Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] BIG TECHS e dados pessoais
#1
Prezados, boa noite

O forum ta muito parado, salvo exceções, queria trazer uma discussão muito séria: O controle das bigtechs sobre nossos dados.

Quando começamos na internet, aqui era só mato. Podiamos falar merdas e etc. Hoje em dia, cada vez mais as big techs estão compactuando com o Estado para perseguir e censurar pessoas. Deixamos rastros de nossos dados a todo momento, seja pela localização do IP, seja pelo aparelho celular, que tem nossos dados, seja pelo nosso e-mail, enfim, ta uma desgraça.

Evidentemente que eu não endosso crimes, muito menos impunidade para criminosos. No entanto, a cada dia que se passa, vemos uma batalha economica, cultural e politica se desenhando. Qualquer desafeto de quem está no poder pode ser considerado um criminoso. Vejam a historia do daniel fraga, que se nao fosse o bitcoin, poderia ter sido até preso por falar o que pensa na internet.

Fico me perguntando: será que se solicitarmos para as bigtechs a exclusão de nossos dados pessoais, eles o fariam???

Existe uma forma de viver sem big techs?

nossos cartoes de creditos no youtube premium, nossos jogos que compramos para xbox, tudo é passivel de deixar rastros.

Vejo que cada vez mais é necessário uma forma de "desintoxicação" das big techs.

Outras redes descentralizadas como NOSTR e até mesmo o telegram, que agora é telexandão, se apresentam como alternativas.

O STF determinou que toda plataforma que funcione no Brasil precisa ter um escritorio aqui para eles puxarem os dados, e caso contrario, são excluidos.

Então fica a duvida: qual é a relação de voces com esses fatos? levam numa boa ou vocês ficam com receio de deixar seus cpfs, localização e etc em plataformas digitais?

é possivel fazer um "detox" de tudo isso? eliminar esses dados para que não haja perseguição e nem rastreamento das autoridades?

O renato trezoitão disse que todos que pagaram curso do olavo, ou que doam para pessoas como paulo kogos estão fudidos, pois não passarão em nenhum concurso quando tiver etapa de "anteccedentes de conduta". Isso me preocupa, porque eu comprei o acesso para o curso do olavo e usei o meu cartão. Tenho planos de fazer concursos, não é meu objetivo principal, pois tenho bastante demanda no setor privado, mas pretendo tentar pegar um cargo legal como plano B.

Voces acham que essa fala dele tem fundamentação ou é pira?

sei que são muitas informações desconexas, mas eu não tive tempo de revisar o texto.

Quem tiver vontade, pode dissertar sobre o assunto
Responda-o
#2
(15-02-2024, 12:08 AM)lokoman Escreveu: Fico me perguntando: será que se solicitarmos para as bigtechs a exclusão de nossos dados pessoais, eles o fariam??? 

Existe uma forma de viver sem big techs?

nossos cartoes de creditos no youtube premium, nossos jogos que compramos para xbox, tudo é passivel de deixar rastros.

A internet é descentralizada, uma vez que seus dados estão nela, se torna impossível apagar TUDO. E se existe formas de viver sem big techs? Claro que sim! Você pode viver de pesca ou do agro, recebendo em dinheiro vivo. Mas não é a vida gloriosa e de status que vai te trazer um caminhão de buceta.

Outros apostam no BTC para apagar os rastros e se tornar um grey man.

Esse tema já foi abordado aqui no fórum, mas o pessoal não se interessa muito (até a água bater na bunda, claro):
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#3
Finalmente uma boa discussão.

Esqueça duas coisas, privacidade e segurança de dados, aqui isso não existe, seja por sistemas construídos porcamente, comércio de dados entre empresas, funcionários que vendem acessos e bancos de dados a outras instituições e também para criminosos para prática de crimes como o popular estelionato que hoje nem cadeia dá por não ser um crime que envolve violência física.

Hoje todo serviço que você usa, desde celular, fornecimento de água, luz, internet, contas em bancos físicos e digitais, até um simples boleto que você gera ou uma nota fiscal emitida em seu nome acabam alimentando essa base de dados que pode ser usada e comercializada de múltiplas formas entre empresas e criminosos.

