Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Parar de trabalhar?
#1
Boa noite, confrades.
Este ano atingi um dos meus objetivos de vida que é a Independência Financeira (IF).
Não detalharei, pois não vem ao caso, mas o que digo é que só com meus rendimentos consigo cobrir minhas despesas e ainda sobra pra reinvestir.
Sempre fui minimalista.
A dúvida é se ainda continuo trabalhando, sou funça e tô com 36.
Gosto do que faço, mas não vou mentir que há um tempo essa ideia de largar tudo e viver tranquilo vem me acompanhando.
Moro em São Paulo. Pensei em pedir as contas, comprar uma casinha numa cidade do interior de porte médio e viver por lá, já que no interior o custo de vida é ainda mais baixo.
Uma coisa que me prende são meus velhos, eles tem saúde graças a Deus, mas a preocupação é a segurança daqui.
Se vocês estivessem na minha situação o que fariam? Largariam agora ou trabalharia mais um pouco, sei lá até os 40.

Saudações.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#2
Salve confrade,

Parabéns pela sua independência, o mundo inflacionado que vivemos hoje, realmente é um patamar difícil de alcançar.

Eu tenho algumas observações, você tem uma idade relativamente nova e acredito que possa cair no comodismo se mudando para uma cidade no interior e vivendo de renda passiva. Acredito que possa descobrir algo novo que possa te dar mais motivação e ainda aproveitar novas oportunidades na grande SP.

Referente a família, é outro ponto super importante. Esteja próximo, cuide e aproveite o restante da vida deles, eu sei como é dor de enterrar o pai e sempre bate o arrependimento de que poderia ter aproveitado mais.
Responda-o
#3
Minha opinião como funcionário público, que não tem independência mas tem estabilidade, continue a trabalhar, pode não ser no mesmo local, nem na mesma área mas continue. De preferência algo que se sinta útil e possa servir a outros seres humanos, na minha instituição pessoas morrem ao se aposentar por N fatores mas um deles é não saber o que fazer ao parar de trabalhar.
Por fim a bíblia fala
"No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra"
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#4
Parabéns, chegar a essa independência aos 36 anos é para poucos.

Acredito que seu rendimento passivo está todo em real, uma shitcoin altamente inflacionária. Em dez/24 o próximo presidente do BC já disse que imprimir dinheiro não causa inflação, o que eu digo a todos é que em 10 anos o que você ganha em real hoje valerá menos da metade, e isso na melhor das hipóteses.

O sistema fiduciário atual foi feito pra você ser escravo por toda uma vida, então se você decidir parar agora, no auge da tua vida produtiva, muito provavelmente chegará aos 50 anos e precisará voltar a trabalhar pra poder comer.

Sugiro que continue trabalhando e comece a fazer uma poupança em moeda dura, não preciso nem falar qual é.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#5
Vai pegando atestado e tal.

Larga um foda-se, talvez ganhe até um aumento.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#6
(21-03-2024, 08:10 AM)Trglodita Escreveu: Parabéns, chegar a essa independência aos 36 anos é para poucos.

Acredito que seu rendimento passivo está todo em real, uma shitcoin altamente inflacionária. Em dez/24 o próximo presidente do BC já disse que imprimir dinheiro não causa inflação, o que eu digo a todos é que em 10 anos o que você ganha em real hoje valerá menos da metade, e isso na melhor das hipóteses.

O sistema fiduciário atual foi feito pra você ser escravo por toda uma vida, então se você decidir parar agora, no auge da tua vida produtiva, muito provavelmente chegará aos 50 anos e precisará voltar a trabalhar pra poder comer.

Sugiro que continue trabalhando e comece a fazer uma poupança em moeda dura, não preciso nem falar qual é.

Concordo.

IF na mão de Haddads e afins pode acabar a qualquer momento. Bili é novo, pau neles e continue.

Sem falar que se pessoas próximas descobrirem isso, vão se aproximar para grudar em sua jugular. Cuidado com morenas jambo e m$ols de família rica.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#7
Você é funcinha, então tem duas coisas aí: Provavelmente o teu serviço não arranca teu couro e nem te desgasta tanto e provavelmente ele deve "subsidiar" parte do plano de saúde dos seus pais, isso é uma boa ajuda.

Eu ficaria trabalhando até os 50 até lá você pensa um lugar para passar o seu futuro, uma coisa mais funcional longe da maluquice da cidade de São Paulo.

