cigarros, mas a cafeína, as guloseimas, os refrigerantes, as bebidas alcoólicas e outros produtos considerados nocivos pelos arautos da dita “saúde pública”.

Embora pouca gente se dê conta, não é por acaso que a negação da responsabilidade individual pela própria vida e bem-estar tornou-se uma das pedras angulares do movimento socialista. Afinal, se as pessoas fossem responsáveis pela própria saúde, não haveria necessidade de uma agenda política para o estabelecimento de uma boa “saúde pública”.

É mais do que evidente que, no contexto atual, a expressão “saúde pública” nada mais é que um eufemismo para “saúde socializada”. E, uma vez que a nossa saúde é socializada, qualquer “mau” comportamento torna legítima a intervenção, o controle e a regulamentação do Estado, sempre, é claro, à custa da nossa privacidade e liberdade.
É por essas e outras que, quando penso no que nos espera daqui para frente, dou “graças a Deus” por já estar ficando velho…



http://www.institutoliberal.org.br/blog/...eparaveis/
Responda-o
#2
Zeta, começar a ficar cuspindo estas porcarias novamente aqui no MR você vai acabar dançando.

Não leu o texto do War acerca de afastar política/religião do fórum? Isso inclui a sua religião libertária, porque nem modelo econômico, o jeito que você vê chega a ser uma doença.
'A Real me deu muito e eu estou pagando de volta.'
Meu Ask

"Ajudou muito a construção deste fórum,membro de honra" 


General Ragnarok.

Responda-o
#3
(13-06-2015, 08:55 AM)Azoth Escreveu: Zeta, começar a ficar cuspindo estas porcarias novamente aqui no MR você vai acabar dançando.

Não leu o texto do War acerca de afastar política/religião do fórum? Isso inclui a sua religião libertária, porque nem modelo econômico, o jeito que você vê chega a ser uma doença.

Sabe ler? O texto não é sobre política, nem sobre religião. É sobre ÉTICA. É sobre a crise de responsabilidades. É sobre o relativismo.

Tudo a ver com o que é discutido aqui.
Responda-o
#4
ZetaLibertário é o mesmo user do libertário doente Homem banido no MR por desrespeito.

Não voto pelo banimento imediato... Mas concordo 100% com o Azoth.
Responda-o
#5
(13-06-2015, 08:55 AM)Azoth Escreveu: Isso inclui a sua religião libertária, porque nem modelo econômico, o jeito que você vê chega a ser uma doença.

Doença são as merdas que vc escreve. Como aquele comentário idiota que vc escreveu no fórum do búfalo de ficar olhando fixadamente pra um ponto no centro de uma cartolina. Bem coisa de doente.

E não vai chorar pros braços da moderação como uma biba com "mimimi, o zeta libertário me ofendeu", pois foi VC que começou a treta.

Apenas tô mostrando que o doente mental aqui é vc.

Quem vai acabar dançando é vc, se começar a se comportar como uma bicha.
Responda-o
#6
Aliás, um idiota que em outro post, veio falar em Dharma vem falar que não pode postar sobre religião. Então ele já está descumprindo as regras.

Por falar em Dharma, no hinduismo, Dharma significa Lei, moral, disciplina, bons costumes...

Então, esse post tem tudo a ver com isso.
Responda-o
#7
"- Todos são bem vindos, porém por questão de um novo foco as áreas de religião e política estarão fechadas até segunda ordem, portanto insisto que evitem ao máximo trazer assuntos dessa natureza para debater, não insistam."

Palavras do administrador do fórum.

O errado aqui é você, Zeta.
Responda-o
#8
(13-06-2015, 08:51 PM)Dark Avenger Escreveu: "- Todos são bem vindos, porém por questão de um novo foco as áreas de religião e política estarão fechadas até segunda ordem, portanto insisto que evitem ao máximo trazer assuntos dessa natureza para debater, não insistam."

Palavras do administrador do fórum.

O errado aqui é você, Zeta.

Repito: O tópico não é sobre política, é sobre valores morais. É proibido falar sobre isso aqui?
Responda-o
#9
(13-06-2015, 09:28 PM)ZetaLibertário Escreveu:
(13-06-2015, 08:51 PM)Dark Avenger Escreveu: "- Todos são bem vindos, porém por questão de um novo foco as áreas de religião e política estarão fechadas até segunda ordem, portanto insisto que evitem ao máximo trazer assuntos dessa natureza para debater, não insistam."

Palavras do administrador do fórum.

O errado aqui é você, Zeta.

Repito: O tópico não é sobre política, é sobre valores morais. É proibido falar sobre isso aqui?

