Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 4.33 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Relevância do que se fala
#1
Venho trazer uma reflexão a repeito de algo muito recorrente em nosso cotidiano, acredito que a maioria irá identificar-se com o que será exposto aqui. Em alguns trechos eu usei a 2ª pessoa para tentar passar a mensagem diretamente, isso pode ter soado agressivo em algumas partes, mas lhes asseguro que agredir não é o propósito.

Todos nós queremos espaço para expressar ideias, emitir opiniões, ter direito a escolha e etc. Contudo, podemos realmente dizer qualquer coisa? Será que temos o direito de sermos ouvidos independente do que dissermos?

Não seja o tipo de pessoa que tem opinião sobre tudo o que não conhece, é bem simples: se você não estudou o assunto, não leu sobre o tema de fontes confiáveis, não assistiu documentários, não teve nenhuma experiência de vida relacionada, então você não sabe o que está falando, logo é melhor que fique  calado! Faça um exercício mental, quantas vezes você expressou-se a respeito de algo que não tinha a menor ideia de como funcionava? Quantas vezes você mudou de opinião a respeito de algo depois que passou a conhecer a fundo?

A esmagadora maioria das pessoas tem opinião sobre tudo e falam com uma convicção que apenas é superada pela imbecilidade do discurso verborrágico. Por exemplo: 

1) Quando um time perde é normal que comentemos quais são os “erros”, que achamos que o técnico cometeu, os jogadores que achamos que deveriam ser escalados e etc,mas será que realmente houveram erros? Será que você não está levando em consideração sua visão do sofá com direito a replay do lance, ou sua visão privilegiada lá do alto da arquibancada ? Então se o time fosse colocado em seu comando você faria melhor?

2) Se um lutador de MMA perde, você sempre sabe dizer o que ele deveria ter feito para vencer, mas você já pisou em um ringue? Sabe lutar? Há quanto tempo você acompanha lutas? Por que você acha que o lutador deveria fazer diferente?


3) Já experimentou perguntar a alguém qual o problema do Brasil? O que deve ser feito para melhorá-lo? O povo geralmente já tem a reposta na ponta da língua, mesmo sem nunca ter refletido sobre o assunto, sem ter estudado nada a respeito, sem procurar  informar-se sobre a situação atual do país.

Existem diversos outros exemplos e com certeza vocês irão lembrar de vários. 

Algumas pessoas estão com a ilusão de conhecimento tão enraizadas que quando seus argumentos são confrontados, e se vêem diante da verdade , de fatos concretos, utilizam-se de agressão pessoal e falácias porque não querem “perder” a discussão, fazer isso é mais fácil do que aceitar que estavam erradas o tempo todo. Este tipo de atitude acontece com frequência no Brasil,redes sociais e discussões cotidianas são prova disso. É muita gente achando que sabe, muita gente que se afoga em soberba e mediocridade. Experimente tentar retirar essas pessoas da lama intelectual ou participe de algum debate que você não possa evitar e prepare-se para ver como a mente humana tenta proteger-se de admitir que está errada.

O que eu quero dizer é : não tente explicar uma situação, um tema, ou qualquer coisa para alguém como se fosse um especialista se você não for. Quando é um assunto irrelevante ou que seja relevante apenas para você, diga e faça o que quiser, do contrário saiba o que está fazendo. 

Exemplo: 

Se você vai a uma festa com sua namorada e ela pergunta:

Sua namorada: __Amor, devo ir com o vestido branco ou preto?
Você:__ Vá com o vestido preto amor.

Neste caso é sua opinião, o que você disser apenas interessa a você e ela. 

Se um assunto é sério tudo muda, qualquer argumento deve ser embasado em fatos, o que você acha torna-se irrelevante perante o que realmente aconteceu. Você que ter credibilidade? Quer ser um homem respeitável, então saiba o que fala! Antes que você encontre no seu caminho um homem crível e respeitável com total confiança em seu conhecimento, que o ponha em seu lugar.

Meu objetivo aqui não é dizer pra que todos fiquem calados o tempo todo, longe disso, muitas de nossas conversas do dia a dia são inócuas, você pode continuar comentando ( e comentar é bem diferente de achar que é um especialista)  do seu time, daquele lutador que você gosta ou de qualquer outra coisa que queira, mas saiba distinguir a relevância e seriedade dos assuntos que você trata. Uma coisa e falar sobre o "Pés de cana Futebol Clube", outra é falar sobre assuntos que nos atingem diariamente enquanto nação e individuo.

