Postagens: 880
Tópicos: 24
Ingressou: Aug 2018
Reputações:
438
Esse negócio de amigo pedir dinheiro (ou no caso, o crédito que você tem) para comprar uma coisa material, é muitíssimo comum. Muito normal um cara novo ficar em dúvida sobre isso.
Minha experiência pessoal diz: 95% de chance de você não receber o dinheiro, receber parcialmente ou levar uma super canseira pra receber. O mais provável é não receber mesmo.
Como vc está sendo super correto em emprestar a tal grana, vai se sentir muito mal quando perceber que o cara não será nem um pouco correto na hora de pagar. E pior: vai usar a amizade de vocês pra evitar a cobrança...
O nível de frustração quando o cara começar a te evitar vai ser muito "instrutivo" pra vc. Vai ser um excelente aprendizado pra evitar emprestar valores maiores futuramente. Vc vai se lembrar desse post quando o cara sumir (o famoso combo "perde amigo e dinheiro de uma vez só")
O melhor conselho seria: inventa uma história pra não emprestar a grana. Sei lá, o cartão foi clonado e suspenso, o seu limite acabou pois teve que comprar alguma coisa, etc etc.
Seu amigo vai se virar e vcs não perderão a amizade. Mas aí vc já sabe que terá que manter alguma distância pra evitar novos pedidos de empréstimos.
Conselho de quem já passou perto de perder uma bela grana de empréstimo pra amigo (no caso família mesmo, levou 6 meses pra pagar): cobrar esses empréstimos é muito, mas MUITO estressante. Você se sente PÉSSIMO.
Eu NUNCA MAIS emprestei pra NINGUÉM, só por lembrar de que ter que cobrar é muito ruim mesmo...
Postagens: 594
Tópicos: 11
Ingressou: Dec 2017
Reputações:
212
(23-10-2023, 12:54 PM)Gorlami Escreveu: (23-10-2023, 11:45 AM)Callahan Escreveu: É muita teoria e giro de lâmpada...
Independente do que todos disseram ou dirão, só você poderá tomar a decisão... Se o cara é realmente seu amigo e você confia nele, empreste (...se já não emprestou!)... ou não! Caralho, qual é a porra do problema em tomar uma decisão tão simples?
Daquí a pouco vai ter louco sugerindo que se faça contrato sobre o valor, com fiadores, avalistas e etc...
Ausência paterna é extremamente danosa para a formação do homem.
Some isso ao advento da cibercultura, onde vale tudo pelo like, pela validação coletiva e temos esse tipo de dúvida surgindo.
Muita insegurança e pouca vivência e conhecimento de mundo.
Cirúrgico, meu irmão!
Infelizmente não vislumbramos maiores progressos para com esta geração, e o que mais me revolta é uma "passada de pano" na cabeça destes futuros "homens de valor"... enfim...
Embora eu esteja bem ausente do fórum nestes últimos tempos, estou preparando, para trazer em breve, um texto neste sentido.
Forte abraço!
Obs: Para aqueles que irão ler este tópico em alguma oportunidade, o grifo no comentário acima do confrade é a fórmula exímia de como é a formação masculina atual.
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Postagens: 1,087
Tópicos: 7
Ingressou: Oct 2016
Reputações:
206
Amigo de verdade é dinheiro no bolso
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2
強さと名誉と尊厳
Postagens: 1,114
Tópicos: 26
Ingressou: Mar 2020
Reputações:
169
(23-10-2023, 12:54 PM)Gorlami Escreveu: Ausência paterna é extremamente danosa para a formação do homem.
Some isso ao advento da cibercultura, onde vale tudo pelo like, pela validação coletiva e temos esse tipo de dúvida surgindo.
Eu cresci sem pai, me ajude, tenho vontade de bater em caras aleatórios mas tenho medo que eles batam em mim.
Quero começar a praticar muai thai, eu sei um pouco de karatê e capoeira mas isso é inútil no mano a mano.
Reputações:
212
(24-10-2023, 06:57 AM)Novo Mundo Escreveu: (23-10-2023, 12:54 PM)Gorlami Escreveu: Ausência paterna é extremamente danosa para a formação do homem.
Eu cresci sem pai, me ajude, tenho vontade de bater em caras aleatórios mas tenho medo que eles batam em mim.
Quero começar a praticar muai thai, eu sei um pouco de karatê e capoeira mas isso é inútil no mano a mano.
