Postagens: 37
Tópicos: 5
Ingressou: Jul 2015
Reputações:
1
Boa tarde companheiros, venho aqui relatar sobre minha segunda batalha perdida, uma batalha contra min mesmo.
Atualmente estou quase terminando o ensino superior em uma excelente universidade pública. Fato é, que não me sinto preparado emocionalmente para encarar um mercado de trabalho, baseado em experiências que tive dentro da universidade. Acho que tenho sérios problemas com ansiedade. Não importa o quanto eu me prepare para uma apresentação, o quanto eu domine o assunto, sempre deixo transparecer o nervosismo. A voz começa a tremer, a fala acelera e o fim todos já sabem, aquela sensação de frustração por saber que poderia ter feito muito mais, mas não fez.
Recentemente tive minha segunda derrota em uma apresentação, e novamente aquela frustração como da primeira vez. A princípio isso pode parecer um mimimi, mas não é, começo a pensar que nunca conseguirei atingir uma posição de liderança em qualquer empresa, mesmo que intelectualmente capacitado. O olhar de pena das pessoas, vendo o seu desconforto ali estampado na cara, é ainda pior que a frustração.
Talvez seja o momento de tentar remédios ou algum tratamento natural. Não espero me tornar um grande orador, sei que muitas vezes isso é um dom que alguns tem e outros não, mas espero conseguir superar esse transtorno que me limita.
Abraços.
"Always do your best. What you plant now, you will harvest later, Og Mandino"
Postagens: 1,619
Tópicos: 15
Ingressou: Jan 2016
Reputações:
238
Veja que vc já lista seu infortúnio como "segunda derrota", como se estivesse pressupondo a terceira, a quarta e as demais.
Ninguém nasceu sabendo falar em público. É possível que o sujeito tenha alguma habilidade inata, mas mesmo assim deve ser trabalhada. Me parece que vc tem pouca confiança em si mesmo.
Antes de qualquer coisa, procure detectar a origem do seu problema. Vc se referiu à ansiedade, muito bem; por que fica ansioso? O que te tira a paz? Se for mesmo falta de confiança, pergunte-se: "quais os meus pontos fortes, e os fracos em que posso melhorar?".
Pode parecer bobo, mas a partir de uma autoanálise, vc pode identificar as raízes de muitas dificuldades da vida prática. Não caia diretamente em remédios ou tratamentos, busque primeiramente se conhecer.
Vc pode fazer tudo o que quiser. Só não deixe nunca alguém te convencer do contrário.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Reputações:
1
Acredito que possa ser uma questão de auto-confiança, me critico muito, quero que as coisas sejam sempre perfeitas, mas o medo de errar e passar vergonha na frente dos outros me atrapalha. Já fiz uma auto-análise, e realmente tenho certos problemas sociais, sempre fui fui muito reservado e de falar pouco, dificilmente me enturmo com pessoas que não conheço, fico sempre ali limitado naquele mesmo grupo de amigos.
Postagens: 365
Tópicos: 9
Ingressou: Sep 2016
Reputações:
16
(16-09-2016, 03:54 PM)Thomas Andrews Escreveu: Acredito que possa ser uma questão de auto-confiança, me critico muito, quero que as coisas sejam sempre perfeitas, mas o medo de errar e passar vergonha na frente dos outros me atrapalha. Já fiz uma auto-análise, e realmente tenho certos problemas sociais, sempre fui fui muito reservado e de falar pouco, dificilmente me enturmo com pessoas que não conheço, fico sempre ali limitado naquele mesmo grupo de amigos.
Bem, primeiramente, você está se formando em quê?
Acredito que sua falta de traquejo social esteja te trazendo alguns problemas.
Vamos em partes:
Não adianta fazer algo pensando em perder, o problema está em grandes expectativas a serem alcançadas, foda-se as grandes expectativas, quando eu vou em encontro com mulheres por exemplo, não crio grandes expectativas de trocar uns beijos e muito menos transar, a principio quero encontrá-la, conversar e secundariamente trocar uns beijos e transar com ela.
