Postagens: 589
Tópicos: 26
Ingressou: Jul 2024
Reputações:
70
Feliz ano novo confraria,
Gostaria de abrir o ano com um tópico simples, sucinto e de reflexão: o que você levou de aprendizado de 2025?
Se eu pudesse resumir tudo o que eu aprendi esse ano em uma máxima, seria: "Ninguém vem te salvar. Se acostume com isso".
Foi um dos anos mais solitários da minha vida, o que não significa que foi triste, depressivo, ou algo do tipo. Saí fora de algumas amizades, cortei vínculos, parei de frequentar determinados lugares, e até que a vida andou pra frente. Mesmo dando algumas cabeçadas, sinto que evoluí.
E vocês?
Postagens: 321
Tópicos: 1
Ingressou: Dec 2023
Reputações:
43
Rapaz, parece que foi descrito minha vida. Pior que nem "amizades" ter sumido, mas é ver como familias podem ser desfeitas.
Foi também um ano solitário e piorou pois minha mãe e meu irmão não estão se falando.
Eu incluiria "Ninguém vem te salvar, nem Deus. Se acostume com isso".
Postagens: 56
Tópicos: 8
Ingressou: May 2025
Reputações:
8
Que coincidência, estou passando pela mesma reflexão, na minha perspectiva parece que todo mundo foi embora, e que se eu não tomar iniciativa as coisas não vão andar...
you ain't alone in the streetz, cousin
Postagens: 658
Tópicos: 14
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
132
Ótima ideia de tópico.
Também notei que este ano me foi muito solitário. Terminei os estudos em 2024 e depois desse periodo afastei-me de todos meus antigos amigos, ou melhor, eles se afastaram de mim, cada qual permanencendo em seus grupinhos.Eu nunca pertenci a nenhum grupo, porém sempre mantive uma relação amigável com todos. No entanto, eventualmente as pessoas se distanciam, porque você não tem importância na vida delas, e está tudo bem, álias, é melhor assim. À medida que nos elevamos, parecemos menores para aqueles que não sabem voar, como diz NIetzsche no Aurora. Quando distoamos das opiniões e crenças populares, nos tornamos odiosos e despreziveis as pessoa, e acredito quenos também acabamos por nos cansar da superficialidade da sociedade.
Então é preciso vestir uma mascara para se tornar suportável viver em meio a essa sociedade decadente, para evitarmos chamar muita atenção e atrair os olhares desdenhosos.Outro ponto também que percebi é que às vezes é preciso parecer menos do que somos, ocultar nossas qualidades e faculdades para poder viver em paz, e novamente, evitar os holofotes. Primeira lição que aprendi.
Esse ano também fui obrigado a servir ao exército brasileiro, o que rendeu-me bons aprendizados também. Todo desconforto, toda dificuldade e toda dor que passei me ensinaram a valorizar aquilo que realmente importa em minha vida, a ser grato pelas pequenas coisas, enxergar a beleza e a alegria dos momentos mais simples e ingênuos da existencia.Quando tive que carregar uma mochila pesada, dormir no chão, com frio, levar meu corpo à extrema exaustão por meio das atividades fisicas, quando tive que passar noites solitárias como sentinela, esse eventos me fortaleceram em todos os âmbitos, seja fisiológico, mental ou espiritual. Foi ali que eu entendi porque Nietzsche sempre defendeu que a grandeza do homem está na afirmação da vida em seus aspectos mais sombrios e difíceis, pois é preciso uma superambundância de força e coragem para encarar a vida como ela é, e ainda assim, amà-la... Segunda lição.
