Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] DEVO SAIR DE CASA?
Família tóxica, sabotagem e zero paz pra estudar: preciso sair de casa!

Fala, manos. Eu tô num dilema brabo e preciso da visão de vocês. Tenho 23 anos, trabalho e estudo pra concursos QUE TIVER NA CIDADE/ESTADO, mas minha casa parece um episódio caótico de reality show ruim. A ideia de sair de casa lateja na minha mente todo dia, mas minha mãe e meus irmãos parecem ter um plano secreto pra me sugar até a última gota de energia.

O ar condicionado split é dividido no meio do quarto meu, do lado do irmão viciado em jogo.
Eu tento estudar mas não consigo. Minha casa é um pandemônio de barulho, gente jogando, gritaria, drama da minha mãe. Eu chego do trabalho e só quero dormir. Parece que a casa tá sugando minha vitalidade igual Dementador do Harry Potter.

O Pior de Tudo: Minha Energia Tá no Limite

A real é que EU QUERO SAIR. Alugar uma kitnet, viver de forma minimalista, estudar com paz e focar no meu futuro. O plano é esperar minha mãe arrumar um emprego e receber o primeiro salário, aí meto o pé e eles que se virem.

Agora, preciso da ajuda de vocês:

1) Sair de casa é realmente a melhor solução ou eu tô exagerando?
2) Como lidar com o drama da minha mãe e o desprezo do meu irmão depois que eu sair?
3) Alguém aqui já saiu de casa e sentiu a vida melhorar? Valeu a pena?

Manos, eu tô de saco cheio. Me ajudem com relatos, risadas e conselhos porque se eu ficar aqui muito tempo, vou acabar virando um zumbi sem futuro.
Responda-o
Saia.
Se você tem condições de sair, na minha opinião, já deveria ter ido a muito tempo.

Pelo que eu entendi você sustenta a casa, a sua mãe, e o seu irmão, isso não é responsabilidade sua, seria nobre se eles fossem gratos, mas como não são, eu meteria o pé dai sem nem esperar tua mãe arrumar nada, quando a água bater na bunda, ela arranja algo, ou vai em cima do teu irmão para ele arranjar algo.

Pode parecer besteira, mas um ambiente tranquilo muda a sua vida da água para o vinho.
Responda-o
(01-02-2025, 03:20 PM)Novo Mundo Escreveu: Saia.
Se você tem condições de sair, na minha opinião, já deveria ter ido a muito tempo.

Pelo que eu entendi você sustenta a casa, a sua mãe, e o seu irmão, isso não é responsabilidade sua, seria nobre se eles fossem gratos, mas como não são, eu meteria o pé dai sem nem esperar tua mãe arrumar nada, quando a água bater na bunda, ela arranja algo, ou vai em cima do teu irmão para ele arranjar algo.

Pode parecer besteira, mas um ambiente tranquilo muda a sua vida da água para o vinho.

Sim. Não existe união nessa casa, só um monte de gente vivendo como colegas de trabalho brigados, sem se suportar.
Mãe, Irmão mais velho e caçula. (pai estrelinha/falecido).

Mermão, e assim, eu não queria dar trabalho pra vocês...
O DIABO É SUJO=>

Minha mãe vive no drama e na manipulação, joga indiretas quando digo que quero sair de casa e ainda tenta me fazer sentir culpa com frases do tipo:

"Ah, então você vai ter que se virar pra comer, beber, lavar suas roupas..."
Meus irmãos seguem a lei do menor esforço. Vou ter que vazar daqui. To bolando: mochila com carteira, umas roupas e só.
Responda-o
(01-02-2025, 03:30 PM)barneyhonkpill Escreveu:
(01-02-2025, 03:20 PM)Novo Mundo Escreveu: Saia.

Sim. Não existe união nessa casa, só um monte de gente vivendo como colegas de trabalho brigados, sem se suportar.
Mãe, Irmão mais velho e caçula. (pai estrelinha/falecido).

Mermão, e assim, eu não queria dar trabalho pra vocês...
O DIABO É SUJO=>

Minha mãe vive no drama e na manipulação, joga indiretas quando digo que quero sair de casa e ainda tenta me fazer sentir culpa com frases do tipo:

"Ah, então você vai ter que se virar pra comer, beber, lavar suas roupas..."
Meus irmãos seguem a lei do menor esforço. Vou ter que vazar daqui. To bolando: mochila com carteira, umas roupas e só.

