Postagens: 646
Tópicos: 134
Ingressou: Feb 2022
Reputações:
124
Demanda de candidatos por vagas em Engenharia Civil na UFRGS baixa pra 1,86.
Nota do último classificado no ENEM é de 462,97.
Decadência da Engenharia de forma geral, encabeçada pela Civil.
Os homens estão certos em "fugir" das engenharias. É um esforço monumental concluir uma graduação numa universidade dessas federais (UFRJ, UFRGS, UFMG, UFSC etc), requer uma dedicação alta, para no final das contas correr o risco de nem sequer ter emprego?
Não compensa.
Postagens: 777
Tópicos: 15
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
178
Realmente, estão sobrando vagas em engenharia na federal que estudo também. O fenômeno é simples, criaram universidades a rodo, tornaram a educação acessível ( e as pessoas ainda enaltecem o Lula por ter "criado"os progamas educacionais), e não prepararam o mercado para receber tanta gente, então naturalmente vamos ter um monte de bacharel por ai trabalhando de subemprego. O pior é que nem é só a engenharia que está assim, várias outras áreas já estão saturadas. Até a área da T.I já está saturada,está entrando muita gente, as notas de corte estão altas, vai ser que nem engenharia...
É complicado, se com faculdade já está ruim, imagina sem, então é melhor ter um diploma, que pelo menos abre as portas para mais opções de concurso.
Torna-te quem tu és
Postagens: 957
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
56
TI é o novo projeto de quem estuda mediano e não quer ser médico e tal , áreas como cyber segurança, inteligência artificial e internet das coisas estão em alta e vão crescer cada vez mais , o rollback dessas áreas aqui no Brasil é coisa de 15 a 20 anos de projeção .
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Postagens: 758
Tópicos: 13
Ingressou: Nov 2016
Reputações:
175
22-04-2026, 04:23 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 22-04-2026, 04:26 PM por Fairchild.)
Isso existe, mas também estão dando diplomas à analfabetos funcionais.
Daí, quando um candidato desses chega ao mercado de trabalho, não está à altura da tarefa.
O país precisa (muito) de trabalhadores na base, em profissões clássicas, mais manuais. No entanto, geral quer ficar embaixo do ar condicionado.
Além disso, a molecada quer fazer Uber e iFood, que são bicos. Quero ver essa galera quando a automação em massa que prometem acontecer de verdade.
(22-04-2026, 03:12 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Realmente, estão sobrando vagas em engenharia na federal que estudo também. O fenômeno é simples, criaram universidades a rodo, tornaram a educação acessível ( e as pessoas ainda enaltecem o Lula por ter "criado"os progamas educacionais), e não prepararam o mercado para receber tanta gente.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Postagens: 261
Tópicos: 3
Ingressou: Jun 2019
Reputações:
108
Só país industrializado precisa de engenheiros, e o Bostil não é industrializado.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."
Postagens: 140
Tópicos: 1
Ingressou: Aug 2024
Reputações:
27
Concordo com os comentários dos membros, principalmente do @ Wissen. Mas a longo prazo eu acho uma boa opção, pois TI é uma profissão que está na moda hoje, mas daqui a pouco estará saturada, medicina está ficando ruim e existem poucos engenheiros qualificados.
Federal de engenharia civil é gratuita e tem qualidade superior das particulares, e o diploma é mais fácil de ser revalidada em um países melhor como Austrália, Alemanha... se conseguir somente estudar é bom fazer, nada impede de aprender habilidades como marcenaria, elétrica... E em universidade federal tem Restaurante Universitário, que tem almoço e janta subsidiados.
Motivos, que do meu ponto de vista, que engenharia civil na Ufrgs está fácil de entrar:
- Motivo exposto pelo @ Wissen
- Mulheres não gostam de engenharia nem matemática
- A maioria dos homens brasileiros não tem capacidade mental de serem bons engenheiros
- Dos homens capazes, a maioria é filho de chocadeira e não tem pais para banca-los enquanto estudam, e quando tem os mesmos os tratam feitos merda. Estudar dois turnos e trabalhar a noite é muito difícil.
Hoje, para quem é jovem, é uma oportunidade de fazer uma faculdade de exatas como engenharia civil(se conseguir) e já fazer pensando em conseguir validar o diploma fora, em um país com moeda forte. Daqui a pouco quando faculdade de TI não valer nada e a de medicina ficar igual a de Cuba os cursos de engenharia ficarão indisponíveis para quem não for de família rica.
Postagens: 777
Tópicos: 15
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
178
Nao sei, nao acho que a tendência vai ser de aumento da demanda de engenheiros, talvez a tendência seja o negocio se manter como está. O foda de engenharia é que o curso é dificil, muito calculo, o dia todo na faculdade, é complicado.