Meu ano foi solitário, porém aprendi a aprecia-la. Na solidão tudo parece mais verdadeiro, mais sereno,e é por isso que as pessoa a temem, porque ela desnuda tudo, revela aquilo que está oculto. Na solidão o grande se sente grande, o miserável sente sua desgraça, o fraco, sua fraqueza, cada um sente-se aquilo que se é, e somente podemos ser nós mesmos na solidão, assim sendo, só somos realmente livres quando estamos sozinhos, como afirma Schopenhauer. Aquilo que é considerado "felicidade", só se pode ser experimentado como uma disposição interna, que provém da autosuficiencia, do bastar-se a si mesmo - diz Aristóteles em sua Ética a Eudemo. No entanto, o processo é ardúo, exige encarar nossos abismos, nossas sombras, aceitar defeitos, mudar outros, às vezes perdoar-se, outras vezes ser duro consigo mesmo, é uma jornada que exige paciência, é similar ao escultor que lapida o marmóre, de martelada em martelada o homem quebra suas ilusôes, destrói mentiras e torna-se verdadeiramente livre, pois já não precisa esconder-se de si mesmo. Assim, emancipamo-nos dessa sociedade doente e de seus desvairos, e evitamos de nos contaminar com sua insensatez e baixeza. Terceiro aprendizado.
Enfim, mas nada disso é possivel sem a busca incessante pelo saber,por conhecer e entender a realidade e o homem, o que só pode ser atingido por meio da leitura. Esse ano foi sem dúvidas o que eu mais li, foram cerca de 25 livros, que agragaram significativamente na minha escrita, na minha comunicação, raciocinio e na ampliação do meu imaginário. Ler amplia seu mundo interior, é como conversar com as maiores sábios, adentrar em suas ideias e concepções, ter contato com novas possibilidades de existencia - como na literatura. Busquem conhecimento, a sociedade está emburrecendo coletivamente, as pessoas não sabem mais se expressar concisamente, não tem ideia coerentes ou lógicas, e os idiotas nunca tiveram tanta voz. A máxima kantiana sapere aude (ouse saber) nunca foi tão necessária como em nosso tempo... Meu último aprendizado.
A sorte favorece os audazes
Postagens: 1,724
Tópicos: 25
Ingressou: Sep 2015
Reputações:
249
02-01-2026, 02:50 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 02-01-2026, 07:08 PM por Velho Gangster.)
Frequentei alguns puteiros, peguei uma promoção "trepa, volta e ganha 50% de desconto"
No fim, mais do mesmo, não aprendi porra nenhuma.
Uma caraiada de gastos, problemas de saúde, leve mas teve. Problemas de saúde na família também, eu tô ajudando, sobrou pra mim, o beta so toma no rabo, sobra Nada. Mas vamo ver....
Por fim, cai num golpe da mega sena, perdi 60 reais, 10 jogos. Seguimos agora pra 2026. Vamo ver.
Ah, preparando o espírito pra levar a terceira dedada no centro do rabo, médico disse que tem que ser todo ano.
Grana? Não ganhei o esperado, mas melhor pingar do que faltar. Bora adiante.... espero que tenho algo a aprender com essas desgraçaiadas todas.
"Amante das M$ois, quero"
Postagens: 1,198
Tópicos: 24
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
291
02-01-2026, 07:02 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 02-01-2026, 07:03 PM por Diamante.)
Deixando meus 25 centavos.
Iniciei e terminei uma pós graduação;
Passei numa certificação referente a minha área (finanças);
Perdi algumas fontes de renda devido ao macro BR, até porque, como sempre falo: Muitos tem a ilusão de ignorar o macro, mas ele sempre fará questão de não nos ignorar.
Simplificando, é isso.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Postagens: 625
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
30
Comecei a tocar cavaquinho
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Postagens: 256
Tópicos: 3
Ingressou: Jun 2019
Reputações:
106
aprendi a importancia de manter a palavra custe o que custar e ter um compromisso inegociável com a verdade.
pode tudo dar errado na vida, mas se vc fizer esse pacto de sangue com a verdade a satisfação é certa
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."
Reputações:
30
(03-01-2026, 10:33 AM)Wissen Escreveu: aprendi a importancia de manter a palavra custe o que custar e ter um compromisso inegociável com a verdade.
pode tudo dar errado na vida, mas se vc fizer esse pacto de sangue com a verdade a satisfação é certa
Manter a palavra consigo mesmo é uma das melhores aulas que eu aprendi na vida.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Postagens: 658
Tópicos: 14
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
132
Se o homem não tem palavra consigo mesmo, quem dirá com os outros. Acredito que a base da disciplina e da verdadeira honra é o saber cumprir as promessas que se faz a si mesmo. Torna-se superior o homem capaz de mandar e obedecer a si mesmo, de ser senhor de si, de suas virtudes, como diz Nietzsche
Eis ai o verdadeiro autodominio, a sinceridade absoluta para si!