Mãe com traços narcisistas é bastante comum, manipulação, vitimização, agressividade quando toma check. 

Claro que viver só será muito melhor, desde que não dependa mais dela pra nada, mas moradia não está barato, qualquer quitinete em capital hoje custa entre 1500 e 2000 janjas, sem contar outros custos, pra vocês verem que o bostileiro comum não tem a mínima chance nesse país amaldiçoado. Um salário mínimo não paga um aluguel de 1 quarto.

Se você tem condições, saia. É simples. Me parece que você depende deles de várias formas e tem medo de tomar a decisão sozinho.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
(01-02-2025, 03:04 PM)barneyhonkpill Escreveu: Fala, manos. Eu tô num dilema brabo e preciso da visão de vocês. Tenho 23 anos, trabalho e estudo pra concursos QUE TIVER NA CIDADE/ESTADO, mas minha casa parece um episódio caótico de reality show ruim. A ideia de sair de casa lateja na minha mente todo dia, mas minha mãe e meus irmãos parecem ter um plano secreto pra me sugar até a última gota de energia.

Parece não, com certeza está sendo sugado. E de antemão, saindo ou não, tu precisará 'subi o paredão' da imposição porque, normalmente só muda assim. (Já tive problemas assim, mas resumindo a história, depois de quase 1 e 1/2 décadas, 'o problema' se mudou temporariamente... então, hoje tenho um pouco de paz para estudar em casa.

Citação:O ar condicionado split é dividido no meio do quarto meu, do lado do irmão viciado em jogo.

Será que isso realmente te incomoda FISICAMENTE, ou a ideia dele estar se divertindo e tu ralando e não ter todas as condições, não te agrada? Se for só EGO, engole e segue em frente. A real, que seu irmão, não te incomoda fisicamente, ao não ser som alto de TV ou aparelho de som, ou movimentos, mas tu disse que são quartos separados, então não. 

Procure trabalhar essa 'crenças limitantes', tirar isso da mente, alivia e muito, ajuda a se concentrar só no conteúdo.

Citação:Eu tento estudar mas não consigo. Minha casa é um pandemônio de barulho, gente jogando, gritaria, drama da minha mãe. Eu chego do trabalho e só quero dormir. Parece que a casa tá sugando minha vitalidade igual Dementador do Harry Potter.

Repito, não sei como é "gente jogando, gritaria, drama de mãe". Isso pode ser mais mental do que concreto.

Vamos por seção: A questão do irmão, já falei. Se não for ativo, ou seja, afeta você diretamente pelo som ou movimento, até luminosidade, até se for isso, conversa com ele, com sua mãe, tem que se impor um pouco também, man; se não for isso, terá que blindar essa mente.

Quanto ao drama da mamãe, terá que se impor, não tem jeito. Ela é adulta e ter o mínimo de bom senso é esperado. Até porque, tu passando no concurso, todos serão beneficiados, então, colaborem!

Quanto ao barulho, não vindo de casa, o jeito é estudar a noite, ou a solução que pretendo utilizar pois  barulho também me irrita de uma forma descomunal: Abafadores/tampões de ruído/som para sono/domir e claro, estudar.

Citação:O Pior de Tudo: Minha Energia Tá no Limite

A real é que EU QUERO SAIR. Alugar uma kitnet, viver de forma minimalista, estudar com paz e focar no meu futuro. O plano é esperar minha mãe arrumar um emprego e receber o primeiro salário, aí meto o pé e eles que se virem.

O porém é que alugar nunca é só "pagar, entrar, estudar e passar no concurso", sempre tem mais. 23 anos e já faz almoço, lavas a roupas, traz comida pra casa? além de trabalhar e estudar pra concurso? Rotina muito diferente para quem tem isso na casa da mãe. Pense nisso.

"Esperar minha mãe arrumar um emprego": JAMAIS ESPERE PELO OUTRO PARA TOMAR UMA ATITUTE. Isso pode levar anos. Comece a agir independente dela arrumar ou não, tu quem que se mexer.

Citação:Agora, preciso da ajuda de vocês:

1) Sair de casa é realmente a melhor solução ou eu tô exagerando?

