08-08-2017, 10:50 PM
Segue aqui mais uma tradução que eu tinha feito há uns tempos atrás.
“Observe seus pensamentos, eles se tornam palavras. Observe suas palavras, elas se tornam ações. Observe suas ações, elas se tornam hábitos. Observe seus hábitos, eles se tornam caráter. Observe seu caráter, pois ele se torna o seu destino.”
Se você olhar para as estatísticas de qualquer esporte, e para os atletas que dominam o topo desses esportes, você vai ver que não há muito separando-os fisicamente. Aquele que se destaca na sua modalidade não é nada menos do que um competidor nato. Certa vez tive o prazer de treinar meu amigo e primeiro treinador de wrestling Hassan Shahsavan. Hassan é um lutador de luta greco-romana a nível olímpico e lutava pelo Irã. Mas ele representou tanto Irã como Austrália em não só um, mas dois Jogos Olímpicos. Não tenho certeza do quanto você conhece sobre wrestlers, especialmente aqueles que vêm das nações dominantes, mas o que eu posso te dizer é o seguinte: não existe um ser humano mais difícil de matar do que um wrestler. A moral de trabalho e o limiar de dor que eles possuem são francamente ridículos. De qualquer forma, eu estive conversando com esse atleta um dia sobre competição de alto nível. Ele disse que a nível mundial, a capacidade de wrestling dos lutadores é praticamente a mesma. Eles são bastante semelhantes quando se trata de capacidades técnicas e físicas, a única coisa que dá uma vantagem sobre o outro é a mentalidade no tapete (área de luta).
Há aquela história de que quando Arnold Schwarzenegger chegou na América as pessoas olhavam pra ele e diziam, "Eu jamais quero ser como você", então ele olhava para elas e respondia, "Não se preocupe, você nunca será".
Isso claramente distingue a mentalidade de um atleta de poltrona para a de um atleta sério. E mesmo distingue a mentalidade de um atleta nivel nacional ou regional para a de um atleta de nível mundial, em qualquer esporte. Isso lembra aquele cara ou garota que vê você treinar dia após dia e lhe diz (quase com pena) que você é muito obcecado. Eles nunca entenderiam. Mesmo se você sentasse e explicasse o "porquê" para eles. Isso ilustra a ignorância na questão do que é preciso para fazer algo verdadeiramente incrível.
Parece que nessa nova era onde a Internet coloca a informação na ponta dos seus dedos, as pessoas tem colocado a charrete na frente dos cavalos. A ampla exposição recente do powerlifting, weightlifting e outros esportes de força, é uma coisa incrível que aconteceu. No entanto, com isso vieram junto algumas porcarias que não foram filtradas. Atletas recreativos vêem grandes pesos sendo levantados por outras pessoas muito parecidas com eles (mesma idade, mesmo peso) e pensam: "Bem, eu também posso fazer isso. Vou tentar". Eles entram em um esporte tradicionalmente reservado para homens e mulheres com uma mentalidade de gorila. Esses atletas recreativos tem expectativas muito pouco realistas sobre resultados e cronogramas, ou eles simplesmente confundem sua experiência de treinamento com aqueles que dominam o esporte, e pensam que podem aplicar os mesmos conceitos de treinamento - ou pior ainda, as mesmas rotinas de treinamento - e obter o mesmo resultado. Quantas vezes nos últimos tempos você ouviu sobre aquele bro que iniciou o "Método Búlgaro" depois de apenas 3 meses de treino, e logo em seguida se quebrou completamente? A maioria apenas segue a tendência sem uma direção real.
Se você está apenas treinando recreativamente e está se divertindo com isso, você pode muito bem parar de ler aqui. Continue fazendo o que está fazendo e se divirta. Você realmente não se importa em tentar ser o novo recordista mundial ou ser campeão mundial no esporte de força que você escolheu. Você apenas gosta da sensação que o treino te proporciona e curte ficar progressivamente mais forte por mais demorado que for.
Por outro lado, se você está treinando com intenções sérias, então sua mentalidade deve refletir isso, independentemente se os objetivos estiverem relacionados a composição corporal , força ou explosão muscular. Mais cedo ou mais tarde, as coisas vão ficar difíceis. E quando isso acontecer, você será forte, resiliente e continuará seguindo em frente? O percurso vai te dominar ou você dominará o percurso? Isso pode vir na forma de dor física ou fadiga mental. É aqui que começam as histórias que você conta a si mesmo, achando motivo para parar de treinar.