O Governo tem acesso, governo estadual tem acesso, a polícia e a justiça em todas suas instâncias pode ter acesso no poder de uma "canetada" a múltiplos sistemas que cruzam dados financeiros, fiscais, bens e outros.

O Sistema mais porco que tem são os de proteção ao crédito, como o Serasa, que basicamente dão acesso a suas informações pessoais, de trabalho, de renda, de pessoas relacionadas como parentes e vizinhos, de dívidas e protestos a qualquer um que pague, seja empresa ou pessoa física, ou seja, não apenas bancos e lojas mas QUALQUER PESSOA mal intencionada pode ter todo suas informações em poucos segundos de forma completamente legal.

Além disso alguns programadores tem conseguido gerar API do sistema principal e criam paineis de consulta e vendem acesso a esses paineis por grupo de telegram para prática de estelionato, rastreamento, doxxing, no marketplace do facebook tem gente vendendo esse tipo de rastreamento.

Outro sistema que foi muito utilizado para rastreamento de pessoas muito utilizado é o CADSUS, um sistema do ministério da saúde que concentra dados pessoais e endereço de usuários do sistema público de saúde e da mesma forma que os paineis de sistemas de proteção ao crédito, criam APIS e vendem acesso aos paineis por grupos de telegram.

A Prática mais famosa é o "Doxxing" onde esses dados são usados para expor todas as informações pessoais de desafetos e pessoas relacionadas para determinados grupos realizarem o terrorismo virtual, muito utilizadas por ativistas, grupos de esquerda para expor desafetos políticos e ideológicos nas redes sociais e a militância em peso trabalhando para infernizar a vida das pessoas.

As bigtechs além dos dados que a pessoa cede voluntariamente como localização, acesso a contatos, dados de uso, preferências de consumo, relacionamentos, etc coletam metadados através do microfone e da câmera do seu celular.

Embora todo dia pessoas sejam vítimas dessa forma porca que se lida com os dados, seja por abusos de instituições e criminosos, a maioria das pessoas não liga para isso sob o pretexto de serem irrelevantes, porém essa irrelevância só te mantém no anonimato até você ser relevante para uma pessoa, instituição ou governo querendo infernizar sua vida.

A exclusão de dados significa apenas que ele não será visível ao público mas não necessariamente que aquilo será excluído dos bancos de dados e logs, e esses mesmos dados podem ter sido negociados sem seu consentimento com outras empresas, criminosos, etc.
Responda-o
#4
Nesse cenário o que funciona mais é ser irrelevante aos olhos do governo e das pessoas, não tem como escapar disso, evitar ao máximo se expor, não cedendo seus dados para coisas que não sejam de extrema importância, emitindo opiniões e entrar em discussões de qualquer tipo em redes sociais utilizando seus dispositivos, na vida real evitar a todo custo que sua atitudes gerem papéis como dívidas, processos judiciais, boletins de ocorrência e tomar muito cuidado para que seu consumo de crédito não seja fonte atualizada de dados para essas bases.

Basicamente a melhor defesa é SER UM ZÉ NINGUÉM, só mais um número a vista do governo e das pessoas, e quem tiver um pouco mais de inteligência para evoluir longe dessa trama, seja por criptomoedas, anonimato há um universo enorme para expandir.
Responda-o
#5
A fala do Trezoitão tem sim fundamentação. O concurso unificado, por exemplo, tem uma matéria chamada “Realidade Brasileira”, que é o marxismo do Enem aplicado ao concurso público. E na redação o candidato terá que esquerdar o máximo que ele puder ou ele será desclassificado.

Isso já é mais um passo na implantação do filtro social, porque só querem marxistas militantes compondo o serviço público.

Recentemente, também foi aprovado a exigência de comprovação de ficha de antecedentes criminais para professores da rede pública. É mais um passo no desenvolvimento do filtro social brasileiro. No futuro, se existir algum professor que respondeu criminalmente por ser anti-democrático, ele não será contratado.