Por que eu faço isso? Creio que a vida seja muito curta para criar expectativas futuras para algo que pode não ocorrer, esse é o seu problema: criar expectativas para coisas que podem não ocorrer, isso está te matando cara.
Cara, você não precisa ser amigo de todos, mas, seria interessante que você selecionasse melhor suas amizades, ninguém quer viver sozinho, troca de experiências é algo inerente a todos os seres humanos, pois, esse tópico por exemplo, embora tenham muitos anônimos, é um espaço para isso.
Impossível passar quatro ou cinco anos na Universidade sem se relacionar com as pessoas.
Sempre fui sociável, meus vizinhos me respeitam - alguns me admiram - a vida é assim, todo homem, é um animal social.
Do momento que você melhorar sua sociabilidade com os demais, você melhora todo o conjunto da obra.
Postagens: 483
Tópicos: 35
Ingressou: Aug 2015
Reputações:
47
Vc definitivamente NÃO se preparou o suficiente. Quando se está completamente preparado, se fala até com tom de voz mais calmo. Quanto mais preparado vc estiver, melhor vc vai se sair.. já dizia o Muricy Ramalho, ex técnico de futebol
Postagens: 2,304
Tópicos: 12
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
354
17-09-2016, 10:18 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 17-09-2016, 10:22 AM por Bean.
Motivo: complementação
)
E eu pensando que a dificuldade era arrumar um emprego...
Erros bobos que todos passam com fáceis resoluções teórica de média dificuldade de implementação na prática.
Amigo, não leve a vida tão a sério, o ótimo não é inimigo do bom.
Conhece o assunto ? é o melhor no determinado assunto ? é o super fodarel no conteúdo ? Então humildade.
São N fatores, você realmente dominava o conteúdo ? você estava nervoso ansioso por qual motivo ? para impressionar a banca, para impressionar a si mesmo ( ??? ) para mostrar o quão bom você é ? não sabia o assunto ? o seu amor estava assistindo ? falta de experiência ?
Só se aprende falar bem em público falando em público, no começo todos tremem, todos erram, todos ficam nervosos...coisas normais que todos passam e sempre vão passar.
Não se cobre tanto, não se julgue tanto, deixe isso para os outros.
Na sua terceira apresentação se seguir esses rumos vai falhar, e vai continuar falhando, por um simples motivo fazer tudo sempre igual...
A sua desculpa é a trava sociável, ser sociável, ser popular ( risadas de fundos), ser aplaudido de pé com entusiasmo e vunvunzelas de fundo... obviamente como bem disse o Sociólogo isso ajuda sim, mas o que ajuda é remover essa sua trava mental.
Sem falar que a "fluidez" da apresentação é fundamental... vamos lá.
Primeiro é necessário conhecer sua banca, seus "ouvintes", conhecer o domínio deles, a área deles, e nesse ponto cuidar ao falar, e falar muito bonito... é extremamente normal sentir-se ansioso, nervoso, começar a falar rápido a língua travar..... ( Cuidado aqui, não vai perder mais tempo pesquisando a vida alheia do que a própria apresentação ( não sei porque estou falando isso de tão óbvio que é ) simplesmente jogue o nome do cara no Lattes e dar uma lida em 30s nas especializações, e xau não se esquente a cabeça com isso, se o cara tem pós doutorado em fukushina sobre reatores nucleares não é pra ficar nervosinho e se matar antes da apresentação) e faça me um favor e não use isso de desculpa para pesquisar a vida alheia) é apenas para você conhecer o "inimigo" no mair estilo Sun Tzu.
