Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aumentando a imunidade - The Wim Hof Method
#1
[Image: 1200x630bb.jpg]

Wim Hof é um holandês conhecido como "The Iceman". Ele tem diversos recordes no Guinness por resistência a temperaturas de frio extremo, tais como escalar montanhas de gelo, correr longas distâncias no circulo polar a -20ºC, ambos apenas de calção, além de outros recordes... O mais conhecido deles foi ter ficado 1:53h coberto de gelo até o pescoço dentro de uma caixa de vidro.

[Image: wim-hof-withstands-ice-bath-and-breaks-g...method.jpg]

Ele foi estudado por uma universidade da Holanda, e a princípio os pesquisadores acharam que ele tinha uma capacidade única e distinta dos outros humanos, mas com o tempo ele provou que é possível influenciar o sistema imunológico de qualquer pessoa que usar o método dele. Vários testes posteriores foram feitos, comparando os alunos de Hof e pessoas normais, e a diferença de imunidade e resistência foi gritante. Ja está comprovado cientificamente que esse método pode estimular em algumas poucas semanas grandes adaptações fisiológicas à pessoas normais, pessoas que devido a esse estilo de vida artificial e sintético, possuem um organismo fraco e cagado, e uma genética inferior.

[Image: mg-6586.jpg]

Então jovem gafanhoto, se você quiser ter algumas capacidades como se sentir mais forte, aumentar o foco, concentração e resiliência, ter uma imunidade mais alta, e baixar os níveis de stress, comece a praticar esse método e comece a sair da mediocridade contemporânea. 
Não vamos entrar em detalhes científicos sobre a oxigenação das células e alterações no sistema nervoso central e endócrino, vamos direto à pratica.


Respiração

Muita respiração. O exercício respiratório consiste no seguinte:

1 - Fique na posição que achar mais conveniente, pode ser sentado, de pé, tanto faz. Comece aquecendo, respirando o mais fundo possível até sentir o ar empurrando o plexo solar, segure 2 segundos e exale todo ar até o fim, soltando o máximo possível. Repita isso 10-15 vezes.
Estando aquecido, é hora das power breaths. Inale profundamente todo ar pelo nariz e exale pela boca, faça isso de forma rápida e potente, indo até o final do curso de entrada e saída do ar. Faça num ritmo constante de 30 a 45 respirações ou até sentir o corpo cheio de oxigênio, tendo algumas "vertigens" ou "vendo luzes". 

2 - Após ter feito o passo acima, respire mais uma vez, solte todo o ar e então prenda a respiração e segure o máximo que puder. O máximo que puder. Isso significa ir até o máximo possível, quando o corpo der quase aquele reflexo de engasgamento, de respirar ou desmaiar. É claro que não vai causar nenhum problema. É pra aprender a não ser uma mariquinha chorona que logo no primeiro desconfortinho que aparecer vai querer implorar pela mamãe, abandonar tudo e respirar. Aguente pasapalho. A questão aqui é aumentar a capacidade de oxigenação, bem como saber lidar mentalmente sem se desesperar quando parecer que "ta morrendo". Resiliência é um bônus.

3 - Tendo completado o segundo passo recupere a respiração puxando o ar até a capacidade máxima e então segure a respiração por uns 15-20 segundos. Assim o primeiro round está completo. Nos primeiros dias faça apenas dois rounds seguidos. Após uma certa adaptação, vá aumentando o numero de rounds até 5 ou 6. Tambem pode ser feito várias vezes ao dia. Após ter completado os rounds, aprecie a sensação de mente limpa e tranquilidade.

Depois de um tempo é possível incluir pliométricos nas fase de segurar a respiração (2). Podem ser flexões explosivas, ou saltos em altura, agachando e impulsionando as pernas o máximo que puder. São movimentos que consomem muito oxigênio, e fazer isso sem ar tende a aumentar o VO2 max com o tempo.