Responda-o
#8
(21-03-2024, 12:00 AM)Bilidequidi Escreveu: Este ano atingi um dos meus objetivos de vida que é a Independência Financeira (IF).
Não detalharei, pois não vem ao caso, mas o que digo é que só com meus rendimentos consigo cobrir minhas despesas e ainda sobra pra reinvestir.

Parabéns, queria compartilhar tá compartilhado, quer um like ou um biscoito? Nem vou me dar ao trabalho de elaborar uma resposta, se for só isso ai não alcançou IF porra nenhuma, seu patrimônio é capaz de bancar os riscos de mercado ou se houver qualquer oscilação você vai ter que mendigar emprego pra não passar fome? Ninguém aqui é Mãe Dinah pra saber se você não detalhar.
Responda-o
#9
Funcionário público, tem expediente de no máximo 5x na semana, tem dias de folga aos Sábados e Domingos, feriados e dias facultativos. Sendo assim, não vejo razão aparente para você largar o cargo. Dinheiro é igual conhecimento; nunca é de mais.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#10
Parabéns pela Independência Financeira.

Entretanto, no seu lugar, com 36 anos, eu jamais pararia de trabalhar (não penso em parar de trabalhar nunca). Se não fosse no emprego atual, procuraria outras formas de ter um ofício que preenchesse algumas horas do meu dia e me proporcionasse prazer e também uma fonte de renda.

Esse ideia de "viver a vida apenas com a rentabilidade dos investimentos e não trabalhar mais", na minha visão, é enganosa. No início, é lindo, mas a ociosidade baterá à porta mais cedo ou mais tarde.
Acaba virando um detrator de qualidade de vida e pode levar a uma grande insatisfação pessoal, correndo-o por dentro.

Se for parar de trabalhar de vez, tenha atividades rotineiras que preencham bem o seu tempo, na intenção de preencher o interior no sentido de se sentir útil para algo, para algum propósito, para alguma comunidade, para alguma causa, etc.

Ademais, observe bem se a renda passiva é mais do que suficiente para, com o aumento do montante ao longo do tempo, ir cobrindo o aumento das coisas no longo prazo, pois sabemos que não podemos brincar com a inflação no Brasil. Muitas vezes, nos planos de Independência Financeira, falta-se um zero à direita na renda passiva almejada, o que pode fazer a pessoa chegar num ponto que está na velhice e não possui trabalho e nem uma renda passiva suficiente para se manter com qualidade.
Sorte é o último desejo daqueles que querem acreditar que a vitória pode acontecer por acidente; suor, por outro lado, é para aqueles que sabem que ela é uma escolha.
Responda-o
#11
Trabalhe.

Sei que pode ser tentador, mas salvo tenha algum hobby que te dê um certo dinheiro (por exemplo envolva algum trabalho artesanal ou manual), melhor ficar de funça, continuar trabalhando e que nem os confras falaram, ir guardando suas reservas.

Cabeça vazia é a oficina do diabo. Vai ter que arrumar algo pra ir matando seu tempo, algo que lhe dê satisfação se for possível, mas se puder ser algo produtivo mesmo que dê dor de cabeça, a preferência teria que ser pra esse último.

Se grana não é problema, vai juntando mais, pra talvez sonhar um pouco mais alto depois. Adquirir mais imóveis ou apês... Ou fazer alguma viagem que você queira ou atitude similar, afinal grana é pra gastar mesmo. Eu por exemplo gostaria de participar dos clubes de tiro e paintball/airsoft daqui mas o custo do equipamento inicial não está no meu horizonte agora, pois não quero viver de alugar equipamento.

Voltando aqui.

Ainda mais por ter uma vida relativamente sossegada, não tens desculpa pra não fazer um bom trabalho. Muito funça aproveita da relativa estabilidade para ser um péssimo funcionário e fazer um serviço bosta, sendo pago com dinheiro do povo. Acha que não pode ser demitido e tal. Não seja um deles.

Quanto a situ dos teus pais, cara, sei que nós BRs somos muito apegado à família e tal, apesar de que você vive a sua vida e eles a dele. Procure ajudar seus pais financeiramente, se eles precisarem. Não sei se entendi direito, mas caso eles morem aí em Sampa, talvez fosse bom poder convencer eles a mudarem pra uma cidade mais tranquila.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#12
Com apenas 36 anos, com a tal “independência” financeira atingida, parar de trabalhar é a pior decisão que você tomará na sua vida. Porque o fato de você ter seu custo de vida pago é uma VANTAGEM que te dá margem pra comprar risco e tentar exponenciar seu crescimento. Você tem margem para comprar bitcoin, se arriscar em negócios próprios, montar patrimônio no exterior bem longe da shitcoin Real. Tem mil possibilidades.