Vamos a um exemplo:
Da pra amenizar isso na apresentação, qual o momento que tu fica mais nervoso ? No início ? Então no inicio tu vai enrolar até passar o nervosismo, a mas eu tenho 20 minutos de apresentação vai usar o momento de explicar a apresentação ler o título dizer o nome o que ta fazendo ali e tal como um relaxante, qual o momento que começa a ficar ansioso ? no começo também ? no Final ? porque ? não consegue acabar no tempo determinado ( mal planejamento), começa a travar no meio da apresentação ? então nesse momento tu vai tomar uma água, retomar um slide já apresentado, falar algumas experiencias fora do slide... dar uma respirada e depois embala.
Até diria para contar uma piada ( mas se a maioria não der risada é capaz de você sair chorando, então prefiro omitir essa parte), aqui sim precisa ter bala na agulha.
Apenas faça o seu melhor sem cobrança da perfeição.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Postagens: 2,304
Tópicos: 12
Reputações:
354
Acabou o tempo para edição...
Mais uma dica, eu não gosto dessa, mas alguns gostam de fazer resumos ou índices da apresentação para seguir uma linha, ou para não ficar muito prendido no slide ou para ganhar auto confiança se a luz acabar e o data-show desligar e queimar a lâmpada ( existe neurose para tudo).
A questão é ganhar confiança com isso, mas se tu trava igual uma vara verde ao pegar um papel e levantar o papel vai tremer... vai balançar... vai ser difícil de ler então vai muito de lugar para lugar isso... por ex em um púlpito é excelente mas em um local onde não tem mesa não é tão bom assim...
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Reputações:
16
(17-09-2016, 10:26 AM)Bean Escreveu: Acabou o tempo para edição...
Mais uma dica, eu não gosto dessa, mas alguns gostam de fazer resumos ou índices da apresentação para seguir uma linha, ou para não ficar muito prendido no slide ou para ganhar auto confiança se a luz acabar e o data-show desligar e queimar a lâmpada ( existe neurose para tudo).
A questão é ganhar confiança com isso, mas se tu trava igual uma vara verde ao pegar um papel e levantar o papel vai tremer... vai balançar... vai ser difícil de ler então vai muito de lugar para lugar isso... por ex em um púlpito é excelente mas em um local onde não tem mesa não é tão bom assim...
Você poderia ganhar dinheiro como Coach Bean. Boas dicas.
Postagens: 606
Tópicos: 11
Reputações:
20
17-09-2016, 12:08 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 17-09-2016, 12:10 PM por Rajada.)
Tambem já tive problema nesse sentido confrade. Quem manja bem de falar em Público e o Loki e o Cafastor. Lembro que me deram uma força na época.
Postagens: 396
Tópicos: 21
Reputações:
8
http://consulpam.com.br/wp-content/uploa...%B3ria.pdf
Leia este pequeno artigo e se colocar as dicas na prática, poderá ser um orador bom.
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.
Buwkoski.
Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.
Leg. Bean, fórum mundo realista.
Reputações:
1
(17-09-2016, 10:18 AM)Bean Escreveu: Da pra amenizar isso na apresentação, qual o momento que tu fica mais nervoso ? No início ? Então no inicio tu vai enrolar até passar o nervosismo, a mas eu tenho 20 minutos de apresentação vai usar o momento de explicar a apresentação ler o título dizer o nome o que ta fazendo ali e tal como um relaxante, qual o momento que começa a ficar ansioso ? no começo também ? no Final ? porque ? não consegue acabar no tempo determinado ( mal planejamento), começa a travar no meio da apresentação ? então nesse momento tu vai tomar uma água, retomar um slide já apresentado, falar algumas experiencias fora do slide... dar uma respirada e depois embala.
Até diria para contar uma piada ( mas se a maioria não der risada é capaz de você sair chorando, então prefiro omitir essa parte), aqui sim precisa ter bala na agulha.
Apenas faça o seu melhor sem cobrança da perfeição.
O nervosismo começa a bater um dia antes, perco a fome, sono, mas o ápice mesmo é quando chega a minha vez de apresentar, aíi o coração já acelera, respiração muda. O que mais incomoda é a voz trêmula. Já até pensei em beber algo (álcool) para relaxar antes da apresentação, ou tomar algum calmante, mas isso só seria tapar o sol com a peneira.