Exposição ao frio

Banhos gelados

Exatamente, tomar banho frio aumentando progressivamente o tempo. Se você for uma moçoila choraminguenta que não suporta fisicamente e muito menos mentalmente uma aguinha fria (que nem ao menos é fria, é morna, fria seria perto de 0ºC), comece se adaptando depois do banho quente de princesa, se expondo à água fria por uns 30-45 segundos e vá aumentando o tempo. a partir daí comece tomar banho frio todos os dias, no minimo uma vez por dia. 
Sei que tem regiões do país que não faz frio então isso dificulta o trato. Mas no sudeste ou principalmente aqui no sul, as temperaturas favorecem nessas épocas, e la pelas 11 da noite ou mais, a água ja está numa temperatura boa, entre 3-5 ºC em alguns dias do ano, portanto os paspalhos daqui não tem desculpa, só vão continuar sendo frágeis se quiserem.
Banho frio é muito fácil, a água não atinge todos os sensores nervosos do corpo de uma vez só como acontece se submergir o corpo numa banheira com gelo. 
Mesmo assim, o intuito desses exercícios - além das adaptações físicas - é aprimorar a resistência/força mental, fazendo perceber que estamos separados da dor. Essas dores (que nem ao menos são dores, são só desconfortos mínimos) só nos afetam se nos identificarmos com elas, portanto a questão aqui é fortalecer a mente e o corpo.


[Image: Wim+Hof+01.jpg]


Adiciono uma outra dica aqui que é a hidratação, ou hiper hidratação. Esse padrão de dizer que 2l de água é o mínimo necessário pra uma pessoa é uma falácia muito escrota. Tudo depende do peso corporal e das atividades que desempenha. Mas pra uma qualidade de vida melhor, 3 ou 4l por dia ainda seria pouco pra um homem comum de uns 70-80kg.

Eu peso 100kg e minha ingestão de água fica entre 12 a 15l por dia. É o suficiente pro meu organismo de acordo com os esforços físicos diários, tudo funciona melhor... É claro que não ingiro isso em grandes quantidades de uma unica vez, é cadenciado ao longo do dia. 
Vá aumentando gradativamente a dose diária de água e dê ao organismo uma estabilidade melhor.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o
#2
Um fato interessante é que eu SEMPRE fico resfriado ao tomar banho quente, então isso me força a tomar banho frio e o "desconforto" do banho frio são nos primeiros minutos de contato com a água, depois que o corpo se acostuma com a temperatura começa a ficar prazeroso.
Vou colocar em prática essas dicas, valeu.
Responda-o
#3
Este tópico veio na época certa do ano, está um frio bom pra praticar essas doideras. Big Grin

Bill Kazmaier, você pode relatar mais sobre os benefícios que existem em seguir o tal Wim Hof Method?

Comente aí se você chegou a fazer e como foram os seus resultados e se percebeu algum benefício com o método.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#4
Conheci o Wim Hoff no /r/NoFap/.
Testei por alguns dias tomar banhos frios e realmente me senti muito mais dispostos e energizado além disso percebi uma melhoria na pele, e isso desenvolve espírito de guerreiro por suportar a sensação desconfortável. Acabei abandonando NoFap e NoPorn e fugi da rotina de recuperação. O método em si é mais complexo que apenas tomar banho gelado mas em relação ao banho tem sim muitos benefícios: melhora a circulação, aumenta a testosterona, alivia depressão, mantém pele e cabelo saudáveis, melhorar energia e o bem estar - entre outros benefícios que podem ser encontrados em artigos.

Tenho muito medo de tomar banho frio agora no inverno e pegar pneumonia ou ter algum outro problema de saúde por conta do choque térmico ao levantar, corpo esta quente após noite de sono. 
Existe esse risco ? Quero voltar a rotina e estou preocupado.
Responda-o
#5
Tomar banho frio eu já aprendi a tempos e é ótimo, nesse frio aqui do PR é uma delicia cara.