No meu centro de treinamento, Adonis Athletics, nós vemos todas essas histórias. Ao longo dos últimos 4 anos e meio de operação, tivemos perto de 600 atletas que passaram pela nossa porta com diferentes objetivos. Quando eles vem até mim, uma das primeiras perguntas que faço é: "Em uma escala de 1 a 10, quão motivado você está para atingir seu objetivo?". A resposta é praticamente nunca menos do que um 8 para começar. Considero isso um nível de motivação saudável e alto. E o treinamento deles inicialmente reflete essa motivação. Eles estão lá dia após dia, apavorando e botando pra moer em um programa introdutório que visa apenas levá-los a uma melhor condição geral. Fácil, certo?
Logo, o foco do programa muda para atingir mais especificamente o objetivo final do atleta. Os pesos começam a ficar pesados. A duração dos treinos aumenta. O volume se torna vertiginoso - tudo planeado e executado adequadamente, é claro. Mais é exigido do atleta para levá-lo ao seu objetivo. De repente, eles estão fora de sua zona de conforto, e as desculpinhas começam a aparecer:
"Eu tenho fadiga adrenal". Não, não tem.
"Minhas costas estão doloridas, acho que estão quebradas". Não, não estão.
"Não estou conseguindo o peso que eu quero, para as repetições que eu quero. Talvez eu deveria tirar alguns dias de descanso". Talvez você deveria seguir o programa e não o ego.
Logo, esses indivíduos quebram, e sua motivação vai de 10 para 1, simplesmente por causa de expectativas pouco realistas e/ou uma incapacidade de estabelecer metas adequadas e ser consistente.
Eles se esqueceram que a grandeza vem através de fazer as pequenas coisas repetidamente, e continuamente insistir até conseguir o que você quer - independentemente de se o que se busca é ser campeão mundial ou apenas perder 10kg de gordura. A única coisa que causa mudanças efetivas é o plano, e o quanto tempo você dispõe para esculpir o seu objetivo.
Pessoas bem sucedidas conseguem o sucesso virando as noites trabalhando, ou mesmo ocupando de forma efetiva todos os espaços de tempo possíveis. Você não viu o que eles estavam fazendo atrás das portas fechadas. O tempo extra que eles colocaram em prática. Os sacrifícios que eles fizeram, as lesões e dores que tiveram, tendo que aguentar tudo isso e achar uma maneira de continuar. A única coisa que você viu, foi alguém saindo do nada e derrotando todo mundo.
Eu lembro de um estudo mostrando o quanto em média um fisiculturista comum leva para ser pró. O estudo concluiu que o tempo entre a primeira competição amadora e a primeira participação em alto nivel como Mr Olympia, levou uma média de 10.1 anos. Sim,10.1 anos de treino regrado, dieta regrada e métodos de recuperação regrados. Enquanto isso você passou o tempo com o cu no sofá assistindo filminhos emotivos, enquanto comia nada além de sanduíches de queijo e tomate duas vezes por dia, e reclamava igual uma vadia por não conseguir ganhar massa muscular e força depois de 6 meses de treinos cagados.
Se você realmente quer ser bom no campo que você escolheu, não basta amar o treinamento que você faz. Você tem que ter a mentalidade para aceitar que as coisas vão ficar difíceis. Você não terá apenas dias que serão uma merda, as vezes você terá semanas que serão uma merda. Você terá dias em que sentirá que não tem capacidade momentânea pra agachar 90% pra algumas reps, e também terá dias em que vai se sentir sem vontade de concluir o HIIT no final do seu treino. Mas você fez a escolha, VOCÊ fez. Você se viu no espelho um dia e disse: "Eu quero ser maior, mais duro, trincado, mais forte, um campeão". Então, pelo menos, tente ver-se assim durante todo o trajeto. Uma vez que você faz isso, você constrói momentum (confiança extrema, veemência). Uma vez que você entra no hábito, ele criará um efeito dominó e, eventualmente você não vai querer parar, mesmo que lhe seja dada a opção. A parte mais difícil de empurrar um carro são os primeiros passos. Uma vez que as rodas estão girando, tudo o que você precisa fazer é manter o impulso
.
