Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Identidade Corporal: O poder revelador da Linguagem Corporal
O Poder Revelador da Linguagem Corporal

Nós não temos um corpo, nós somos um corpo! Um corpo vibrante que respira, sente e se enternece, um corpo vivo que reflete o que somos.

Toda nossa vida está gravada na memória do corpo. É ele que conta toda a verdade de nossa história, dos nossos sentimentos mais imperceptíveis. É um pergaminho no qual estão gravadas as marcas do tempo, importantes senhas da individualidade humana, e a assinatura intransferível da nossa imagem corporal.

Para entender a importância desse mapa e promover as mudanças necessárias, é preciso ter coragem para ir se despindo gradativamente das couraças do passado e abrir canais que favoreçam os movimentos mais livres e expressivos.

O nosso corpo fala! E como fala! Ela capta tudo, de todas as maneiras. Aponta a mentira da palavra, desnuda as falsas convicções, arranca máscaras e expõe as verdades inconscientes através da linguagem expressiva. A postura, as expressões faciais, os movimentos dos olhos, do rosto, das pernas, das mãos, enfim, qualquer gesto, por mínimo que seja, traduz o que as palavras muitas vezes não conseguem expressar.

Os movimentos do corpo têm a mesma importância que a palavra no que se refere à comunicação humana. Esses recursos expressivos riquíssimos favorecem a ligação entre as pessoas e fortalecem a magia da interação social.

A Importância da Linguagem Corporal nas Comunicações

Enquanto estiver planejando a sua apresentação, nunca perca de vista a intenção dos gestos e a movimentação que acompanharão a mensagem oral. O domínio corporal facilita a transmissão da mensagem para a platéia e propicia a comunicação. Os gestos e as expressões faciais, a postura e a movimentação corporal servem para:

• descrever, complementar e reforçar as idéias

• embelezar a fala

• substituir palavras

• dar mais dinamismo à comunicação

• contradizer a fala

• expressar sentimentos

• favorecer o entendimento

• promover a interação com a platéia

• facilitar a transmissão das mensagens

Para que se cumpram estes objetivos, a linguagem corporal deve ser natural, clara, expressiva, pertinente e harmoniosa.

Auto-análise Corporal

A análise da própria linguagem corporal permite identificar os pontos fortes e fracos da nossa comunicação. Daí a importância de se responder às questões:

• Como eu me vejo fisicamente? Aceito, aprecio e valorizo este corpo que sou eu? O que acho mais bonito nele? O que rejeito em mim mesmo?

• Quais as qualidades que mais aprecio mais em mim?

• O que quero mudar em mim, física e psicologicamente?

• Os sinais que emito em meus gestos, na mímica facial, no olhar, na postura, na respiração e na maneira como uso o espaço revelam o ser humano que penso ser?

• Qual a primeira impressão que as pessoas têm de mim?

• Quando as relações interpessoais se aprofundam, o que muda daquela primeira impressão?

• Eu gosto de olhar-me no espelho? Gosto da imagem refletida e do que ela transmite?

• Busco o feedback da imagem que transmito?

• Quando vou começar o meu processo de mudança?

• O que farei para mudar?

Essa auto-análise ajuda a avaliar o atual estágio do comunicador e fornece os prérequisitos para estimular desenvolvimento da linguagem corporal.

Aprimorando a Linguagem Corporal

Habilidades técnicas

Para minimizar as barreiras não-verbais nas apresentações em público:

• Deixe o cenário da apresentação livre para não correr o risco de tropeçar e poder ser mais natural. Estude o espaço com antecedência.

• Estabeleça uma zona de conforto na sua área de atuação para se movimentar com tranqüilidade.

• Não enfie as mãos nos bolsos nem as cruze na frente ou nas costas.

• Mentalmente, divida a platéia em A, B, C e D. Primeiro, olhe para o público como um todo, depois para cada setor; todos, indistintamente, deverão receber sua atenção visual.

• Fique atento para que os seus gestos estejam alicerçados numa ideia que os fortaleçam e ganhem significado na transmissão da mensagem. O gesto precisa ter um objetivo, um motivo, para dar forma ao conteúdo. Faça gestos que convidem a uma receptividade da plateia.

• Evite ficar de costas para a plateia. Mantenha a cabeça erguida e olhe sempre para ela. Não fique olhando para o teto e muito menos para o chão.

• Evite sentar-se durante a exposição. Em pé, a energia está mais concentrada e a linguagem corporal é mais evidente. Apóie-se sobre as duas pernas, que devem estar paralelas. Os peso da estrutura corporal ficará igualmente distribuído sobre os dois pés.

• Imagine o seu corpo sendo puxado por dentro, por um fio que vai do chão ao teto. É um fio flexível e elástico que alonga o corpo numa postura elegante e natural. Mantenha as pernas levemente flexionadas.