Eu normalmente faço os meus exercícios em apneia para aumentar a pressão intra abdominal. Realmente vc se sente muito mais foda por estar se movimentando, erguendo um peso que poderia te esmagar sem respirar. A sensação do oxigênio entrando novamente é incrível e vc se sente pronto para qualquer coisa. Ver as veias saltando da cabeça e meus olhos ficando vermelhos quando eu subo no agachamento é umas das sensações mais incríveis na minha vida. Não é a mesma coisa que essa técnica, mas talvez seja algo parecido. 


PS: Logicamente isso não é recomendado para neófitos.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#6
Gostei, as técnicas de respiração eu já conhecia.

Existem apps pra celular e tablets que servem pra isso.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#7
(06-07-2017, 12:44 AM)Nativo Escreveu: Um fato interessante é que eu SEMPRE fico resfriado ao tomar banho quente, então isso me força a tomar banho frio e o "desconforto" do banho frio são nos primeiros minutos de contato com a água, depois que o corpo se acostuma com a temperatura começa a ficar prazeroso.
Vou colocar em prática essas dicas, valeu.

Quebra da homeostase e adaptações físicas e neurais, é tudo o que o corpo não quer. Sempre busca estabilidade, conforto e etc...Mas cabe a nós passarmos por cima disso, por cima da mente, e provocarmos a evolução constante.

Aumente o tempo e procure fazer isso gradativamente em dias mais frios. Com o tempo verá que uma temperatura que anteriormente era "dificil" agora estará fácil.

(06-07-2017, 12:50 AM)Libertador Escreveu: Este tópico veio na época certa do ano, está um frio bom pra praticar essas doideras. Big Grin

Bill Kazmaier, você pode relatar mais sobre os benefícios que existem em seguir o tal Wim Hof Method?

Comente aí se você chegou a fazer e como foram os seus resultados e se percebeu algum benefício com o método.

Paradas extremas rulez....Após algumas poucas semanas ja é possível sentir uma melhora na disposição em geral, melhora no sono, se você conseguir manter o foco e concentração durante o desconforto do frio isso naturalmente será transferido para outras situações, e além disso o sistema imunológico fica fortalecido com o tempo. Talvez seja algo abstrato que não se veja muito na pratica, mas com o tempo se vê diferenças na imunidade.

Sim, ja faço há um bom tempo. Antes de indicar qualquer coisa pra alguém eu sempre testo em mim durante um tempo considerável  Yaoming 
(06-07-2017, 02:26 AM)Arthurr Escreveu: Conheci o Wim Hoff no /r/NoFap/.
Testei por alguns dias tomar banhos frios e realmente me senti muito mais dispostos e energizado além disso percebi uma melhoria na pele, e isso desenvolve espírito de guerreiro por suportar a sensação desconfortável. Acabei abandonando NoFap e NoPorn e fugi da rotina de recuperação. O método em si é mais complexo que apenas tomar banho gelado mas em relação ao banho tem sim muitos benefícios: melhora a circulação, aumenta a testosterona, alivia depressão, mantém pele e cabelo saudáveis, melhorar energia e o bem estar - entre outros benefícios que podem ser encontrados em artigos.

Tenho muito medo de tomar banho frio agora no inverno e pegar pneumonia ou ter algum outro problema de saúde por conta do choque térmico ao levantar, corpo esta quente após noite de sono. 
Existe esse risco ? Quero voltar a rotina e estou preocupado.

Faça isso de forma progressiva e não terá problemas. Por exemplo no primeiro dia fique 30-45 segundos direto no frio depois desça agua quente no lombo. No dia seguinte fique 1 minuto e assim por diante.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o
#8
(06-07-2017, 11:19 AM)Héracles Escreveu: Tomar banho frio eu já aprendi a tempos e é ótimo, nesse frio aqui do PR é uma delicia cara.