Se você está disposto a fazer o que é preciso, o próximo passo é adotar uma mentalidade adequada e estabelecer metas. Esse é o primeiro passo e provavelmente a parte mais importante da sua jornada. Primeiro, você precisa do seu "porquê". Quando seu "porque" é forte, você não vai desistir e você não vai parar. O porque é diferente para todos. Comece com um objetivo apropriado para o nível em que você está. Atletas que visam um objetivo muito grande perdem a motivação rapidamente.
Por exemplo, se você começou no powerlifting e suas marcas são competitivas apenas a nível regional, então não tenha o objetivo imediato de ser campeão mundial, é muito intangível. Ao invés disso, inicialmente vise o recorde nacional do agachamento, supino e levantamento terra. Vise aumentar em 50kg o seu total nos próximos 6 ou 8 meses. Tenha em mente entrar em 3 competições no próximo ano, e melhorar em cada uma. Essas são coisas fáceis de mensurar, e estão dentro do prazo planejado.
Se você imediatamente visa ser campeão mundial, isso será algo além do seu alcance. Você não tem nenhuma proximidade com isso, não tem noção do que precisa fazer para chegar lá. Você não cruzou as 50 pontes anteriores para estimar o panorama de quanto trabalho aquele objetivo requer. Você simplesmente não tem experiência suficiente.
Alguns anos atrás, um atleta veio até mim com a intenção de treinar para competir no powerlifting. Ele era muito jovem e muito talentoso, mas era igualmente sem noção e cabeça dura. Ele colocou na cabeça que não iria competir até conseguir nos treinamentos marcas para quebrar os recordes mundiais. Então ele chegaria na primeira competição, e levaria todos os recordes mundiais pra casa... Muitas pessoas explicaram para ele que não é assim que a coisa funciona. Veja bem, essa criança não tinha experiência para entender o que é preciso para chegar àquele nivel. A vida para ele era como se fosse o filme do Rocky. Ele eventualmente escolheu mudar seu treinamento para outro lugar com outros treinadores que lhe prometeriam esse unicórnio de uma idéia. Meses depois, chegou a notícia de que ele se machucou gravemente, tendo que ficar afastado do agachamento e levantamento terra por tempo indefinido.
Não havia nada de errado com o objetivo dele: Ambição é incrível. Onde ele vacilou, foi na questão de não ter pago o preço para ser o chefe. Um general do exército é um general porque ele esteve em algumas batalhas armadas. Ele viu um filme passar na sua cabeça no momento em que quase perdeu a vida, e viu seus amigos morrerem em seus braços no campo de batalha. Ele sabe qual será o próximo passo. Ele sabe o que deve ser feito em seguida, para o que se preparar e como deve ser a sua mentalidade.
A melhor maneira para definir os objetivos é começar julgando realisticamente qual é o nível em que você está. Seus objetivos atuais são areia de mais para o seu caminhãozinho? Se a resposta for sim então reavalie seu objetivo. Uma vez que você estabeleça metas realísticas, se mexa e trabalhe até alcançá-las, depois estabeleça novas metas efetivas e continue. Suba de forma incremental até que sua meta seja de nível mundial, ou qualquer nivel importante relacionado ao seu objetivo. Então agora você tem o panorama da situação. Você percorreu a estrada que precisava percorrer, e adquiriu a experiência necessária para sentir e saber o que é preciso para você finalmente poder chegar ao seu objetivo mais alto.
Sim, você tem que ter um objetivo final claro em sua mente, algo grandioso que você deseja alcançar. Com tal objetivo em mente, então você precisa dividi-lo em pequenas partes e completá-las uma por uma, assim você não fica sobrecarregado e pode começar a percorrer a estrada para onde você quer ir. Depois de passar por um marco ou checkpoint, você olha para o próximo marco com o objetivo final ainda em sua mente. Comece com uma competição local a nível amador, sem ter em mente nenhum resultado específico, exceto o de treinar duro e entrar o mais pronto possível. Veja o que acontece. Quando você passa esse checkpoint, mire para a próxima competição a nível regional ou acima. Cada competição te dá mais experiência. É assim que você se previne de sobrecarregar-se reduzindo muito as chances de esgotamento mental e de lesões físicas. Este é o tipo de definição de metas que promovemos na Adonis Athletics, e é por isso que nossos atletas estão no topo de seus esportes com dominância e consistência.