• Ande naturalmente pela sua área de atuação, mas sempre ligado à plateia, que acompanha todos os seus movimentos. Por isso faça movimentos harmoniosos e delicados, mas energéticos.

• Deixe o gesto fluir naturalmente. É a mensagem que requisita o movimento gestual.

• Sintonize o gesto com a palavra, buscando um equilíbrio. O movimento deve complementar e reforçar a palavra.

• Os gestos jamais substituirão a falta de conhecimento sobre o assunto. A movimentação gestual pode acentuar, dar mais vida à mensagem, mas não substituir o discurso propriamente dito.

• Evite erguer os braços acima da cabeça e movimentar as mãos além da altura do peito, a não ser que esteja num espaço muito amplo.

• Atenção para os gestos repetitivos. O excesso deles pode transformar-se numa barreira visual.

• Lembre-se de que as expressões faciais e as mãos são grandes facilitadores da sua comunicação.

Habilidades Comportamentais

• O movimento corporal do comunicador incita os movimentos da plateia. Paixão gera paixão, vitalidade gera vitalidade, apatia gera apatia, entusiasmo gera entusiasmo.

• Cuidado com os gestos contraditórios! Se o objetivo é reforçar o espírito de união, a linguagem gestual deve dar forma, cor, textura e consistência a essa ideia.

• Procure seguir os elementos reguladores da gesticulação:

• Os espaços pequenos e descontraídos pedem gestos menores;

• Os espaços abertos, grandes e formais pedem gestos amplos;

• Os gestos vigorosos traduzem sentimentos mais intensos;

• Existe um gesto para cada emoção.

• Erga uma ponte entre a essência do gesto e a força da mensagem. Trabalhe pelo gesto vital, o movimento que dá beleza, plasticidade, consistência e força simbólica à mensagem: gesto e palavra devem estar sintonizados com a excelência do processo comunicativo. Faça a lapidação da linguagem do corpo para simplificar a tradução da mensagem e facilitar a compreensão do ouvinte.

• Não basta que o corpo se expresse, é preciso que ele se comunique de forma eficaz. Alcançaremos esse objetivo se tivermos coragem de fazer uma análise objetiva da força e da agilidade da nossa comunicação não verbal.

• Se o momento, o local, o meio e tipo de mensagem permitirem, tenha sempre um sorriso sincero nos lábios e no olhar.

• A expressão corporal acentua o magnetismo pessoal do comunicador. Aprender a valorizar a mensagem para cumprir uma função primordial nas comunicações, que é torná-las multidimensionais.

• Se você é uma pessoa serena, sua movimentação externa tenderá a refletir isso. Se você é mais energético e extrovertido, a sua linguagem corporal também refletirá isso. Observe se a sua movimentação gestual está de acordo com os traços específicos de sua personalidade, se há um equilíbrio entre gesto e fala e se a comunicação corporal atende as necessidades da platéia.

• Evite a postura de subserviente: os ombros caídos, o olhar baixo, as costas curvadas e uma expressão de desamparado não contribuem para uma comunicação efetiva. Em contrapartida, um nariz empinado, olhos ameaçadores, queixo erguido e ar de superioridade costumam criar um distanciamento da platéia e uma certa animosidade.

As Expressões Faciais Falam

O rosto e suas expressões são focos constantes do interesse da platéia. Os músculos da face precisam ser constantemente exercitados para manter a flexibilidade. A rigidez muscular endurece a expressão e impede uma comunicação mais fluida e expressiva.

As expressões faciais servem como um mapa para a platéia. São o termômetro das emoções do comunicador, das quais se depreendem a afetividade, a segurança, a autoridade sobre o assunto, o entusiasmo e a crença na mensagem que está sendo transmitida.

O jogo fisionômico expressivo desperta o interesse e prende a platéia, envolvendoa em numa sintonia fina que valoriza a força da apresentação.

Habilidades técnicas

• Faça caretas para distensionar os músculos faciais.

• Feche os olhos e ponha as mãos sobre eles, para relaxar a região.

• Observe seu rosto no espelho enquanto fala e verifique as suas expressões, como a boca se movimenta.

• Procure deixar seu rosto solto, sem tensões, para funcionar como uma tela das idéias que você defende.

Habilidades comportamentais

Exiba seu sorriso mais bonito. Quanto ao sorriso, a raça humana tem pelo menos três divisões. A das pessoas de riso fácil que em geral fixam uma imagem mais simpática. A outra é das pessoas que transitam com facilidade entre o riso e a seriedade. E por último estão as pessoas com expressão facial tensa e pesada.

Sorria com vontade, com naturalidade.