Eu normalmente faço os meus exercícios em apneia para aumentar a pressão intra abdominal. Realmente vc se sente muito mais foda por estar se movimentando, erguendo um peso que poderia te esmagar sem respirar. A sensação do oxigênio entrando novamente é incrível e vc se sente pronto para qualquer coisa. Ver as veias saltando da cabeça e meus olhos ficando vermelhos quando eu subo no agachamento é umas das sensações mais incríveis na minha vida. Não é a mesma coisa que essa técnica, mas talvez seja algo parecido. 


PS: Logicamente isso não é recomendado para neófitos.

Aqui em SC tambem ta começando ficar bom.

Quanto a técnica de respiração nos lifts, faz dessa forma?

https://www.youtube.com/watch?v=PJX1CyjbMic

Levei alguns anos até aprender isso, foi um atraso. Antes eu segurava os abs e a caixa toraxica cheia de ar, o que naturalmente era um erro. Apenas empurrando as paredes abdominais pra fora, e mantendo todo o ar ali vai manter o corpo todo mais estável. Até mesmo no supino.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o
#9
Excelente tópico de novo. Essa parte sobre a quantidade de água que deve ser ingerida eu não sabia. Parei de tomar banho frio há uns 2 meses, mas esse tópico me deu vontade de voltar. Agora só falta a coragem.
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
#10
Parece que o nosso novo faixa-vermelha de Jiu Jitsu aprova o tópico:


Responda-o
#11
(07-07-2017, 04:55 PM)Nativo Escreveu: Parece que o nosso novo faixa-vermelha de Jiu Jitsu aprova o tópico:



Da hora....Além da parte técnica monstruosa no JJ, certamente eles tem uma filosofia oriental, bem como certas praticas milenares difundidas por lá. De fato isso funciona mesmo.

O Overeem também ja procurou o Wim Hof, antes da luta com o Cigano. Claro que tudo é muito relativo, e nunca se sabe o que mais ele mudou nos treinamentos, mas o gás dele ta muito melhor nos ultimos tempos.

https://www.youtube.com/watch?v=5h_3NVI20T4
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o
#12
Up neste excelente tópico.
Responda-o
#13
Eu citei o método do Wim Hof ontem no chat e como disseram já haver um tópico falando sobre, e uparam, quero aproveitar pra deixar colado ai o texto que escrevi pra página do meu blog essa noite.


Nos últimos 6 meses venho praticando diariamente os exercícios de respiração, estou tirando uns minutos por dia pra meditar e tomo banhos frios desde então. Já virou um hábito semelhante ao que tenho de me exercitar já há bom numero de anos.


O que posso dizer, resumidamente, antes de colar o texto para quem estiver interessado em ler, é que mudou minha vida. E estou empolgado com a possibilidade de poder experimentar o método da maneira "certa" que é com temperaturas negativas, já que o local que estarei de mudança na próxima semana, recebe inverno com neve e temperaturas negativas.


No texto indico o livro que me apresentou ao cidadão chamado Wim Hof e seus talentos. Vou deixar em spoiler pra não poluir o tópico.


Spoiler Revelar

Neste sábado completei um experimento de 6 meses, que pratiquei com muita dedicação e concentração. Algo que mudou minha vida pra melhor e continuarei praticando pro resto da vida. Se eu ainda tivesse o blog funcionando, com certeza faria um artigo de mais de 10 mil palavras sobre o assunto, porque isso pode salvar vidas. Mas creio que um "textão" aqui vai servir e vou indicar um livro, uma "leitura obrigatória" para quem quiser tentar, leitura que infelizmente só vai servir pra quem entende inglês.


Vou tentar explicar o melhor possível em poucas palavras para que vocês entendam.
Quando falamos de levar uma vida saudável, sempre são citados os dois pilares básicos para isso: exercícios físicos e alimentação saudável/dieta.
Comer menos e com mais qualidade, e se exercitar, aumentado sua massa muscular e sua capacidade cardio-respiratória, faz diferença na vida de qualquer um. Sem segredos aqui.