Desenvolva uma mentalidade de campeão by Amir fazeli
“Observe seus pensamentos, eles se tornam palavras. Observe suas palavras, elas se tornam ações. Observe suas ações, elas se tornam hábitos. Observe seus hábitos, eles se tornam caráter. Observe seu caráter, pois ele se torna o seu destino.”
Se você olhar para as estatísticas de qualquer esporte, e para os atletas que dominam o topo desses esportes, você vai ver que não há muito separando-os fisicamente. Aquele que se destaca na sua modalidade não é nada menos do que um competidor nato. Certa vez tive o prazer de treinar meu amigo e primeiro treinador de wrestling Hassan Shahsavan. Hassan é um lutador de luta greco-romana a nível olímpico e lutava pelo Irã. Mas ele representou tanto Irã como Austrália em não só um, mas dois Jogos Olímpicos. Não tenho certeza do quanto você conhece sobre wrestlers, especialmente aqueles que vêm das nações dominantes, mas o que eu posso te dizer é o seguinte: não existe um ser humano mais difícil de matar do que um wrestler. A moral de trabalho e o limiar de dor que eles possuem são francamente ridículos. De qualquer forma, eu estive conversando com esse atleta um dia sobre competição de alto nível. Ele disse que a nível mundial, a capacidade de wrestling dos lutadores é praticamente a mesma. Eles são bastante semelhantes quando se trata de capacidades técnicas e físicas, a única coisa que dá uma vantagem sobre o outro é a mentalidade no tapete (área de luta).
Há aquela história de que quando Arnold Schwarzenegger chegou na América as pessoas olhavam pra ele e diziam, "Eu jamais quero ser como você", então ele olhava para elas e respondia, "Não se preocupe, você nunca será".
Isso claramente distingue a mentalidade de um atleta de poltrona para a de um atleta sério. E mesmo distingue a mentalidade de um atleta nivel nacional ou regional para a de um atleta de nível mundial, em qualquer esporte. Isso lembra aquele cara ou garota que vê você treinar dia após dia e lhe diz (quase com pena) que você é muito obcecado. Eles nunca entenderiam. Mesmo se você sentasse e explicasse o "porquê" para eles. Isso ilustra a ignorância na questão do que é preciso para fazer algo verdadeiramente incrível.
Parece que nessa nova era onde a Internet coloca a informação na ponta dos seus dedos, as pessoas tem colocado a charrete na frente dos cavalos. A ampla exposição recente do powerlifting, weightlifting e outros esportes de força, é uma coisa incrível que aconteceu. No entanto, com isso vieram junto algumas porcarias que não foram filtradas. Atletas recreativos vêem grandes pesos sendo levantados por outras pessoas muito parecidas com eles (mesma idade, mesmo peso) e pensam: "Bem, eu também posso fazer isso. Vou tentar". Eles entram em um esporte tradicionalmente reservado para homens e mulheres com uma mentalidade de gorila. Esses atletas recreativos tem expectativas muito pouco realistas sobre resultados e cronogramas, ou eles simplesmente confundem sua experiência de treinamento com aqueles que dominam o esporte, e pensam que podem aplicar os mesmos conceitos de treinamento - ou pior ainda, as mesmas rotinas de treinamento - e obter o mesmo resultado. Quantas vezes nos últimos tempos você ouviu sobre aquele bro que iniciou o "Método Búlgaro" depois de apenas 3 meses de treino, e logo em seguida se quebrou completamente? A maioria apenas segue a tendência sem uma direção real.
Se você está apenas treinando recreativamente e está se divertindo com isso, você pode muito bem parar de ler aqui. Continue fazendo o que está fazendo e se divirta. Você realmente não se importa em tentar ser o novo recordista mundial ou ser campeão mundial no esporte de força que você escolheu. Você apenas gosta da sensação que o treino te proporciona e curte ficar progressivamente mais forte por mais demorado que for.
Por outro lado, se você está treinando com intenções sérias, então sua mentalidade deve refletir isso, independentemente se os objetivos estiverem relacionados a composição corporal , força ou explosão muscular. Mais cedo ou mais tarde, as coisas vão ficar difíceis. E quando isso acontecer, você será forte, resiliente e continuará seguindo em frente? O percurso vai te dominar ou você dominará o percurso? Isso pode vir na forma de dor física ou fadiga mental. É aqui que começam as histórias que você conta a si mesmo, achando motivo para parar de treinar.