Embora a pergunta foi para o outro confrade e não querendo desvirtuar a proposta do tópico (...a qual eu acho um lixo!), não sabendo se você está falando sério (...com respeito!) ou não, vou colocar alguns links (...com alguns pitacos meus!) para tentar lhe auxiliar dentro da sua constatação, pois como praticante de algumas defesas pessoais, acredito que lhe ajudarão muito.
Qualquer dúvida, me mande um MP.
Postagens: 130
Tópicos: 2
Ingressou: Jun 2017
Reputações:
40
(23-10-2023, 12:54 PM)Gorlami Escreveu: Ausência paterna é extremamente danosa para a formação do homem.
Acredito que não seja somente o fator ausência paterna, como também a falta de uma figura masculina de verdade.
Conheço algumas pessoas que os pais são mais bundões que os filhos, refletindo, logicamente, na formação do homem.
A coisa que mais vejo por aí nessa nova geração são filhos com pais geek. O pai, homem provedor da família, vai no cineminha ver filme de super heroi, coleciona bonequinho de anime, é gamer e etc.
Ora, a criança pode até ter um pai presente, mas que tipo de masculinidade ele vai desenvolver com um pai desses?????
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Reputações:
169
24-10-2023, 12:37 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-10-2023, 12:41 PM por Novo Mundo.)
(24-10-2023, 11:28 AM)Callahan Escreveu:
Embora a pergunta foi para o outro confrade e não querendo desvirtuar a proposta do tópico (...a qual eu acho um lixo!), não sabendo se você está falando sério (...com respeito!) ou não, vou colocar alguns links (...com alguns pitacos meus!) para tentar lhe auxiliar dentro da sua constatação, pois como praticante de algumas defesas pessoais, acredito que lhe ajudarão muito.
Qualquer dúvida, me mande um MP.
Eu exagerei para ter alívio cômico, mas realmente tenho um problema com violência reprimida e preciso resolver isso dentro da minha cabeça, pois sinto que se não resolver, vou acabar me metendo em encrenca de graça, esses dias um marginal/mendigo começou a me seguir e falar alto, não entendia o que ele estava falando pois estava de fone, então comecei a correr e ele obviamente não conseguiu me acompanhar, pois era um bêbado, mas passou na minha mente achar alguma pedra próxima ali e ameaçar jogar nele, o problema é que se ele assumisse o BO no peito eu entraria em um confronto onde se eu ganhasse eu seria um homem branco batendo em um suposto mendigo, e se eu perdesse eu poderia sair realmente machucado.
Por sorte ou sabedoria, resolvi só correr dele, apesar de achar isso meio humilhante. Mais tarde te mando uma MP, talvez até crie um tópico sobre isso, pois acho que é algo relevante no universo masculino aprender a lidar com seus impulsos agresssivos.
(24-10-2023, 11:46 AM)candango Escreveu:
Acredito que não seja somente o fator ausência paterna, como também a falta de uma figura masculina de verdade.
Conheço algumas pessoas que os pais são mais bundões que os filhos, refletindo, logicamente, na formação do homem.
A coisa que mais vejo por aí nessa nova geração são filhos com pais geek. O pai, homem provedor da família, vai no cineminha ver filme de super heroi, coleciona bonequinho de anime, é gamer e etc.
Ora, a criança pode até ter um pai presente, mas que tipo de masculinidade ele vai desenvolver com um pai desses?????
Você tocou em um ponto interessante, meu pai mesmo, eu até tinha contato com ela, mas não era alguém muito másculo propriamente dito, porém era alguém sóbrio e ciente de vários assuntos, ele me ajudou muito, pois tinha paciência pra ficar respondendo várias perguntas que eu fazia quando era criança, mas nunca me ensinou anda prático, como eu falei.
Tenho um primo que é uma figura máscula, aquele estereótipo de homem que fuma, bebe e pega mulher, não gosta de conversa muito abstrata e nem é muito de papo.
Porém ele está se afundando no álcool e é duro admitir que ele não serve mais como um exemplo a ser seguido.
Postagens: 36
Tópicos: 4
Ingressou: Sep 2022
Reputações:
0
24-10-2023, 01:47 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-10-2023, 01:49 PM por MAGRINHO DE FIRMA.)
Eu não emprestaria não, já deixei de falar com pessoas por causa disso, fica chato ter que cobrar vendi fiado um valor pro cara que era meu amigo, a gente se conhecia desde muleke, confiei nele mas ele não pagou então parei de falar com ele, hoje em dia não confio mas em ninguém só empresto dinheiro pra quem já me emprestou quando precisei, ou seja se ele for de confiança e você já tiver emprestado alguma coisa pra ele ou ele já tiver te emprestado dinheiro pra você possa ser que ele pague, caso contrario é furada e você não deve nada a ele.