Já estou trabalhando para aprimorar ainda mais a minha voz e dicção, não que sejam ruins, mas ainda da pra melhorar. A questão é mesmo somente o nervosismo de falar na frente de pessoas que não sejam do meu circulo social.
Postagens: 1,723
Tópicos: 25
Ingressou: Sep 2015
Reputações:
248
É só tomar umas brejas 1 hora antes e esta tudo resolvido, uma amigo fez isso e arrebentou. Nunca mais teve medo e ansiedade ao dar palestras.
Postagens: 88
Tópicos: 2
Ingressou: Jun 2016
Reputações:
4
Ajuda para um orador iniciante, comece a apresentação contando uma breve história (30 segundos) que quebre o gelo da platéia, e que induza ao assunto do qual você quer tratar. se você não sabe para onde olhar, mantenha a respiração em um nível calmo para controlar a ansiedade e olhe para cada membro da platéia individualmente, tenha em mãos um resumo de cada capítulo da sua apresentação para que não se perca na explicação, seja humilde, se preocupe em explicar apenas aquilo que você aprendeu realmente do assunto que você aborda, para não bater insegurança durante o discurso.
Dica1: um dia ou dois antes da apresentação, foda uma mulher bem gostosa durante todo o dia, isso vai te deixar calmo e confiante.
Dica2: se você está apresentando um trabalho ao qual você domina, encare não como uma apresentação, encare isso como se você estivesse apenas falando para amigos a respeito do assunto no qual você lida durante seu dia-dia. Isso vai tornar seu discurso muito mais natural e pouco forçado.
Reputações:
16
(18-09-2016, 12:15 PM)carioca Escreveu: Ajuda para um orador iniciante, comece a apresentação contando uma breve história (30 segundos) que quebre o gelo da platéia, e que induza ao assunto do qual você quer tratar. se você não sabe para onde olhar, mantenha a respiração em um nível calmo para controlar a ansiedade e olhe para cada membro da platéia individualmente, tenha em mãos um resumo de cada capítulo da sua apresentação para que não se perca na explicação, seja humilde, se preocupe em explicar apenas aquilo que você aprendeu realmente do assunto que você aborda, para não bater insegurança durante o discurso.
Dica1: um dia ou dois antes da apresentação, foda uma mulher bem gostosa durante todo o dia, isso vai te deixar calmo e confiante.
Dica2: se você está apresentando um trabalho ao qual você domina, encare não como uma apresentação, encare isso como se você estivesse apenas falando para amigos a respeito do assunto no qual você lida durante seu dia-dia. Isso vai tornar seu discurso muito mais natural e pouco forçado.
Essa semana tenho a defesa de uma arguição de Mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os caras da banca tem direito de vida e de morte sob a gente, não tem jeito.
Postagens: 88
Tópicos: 2
Reputações:
4
(18-09-2016, 12:37 PM)Sociólogo Escreveu: (18-09-2016, 12:15 PM)carioca Escreveu: Ajuda para um orador iniciante, comece a apresentação contando uma breve história (30 segundos) que quebre o gelo da platéia, e que induza ao assunto do qual você quer tratar. se você não sabe para onde olhar, mantenha a respiração em um nível calmo para controlar a ansiedade e olhe para cada membro da platéia individualmente, tenha em mãos um resumo de cada capítulo da sua apresentação para que não se perca na explicação, seja humilde, se preocupe em explicar apenas aquilo que você aprendeu realmente do assunto que você aborda, para não bater insegurança durante o discurso.
Essa semana tenho a defesa de uma arguição de Mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os caras da banca tem direito de vida e de morte sob a gente, não tem jeito.
UERJ está funcionando? Soube que estava em greve.