No meu centro de treinamento, Adonis Athletics, nós vemos todas essas histórias. Ao longo dos últimos 4 anos e meio de operação, tivemos perto de 600 atletas que passaram pela nossa porta com diferentes objetivos. Quando eles vem até mim, uma das primeiras perguntas que faço é: "Em uma escala de 1 a 10, quão motivado você está para atingir seu objetivo?". A resposta é praticamente nunca menos do que um 8 para começar. Considero isso um nível de motivação saudável e alto. E o treinamento deles inicialmente reflete essa motivação. Eles estão lá dia após dia, apavorando e botando pra moer em um programa introdutório que visa apenas levá-los a uma melhor condição geral. Fácil, certo?
Logo, o foco do programa muda para atingir mais especificamente o objetivo final do atleta. Os pesos começam a ficar pesados. A duração dos treinos aumenta. O volume se torna vertiginoso - tudo planeado e executado adequadamente, é claro. Mais é exigido do atleta para levá-lo ao seu objetivo. De repente, eles estão fora de sua zona de conforto, e as desculpinhas começam a aparecer:
"Eu tenho fadiga adrenal". Não, não tem.
"Minhas costas estão doloridas, acho que estão quebradas". Não, não estão.
"Não estou conseguindo o peso que eu quero, para as repetições que eu quero. Talvez eu deveria tirar alguns dias de descanso". Talvez você deveria seguir o programa e não o ego.
Logo, esses indivíduos quebram, e sua motivação vai de 10 para 1, simplesmente por causa de expectativas pouco realistas e/ou uma incapacidade de estabelecer metas adequadas e ser consistente.
Eles se esqueceram que a grandeza vem através de fazer as pequenas coisas repetidamente, e continuamente insistir até conseguir o que você quer - independentemente de se o que se busca é ser campeão mundial ou apenas perder 10kg de gordura. A única coisa que causa mudanças efetivas é o plano, e o quanto tempo você dispõe para esculpir o seu objetivo.
Pessoas bem sucedidas conseguem o sucesso virando as noites trabalhando, ou mesmo ocupando de forma efetiva todos os espaços de tempo possíveis. Você não viu o que eles estavam fazendo atrás das portas fechadas. O tempo extra que eles colocaram em prática. Os sacrifícios que eles fizeram, as lesões e dores que tiveram, tendo que aguentar tudo isso e achar uma maneira de continuar. A única coisa que você viu, foi alguém saindo do nada e derrotando todo mundo.
Eu lembro de um estudo mostrando o quanto em média um fisiculturista comum leva para ser pró. O estudo concluiu que o tempo entre a primeira competição amadora e a primeira participação em alto nivel como Mr Olympia, levou uma média de 10.1 anos. Sim,10.1 anos de treino regrado, dieta regrada e métodos de recuperação regrados. Enquanto isso você passou o tempo com o cu no sofá assistindo filminhos emotivos, enquanto comia nada além de sanduíches de queijo e tomate duas vezes por dia, e reclamava igual uma vadia por não conseguir ganhar massa muscular e força depois de 6 meses de treinos cagados.
Se você realmente quer ser bom no campo que você escolheu, não basta amar o treinamento que você faz. Você tem que ter a mentalidade para aceitar que as coisas vão ficar difíceis. Você não terá apenas dias que serão uma merda, as vezes você terá semanas que serão uma merda. Você terá dias em que sentirá que não tem capacidade momentânea pra agachar 90% pra algumas reps, e também terá dias em que vai se sentir sem vontade de concluir o HIIT no final do seu treino. Mas você fez a escolha, VOCÊ fez. Você se viu no espelho um dia e disse: "Eu quero ser maior, mais duro, trincado, mais forte, um campeão". Então, pelo menos, tente ver-se assim durante todo o trajeto. Uma vez que você faz isso, você constrói momentum (confiança extrema, veemência). Uma vez que você entra no hábito, ele criará um efeito dominó e, eventualmente você não vai querer parar, mesmo que lhe seja dada a opção. A parte mais difícil de empurrar um carro são os primeiros passos. Uma vez que as rodas estão girando, tudo o que você precisa fazer é manter o impulso
.