Rentismo no Brasil é considerado um CRIME pelo regime socialista vigente, só não foi proibido AINDA. Você rentista, aos olhos do governo socialista, é mais criminoso que um traficante e um estuprador. Querer viver de renda no Brasil é a PIOR decisão que alguém poderia tomar. Está indo na contra mão de todas as decisões inteligentes. Os investidores estrangeiros, que são mais inteligentes do que nós e tem muito mais informações, estão tirando o dinheiro daqui. Pensa bem!

Querer viver de rentismo no Brasil é LOUCURA! Amanhã surge um imposto em cima de você que arrebenta seu plano de vida. A Esbanja dorme de calça jeans e o Grande Líder decide dissolver o congresso e estatizar todas as empresas da bolsa. Daqui 10 anos o Grande Líder proíbe o Real e será permitido somente Drex com tempo de expiração. Ou simplesmente é tanta incompetência e impressão desenfreada de dinheiro, que chega um ponto que seus reinvestimentos não vão bater a inflação, taxas e impostos, e você vai perder dinheiro vertiginosamente. O Brasil não tem NENHUMA segurança jurídica ou econômica. Confiar seu futuro nisso aqui é simplesmente imprudência.

Aproveita sua vantagem! Começa fazer patrimônio longe do Brasil, aprenda outras línguas, tira outras cidadanias, cria outros negócios próprios, começa girar dinheiro e, principalmente, desenvolver amor pelo trabalho.

Supera essa mentalidade de maconheiro de não querer trabalhar. Isso é mentalidade de funça mesmo, que estuda pra passar e virar mais uma cigarra sustentada pelas formigas. Não seja mais um brasileiro desse. Barsi e W Buffet trabalham até hoje. Nunca pararam! Peça a Deus pra que te dê forças pra trabalhar até seu último suspiro. Dinheiro não fica na mão de preguiçoso. Procure as histórias de quem tentou viveu de rentismo dos anos 80 pra cá, o que aconteceu. Alegria dura poucos anos.

Você tem duas vantagens na vida, que é contas pagas pelo rentismo e emprego público garantido e estável. Sua vida paga, te dá margens para risco. Seu emprego público, te beneficia com estabilidade, salário garantido e com o efeito cantyllon. Esse país pode pegar fogo e explodir tudo, que você ainda vai ter seu salário pingando todo mês com poder de compra beneficiado por ser uma das primeiras classes privilegiadas que pega o dinheiro impresso. Pra um funça se fuder na vida, significa que toda a sociedade deixou de existir, tudo o que conhecemos acabou. Não tem mais nada vivo para ser consumido pelo parasitismo estatal, porque enquanto ainda existir nem que seja somente pele e ossos pra ser sugado, um funça sempre terá pão quentinho na mesa.

E você quer jogar todas as vantagens da sua vida fora, pra ficar coçando o toba, porque tem uma mentalidade de preguiçoso, de esquerdista. Você tem é que tomar tapa na cara pra entrar na disciplina, porque com essa mentalidade de socialista nem soco você merece. PUTA QUE PARIU!

Porra… Quem me dera ser funça e ter contas pagas… Meu irmão… Eu ia virar o novo Eike Batista dessa zona toda. Gargalhada
Responda-o
#13
Eu nunca largaria de um Cargo Público!

Faz o seguinte, tira 'Licença para Tratar de Assuntos Particulares' por 2/3 anos, depois trabalha 2/3 anos, depois tira a licença de novo, depois volta a trabalhar, vai alternando assim indefinidamente...
Responda-o
#14
(22-03-2024, 10:09 PM)Hombre de hielo Escreveu: Eu nunca largaria de um Cargo Público!

Faz o seguinte, tira 'Licença para Tratar de Assuntos Particulares' por 2/3 anos, depois trabalha 2/3 anos, depois tira a licença de novo, depois volta a trabalhar, vai alternando assim indefinidamente...

Como eu consigo essa "licença para tratar de assuntos particulares"? Fiquei curioso agora.
Responda-o
#15
Existem licenças por problemas psicológicos. Meta o loco no departamento. Yaoming
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#16
(22-03-2024, 10:56 PM)Novo Mundo Escreveu:
(22-03-2024, 10:09 PM)Hombre de hielo Escreveu: Eu nunca largaria de um Cargo Público!

Faz o seguinte, tira 'Licença para Tratar de Assuntos Particulares' por 2/3 anos, depois trabalha 2/3 anos, depois tira a licença de novo, depois volta a trabalhar, vai alternando assim indefinidamente...