As coisas estão caminhando para esse rumo mesmo. Quem quer consumir conteúdos de direita tem que dar um jeito de compra-los sem usar seu CPF e cartões de créditos. Tudo isso irá compor seu histórico e score social no futuro. A PF pegou a lista de doadores de Pix ao Mincto e investigou muita gente. Toda essa galera foi para lista dos possíveis "anti-democratas". Essa lista será usada por muito tempo... O Mincto aprovou leis feministas, trouxe a petezada de volta, incentivou a velharada acampar na porta de milico, abandonou os baderneiros que cagaram na mesa do homem supremo, e de lambuja, de brinde, deu para os seus "inimigos" uma lista enorme de apoiadores fanáticos por ele. As pessoas dessa lista NUNCA MAIS saírão do radar do monitoramento de proteção contra atos anti-democráticos. Se o Mincto não for agente do PT, ele é o cara mais burro da história.  Big Grin

E sobre os dados pessoais, esquece segurança!

Nossos dados pessoais já estão todos espalhadas nas mãos de gente perversa ou incompetente de todos os tipos. Por exemplo, os dados dos brazucas estão no GovBr. Em 2022 já teve vazamento e comercialização desses dados. Isso do que foi descoberto. E os que não foram?

Só do fato de você ter registro em qualquer sistema brasileiro(seja estatal ou privado), já significa que seus dados vazaram. Simplesmente porque aqui a corrupção é cultural em tudo, sempre terá um funcionário que vai receber um bom dinheiro para vazar os dados da empresa. Não precisa de mídia, investigação, comprovação… Se seus dados estão em alguma coisa no Brasil, já considere públicos.

Outro exemplo: se você tem chip de telefone seus dados provavelmente já vazaram. Principalmente se você já ficou algum tempo recebendo ligação de bot verificando se o número era real desligando quando você falava “alô”. Os próprios funcionários das operadoras de telefone vendem os dados pessoais. Isso é imparável… Imagina um golpista de uma facção famosa aqui do BR que tem na sua panopla de rendimentos o estelionato e fraudes, oferecendo coisa de 10 meses do salário para um funcionário da operadora de telefonia plugar um pen-drive no PC e passar tudo pra ele. Realmente acha que existe força moral no brasileiro para dizer não? kkk Um dos meios mais utilizados para fazer sequestro de dados nas empresas partem justamente de funcionários corruptados pata tal ato. Quase todas as lojas de varejo do Bostil já tiveram vazamentos, também. Sempre tem um funcionário que vai se vender.

Alias, esses dias teve um vazamento muito forte da AGF+ da filha do Barsi, que vazou dados muito sensíveis dos investidores por um “ataque de ransonware”.

Assim como não existe segurança pública, não existe segurança jurídica, também não existe segurança digital no Brasil. E não tem como arrumar isso enquanto corrupção não for realmente punível. Vai apenas piorar... É a mesma lógica dos crimes violentos... Como soluciona crimes violentos? Pelo menos com armamento geral ou perpetua ao assassino. Qual a chance disso acontecer? Zero. Então tudo só ficará cada vez pior.

Agora, como se proteger? Não tem muito o que fazer porque tudo depende do digital. A maneira de se proteger é sempre tentar ser o mais analógico possível. Se não precisa de redes sociais, não tenha. Não tenha aplicativos de bancos no celular. Não use apps de entrega. Não use verificação de login por SMS. Não deixe verificação facial habilitada (as deeps fakes vai tornar essa segurança inútil). Compre tudo o que puder em dinheiro vivo, pare de usar cartão de crédito. Mas tudo isso será soluções temporárias porque o governo vai impor cada vez mais o digital na vida das pessoas.

Eu sou bem pessimista quanto a descentralização, bitcoin... Pra mim o estado vai tomar conta disso tudo. Temos vantagens apenas porque é início, depois que o estado aprende a brigar, acabou! A corrida é sempre em uma direção: estado → individuo, nunca o contrário. O individuo nunca fica mais forte contra o estado, ele fica cada vez menor. O rato apenas cada vez mais tem que procurar buracos sujos e diminutos para fugir do gato. Mas o gato é invencível. O rato sempre cansa, ou tropeça, ou comete algum erro, ou fica encurralado... Tudo o que o gato faz é esperar... A sombra do estado só avança, e quanto mais avança, mais forte ela é.