Se você está disposto a fazer o que é preciso, o próximo passo é adotar uma mentalidade adequada e estabelecer metas. Esse é o primeiro passo e provavelmente a parte mais importante da sua jornada. Primeiro, você precisa do seu "porquê". Quando seu "porque" é forte, você não vai desistir e você não vai parar. O porque é diferente para todos. Comece com um objetivo apropriado para o nível em que você está. Atletas que visam um objetivo muito grande perdem a motivação rapidamente.
Por exemplo, se você começou no powerlifting e suas marcas são competitivas apenas a nível regional, então não tenha o objetivo imediato de ser campeão mundial, é muito intangível. Ao invés disso, inicialmente vise o recorde nacional do agachamento, supino e levantamento terra. Vise aumentar em 50kg o seu total nos próximos 6 ou 8 meses. Tenha em mente entrar em 3 competições no próximo ano, e melhorar em cada uma. Essas são coisas fáceis de mensurar, e estão dentro do prazo planejado.
Se você imediatamente visa ser campeão mundial, isso será algo além do seu alcance. Você não tem nenhuma proximidade com isso, não tem noção do que precisa fazer para chegar lá. Você não cruzou as 50 pontes anteriores para estimar o panorama de quanto trabalho aquele objetivo requer. Você simplesmente não tem experiência suficiente.
Alguns anos atrás, um atleta veio até mim com a intenção de treinar para competir no powerlifting. Ele era muito jovem e muito talentoso, mas era igualmente sem noção e cabeça dura. Ele colocou na cabeça que não iria competir até conseguir nos treinamentos marcas para quebrar os recordes mundiais. Então ele chegaria na primeira competição, e levaria todos os recordes mundiais pra casa... Muitas pessoas explicaram para ele que não é assim que a coisa funciona. Veja bem, essa criança não tinha experiência para entender o que é preciso para chegar àquele nivel. A vida para ele era como se fosse o filme do Rocky. Ele eventualmente escolheu mudar seu treinamento para outro lugar com outros treinadores que lhe prometeriam esse unicórnio de uma idéia. Meses depois, chegou a notícia de que ele se machucou gravemente, tendo que ficar afastado do agachamento e levantamento terra por tempo indefinido.
Não havia nada de errado com o objetivo dele: Ambição é incrível. Onde ele vacilou, foi na questão de não ter pago o preço para ser o chefe. Um general do exército é um general porque ele esteve em algumas batalhas armadas. Ele viu um filme passar na sua cabeça no momento em que quase perdeu a vida, e viu seus amigos morrerem em seus braços no campo de batalha. Ele sabe qual será o próximo passo. Ele sabe o que deve ser feito em seguida, para o que se preparar e como deve ser a sua mentalidade.
A melhor maneira para definir os objetivos é começar julgando realisticamente qual é o nível em que você está. Seus objetivos atuais são areia de mais para o seu caminhãozinho? Se a resposta for sim então reavalie seu objetivo. Uma vez que você estabeleça metas realísticas, se mexa e trabalhe até alcançá-las, depois estabeleça novas metas efetivas e continue. Suba de forma incremental até que sua meta seja de nível mundial, ou qualquer nivel importante relacionado ao seu objetivo. Então agora você tem o panorama da situação. Você percorreu a estrada que precisava percorrer, e adquiriu a experiência necessária para sentir e saber o que é preciso para você finalmente poder chegar ao seu objetivo mais alto.
Sim, você tem que ter um objetivo final claro em sua mente, algo grandioso que você deseja alcançar. Com tal objetivo em mente, então você precisa dividi-lo em pequenas partes e completá-las uma por uma, assim você não fica sobrecarregado e pode começar a percorrer a estrada para onde você quer ir. Depois de passar por um marco ou checkpoint, você olha para o próximo marco com o objetivo final ainda em sua mente. Comece com uma competição local a nível amador, sem ter em mente nenhum resultado específico, exceto o de treinar duro e entrar o mais pronto possível. Veja o que acontece. Quando você passa esse checkpoint, mire para a próxima competição a nível regional ou acima. Cada competição te dá mais experiência. É assim que você se previne de sobrecarregar-se reduzindo muito as chances de esgotamento mental e de lesões físicas. Este é o tipo de definição de metas que promovemos na Adonis Athletics, e é por isso que nossos atletas estão no topo de seus esportes com dominância e consistência.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL"
"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco" M. Tyson
"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco" M. Tyson