Empréstimo e arriscado qual garantia você tem de receber ? Possui algum contrato vai receber algum juros ? ou é algo que você fez no boca boca ? Tem um risco fica a seu critério se vale a pena ou não se esse valor vai fazer falta pra você e etc. Se esse dinheiro fosse me fazer falta eu não emprestaria, se fosse eu claro mas como é com você então você que decide, mas tem que analisar alguns pontos e ver se vale a pena
Postagens: 252
Tópicos: 3
Ingressou: Feb 2020
Reputações:
132
24-10-2023, 01:54 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-10-2023, 02:16 PM por BarbaNegra.)
@ Novo Mundo sim, foi humilhante você correr de um mendigo. Cada confronto que você corre, seja uma discussão ou um intimação pra porrada te trará muito mais cicatrizes que qualquer soco na cara, são situações que ficam martelando na sua cabeça pra sempre.
Você tem que entender que você é homem e vive num mundo com diversas pessoas folgadas que se sentem bem colocando medo em outras. Não é todo mundo que é assim mas sempre tem uma minoria que precisa desse combustível, desse instinto obscuro masculino de ter poder pra intimidar outros machos. Felizmente, a maioria dessas pessoas são cães que latem e não mordem, estão acostumadas a intimidar homens com perfil de inofensivo mas quando são encarados eles correm do confronto pois provavelmente nunca chegaram nessa parte.
Um valentão não vai intimidar um cara grande e forte de igual pra igual, ele vai intimidar o fraco pois sabe que as chances de reação são baixas. Por que você acha que mulheres são as vítimas preferidas dos batedores de carteira?
Sugiro começar a enfrentar os confrontos de frente, se acha que tá certo, discuta... Fizeram um serviço mal feito? Questione. Tem alguém te encarando na rua? encare de volta. Alguém tentou tirar uma com sua cara num ambiente social? Enfrente a pessoa...
E se um nóia começar a falar contigo alto, estufe o peito, olhe na cara dele com seriedade e pergunte qual o problema ao invés de sair correndo.
E principalmente, faça academia, seja forte, você deve ter uma puta cara de mongo, por isso o nóia mexeu contigo.
Reputações:
212
@ Novo Mundo, eu compreendí perfeitamente a sua colocação frente ao ocorrido. De todo modo, me envie uma MP, pois acredito que possa lhe auxiliar quanto a sua situação.
@ BarbaNegra, eu também compreendí seu posicionamento e já falei sobre estes comportamentos algumas vezes em alguns bons tópicos findos (...procurar isso vai dar um trabalho enorme!), mas se há algo que falo com propriedade de causa quando o assunto é confronto é: O melhor combate é aquele que você evita. Pode soar como algo muitíssimo raso ou covarde até, mas isso já salvou a minha própria vida.
De qualquer forma, esse assunto é interessantíssimo e merece ser levado à debate para outro espaço, e aproveitando esse bom ensejo, estou com um pequeno artigo sobre Krav Maga (...modalidade que também venho praticando há anos!) desenvolvido para o nosso Centro de Treinamento, a qual falo melhor sobre o tema, mas carece de algumas pequenas adaptações. Se por ventura vocês se interessarem, eu o trago para cá e podemos esmiuçar esse assunto.
Grande abraço!
Reputações:
169
24-10-2023, 03:35 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-10-2023, 03:36 PM por Novo Mundo.)
(24-10-2023, 01:54 PM)BarbaNegra Escreveu: Cada confronto que você corre, seja uma discussão ou um intimação pra porrada te trará muito mais cicatrizes que qualquer soco na cara, são situações que ficam martelando na sua cabeça pra sempre.
E principalmente, faça academia, seja forte, você deve ter uma puta cara de mongo, por isso o nóia mexeu contigo.
Eu concordo, teve muitas vezes que fui zoado e os caralhos e fiquei quieto e essas merdas realmente afetam o psicológico até a vida adulta, porém, como o outro confrade abaixo falou, é melhor evitar quando as consequências podem ser mais que um soco na cara, as vezes ele podia estar com um canivete, as vezes ele poderia pegar uma pedra também, eu errar a minha, e ele acertar a dele.