Alias, pra mim o conceito de homem cinza já é uma utopia, o CBDC não deixar as pessoas comprar um pão sem o governo saber. Para muita gente a sobrevivência será o "homem camuflado": O cara que se camufla dentro do estado. Muitos judeus sobreviveram assim, fingiam ser o que não eram, trocavam de nomes, etc. O "homem camuflado" será a opção de muitos de nós. Cada vez mais se enfiando dentro do sistema, se passando por marxista, buscando sempre subir na hierarquia do partido ou serviço público, para termos os privilégios e as liberdades que teriamos numa sociedade livre, a medida do poder do nosso cargo e função social. As liberdades individuais não cessam para quem detém os cargos de poder, elas começam a ser divididas em níveis, e quanto mais alto o seu cargo na hierarquia comunista, mais liberdade você tem.

Tanto que, existem por aí personalidades públicas e comunistas, cometendo crimes bestiais, e nem sequer são investigadas, porque possuem alta influência dentro da sociedade marxista. O caminho do sobrevivente será nesse sentido: se vestir e agir como se um demônio fosse.
Responda-o
#6
Hoje a maior vitima desse sistema porco de dados são os aposentados, os dados bancários, financeiros principalmente INSS e empréstimos consignados são vazados em tempo real para estelionatários, compartilhados com financeiras de fundo de quintal, eles tem painéis com todas as informações e praticam toda a sorte de golpes, são pessoas vulneráveis que não tem malícia de tecnologia e acabam caindo em golpes conhecidos como golpe do cartão, atualização cadastral e redução de juros de consignado, maior parte dessas quadrilhas tem gente no INSS, dentro de bancos e financeiras que fornecem dados e facilitam a aprovação de empréstimos e redirecionamento do dinheiro para conta de golpistas.

Como esse vazamento parte do próprio INSS e dos bancos eles sequer investigam pois teriam que assumir a falha e ter que investir dinheiro para cobri-la, então muitos aposentados acabam não conseguindo reverter o golpe, anular empréstimo ou reaver dinheiro e acabam tendo as parcelas do golpe descontadas em sua conta bancária indefinidamente, nem na justiça conseguem pois os dados apresentados ao banco para a justiça ficam caracterizados que a própria pessoa que solicitou.

Outro golpe recente são de empresas de estelionatários que se utilizam de bases de dados de proteção ao crédito e inventam dívidas antigas e começam a ligar e mandar mensagens ostensivas, algumas pessoas que se preocupam com nome acabam negociando e pagando parcelas de divida que nunca teve.
Responda-o
#7
Essa discussão é simples, não existe segurança digital no mundo de hoje, a não ser que você simplesmente forje sua morte e suma do mapa, sem celular e contas bancárias.
 O governo tem acesso a tudo. O Big Brother não deixa nada escapar. O que nós resta é simplesmente aceitar tudo isso, pois não há nada que se possa fazer.
 Sobre essa questão dos hackers, eu participo de um grupo sobre militarismo que tem um rapaz hacker. Ele já disse uma vez que o site do governo brasileiro é muito fácil de hackear, e que inclusive ele já havia conseguido pegar vários dados facilmente. 
 No fim, somos como marionetes, controlados pelo Estado. Entretanto, nós realistas enxergamos as cordas que nos controlam, mas não podemos cortá-las.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#8
Câmeras com reconhecimento facial são instaladas em SP, e mulher desaparecida é encontrada

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As primeiras câmeras de reconhecimento facial começaram a funcionar no centro de São Paulo na última sexta-feira (9), e o novo sistema de vigilância já encontrou uma mulher que estava desaparecida na região.

Prometida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) há um ano, a instalação de 20 mil equipamentos é apontada pela gestão estadual como uma das principais frentes de combate à violência na área central. O custo mensal será de R$ 9,8 milhões.



Imagina para o que mais essa tecnologia vai servir.
Responda-o
#9
(15-02-2024, 12:08 AM)lokoman Escreveu: Prezados, boa noite

O forum ta muito parado, salvo exceções, queria trazer uma discussão muito séria: O controle das bigtechs sobre nossos dados.