Como eu consigo essa "licença para tratar de assuntos particulares"? Fiquei curioso agora.

Normalmente tem em toda instituição pública, você precisa ter estabilidade (3 anos) e essa licença não pode exceder 2 anos e também não pode ser remunerada. 
Em sua maioria funciona dessa forma
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#17
(22-03-2024, 05:05 PM)Del Rey Escreveu: Supera essa mentalidade de maconheiro de não querer trabalhar. Isso é mentalidade de funça mesmo, que estuda pra passar e virar mais uma cigarra sustentada pelas formigas. Não seja mais um brasileiro desse. Barsi e W Buffet trabalham até hoje. Nunca pararam! Peça a Deus pra que te dê forças pra trabalhar até seu último suspiro. Dinheiro não fica na mão de preguiçoso. Procure as histórias de quem tentou viveu de rentismo dos anos 80 pra cá, o que aconteceu. Alegria dura poucos anos.

Você tem duas vantagens na vida, que é contas pagas pelo rentismo e emprego público garantido e estável. Sua vida paga, te dá margens para risco. Seu emprego público, te beneficia com estabilidade, salário garantido e com o efeito cantyllon. Esse país pode pegar fogo e explodir tudo, que você ainda vai ter seu salário pingando todo mês com poder de compra beneficiado por ser uma das primeiras classes privilegiadas que pega o dinheiro impresso. Pra um funça se fuder na vida, significa que toda a sociedade deixou de existir, tudo o que conhecemos acabou. Não tem mais nada vivo para ser consumido pelo parasitismo estatal, porque enquanto ainda existir nem que seja somente pele e ossos pra ser sugado, um funça sempre terá pão quentinho na mesa.

E você quer jogar todas as vantagens da sua vida fora, pra ficar coçando o toba, porque tem uma mentalidade de preguiçoso, de esquerdista. Você tem é que tomar tapa na cara pra entrar na disciplina, porque com essa mentalidade de socialista nem soco você merece. PUTA QUE PARIU!

Retirando-se alguns exageros/extremos na postagem como um todo, os quais acredito que há sim boas opções para construirmos um bom futuro financeiro no Brasil (visando sempre o longo prazo), foi uma boa voadora com dois pés nessa parte em destaque!

Acredito que o nobre usuário, autor do tópico, tenderá a pensar um pouco melhor agora, a fim de ampliar seu horizonte, suas possibilidades.
Sorte é o último desejo daqueles que querem acreditar que a vitória pode acontecer por acidente; suor, por outro lado, é para aqueles que sabem que ela é uma escolha.
Responda-o
#18
Essa "licença para tratar de assuntos particulares" geralmente é de até 2 anos e SEM remuneração. E é preciso fazer um requerimento endereço ao RH/Secretaria de Administração.

O servidor precisará verificar o Estatuto/lei que regula essas licenças. Alguns municípios não tem, então de forma subsidiária, é aplicável o Estatuto estadual. Basta uma breve consulta na legislação para ver os requisitos. Se for professor, a lei do PCC (planos de cargos e carreira) também pode trazer alguns dispositivos sobre as licenças.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.
Responda-o
#19
Se tu alcançou a IF, oq te impede de levar seus pais contigo?

Quantos anos seus pais tem? Sua preocupação é com a segurança deles, certo? Você mora com eles? Se sim, é você que cuida deles? São idosos? Já conversou sobre isso com eles e se recusaram a mudar de município? Com esses rendimentos aí não daria pra pagar uma pessoa pra cuidar deles?
Responda-o
#20
Pq cara, honestamente se for fazer alguma contas vc já deve ser milionário. Tem grana suficiente pra arcar com uma mudança radical de vida, comprar uma casa e continuar reinvestido mensalmente..... Na realidade de hj 5k não é nada. Vou considerar que tu tenha calculado uma renda de 5k mensal e mais uns 2k pra reinvestir... 7000 por mês entrando de dividendos. Uma casa dependendo da cidade se for pequena tu paga uns 250/300k considerando que tu quer morar num interior minimamente decente, é difícil mas acha.

Ou seja, tu tem quase 2 milhões de reais investidos.

Oq me causa estranheza é alguém com inteligência e competência pra construir um patrimônio desses vir aqui no fórum falar que está na dúvida se trabalha ou não mais 4 anos.

Mais estranho ainda é que quando vc tiver 40 anos, teus pais estarao ainda mais velhos e teoricamente menos capazes de se cuidarem sozinhos...... Essa conta não batendo....
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 7 Visitante(s)