>ZetaLIBERTÁRIO
>institutoLIBERAL.org
>LIBERDADE e responsabilidade

Cara, vai fazer proselitismo ancap em outra freguesia.
Responda-o
#10
O livro A Vida na Sarjeta, do psiquiatra Theodore Dalrymple, mostra as conseqüências práticas do Estado Papai: pessoas irresponsáveis com mentalidade de adolescentes que só se afundam mais e mais na própria desgraça
Responda-o
#11
Não estou fazendo proselitismo algum. O post é sobre moral e não sobre política.

E para quem não sabe, o autor deste texto nem é ancap...

E o fato do post ser do Instituto Liberal não quer dizer nada. No Instituto Mises foi publicado um texto intitulado "Como ganhar dinheiro (mesmo sendo pobre)". Vão dizer que o conteúdo do texto é político? Eu não posso postar aqui só porque o texto é do IMB?
Responda-o
#12
Zeta, eu tenho pena de você por ser tão limítrofe e ignorante, ainda bem que tem algo como o IMB para ficar gastando o dia em vez de viver a vida e concluir por si que, o que você escreveu, é sim proselitismo político, como todo post que você faz.

Quanto o meu post do foco, posso lhe dizer que você não precisa de foco, já que é batata de nascença. No caso, o ponto no meio da cartolina seria a foto de Mises.
'A Real me deu muito e eu estou pagando de volta.'
Meu Ask

"Ajudou muito a construção deste fórum,membro de honra" 


General Ragnarok.

Responda-o
#13
(13-06-2015, 09:54 PM)lawlyet leonardo Escreveu: O livro A Vida na Sarjeta, do psiquiatra Theodore Dalrymple, mostra as conseqüências práticas do Estado Papai: pessoas irresponsáveis com mentalidade de adolescentes que só se afundam mais e mais na própria desgraça

Estou doido para ler os livros dele, pois tratam dos diversos motivos da degradação social, cultural e comportamental dos último séculos.
Responda-o
#14
(13-06-2015, 09:54 PM)lawlyet leonardo Escreveu: O livro A Vida na Sarjeta, do psiquiatra Theodore Dalrymple, mostra as conseqüências práticas do Estado Papai: pessoas irresponsáveis com mentalidade de adolescentes que só se afundam mais e mais na própria desgraça

Theodore Dalrymple é muito bom.

Ainda não lí o livro, mas lí alguns textos dele.


O cara é foda. Mete a real no politicamente correto e nos relativistas.

Muito bom.
Responda-o
#15
Realmente não tem muito haver com o novo andamento do fórum mas é sério que tu acha que toda a responsabilidade é da pessoa de ter comida industrializada jogada goela abaixo ?
as empresas tornam o produto glamourizado, questão de status comer um McDonald's de lanche na escola, mesma coisa em relação ao cigarro tempos atrás, status, glamour, etc...
o mercado não é esse doce todo, quando o governo toma uma medida boa tem que incentivar.
http://ask.fm/VirideMR

A vida é insignificante se não está inspirada por uma vontade indomável de superar os limites. - José Ortega y Gasset
Responda-o
#16
(14-06-2015, 02:32 AM)Viride Escreveu: Realmente não tem muito haver com o novo andamento do fórum mas é sério que tu acha que toda a responsabilidade é da pessoa de ter comida industrializada jogada goela abaixo ?
Cavalgadura....

Alguem te apontou uma arma ou ameaçou te prender, caso vc não coma no Mcdonalds ou não fume cigarro?

Goela abaixo é o politicamente correto, que quer te impor, ameaçando te prender, a aceitação da cartilha deles...

(14-06-2015, 02:32 AM)Viride Escreveu: as empresas tornam o produto glamourizado, questão de status comer um McDonald's de lanche na escola, mesma coisa em relação ao cigarro tempos atrás, status, glamour, etc...
o mercado não é esse doce todo, quando o governo toma uma medida boa tem que incentivar.
Se te disserem que dar o cu é status, vc daria tb? Se dar o cu fosse moda, vc daria tb? Se a veadagem é glamourizada, vc vai virar veado tb?

Olhe o raciocínio do cara. Gente assim tem mais é que se foder mesmo, e não ser "indenizado".
Responda-o
#17
(14-06-2015, 02:32 AM)Viride Escreveu: quando o governo toma uma medida boa tem que incentivar.

Boa medida mesmo. Tem mais é que incentivar os espertalhões a ganhar dinheiro fácil... Pois é isso que isso tipo de coisa incentiva...
Responda-o
#18
Esse alarmismo do texto apresentado pelo criador do tópico é desnecessário.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)