Normalmente constuma resolver 80% do problemas, mas aparecem outros 80% que só vimos quando saimos da toca. Preparado para rotida de cuidar de um casa, além de trabalhar e estudar para concurso? Pois, terá que segurar essa bronca, sem o mínimo de disciplina, o cara se perde fácil.

Citação:2) Como lidar com o drama da minha mãe e o desprezo do meu irmão depois que eu sair?

O drama da mamãe sempre terá, tu em casa ou fora, alias, não tem que se guiar ou medir pelo drama que elas fazem. Existe uma série clássica da real sobre "como ser respeitado..." "pelos pais" e "pelo(s) irmão(s)". Dar uma lida e principalmente, procure implementar. AQUI NO FÓRUM TERÁ QUE LER, o que não parece ser difícil para um concurseiro

Como Ser Respeitado pelos Pais

Como Ser Respeitado pelos Irmãos

Citação:3) Alguém aqui já saiu de casa e sentiu a vida melhorar? Valeu a pena?

Ainda não sai. Contudo, entendi que nem tudo irá se resolver só saindo de casa...
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(01-02-2025, 03:43 PM)Trglodita Escreveu: Se você tem condições, saia. É simples. Me parece que você depende deles de várias formas e tem medo de tomar a decisão sozinho.

Rapaz, o lendário @Trglodita me respondendo, QUE HONRA! 

Então mano, aqui em Cuiabá-MT os custos pra se morar sozinho kitnet, o mais barato tá R$ 600.
Juro pra você: semanas atrás montei uma mochila com roupas, carteira, e pensando em dormir na rua, e dormir no trabalho.

Eu quero vazar dali, ser livre, 23 anos nas costas, eu sei que se eu não escapar, quando eu tiver 30 anos eu vou me sentir um frustrado
Responda-o
(01-02-2025, 04:00 PM)barneyhonkpill Escreveu: Então mano, aqui em Cuiabá-MT os custos pra se morar sozinho kitnet, o mais barato tá R$ 600.
Juro pra você: semanas atrás montei uma mochila com roupas, carteira, e pensando em dormir na rua, e dormir no trabalho.

Eu quero vazar dali, ser livre, 23 anos nas costas, eu sei que se eu não escapar, quando eu tiver 30 anos eu vou me sentir um frustrado

600 conto e quer vazar? Então, vaza ue. Certamente haverá drama da mãe, e sem pulso firme, tu ficará e volterá a mesma coisa... TEm que se impor para as coisas aí dentro mudar. Mas talvez, seja esperar demais de um jovem sem mt referência...
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Sim, você tá certo.
Olha mano, sinto-me muito honrado em ter feedback dos Generais da REAL.
Respondendo-lhe:
-> sim, uso abafador (igual de stand de tiro)
-> o paia é que esses irmãos, os dois é viciado em valorant, eai fica uns RAGE alto ai, já tive que sair na porrada com eles
-> Passei 2024 todo com gastrite por causa de café em excesso, rapaz, e eu não sabia. => agora q reduzi extremo o café, parou a dor de estomago.
-> OPA, SIM, uso RUIDO ROSA/RUIDO MARROM.
-> Beleza, vou acatar sim.
mermão, é que eu não to tendo saco nem pra COMEÇAR A ESTUDAR.
Com essa orientação, vou aplicar e começar agora. Daqui uns dias retorno aqui.
Responda-o
Só vc pode decidir, mas basicamente, existem 2 raciocínios. 

1- jogar no seguro. Pessoas assim nao assumem riscos e vão ficar morando até os 30 ou 40 anos na casa dos pais, e vao utilizar cope: "eu me dou bem com a minha mãe, por isso estou aqui". 

"Vou investir cada centavo do meu salário em bitcoin enquando minha mãe me sustenta por 15 anos, então serei milionário."