Nas comunicações em público, mesmo que o assunto seja árido, deixe os músculos faciais relaxados e ganhe uma expressão mais leve. Se o assunto permitir, exiba o seu melhor sorriso, aquele que reflete o seu lado mais bonito. O
sorriso espontâneo e natural é um convite ao público: “A porta está aberta, seja bem-vindo!” Os espectadores tendem a sentir-se mais à vontade diante de pessoas com sorriso franco, receptivo. A ligação com a platéia deve se dar no âmbito dos pensamentos e sentimentos para gerar ações racionais e emocionalmente equilibradas.

Suas Mãos em Movimento

Saber usar as mãos como um recurso expressivo valoriza a mensagem e enriquece a comunicação. Elas complementam e dão mais vida à exposição. Após os minutos iniciais da apresentação, as mãos vão se soltando naturalmente, dando forma visual ao pensamento.

Habilidades técnicas

• Deixe que as mãos acompanhem naturalmente a sua fala. Esses movimentos vão ilustrar um pensamento, reforçar as idéias.

• Não tenha gestos exagerados nem estereotipados. Se não souber o que fazer com as mãos, simplesmente deixe-as soltas. Aos poucos elas encontrarão espaço para se expressar.

• Antes da apresentação, exercite as mãos, abrindo e fechando, buscando a flexibilidade muscular.

• Não fique passando as mãos pelo nariz, no rosto e nos cabelos; isso denota tensão e ansiedade.

• Suas mãos devem refletir a beleza de suas idéias. O desenho por elas traçado promove a ligação harmoniosa entre o que você diz e os seus gestos.

• As mãos revelam o grau de excitação, nervosismo ou tranqüilidade do comunicador. É, portanto, importante fonte de informações para o público.
Responda-o
O Poder Persuasivo do Olhar

O ser humano gosta de ser olhado, valorizado e aceito. Estabelecer um diálogo visual com os espectadores, demonstrando que se está aberto à aproximação, é criar empatia e estabelecer um canal de atitudes receptivas. Olhar e ser olhado revela aproximação, e isso assusta. Administrar esse medo é um sinal de maturidade psicológica.

Quando olhamos com interesse e amizade para a platéia, é como se disséssemos: eu aceito as suas diferenças e quero interagir da forma mais produtiva e prazerosa que puder. Eu os convido a aproximar-se.

Um contato visual eficaz é direto, empático, busca o diálogo. Esse diálogo silencioso, quando acontece realizado, abre espaço para um clima de confiança entre comunicador e público.

Habilidades técnicas

• Não olhe só para um lado da platéia, mas para onde houver pessoas. Faça-as sentir-se vistas e lembradas. Elas gostam disto. Não permita que o seu olhar se afaste do público por um mais de 15 segundos, sob pena de a platéia perder interesse pela sua mensagem.

• Olhe, mas não encare o público. Isso pode parecer um desafio. Olhe de um jeito natural e tranqüilo. Antes de começar a falar, sinta a platéia através do olhar, e durante a introdução e a conclusão não tire os olhos dela. Mas não fixe uma só pessoa para não deixá-la inibida. Sorria através do olhar. Descubra em si mesmo razões para que seus olhos se tornem pontes de afetividade e simpatia.

• Fique atento à linguagem corporal dos participantes para saber o que estão querendo dizer. Olhe com tranqüilidade para cada um (se a platéia for pequena) e não afaste o olhar do espectador enquanto não concluir a frase.

• Olhe para a platéia, e não por cima das cabeças. Os olhos existem para promover o diálogo silencioso da interação visual.

• Se você perceber um olhar hostil entre os ouvintes, evite entregar-se a essa energia nociva. Imediatamente desvie o olhar para participantes mais receptivos.

• Olhar para a platéia implica despojar-se dos próprios medos e baixar as armas e defesas para uma comunicação receptiva. Se você estiver muito tenso e agitado, eleja alguém da platéia que tenha um comportamento receptivo e volte seu olhar para ela durante os primeiros minutos da apresentação. Receba a mensagem positiva que ela lhe enviar e internalize essa mensagem como uma referência à qual você possa recorrer quando precisar.

• Não fique olhando de rosto em rosto. Fixe-se um pouco em cada um. Não fique olhando de um lado para o outro ou a platéia ficará perdida.

• Não transforme o seu olhar numa ameaça pública e nem ataque para se defender. As pessoas são cordiais por natureza e a platéia costuma torcer ao seu favor. Não use o seu corpo como uma arma contra os espectadores.

• Não se esquive do olhar da platéia para que os espectadores não entendam como insegurança, timidez, inibição. Se você transmitir essa imagem, vai enfraquecer o seu trabalho.

• A conexão visual dá a possibilidade de você ler o que está sendo dito pelo público de uma forma não verbal. Por isso, os espectadores não podem sentir-se abandonados por seu olhar; eles gostam de sentir-se vistos.

• Permita que seu olhar se abra para a platéia num leque democrático.