Mas as pessoas esquecem que no nosso corpo tem muito mais que isso. No mundo todo, as duas doenças que mais matam anualmente são duas doenças vasculares, o entupimento das coronárias, provocando os infartos ou a irrigação precária do cérebro causando os AVC, também chamados de derrames.
O sistema circulatório do nosso corpo é algo fantástico. Consiste de artérias e veias que carregam sangue e consequentemente oxigênio para cada milímetro de tecido do nosso corpo. As artérias carregam sangue vermelho vivo, carregado de oxigênio do coração para irrigar o resto do corpo, e nossas veias, carregam o sangue escuro, rico em gás carbônico, de volta pro sistema cardio-respiratório.


Essas artérias e veias, se cortadas e colocadas umas na frente das outras, se estendem por quase 100 mil km, é isso mesmo que você leu. Em um único dia, nossos pouco mais de 5 litros de sangue, viajam uma distância de quase 20 mil km dentro dessas artérias e veias.


Agora o importante aqui é saber que essas artérias e veias, se contraem e se expandem, dependendo das reações químicas que seu sistema nervoso central as coordena. Digamos que você sofra um grave acidente e tenha a perna amputada na pancada. Imediatamente as artérias da sua perna vão se contrair para tentar conter o sangramento. Quando seu corpo está exposto ao frio, suas artérias e veias se contraem, para que o sangue se concentre em maior quantidade em torno do seu tórax para manter os órgãos vitais funcionando. Suas extremidades (pés, mãos, nariz, orelhas, etc) vão receber menos sangue e por isso é que elas ficam geladas e doem, porque as artérias e veias se contraíram.


Artérias e veias são como músculos, que se não forem exercitados nesse ato de contração e dilatação, ficam flácidas como outros grupos musculares. E tem muita gente ai, magra e musculosa, com barriga de tanquinho, que tem o sistema circulatório "preguiçoso", "flácido".


A boa notícia é que existe uma maneira de exercitar seu sistema circulatório e cardio-respiratório além dos exercícios e dietas, tornando você uma pessoa muito mais forte, com mais energia e resistente/imune a muitos tipos de doenças.


Agora eu quero que você pare a leitura aqui e vá pesquisar no Google os termos "método Wim Hof". Para que vocês entendam sobre o que estou falando. Vá ler, leia bastante sobre o assunto, sem pressa e depois volte aqui (ou não).


Com exercícios respiratórios, meditação e exposição ao frio, nosso sistema circulatório é ativado e exercitado.


Eu descobri sobre o Wim Hof, conhecido como Iceman, o Homem de gelo, agora em Abril quando estive nos EUA. E comecei a praticar a técnica desde que voltei pro Brasil no mês seguinte. Fazem mais de 6 meses que faço os exercícios respiratórios 20 minutos por dia, medito e não tomo mais banho com água quente. Posso contar nos dedos das duas mãos o número de banhos de água quente que tomei nesses meses todos. Diariamente todo banho que eu tomar é na água fria, não importa se lá fora está frio ou calor.


Pessoal, MUDOU minha vida. Eu já estava muito bem de saúde porque me exercito 6 dias por semana e controlo bastante minha alimentação já faz tempo. Mas depois que comecei a também fazer isso, eu simplesmente sequei o resto de gordura que tinha no corpo, me sinto mais feliz, motivado, com energia de sobra, criativo e tive um grande aumento de testosterona. Esse aumento da testosterona primeiro percebi no ganho muscular mais acelerado em relação aos anos anteriores de musculação. E depois percebi que minha libido aumentou bastante (o negócio é comer cu e buceta). Até na hora de "virar o zóio" com as "primas", a performance melhorou demais, falo sem ter vergonha, porque é fato.