2- pessoas que assumem riscos calculados e se superam. Se vc consegue morar sozinho e nao passar fome, entao deve faze-lo. É da natureza da vida adulta saber se virar, pra que adiar? Haverá desafios, mas vc terá que enfrenta-los hoje ou daqui 20 anos, vc que escolhe quando vai enfrenta-los.
Responda-o
Olha, no seu caso, dependendo de quanto você ganha, se for pelo menos uns 2 mil, pelo valor do aluguel que você informou, seria interessante sair de casa. No entanto, você sabe lavar uma louca, fazer comida, lavar roupa, lavar a casa e passar roupa? Se souber, já ajuda muito, e se não souber vai ter que aprender pelo YouTube. Também vai ter que aprender a conciliar trabalho, estudos e serviços domésticos. Se você realmente se enxergar capaz de suportar tudo isso, se é responsável para tal, vá em frente sem hesitar, e busque a sua independência. 
No meu caso, eu tenho uma boa relação com meus pais, acabei de fazer 18 anos, então eu vou ficar aqui mais algum tempo, até que eu consiga ajeitar minha vida, tiver um dinheiro junto e pelo menos um carrinho. Eu tenho muita vontade de morar sozinho, já sei me virar bem nos serviços domésticos, mas vou postergar isso para quando estiver numa situação melhor, com um emprego bom e alguns investimentos.
Para quem consegue viver tranquilamente com os pais, o bom é aproveitar esse tempo para ajeitar sua vida, começar a investir, juntar dinheiro e buscar se especializar numa profissão, aí depois pode ir morar sozinho tranquilamente.
Agora no seu caso é melhor ir morar sozinho mesmo, porque deve ser um inferno morar num lugar barulhento. Barulho é atestado de miséria.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
Não sei a realidade do seu estado, mas aqui em SP, se você ganha menos de 4k e mora sozinho, passa fome.

Você tem algum colega de confiança que dividiria uma casa/apartamento com você? Morar sozinho é pesado amigo, não pense que conquistará sua paz sem pagar o preço.

Sabe quando você chega cansado do serviço e tem uma comidinha pronta, que sua mãe fez? Quando você morar sozinho, vai chegar do serviço e terá que PREPARAR algo pra comer, se não tiver se organizado antes. Sabe o quanto isso é desgastante? Na hora você vai ver.

Você já treina? Tem um shape bom? Morar sozinho é um passo de se tornar um raquítico ou um gordo nojento, já que a vida moderna exige muita agilidade e rapidez, e o cidadão acaba vivendo de miojo, Ifood classe D e comida congelada.

Se tu ainda não faz uma academia, não toma uma creatina e um Whey, e não tem carro nem moto... as chances do seu padrão de vida diminuir é MUITO GRANDE (padrão de vida que aparentemente já é baixo).

Não se esqueça que estresse e padrão de vida baixo trazem depressão, calvície, dívidas, MSOL (porque você vai virar um sociopata lunático carente, morando sozinho e consumindo Legado Realista) e no final de tudo, sua vida será tão miserável quanto era antes.
Responda-o
Nunca diga teus planos pra ninguém!

Evite conflitos!

Só saia se for pra nunca mais voltar!

Pois se tu sair e voltar, vão te zoar muito! Yaoming

Recomendados:

A 'extinção' da Real: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6773

Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
Responda-o
Você não respondeu o cerne da questão, não falou se sustenta a casa ou não, eu achava que era o caso, mas pelo que parece, você depende financeiramente da sua mãe, ai não tem o que fazer, sair de casa metendo o louco enquanto não tem uma renda fixa relativamente boa é pedir para sofrer e voltar para a casa dos pais, e ai, será pior, porque você não vai poder falar nada, você tentou sair e não conseguiu, eles vão saber disso e vão crescer pra cima de você.
Responda-o
REAL REAL MANOLOOOOO BOA REFLETIDA

Opa, ENTÃO mano, eu sustento a casa. Aluguel, luz, comida...
Responda-o
(02-02-2025, 02:22 AM)barneyhonkpill Escreveu: REAL REAL MANOLOOOOO BOA REFLETIDA

Então saia.
Responda-o
(02-02-2025, 02:22 AM)barneyhonkpill Escreveu: REAL REAL MANOLOOOOO BOA REFLETIDA

Bom, dá para barganha melhores condições = um pouco mais de sossego. Contudo, tem que vir alinhado com a mudança de postura também, como já citei sobre a série clássica de 'como ganhar o respeito...' Ambientes assim, mudar na base da (coação) autoridade, sem mudança de posturar e manter a posição, normalmente, volta para o estado anterior, ou até pior...