Vários fatores, eu acredito que o melhor período para se revidar quando alguém te enche o saco é na infância e pré-adolecência, onde as coisas realmente são resolvidas só na porrada e é difícil a coisa escalar muito.
Mas tem outras situações onde levar desaforo pra casa acaba sendo pior do que se impor, por mais que isso seja inconveniente.
(24-10-2023, 03:26 PM)Callahan Escreveu: De todo modo, me envie uma MP, pois acredito que possa lhe auxiliar quanto a sua situação.
Enviarei.
Postagens: 252
Tópicos: 3
Ingressou: Feb 2020
Reputações:
132
(24-10-2023, 03:26 PM)Callahan Escreveu: @ Novo Mundo, eu compreendí perfeitamente a sua colocação frente ao ocorrido. De todo modo, me envie uma MP, pois acredito que possa lhe auxiliar quanto a sua situação.
@ BarbaNegra, eu também compreendí seu posicionamento e já falei sobre estes comportamentos algumas vezes em alguns bons tópicos findos (...procurar isso vai dar um trabalho enorme!), mas se há algo que falo com propriedade de causa quando o assunto é confronto é: O melhor combate é aquele que você evita. Pode soar como algo muitíssimo raso ou covarde até, mas isso já salvou a minha própria vida.
De qualquer forma, esse assunto é interessantíssimo e merece ser levado à debate para outro espaço, e aproveitando esse bom ensejo, estou com um pequeno artigo sobre Krav Maga (...modalidade que também venho praticando há anos!) desenvolvido para o nosso Centro de Treinamento, a qual falo melhor sobre o tema, mas carece de algumas pequenas adaptações. Se por ventura vocês se interessarem, eu o trago para cá e podemos esmiuçar esse assunto.
Grande abraço!
O confronto físico deve ser evitado mesmo, utilizado somente em último caso porém nem sempre será necessário chegar nessas vias.
O bater de frente foi mais em relação à discussões verbais cotidianas.
O cara quando é medroso não consegue revidar nem um simples contra argumento com receio do que as pessoas vão achar ou medo de desfazer amizades.
Porém também existem situações que não da pra evitar o combate físico, entre sair correndo no meio da rua de um nóia ou cair na porrada com ele, caso ele estivesse de mãos limpas, eu com certeza cairia na porrada.
Somos homens, só pelo fato de existirmos, estamos sujeitos a situações que podem levar à um combate físico. Pra quem gosta de frequentar ambientes noturnos, principalmente.
Bônus: Existia um BarbaNegra antes da academia e existe um depois. Quando eu era magricelo, constantemente era intimidado a troco de nada na rua, em transportes públicos, baladinhas... Hoje com 1,90 de altura e 90 kgs secos nunca mais me ocorreu. Por isso ressaltei a importância do treino na vida do homem... Academia NUNCA será sobre pegar mulher.
Reputações:
212
(24-10-2023, 03:41 PM)BarbaNegra Escreveu: (24-10-2023, 03:26 PM)Callahan Escreveu: @ Novo Mundo, eu compreendí perfeitamente a sua colocação frente ao ocorrido. De todo modo, me envie uma MP, pois acredito que possa lhe auxiliar quanto a sua situação.
Grande abraço!
O confronto físico deve ser evitado mesmo, utilizado somente em último caso porém nem sempre será necessário chegar nessas vias.
O bater de frente foi mais em relação à discussões verbais cotidianas.
O cara quando é medroso não consegue revidar nem um simples contra argumento com receio do que as pessoas vão achar ou medo de desfazer amizades.
Porém também existem situações que não da pra evitar o combate físico, entre sair correndo no meio da rua de um nóia ou cair na porrada com ele, caso ele estivesse de mãos limpas, eu com certeza cairia na porrada.
Somos homens, só pelo fato de existirmos, estamos sujeitos a situações que podem levar à um combate físico. Pra quem gosta de frequentar ambientes noturnos, principalmente.
Bônus: Existia um BarbaNegra antes da academia e existe um depois. Quando eu era magricelo, constantemente era intimidado a troco de nada na rua, em transportes públicos, baladinhas... Hoje com 1,90 de altura e 90 kgs secos nunca mais me ocorreu. Por isso ressaltei a importância do treino na vida do homem... Academia NUNCA será sobre pegar mulher.
Exatamente isso, confrade!
Como esse assunto é extenso, e como dito anteriormente, merece um espaço para tal. Contudo, porém, entretanto, todavia... costumo dizer que tudo se resume em "auto respeito"!