Portanto quero indicar o livro que me indicaram lá e mudou minha vida pra muito melhor. O nome do livro é:

What Doesn’t Kill Us: How Freezing Water, Extreme Altitude and Environmental Conditioning Will Renew Our Lost Evolutionary Strength

O nome do autor é Scott Carney.


Eu achei o livro na Amazon Br e na Saraiva, deve ter em outras lojas também. Se você tem condições de ler em inglês vale a pena. E existe no Youtube vários vídeos sobre o Wim Hof. Abaixo o TED talk que onde ele falou anos atrás.


Recentemente comprei o curso de 10 semanas do site dele. Valeu a pena.


Eu sei que parece que estou vendendo um produto aqui, mas percebam que não tem nenhum link onde eu vou ganhar uma comissão. Se estou compartilhando isso é porque experimentei e deu muito certo. Mudou a minha vida de verdade e pode mudar a de vocês também, independente do seu sexo, idade e condição física atual.


Como essa página aqui só vai continuar ativa até esse fim de semana, quis compartilhar com vocês essa última experiência. Informação é poder, informação muda sua vida.


Se você consegue ler e compreender inglês, dê um jeito de arranjar o livro do Scott Carney que indiquei. Se não, tente se informar com o conteúdo que existe em português na internet.


A única advertência que faço é que caso vocês se informem e decidam tentar o método, vão no médico antes fazer um checkup completo pra ver se vocês podem forçar o sistema circulatório assim, ainda mais pra quem toma algum tipo de medicamento. E claro, exercícios e dieta.


É isso. Nada mais a dizer, acho que o textão ai serviu pra dizer o que eu precisava.









Tentem, vocês não vão se arrepender.
Responda-o
#14
É por essas e outras que ainda vou fazer chi kung, respiração é chi, é energia. Pode até não ser de verdade, mas esses exercícios melhoram e muito a saúde. Eu tenho certeza disso. Mas sabe como é que os ocidentais são bocós, então vc tem que fazer uns exercícios e dar a eles outros nomes...
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#15
muito interessante...
Responda-o
#16
Estou a dois dias fazendo esse exercício de respiração.
Na fase dos power breaths quando chego no 30 sinto meus pés e mãos formigando e a pupila fica bem dilatada(isso é normal?). Após os exercícios realmente se sente uma paz e uma revigorada na energia.
O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons.
Responda-o
#17
Interessante ...

Vou começar a fazer, daqui a algum tempo posto o feedback.

Responda-o
#18
(20-11-2017, 10:44 PM)Mr. Rover Escreveu: Eu citei o método do Wim Hof ontem no chat e como disseram já haver um tópico falando sobre, e uparam, quero aproveitar pra deixar colado ai o texto que escrevi pra página do meu blog essa noite.


Nos últimos 6 meses venho praticando diariamente os exercícios de respiração, estou tirando uns minutos por dia pra meditar e tomo banhos frios desde então. Já virou um hábito semelhante ao que tenho de me exercitar já há bom numero de anos.


O que posso dizer, resumidamente, antes de colar o texto para quem estiver interessado em ler, é que mudou minha vida. E estou empolgado com a possibilidade de poder experimentar o método da maneira "certa" que é com temperaturas negativas, já que o local que estarei de mudança na próxima semana, recebe inverno com neve e temperaturas negativas.


No texto indico o livro que me apresentou ao cidadão chamado Wim Hof e seus talentos. Vou deixar em spoiler pra não poluir o tópico.


Spoiler Revelar

Neste sábado completei um experimento de 6 meses, que pratiquei com muita dedicação e concentração. Algo que mudou minha vida pra melhor e continuarei praticando pro resto da vida. Se eu ainda tivesse o blog funcionando, com certeza faria um artigo de mais de 10 mil palavras sobre o assunto, porque isso pode salvar vidas. Mas creio que um "textão" aqui vai servir e vou indicar um livro, uma "leitura obrigatória" para quem quiser tentar, leitura que infelizmente só vai servir pra quem entende inglês.