Outro curso que apesar de saturado ainda vale a pena é direito, porque nao é tão dificil, nao é integral e abre muitas portas para quem almeja o funcionalismo público, porque os cargos que pagam melhor sao do direito, além de que no curso voce ja estuda muita matéria que cai em concurso, entao ja da uma base boa.
T.I pelo menos é mais flexível, da para o cara estudar a noite se ele fizer engenharia de software ou sistemas de informação. Porém eu não vou esperar nada da faculdade, ja estou estudando para concurso para pelo menos garantir alguma coisa enquanto faço minha faculdade, se eu ver que a coisa está feia ou que não é aquilo que eu gosto, já tenho ao menos algum emprego estável, dá para reformular a rota mais tranquilo. Aqui no Brasil o cara nao pode contar só com uma coisa, tem que ter plano A, B, C, D..
Torna-te quem tu és
Reputações:
56
Sempre vai precisar de engenheiro , a diferença é que antigamente qualquer cara formado saia com emprego de 10k tranquilo pela alta demanda , agora os caras escolhem o melhor profissional para receber isso.
E tem vaga para o profissional meia boca , sendo que ele vai receber menos da metade disso , aí nego não quer , as vezes com razão já que o teto do cargo é quase 20.
Amanhã trago um relato de uma seleção de engenheiros que teve aqui na minha cidade para vocês terem noção como o mercado está salagado.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Postagens: 140
Tópicos: 1
Ingressou: Aug 2024
Reputações:
27
@ Luiz
Entendo e concordo com o teu ponto de vista. Mas considerando a facilidade de entrar hoje e a tendência de queda do número engenheiros, acho uma boa oportunidade considerando a qualidade do curso e por ser gratuito. A maioria dos engenheiros com CREA que conheço ganham pouco, eu achava que ganhassem bem mais.
As faculdades de Ti, pelo que percebo, não acho que agreguem conhecimento necessário, sendo que os bons profissionais de TI que se formaram fizeram faculdade pelo diploma e pelo networking. O que vejo fazer diferença nessa área são cursos curtos como bootcamp.
Reputações:
56
26-04-2026, 06:37 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 26-04-2026, 06:41 PM por Luiz.)
(23-04-2026, 02:10 AM)L Escreveu: Amanhã trago um relato de uma seleção de engenheiros que teve aqui na minha cidade para vocês terem noção como o mercado está salagado.
Esqueci o relato, pois bem.
Um colega meu é formado em uma engenharia na federal, na sua primeira entrevista de emprego eram ele e mais 9, todos recém-formados, no decorrer do certame o pessoal da empresa disse que não teriam mais vagas para engenheiros novos e disse que só teriam vagas para panfletagem, por fim só ficaram dois.
No outro dia ao chegarem foram informados que eles estavam contratados e só queriam testar quem realmente queria.
Essa HISTÓRIA tem várias lições, conto direto, serve para a postagem e para área mas serve para outras também, interpretem como quiser.
Postagens: 93
Tópicos: 12
Ingressou: Apr 2024
Reputações:
18
27-04-2026, 12:13 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 27-04-2026, 12:15 AM por Nux.)
(22-04-2026, 02:32 PM)Vincent Escreveu: Demanda de candidatos por vagas em Engenharia Civil na UFRGS baixa pra 1,86.
Nota do último classificado no ENEM é de 462,97.
Decadência da Engenharia de forma geral, encabeçada pela Civil.
Os homens estão certos em "fugir" das engenharias. É um esforço monumental concluir uma graduação numa universidade dessas federais (UFRJ, UFRGS, UFMG, UFSC etc), requer uma dedicação alta, para no final das contas correr o risco de nem sequer ter emprego?
Não compensa.
Sem citar o fato que para conseguir ensino superior hoje é muito fácil com as uniesquinas EaD. A qualidade do ensino é muito pior, mas se for só pela diploma vale muito mais a pena, visto que conheço gente formado em engenharia ou em outros bacharelados em universidade pública e trabalham em empregos aleatórios, na mesma função de pessoas sem graduação.
Eu queria cursar uma graduação numa instituição federal próxima da minha cidade, mas não compensa o esforço. Ter que se deslocar diariamente para outra cidade por 4 anos ou mais, fazendo aulas presenciais, tendo que cumprir prazos apertados e conciliar isso tudo com o meu trabalho e vida pessoal. Seria um grande esforço de longo prazo que dificilmente se recompensará. Se eu fosse bem de vida e não precisasse trabalhar cursaria tranquilo mesmo tendo que ir para outra cidade todos os dias, mas não tenho esse privilégio de me dedicar exclusivamente aos estudos.
Conheço gente que se deu muito bem investindo numa graduação, mas a maioria tá minguando no setor privado ou nem mesmo atuando na sua área de formação.
|