Se realmente for sair, saia para não voltar mais... 

1 - gosto da liberdade e do seu próprio canto não tem preço. Achará seu quarto 'paia'. 
2 - Mostará que tu também ainda depende deles... o que tal barganha (o pouco que tem) pode ser questionada, e ai lascou de vez...
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(01-02-2025, 04:00 PM)barneyhonkpill Escreveu:
(01-02-2025, 03:43 PM)Trglodita Escreveu: Se você tem condições, saia. É simples. Me parece que você depende deles de várias formas e tem medo de tomar a decisão sozinho.

Rapaz, o lendário @Trglodita me respondendo, QUE HONRA! 

Então mano, aqui em Cuiabá-MT os custos pra se morar sozinho kitnet, o mais barato tá R$ 600.

Capaz, I'm just a regular everyday normal motherfucker. 

Preço não tá ruim, o máximo que pode acontecer é você se dar mal e ter que voltar pra casa.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
Vire caseiro, ou faça pernoite em galpão que precise de alguém presente, um comodato simples com o dono, boa sorte na procura.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
Citação:Estudos realizados pela Harvard Medical School indicam que a familiaridade libera dopamina, o neurotransmissor do prazer, em regiões cerebrais específicas como o núcleo accumbens. Esse mecanismo reforça padrões de comportamento já conhecidos e pode ser um obstáculo à inovação, que muitas vezes envolve o inesperado.

Se você sustenta a casa, porque se submete a viver esse suposto "inferno"? Essa hesitação em cortar o cordão humbilical é puro e simples medo irracional.

Esse tópico parece uma procura por validação externa para seu medo.

Mas vou dizer o que provavelmente vai acabar acontecendo: Tu vai ficar preso nesse ciclo pois o desconforto da mãe narcisista é mais cômodo que encarar o mundão e assumir as responsabilidades de se virar sozinho.
E isso não é julgamento de valor, apenas uma análise estatística. Geralmente a tomada de decisão vem de forças externas (sua mãe te colocar pra fora ou uma namoradinha exigindo que você saia da casa da mãe).
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
Campeão,

Algumas famílias são ajuntamentos caóticos e disfuncionais e quando isso acontece não dá para exigir o mínimo 'espírito de corpo', ainda mais no seu caso que o pai faleceu e as vezes não dá para colocar certas expectativas nos mais velhos, quando eles "encasquetam" com certas posições fica difícil mudar a cabeça deles, alguns sentem certos baques na vida e não se recuperam mais.

Sua situação é ruim, porque é o pior dos dois mundos, pois o confrade é o cara que segura as pontas do sustento da casa, mas não possui a autoridade para 'botar o pau na mesa' e tentar fazer do seu jeito,

Talvez eu imagino que o confrade não tomou esta decisão ou por certa desconfiança de dar um passo e dar errado, ou apenas por estar preso ao vínculo afetivo da família, por mais que aquilo seja ruim, vai aparecer aquele temor de ser julgado pelos outros como alguém que deixou os seus para trás.

E aí é que pode dar merda, pois entra o elemento da motivação externa, e aí sua decisão não pode ser postergada, seja:

1- por algo insustentável, que aconteça no seu lar, tipo uma briga a qual o confrade 'perca a razão';
2- você arrume uma namoradinha com o mesmo dilema que o seu e consequentemente o confrade vai bancar uma saída de casa;
3- O confrade pode cogitar morar na primeira pardinha m$ol que te acolher, e muito mais fácil do que parece: Basta uma jantinha na casa dela (filho na casa da vó), noite quente de surra de buceta com xaninha depilada (com o filho na casa da vó) e chamego pós coito. Com esse 3hit combo poderoso, o confrade vai ficar balançado em bater ponto com a m$ol. Quando se der por conta já vai estar de mala e cuia lá, apenas como fuga de seu lar disfuncional.

Não sei como é a sua família, mas eu tentaria certa conversa ou um certo consenso, não sei se na sua família tem um tio ou um avô com certa autoridade moral para comprar "sua briga" já que me parece que o confrade ainda está um pouco vacilante em dar o passo "no escuro".

Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] Sair de casa e morar em outro estado Haggar 30 11,052 04-12-2017, 04:07 PM
Última Postagem: Madroox Mx

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 14 Visitante(s)