• Procure conhecer o impacto que seu olhar provoca nas pessoas. Inspira medo, respeito, alegria, bondade, raiva? Saber o que o contato visual promove pode ajudar no processo comunicativo.
Responda-o
A cultura da sedução business ou coaching cresce muito no BR, é uma febre pior que marketing multinível. Falastrões comunicativos só se esquecem de uma coisa: poder de negociação, aí não há  ilusionismo comunicativo que de jeito, e viram assunto de piada em vários círculos de negócios.

Verdadeiras figuraças e comediantes estão sendo produzidos em série. Bom para quem ministra essas palestras; o público alvo é um bando de iludido depressivo numa economia planificada pela esquerda brasileira, sequer se dão conta disso, a economia e o estado são entes quase fictícios para estes analfabetos funcionais econômicos de viés liberal e libertiginoso. 

A economia fudida e a ausência de ascensão sócio econômico individual é um problema de elegância, etiqueta e comunicação pessoal esse é o maior peso que os faz fracassarem. Um upgrade no guarda roupa e pó de arroz seguidos de um vocabulário recheado de chavões e um sorriso falso no rosto resolve tudo, é a magia da sedução business.

[Image: n02gsf.jpg]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
[Image: Download-Desvendando-os-Segredos-da-Ling...e-PDF1.jpg]

Recomendo a todos que leiam este livro.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
(29-02-2016, 12:19 PM)destruidor Escreveu: [Image: Download-Desvendando-os-Segredos-da-Ling...e-PDF1.jpg]

Recomendo a todos que leiam este livro.

[2]

O livro meio que foca em relacionamentos na maior parte, mas tem muitas dicas de postura importante...
Responda-o
Eu li esse livro, muito bom
Responda-o
Bom tópico. E esse livro aí já foi pra minha lista de leituras.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
Respondendo ao Mineirim, First Class Troll do Mundo Realista,

Nesse mundo de coaching, consultores, acounselings, treinadores, deve-se ter muito cuidado ao procurar um profissional para contratar. Infelizmente, estão banalizando a profissão de Coach, profissão esta, que ainda está iniciando no Brasil, tem pouco mais de 10 anos.

Está acontecendo essa febre de coaching no Brasil, e infelizmente qualquer um pode-se intitular coach, basta fazer um curso de esquina e fazer seu marketing visual, pronto. O problema que esses tipos que se intitulam coach, queimam com a profissão pq, os metodos de trabalho são incompletos, não possuem conhecimento amplo no processo, não geram resultados desejados aos clientes e ainda não são éticos.

Dai o que ocorre é uma resistencia com esse processo e com os profissionais sérios que estão realizando esse oficio de forma integra e eficiente.

Por isso, para se contratar um profissional dessa area, é necessário analisar o curriculum, suas formações, em que instituição ele se especializou em coaching, seus cases, referencias sobre o profissional, sua ética e compromisso com os resultados do cliente. Enfim, exige um cuidado muito grande ao contratar esse profissional, pq o serviço não é barato, mas quando é bem realizado, vale muito a pena.

Agora com relação a minha pessoa, eu vislumbro me especializar cada vez mais na area de gestão de pessoas, psicologia positiva, pois é um oficio que eu amo e tenho prazer em trabalhar. Me tornar referencia em Gestão de Pessoas, lá na frente. No momento estou engatinhando nessa profissão, sei que a caminhada é longa, mas desde já, está sendo maravilhosa.  

E tudo que eu posto aqui, tem o intuito de agregar conhecimento aos homens realistas, ajudando-os a serem melhores que eles podem ser, atraves do autoconhecimento, e alem disso, divulgar um pouco sobre essa profissão...
Responda-o
Respondendo ao Mandrake: São bons tópicos e tudo que possa motivar o brasileiro devastado psicologicamente e desnorteado deve ser bem recebido.

Programação de comportamento é uma luz para muitos. E usar cor de rosa é sacanagem e golpe baixo  Big Grin
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
Minha trollagem foi soft....A cor Rosa, nada se compara ao " Sapo Coááách! "
Afinal Troll de Primeira Classe só tem um.. Big Grin Big Grin
Responda-o
Mandrake, não se se você já assistiu, mas existe uma serie chamada Lie To Me, onde o Dr. Carl Ligthman (o personagem principal) mete Reais fodidas e consegue solucionar os problemas de certas pessoas com a lei, usando somente a leitura de micro-expressões faciais e leitura da linguagem coporal.

Considero a serie muito útil para quem quer ver na prática a importância de tudo que você citou no texto. É lógico que é só uma serie, mas não deixa de ser baseada em muitos fatos Reais.
"Quando tua inteligência tiver cruzado a densa floresta da ilusão, tornar-te-ás indiferente a tudo o que se ouviu e a tudo o que se há de ouvir."

– Bhagavan Sri Krishna, Capítulo II, Verso 52, Bagavadguitá
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)