Admita que não sabe, só da pra resolver um problema quando toma-se consciência dele.
Responda-o
#2
Experiência conta muito, mas não acho que o cara nunca ter feito algo faça com que ele não saiba como funciona a coisa...


Ex: A Alemanha goleou o Brasil na última Copa e até quem nunca assistiu uma partida de futebol na vida sabe explicar exatamente o que houve de errado e simplesmente foi o trabalho em equipe a a seriedade da Alemanha com o esporte, enquanto brasileiro tava mais preocupado em usar chuteira cor de rosa e tirar selfies...

Mas concordo que com assuntos mais pertinentes, tem que saber bastante sobre o assunto antes de iniciar o debate, já vi vários postando tópicos no antigo MR pedindo ajuda com fulano de tal para debater sobre algo que estava perdendo...claro que discutir com feminista e/ou esquerdista é perda de tempo, mas quando é parente ou conhecido próximo, não acho perda de tempo, até tenho vários parentes que defendiam a unhas e dentes o PT e hoje em dia eu só chego na frente deles e digo "te falei"...e todos eles lembram como perderam tempo discutindo comigo enquanto eu estava certo...
Responda-o
#3
(14-12-2015, 03:52 PM)Chris Kyle Escreveu: Experiência conta muito, mas não acho que o cara nunca ter feito algo faça com que ele não saiba como funciona a coisa...


Ex: A Alemanha goleou o Brasil na última Copa e até quem nunca assistiu uma partida de futebol na vida sabe explicar exatamente o que houve de errado e simplesmente foi o trabalho em equipe a a seriedade da Alemanha com o esporte, enquanto brasileiro tava mais preocupado em usar chuteira cor de rosa e tirar selfies...

Realmente da pra se saber muita coisa mesmo sem ter experiência, quando escrevi o texto a intenção não era criticar pessoas inexperientes em algo, mas sim pessoas que mesmo sem o conhecimento necessário insistem em debater como se fossem exímias conhecedoras desse algo, pode-se compensar falta de experiência com conhecimento e preparo.

(14-12-2015, 03:52 PM)Chris Kyle Escreveu: Mas concordo que com assuntos mais pertinentes, tem que saber bastante sobre o assunto antes de iniciar o debate, já vi vários postando tópicos no antigo MR pedindo ajuda com fulano de tal para debater sobre algo que estava perdendo...claro que discutir com feminazi e/ou esquerdista é perda de tempo, mas quando é parente ou conhecido próximo, não acho perda de tempo, até tenho vários parentes que defendiam a unhas e dentes o PT e hoje em dia eu só chego na frente deles e digo "te falei"...e todos eles lembram como perderam tempo discutindo comigo enquanto eu estava certo...

Quando a pessoa é próxima eu também acho válido debater para tentar ajudar. Conheço gente (inclusive parentes) que defendiam o PT e agora fingem que nunca votaram nesse partido. Tentar mostrar a realidade para este tipo de pessoa é muito difícil .
Responda-o
#4
Com assuntos complexos é válido sempre ter um estudo sério a respeito para saber onde está pisando. Não há o que perder, só a ganhar. Experiência também é relevante, mas muitas pessoas só com a experiência sabem apenas que "algo está errado" ou "isso não está certo", mas não sabem dizer o que é e como combater ou como resolver. Experiência somado com conhecimento sempre será o caminho mais seguro e eficaz.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Responda-o
#5
UP.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#6
As pessoas têm necessidade de parecerem eruditas em tudo o que dizem. A falta de humildade as cega para a possibilidade de estarem erradas, como se estivessem acima do que é ser humano; errar.
Com isso elas tendem a se afundar cada vez mais na ignorância, ao invés de reconhecerem sua mediocridade e tentar superar isso, através do desenvolvimento em relação ao tema que se propõem a discutir.
Pessoalmente, eu tento sempre ouvir os dois lados, tirar o certo de cada um deles e tomá-los para mim. Acho que é o melhor caminho para a sabedoria.
Ótimo tópico, e ótima reflexão, confrade!
 Rm 8:28
Responda-o
#7
Quanto mais idiota é uma pessoa, mais opinião formada ela tem sobre tudo. Os idiotas são especialistas em tudo. Não existe um assunto que eles não consigam opinar com firmeza. Eu já cansei de ver idiotas sem conhecimento nenhum vomitando asneiras e impondo a sua opinião errada pros outros como verdade absoluta.

Só quem sabe ouvir o que os outros tem para dizer e ponderar no que vai falar é o sábio.

Eu prefiro seguir o que a Bíblia ensina:

Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha. Proverbios 18:13.