Quando começamos na internet, aqui era só mato. Podiamos falar merdas e etc. Hoje em dia, cada vez mais as big techs estão compactuando com o Estado para perseguir e censurar pessoas. Deixamos rastros de nossos dados a todo momento, seja pela localização do IP, seja pelo aparelho celular, que tem nossos dados, seja pelo nosso e-mail, enfim, ta uma desgraça.

Evidentemente que eu não endosso crimes, muito menos impunidade para criminosos. No entanto, a cada dia que se passa, vemos uma batalha economica, cultural e politica se desenhando. Qualquer desafeto de quem está no poder pode ser considerado um criminoso. Vejam a historia do daniel fraga, que se nao fosse o bitcoin, poderia ter sido até preso por falar o que pensa na internet.

Fico me perguntando: será que se solicitarmos para as bigtechs a exclusão de nossos dados pessoais, eles o fariam???

Existe uma forma de viver sem big techs?

nossos cartoes de creditos no youtube premium, nossos jogos que compramos para xbox, tudo é passivel de deixar rastros.

Vejo que cada vez mais é necessário uma forma de "desintoxicação" das big techs.

Outras redes descentralizadas como NOSTR e até mesmo o telegram, que agora é telexandão, se apresentam como alternativas.

O STF determinou que toda plataforma que funcione no Brasil precisa ter um escritorio aqui para eles puxarem os dados, e caso contrario, são excluidos.

Então fica a duvida: qual é a relação de voces com esses fatos? levam numa boa ou vocês ficam com receio de deixar seus cpfs, localização e etc em plataformas digitais?

é possivel fazer um "detox" de tudo isso? eliminar esses dados para que não haja perseguição e nem rastreamento das autoridades?

O renato trezoitão disse que todos que pagaram curso do olavo, ou que doam para pessoas como paulo kogos estão fudidos, pois não passarão em nenhum concurso quando tiver etapa de "anteccedentes de conduta". Isso me preocupa, porque eu comprei o acesso para o curso do olavo e usei o meu cartão. Tenho planos de fazer concursos, não é meu objetivo principal, pois tenho bastante demanda no setor privado, mas pretendo tentar pegar um cargo legal como plano B.

Voces acham que essa fala dele tem fundamentação ou é pira?

sei que são muitas informações desconexas, mas eu não tive tempo de revisar o texto.

Quem tiver vontade, pode dissertar sobre o assunto

1. Usar o Firefox (e seguir todo o guia de privacidade com suas extensões e bloqueadores de rastreadores e scripts) https://github.com/yokoffing/BetterFox?t...me-ov-file
2. Usar Linux, sei que vocês vão chorar, mas não tem mais privativo hoje em dia que isso.
3. Formatar seu celular e instalar um "ungoogled phone", usar lojas como o Apetoide (ainda não muito segura) ou se você for muito radical da puta que pariu, F-droid.
4. Usar bloqueadores nativos de endereços no telefone como o Adway, configurar navegadores sempre pra não rastreamento, não coleta de dados e sem fingerprints de nada.
5. LER OS CONTRATOS QUE VOCÊ ASSINA DIGITALMENTE, desmarcar o máximo de opções de coletas de dados com uso de voz, digitação, etc.
6. Remover todo o tipo de personalização de anúncios.
7. Infelizmente não dá pra viver sem, mas tentar ao máximo abandonar as redes sociais da META. Facebook, Instagram, Threads, Whatsapp.
8. Navegação anônima quando estiver fazendo algo na internet que demande cuidado.
9. Não falar o que quer na internet também, aqui não é terra de ninguém não, caralho... não é porque tu tá atrás de uma tela que tu pode virar o que quiser.
10. Utilizar VPN pra burlar o sistema governamental. (A Kaspersky fornece um bem barato, mas temo que seja controlado pela Rússia)
11. Usar DoH, ou DNS over TLS pra tunelar teu tráfego.
12. Recomendo o NextDNS, não é o DNS mais rápido, mas é de fato o mais privativo, dá pra você personalizar no my.nextdns.io o que você quer bloquear na internet, desde anúncios até malwares, phishing, sites de pornografia e abuso infantil, tudo o que você imaginar de ESCUDO contra espionagem, propaganda, venda de dados, até das coisas que fazem mal pra você e pros outros como o demônio da pornografia tu consegue bloquear.
13. É o número do PT, vai tomar no cu Lula.
14. Infelizmente você não vai se proteger 100%, só as vezes do fato de você se proteger dentro de casa já tá bom demais, mas se você sai com seu celular e se expõe a rede móvel ou até mesmo outra rede wifi, ali já pode rolar coleta de dados.
Conheço uma empresa excelente chamada Webspot que vive disso, eles aproveitam seu login na hospedagem de hotéis, aeroportos, lojas, etc pra poder coletar seus dados e te oferecer produtos e serviços.