Vou tentar explicar o melhor possível em poucas palavras para que vocês entendam.
Quando falamos de levar uma vida saudável, sempre são citados os dois pilares básicos para isso: exercícios físicos e alimentação saudável/dieta.
Comer menos e com mais qualidade, e se exercitar, aumentado sua massa muscular e sua capacidade cardio-respiratória, faz diferença na vida de qualquer um. Sem segredos aqui.


Mas as pessoas esquecem que no nosso corpo tem muito mais que isso. No mundo todo, as duas doenças que mais matam anualmente são duas doenças vasculares, o entupimento das coronárias, provocando os infartos ou a irrigação precária do cérebro causando os AVC, também chamados de derrames.
O sistema circulatório do nosso corpo é algo fantástico. Consiste de artérias e veias que carregam sangue e consequentemente oxigênio para cada milímetro de tecido do nosso corpo. As artérias carregam sangue vermelho vivo, carregado de oxigênio do coração para irrigar o resto do corpo, e nossas veias, carregam o sangue escuro, rico em gás carbônico, de volta pro sistema cardio-respiratório.


Essas artérias e veias, se cortadas e colocadas umas na frente das outras, se estendem por quase 100 mil km, é isso mesmo que você leu. Em um único dia, nossos pouco mais de 5 litros de sangue, viajam uma distância de quase 20 mil km dentro dessas artérias e veias.


Agora o importante aqui é saber que essas artérias e veias, se contraem e se expandem, dependendo das reações químicas que seu sistema nervoso central as coordena. Digamos que você sofra um grave acidente e tenha a perna amputada na pancada. Imediatamente as artérias da sua perna vão se contrair para tentar conter o sangramento. Quando seu corpo está exposto ao frio, suas artérias e veias se contraem, para que o sangue se concentre em maior quantidade em torno do seu tórax para manter os órgãos vitais funcionando. Suas extremidades (pés, mãos, nariz, orelhas, etc) vão receber menos sangue e por isso é que elas ficam geladas e doem, porque as artérias e veias se contraíram.


Artérias e veias são como músculos, que se não forem exercitados nesse ato de contração e dilatação, ficam flácidas como outros grupos musculares. E tem muita gente ai, magra e musculosa, com barriga de tanquinho, que tem o sistema circulatório "preguiçoso", "flácido".


A boa notícia é que existe uma maneira de exercitar seu sistema circulatório e cardio-respiratório além dos exercícios e dietas, tornando você uma pessoa muito mais forte, com mais energia e resistente/imune a muitos tipos de doenças.


Agora eu quero que você pare a leitura aqui e vá pesquisar no Google os termos "método Wim Hof". Para que vocês entendam sobre o que estou falando. Vá ler, leia bastante sobre o assunto, sem pressa e depois volte aqui (ou não).


Com exercícios respiratórios, meditação e exposição ao frio, nosso sistema circulatório é ativado e exercitado.


Eu descobri sobre o Wim Hof, conhecido como Iceman, o Homem de gelo, agora em Abril quando estive nos EUA. E comecei a praticar a técnica desde que voltei pro Brasil no mês seguinte. Fazem mais de 6 meses que faço os exercícios respiratórios 20 minutos por dia, medito e não tomo mais banho com água quente. Posso contar nos dedos das duas mãos o número de banhos de água quente que tomei nesses meses todos. Diariamente todo banho que eu tomar é na água fria, não importa se lá fora está frio ou calor.


Pessoal, MUDOU minha vida. Eu já estava muito bem de saúde porque me exercito 6 dias por semana e controlo bastante minha alimentação já faz tempo. Mas depois que comecei a também fazer isso, eu simplesmente sequei o resto de gordura que tinha no corpo, me sinto mais feliz, motivado, com energia de sobra, criativo e tive um grande aumento de testosterona. Esse aumento da testosterona primeiro percebi no ganho muscular mais acelerado em relação aos anos anteriores de musculação. E depois percebi que minha libido aumentou bastante (o negócio é comer cu e buceta). Até na hora de "virar o zóio" com as "primas", a performance melhorou demais, falo sem ter vergonha, porque é fato.