O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. Proverbios 21:23.

O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.  Proverbios 13:3.

O coração do justo medita no que há de responder; Proverbios 15:28.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#8
Não é à toa que ninguém gosta de falastrões.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#9
(14-01-2017, 08:37 PM)Tesla Escreveu: Não é à toa que ninguém gosta de falastrões.
2 e dando um Up
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#10
(14-01-2017, 06:27 PM)Libertador Escreveu: Quanto mais idiota é uma pessoa, mais opinião formada ela tem sobre tudo. Os idiotas são especialistas em tudo. Não existe um assunto que eles não consigam opinar com firmeza. Eu já cansei de ver idiotas sem conhecimento nenhum vomitando asneiras e impondo a sua opinião errada pros outros como verdade absoluta.

Só quem sabe ouvir o que os outros tem para dizer e ponderar no que vai falar é o sábio.

Eu prefiro seguir o que a Bíblia ensina:

Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha. Proverbios 18:13.

O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. Proverbios 21:23.

O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.  Proverbios 13:3.

O coração do justo medita no que há de responder; Proverbios 15:28.
Gostei da abordagem.

É um tópico que merece uma releitura. Serviu de muita reflexão pra mim.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk
Responda-o
#11
(14-01-2017, 06:27 PM)Libertador Escreveu: Quanto mais idiota é uma pessoa, mais opinião formada ela tem sobre tudo. Os idiotas são especialistas em tudo. Não existe um assunto que eles não consigam opinar com firmeza. Eu já cansei de ver idiotas sem conhecimento nenhum vomitando asneiras e impondo a sua opinião errada pros outros como verdade absoluta.

Exemplo prático: a quantidade de imbecis que surgiu da noite para o dia colocando Donald Trump como o maior monstro da história da humanidade. Até ontem, sequer sabiam quem era esse sujeito, mas hoje se sentem confortáveis para impor suas opiniões inúteis sobre a política dos Estados Unidos, sem saber nem quem são os vereadores de sua própria cidade.
Responda-o
#12
Por incrível que pareça, olha quem falou sobre isso esses dias:

https://www.facebook.com/socialistadeiph...222070581/

Esse é outro problema sério também, o bando de artista esquerdista, dando palpite errado sobre temas sobre os quais eles não possuem o menor conhecimento.
Responda-o
#13
(05-03-2017, 06:22 PM)Mr. High Stakes Escreveu: Por incrível que pareça, olha quem falou sobre isso esses dias:

https://www.facebook.com/socialistadeiph...222070581/

Esse é outro problema sério também, o bando de artista esquerdista, dando palpite errado sobre temas sobre os quais eles não possuem o menor conhecimento.
Ela se colocou no lugar dela, Afirmando que o que sabe fazer é só cantar, nada mais do que isto.  

Mostrou claramente que não sabe porra nenhuma de politica.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#14
(05-03-2017, 07:12 PM)Gângster Escreveu:
(05-03-2017, 06:22 PM)Mr. High Stakes Escreveu: Por incrível que pareça, olha quem falou sobre isso esses dias:

https://www.facebook.com/socialistadeiph...222070581/

Esse é outro problema sério também, o bando de artista esquerdista, dando palpite errado sobre temas sobre os quais eles não possuem o menor conhecimento.
Ela se colocou no lugar dela, Afirmando que o que sabe fazer é só cantar, nada mais do que isto.  

Mostrou claramente que não sabe porra nenhuma de politica.

Única coisa que importa é Lei Rouanet desde que não mexa na "cultura popular brasileira" o carnaval continua.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#15
(05-03-2017, 07:21 PM)Bean Escreveu:
(05-03-2017, 07:12 PM)Gângster Escreveu:
(05-03-2017, 06:22 PM)Mr. High Stakes Escreveu: Por incrível que pareça, olha quem falou sobre isso esses dias:

https://www.facebook.com/socialistadeiph...222070581/

Esse é outro problema sério também, o bando de artista esquerdista, dando palpite errado sobre temas sobre os quais eles não possuem o menor conhecimento.
Ela se colocou no lugar dela, Afirmando que o que sabe fazer é só cantar, nada mais do que isto.  

Mostrou claramente que não sabe porra nenhuma de politica.

Única coisa que importa é Lei Rouanet desde que não mexa na "cultura popular brasileira" o carnaval continua.
Ai já é outra historia......onde a vagabundagem impera......e ninguem faz nada pra mudar.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#16
Dando outro UP, Por ser pertinente para o momento.......... trollface
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#17
Eu já postei alguns textos sobre isso na Macho de Honra, gente que fala demais, conversa demais, ou tenta mostrar alguma superioridade em algo, não tem crédito.