A sorte favorece os audazes
Postagens: 45
Ingressou: Aug 2019
Reputações:
8
Sinto que minha vida ficou relativamente estabilizada... Nada mudou com tanta significância, mas está evoluindo com vies de alta (evolução)...
Evolui bastante no estudo de linguagens de programação, o que me surpreendeu por demais, como a área evoluiu nos últimos 15 anos, em relação às linguagem e framesworks enfim... Mesmo não "ganhando" nada com isso ainda, foi e está sendo bem proveitoso...
Nas Finanças, meu grande foco, manteve-se estável e com baixa nas dívidas.. Espectativa e projeto de quitação total delas em 2 anos.. Parece muito tempo, mas tudo que eu poderia querer (de material) já o tenho, logo acredito que não precisarei fazer mais dívidas.. É pagar pra depois começar a investir pra aposentadoria...
2026 está me prometendo ser um bom ano... Em muito tempo não me vejo num Janeiro tão tranquilo nas minhas finanças como estou no momento.. Enfim, só boas perspectivas...
Saúde Ok aos meus 42 anos... E preparando ir fazer checkup mês que vêm... Talvez o médico venha com esta "graça" do tal exame de toque... Nunca fiz... Há pessoas que aguardam ansiosamente por isso... EU NÂO kkkk
E por fim, desejo um belo 2026 a todos os confras...
Postagens: 256
Tópicos: 5
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
71
06-01-2026, 11:48 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-01-2026, 11:53 AM por Texugo Real.)
Aprendi como aprender mais rápido e melhor (mais uma vez, quero agradecer o fórum pela indicação do Pierluigi Piazzi), como aprender melhor assunto técnico e profissional, como alguns milagres e curas acontecem e comecei a estudar mais sério algumas ciências tradicionais.
Foi o ano que eu mais li e aprendi coisas.
2025 pra mim foi um excelente ano (começou meio capenga, mas de março~abril pra frente, foi muito bem), e espero que 2026 seja melhor pra nós todos.
Postagens: 342
Tópicos: 13
Ingressou: Oct 2023
Reputações:
83
06-01-2026, 01:43 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-01-2026, 01:45 PM por eremita_urbano.)
Aprendi que se vc acordar seis da manhã, comer algo com carne e tomar um copão de café, você consegue passar a manhã sem se sentir meio morto, meio vivo.
E se vc tomar um dramim lá pras seis da tarde, na hora de dormir dorme igual um neném.
É o estilo kamikaze, um pra levantar, um pra terminar de matar.
Reputações:
30
08-01-2026, 08:18 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 08-01-2026, 10:43 PM por Luiz.)
Esse ano o projeto é trabalhar com IA em dezembro . alguém tem experiência?
eu já tenho noção de python e sql/oracle. Vou começar a aplicar e usar github, se pá falo do durante e do fim do projeto ao final do ano.
E os senhores tem algum projeto para 2026?
Postagens: 1,724
Tópicos: 25
Ingressou: Sep 2015
Reputações:
249
13-01-2026, 09:06 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 13-01-2026, 09:23 AM por Velho Gangster.)
Meus planos pra esse ano com base em que vi em 2025.
Abrir uma igreja num local mais afastado e pobre.
Arranja um pastor pra tocar o negócio
Em últimos casos, se não der certo o negócio da igreja, abrir uma puteiro e por fim se tudo isso não der certo vou abrir uma distribuidora de bebidas. O bostileiro gosta de encher o cú de cachaça e queimar uma carne.
Vamo ver.
Já olhei o lote pra comprar e fiz uns contatos pra ver quanto fica o galpão.
Falei com uma do Job também e ela disse que passa os canal.
Vou ser o Oscar Maroni e Valdomiro Santiago goiano.
Sobre as do Jobs, quero arranjar algumas que são m$ol. Mais prático e eficiente.
É isso aí, esse ano pro"mete", literalmente.
"Amante das M$ois, quero"
|