"Mas, pô Callahan, se eu me impor perante um confronto vou apanhar e me indispor!" Sim, possivelmente e até se machucar sério, mas não há nada mais humilhante; mais baixo e vil do que a falta de respeito para consigo mesmo! O (a) algoz sabe disso e irá tirar proveito... para sempre!
É um pequeno exemplo, mas podemos levá-lo para as mais diversas áreas da nossa vida, apenas troquem os nomes, os lugares e ocasiões.
Postagens: 3,578
Tópicos: 142
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
1,061
Só os Street fighter no Fórum.....  os grandes sabios e mestres de sobrevivencia e sabedoria das ruas... Nóias e toxicomanos locais podem ser seus aliados por um baixo custo e algumas palavras gentis e humanitárias....
Video do Véio Planfeteiro, 70 anos meteu a faca no morador, discussão por causa de panfleto na caixinha de correio  o dono da casa mais novo e maior fisicamente, colou pra cima do veío na porrada , na hora do clinche o tiozinho espetou a faca no coração....
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Reputações:
212
É meu amigo belorizontino, pelo menos direcionamos o ideia do tópico (...reiterando que é um lixo!) para outro foco...
Aliás, a pergunta que não cala: E aí, emprestou ou não para o amigo? 
Postagens: 249
Tópicos: 5
Reputações:
68
(25-10-2023, 11:58 AM)Callahan Escreveu: É meu amigo belorizontino, pelo menos direcionamos o ideia do tópico (...reiterando que é um lixo!) para outro foco...
Aliás, a pergunta que não cala: E aí, emprestou ou não para o amigo? 
Só a Real mesmo pra transformar um tópico sobre empréstimo de dinheiro em uma análise da sociedade moderna... e também sugestões de como agir em situações perigosas...
Viva a internet (sem ironia).
Postagens: 2,306
Tópicos: 12
Reputações:
353
(24-10-2023, 03:26 PM)Callahan Escreveu: @ Novo Mundo, eu compreendí perfeitamente a sua colocação frente ao ocorrido. De todo modo, me envie uma MP, pois acredito que possa lhe auxiliar quanto a sua situação.
Grande abraço!
O tempo que irá perder com o @ Novo Mundo é mais proveituoso usá-lo para o tópico de Krav Maga.
Novo Mundo precisa de muito mais que algumas MPs.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Reputações:
212
(25-10-2023, 08:31 PM)Bean Escreveu: (24-10-2023, 03:26 PM)Callahan Escreveu: @ Novo Mundo, eu compreendí perfeitamente a sua colocação frente ao ocorrido. De todo modo, me envie uma MP, pois acredito que possa lhe auxiliar quanto a sua situação.
Grande abraço!
O tempo que irá perder com o @Novo Mundo é mais proveituoso usá-lo para o tópico de Krav Maga.
Novo Mundo precisa de muito mais que algumas MPs.
Confrade, finalizarei a adaptação e a formatação do artigo para o fórum e o trarei sim... tenho certeza que renderá uma caralhada de opiniões bastante interessantes.
Postagens: 506
Tópicos: 100
Ingressou: Feb 2022
Reputações:
94
Voltando ao feedback em respeito à opinião da rapaziada:
Dividi em 5 parcelas e escrevi o compromisso de pagamento em 1 folha para o amigo assinar se comprometendo a pagar as 5 parcelas.
Pedi para 2 amigos mais próximos do bonde assinarem e se comprometerem a pagar 50% da dívida caso tentasse rolar algum calote e somente 1 outro amigo do grupo assumiu a responsabilidade.
No dia 5 de Abril a última parcelada foi quitada.
O amigo pagou tudo certo, apesar do alto risco de calote.
Postagens: 77
Tópicos: 2
Ingressou: Mar 2024
Reputações:
16
11-04-2024, 02:04 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 11-04-2024, 02:06 PM por Frost..)
Quanta viadagem. Se o cara é brother das antigas mesmo e já provou o valor e que é sujeito homem era só compra essa porra e se o cara ramelasse era pau no gato, não precisa cobrar nem nada, era só excluir do convívio.
E quanto aos que falaram que amigo é dinheiro no bolso, decerto nunca precisam muito mais de um amigo que de grana. Pqp, quanta falta de traquejo social. Eu mesmo quando tava fudido recebi uma força monstruosa de amigos que dinheiro nenhum paga. Tem cara aqui que vive totalmente alienados do mundo real, pqp 10000x
|