Reputações:
16
(18-09-2016, 01:01 PM)carioca Escreveu: (18-09-2016, 12:37 PM)Sociólogo Escreveu: (18-09-2016, 12:15 PM)carioca Escreveu: Ajuda para um orador iniciante, comece a apresentação contando uma breve história (30 segundos) que quebre o gelo da platéia, e que induza ao assunto do qual você quer tratar. se você não sabe para onde olhar, mantenha a respiração em um nível calmo para controlar a ansiedade e olhe para cada membro da platéia individualmente, tenha em mãos um resumo de cada capítulo da sua apresentação para que não se perca na explicação, seja humilde, se preocupe em explicar apenas aquilo que você aprendeu realmente do assunto que você aborda, para não bater insegurança durante o discurso.
UERJ está funcionando? Soube que estava em greve.
Meu conterrâneo, a Uerj se encontra em uma lástima total, na última quinta-feira teve paralisação, e consequentemente não teve aula, graças a Deus as aulas voltaram, passei o primeiro semestre inteiro sem uma alma vida na Universidade. Para as garotas irem no banheiro, alguém tinha que escoltá-las até o banheiro devido aos casos de estupros e tentativa. Um inferno.
Postagens: 296
Tópicos: 3
Reputações:
41
Demóstenes, ultrapassou o problema da gaguez declamando poemas enquanto corria na praia contra o vento e também falava com seixos na boca. Demóstenes venceu a gagueira e se tornou o maior orador da Grécia.
Se Demóstenes conseguiu, você também consegue.
Dicas:
1 - Decore os tópicos mais importantes
2 - Introduza usando uma pequena ilustração como já foi dito acima
3 - Treine o discurso em frente ao espelho falando em voz alta, várias vezes ao dia
4 - Se sentir pressão diante do público, transfira a tensão para algo que você segure (púlpito, microfone, folhas)
5 - Olhe diretamente para as pessoas, mas não fixamente, varie um pouco em cada canto do auditório.
Mas com todas as dicas possíveis, a ansiedade e o frio na barriga nunca somem completamente, só são atenuados e controlados.
Esforça-te, pois, e sê homem. (1 Reis 2.2)
Postagens: 158
Tópicos: 13
Reputações:
12
18-09-2016, 09:09 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 18-09-2016, 09:11 PM por Henry Volk.)
Também estou com este problema. Não sei se é a falta de testosterona pelo fato das masturbações que eu vinha praticando ou simplesmente o nervosismo de falar com as pessoas mesmo.
Lembro-me que eu era muito tímido quando novo, e com o passar do tempo passei a me tornar cara de pau graças ao convívio com certos caras - e também graças aos tempos que eu comecei a pegar umas gatinhas. Porém, ultimamente sinto uma certa apreensão em falar quando estou reunido na catequese e é muita gente. As vezes até falo, mas, geralmente deixo de falar algo que eu REALMENTE queira falar. Se eu falo, falo coisas simples e incisivas para que não fiquem prestando atenção em mim por muito tempo.
Estou tentando vencer este problema. Por ora, vou tentar colocar as dicas impostas aqui no tópico. Posteriormente relato o meu progresso.
Reputações:
16
(18-09-2016, 09:09 PM)Henry Volk Escreveu: Também estou com este problema. Não sei se é a falta de testosterona pelo fato das masturbações que eu vinha praticando ou simplesmente o nervosismo de falar com as pessoas mesmo.
Lembro-me que eu era muito tímido quando novo, e com o passar do tempo passei a me tornar cara de pau graças ao convívio com certos caras - e também graças aos tempos que eu comecei a pegar umas gatinhas. Porém, ultimamente sinto uma certa apreensão em falar quando estou reunido na catequese e é muita gente. As vezes até falo, mas, geralmente deixo de falar algo que eu REALMENTE queira falar. Se eu falo, falo coisas simples e incisivas para que não fiquem prestando atenção em mim por muito tempo.
Estou tentando vencer este problema. Por ora, vou tentar colocar as dicas impostas aqui no tópico. Posteriormente relato o meu progresso.
Você é universitário rapaz?
Postagens: 158
Tópicos: 13
Reputações:
12
Não. Estou estudando pro concurso da EsPCEx.
|