Portanto quero indicar o livro que me indicaram lá e mudou minha vida pra muito melhor. O nome do livro é:

What Doesn’t Kill Us: How Freezing Water, Extreme Altitude and Environmental Conditioning Will Renew Our Lost Evolutionary Strength

O nome do autor é Scott Carney.


Eu achei o livro na Amazon Br e na Saraiva, deve ter em outras lojas também. Se você tem condições de ler em inglês vale a pena. E existe no Youtube vários vídeos sobre o Wim Hof. Abaixo o TED talk que onde ele falou anos atrás.


Recentemente comprei o curso de 10 semanas do site dele. Valeu a pena.


Eu sei que parece que estou vendendo um produto aqui, mas percebam que não tem nenhum link onde eu vou ganhar uma comissão. Se estou compartilhando isso é porque experimentei e deu muito certo. Mudou a minha vida de verdade e pode mudar a de vocês também, independente do seu sexo, idade e condição física atual.


Como essa página aqui só vai continuar ativa até esse fim de semana, quis compartilhar com vocês essa última experiência. Informação é poder, informação muda sua vida.


Se você consegue ler e compreender inglês, dê um jeito de arranjar o livro do Scott Carney que indiquei. Se não, tente se informar com o conteúdo que existe em português na internet.


A única advertência que faço é que caso vocês se informem e decidam tentar o método, vão no médico antes fazer um checkup completo pra ver se vocês podem forçar o sistema circulatório assim, ainda mais pra quem toma algum tipo de medicamento. E claro, exercícios e dieta.


É isso. Nada mais a dizer, acho que o textão ai serviu pra dizer o que eu precisava.









Tentem, vocês não vão se arrepender.

Muito bom @Rover. É isso mesmo, o método é eficiente, funciona e pode incorporar uma evolução drástica na saúde e vitalidade do indivíduo. Com temperaturas abaixo de 0ºC a pegada é outra, mais demorado pra adaptar, mas consequentemente o organismo se torna de aço. Desfrute do gelo aí, é uma ótima oportunidade. Aqui no BR ja elvis o frio por esse ano...Incrivelmente deu um dia com 8ºC aqui em SC em novembro, então ja foi possível ter mais um "dejavi" do frio...mas agora se foi de vez, só em abril do ano que vem.

Talvez eu não faça 100% igual ao método que ele vende e etc, faço algumas modificações de acordo com o que conheço (como ta aí no tópico) e tambem funciona. Tenho usado esses métodos do WIM HOF + LDN (low dose naltrexone) e minha disposição ta quase tão turbinada como quando estou on-fire, só que agora natural.

(21-11-2017, 08:58 AM)Nicolau Maquiavel Escreveu: Estou a dois dias fazendo esse exercício de respiração.
Na fase dos power breaths quando chego no 30 sinto meus pés e mãos formigando e a pupila fica bem dilatada(isso é normal?). Após os exercícios realmente se sente uma paz e uma revigorada na energia.

Normal, nada de errado. Talvez você tenha uma oxigenação fraca atualmente, mas com o tempo provavelmente sumirão esses "sintomas".
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o
#19
Inaugurada ALA DAVID CARRADINE da Real.


http://comomorreu.com/depois-do-ano-2000...carradine/


[Image: corpo_david_carradine3.jpg]


Seguindo a lógica da postagem quem ronca e tem apnéia do sono já faz os exercícios de revitalização automaticamente.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#20
Muito bom Bill, comecei a fazer os exercícios dias atrás, minha oxigenação é horrível e minha imunidade é péssima, quero melhorar isso, não consigo prender a respiração por muito tempo, mas vou continuar fazendo os exercícios e depois volto para comentar o processo e o resultado...
 

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)