Contei que muitos dos inquilinos de meu pai, que se preocupavam em argumentar demais, falar bastante para demonstrar sabedoria sobre algo, mostrar posses ou entendimento, todos eles, mas TODOS eram mal pagadores.

Mas como tudo que eu digo, vai por mim, galera. Equilíbrio.

O grande problema de não se tornar uma coisa que você odeia, é se tornar o extremo o oposto, uma pessoa chata que não tem opinião formada sobre nada, não discute sobre nada, não tem assunto. Aí já é mais complicado do que se tornar uma pessoa que fala demais porque as pessoas simplesmente não tem o que conversar contigo.

Acredito que uma boa dose de senso de justiça sobre determinados assuntos evita frustrações, discussões inúteis e inimizades.

Eu gostava de Bolsonaro, emitia opiniões sobre ele praticamente o tempo todo, até que algumas pessoas começaram a falar, "olha o mito aí", "olha o fã de Bolsonaro", "olha o bolsonarinho", e jogar as piadinhas... bom, aí eu me liguei que estava virando fanático demais e decidi rever o que eu estava maturando sobre esse cara. Estava totalmente errado... ninguém quer saber disso, e ficar batendo cabeça por causa dos outros e criando polêmicas dentro de casa, com os amigos e colegas, é inútil. Puxei o freio de mão, ninguém me trata mais assim.

Ontem um amigo meu me contou que me vê defendendo a doutrina católica na internet e que apoia meu ponto de vista. Fiquei surpreso porque ele nasceu e foi criado na mesma igreja protestante que eu, apesar de não ser ele católico. Em uma hora dessas qualquer um iria se vangloriar de estar fazendo certas coisas, mas como uma coisa que eu aprendi no convívio social é: as pessoas não gostam de se sentir diminuídas ou afrontadas, quando alguém se vangloriar de alguma coisa sua ou opinião, tire sarro de você mesmo.

Foi o que eu fiz, ao invés de conversar sério sobre o determinado assunto, eu puxei pra zoeira e tirei o assunto de cima de mim... tanto que o assunto continuou rolando, mas não sobre mim. É uma coisa que eu nem me lembrava mais, eu fazia isso na época de professor, fiz isso automático.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#18
(14-01-2017, 06:27 PM)Libertador Escreveu: Quanto mais idiota é uma pessoa, mais opinião formada ela tem sobre tudo. Os idiotas são especialistas em tudo. Não existe um assunto que eles não consigam opinar com firmeza. Eu já cansei de ver idiotas sem conhecimento nenhum vomitando asneiras e impondo a sua opinião errada pros outros como verdade absoluta.

Só quem sabe ouvir o que os outros tem para dizer e ponderar no que vai falar é o sábio.

Eu prefiro seguir o que a Bíblia ensina:

Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha. Proverbios 18:13.

O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. Proverbios 21:23.

O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.  Proverbios 13:3.

O coração do justo medita no que há de responder; Proverbios 15:28.
Joinha  Muito bom.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#19
Me pediram para postar mais alguns versículos bíblicos sobre isso, aqui estão:


Citação:Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente. Provérbios 10:19

Citação:Toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar. Tiago 1:19

Citação:Quem realmente detém o conhecimento é comedido no falar, e quem possui o entendimento demonstra alma tranquila. Provérbios 17:27

Citação:Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam poucas as tuas palavras. Eclesiastes 5:2

Citação:O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Lucas 6:45

Citação:A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados. Provérbios 18:21

Citação:Das muitas ocupações surgem sonhos; do muito falar nasce a conversa inútil e perversa. Eclesiastes 5:3

Citação:Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados. Mateus 12:36-37

Citação:O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios. Provérbios 20:19

Citação:Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Salmos 34:12-13


Temos que aprender a eloquência do silêncio. Eu digo a palavra "temos" porque eu também me incluo no grupo. Temos que aprender a dominar nossas palavras e o temperamento impulsivo. Se não aprendermos a dominar as nossas palavras e temperamentos seremos escravos das nossas emoções. Estaremos sujeitos a elas.

Reter as palavras não é só para o bem do próximo, mas para o nosso próprio bem, pois com a prática o temperamento natural, apaixonado, será mantido em submissão, fazendo com que tenhamos mais domínio próprio na vida e sem sofrer arrependimentos por ter falado coisas erradas no calor da emoção.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#20
Ou como os mineiros às vezes falam, "tem hora que é minhó calá" trollface
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)