Fantástico não? Não.

Infelizmente o Estado, Estado esse que vocês tanto amam, patriotas, e querem defender que fiquem lá os políticos que vocês amam, ele sem muito esforço lutaria contra vocês usando essas mesmas armas de coleta de dados.
Ah é, já estão...

A nossa sorte é que político é tudo cabaço de tecnologia, porque o Brasil só elege burro, analfabeto e ex presidiário.
No mais, não sejam ninguém.

Ah, pra fechar: Nunca doe 1 centavo pro projeto Firefox, eles usam o dinheiro do desenvolvimento do Navegador e todo o ecossistema pra ficar fazendo ativismo.
O navegador em si é ótimo, você retira a porra da coleta de dados deles e o resto funciona LINDO sem espionagem.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#10
Conectou à Internet = acabou a privacidade!
Responda-o
#11
(16-02-2024, 03:16 AM)Awaken Escreveu:
(15-02-2024, 12:08 AM)lokoman Escreveu: Prezados, boa noite

O forum ta muito parado, salvo exceções, queria trazer uma discussão muito séria: O controle das bigtechs sobre nossos dados.

Quando começamos na internet, aqui era só mato. Podiamos falar merdas e etc. Hoje em dia, cada vez mais as big techs estão compactuando com o Estado para perseguir e censurar pessoas. Deixamos rastros de nossos dados a todo momento, seja pela localização do IP, seja pelo aparelho celular, que tem nossos dados, seja pelo nosso e-mail, enfim, ta uma desgraça.

Evidentemente que eu não endosso crimes, muito menos impunidade para criminosos. No entanto, a cada dia que se passa, vemos uma batalha economica, cultural e politica se desenhando. Qualquer desafeto de quem está no poder pode ser considerado um criminoso. Vejam a historia do daniel fraga, que se nao fosse o bitcoin, poderia ter sido até preso por falar o que pensa na internet.

Fico me perguntando: será que se solicitarmos para as bigtechs a exclusão de nossos dados pessoais, eles o fariam???

Existe uma forma de viver sem big techs?

nossos cartoes de creditos no youtube premium, nossos jogos que compramos para xbox, tudo é passivel de deixar rastros.

Vejo que cada vez mais é necessário uma forma de "desintoxicação" das big techs.

Outras redes descentralizadas como NOSTR e até mesmo o telegram, que agora é telexandão, se apresentam como alternativas.

O STF determinou que toda plataforma que funcione no Brasil precisa ter um escritorio aqui para eles puxarem os dados, e caso contrario, são excluidos.

Então fica a duvida: qual é a relação de voces com esses fatos? levam numa boa ou vocês ficam com receio de deixar seus cpfs, localização e etc em plataformas digitais?

é possivel fazer um "detox" de tudo isso? eliminar esses dados para que não haja perseguição e nem rastreamento das autoridades?

O renato trezoitão disse que todos que pagaram curso do olavo, ou que doam para pessoas como paulo kogos estão fudidos, pois não passarão em nenhum concurso quando tiver etapa de "anteccedentes de conduta". Isso me preocupa, porque eu comprei o acesso para o curso do olavo e usei o meu cartão. Tenho planos de fazer concursos, não é meu objetivo principal, pois tenho bastante demanda no setor privado, mas pretendo tentar pegar um cargo legal como plano B.

Voces acham que essa fala dele tem fundamentação ou é pira?

sei que são muitas informações desconexas, mas eu não tive tempo de revisar o texto.

Quem tiver vontade, pode dissertar sobre o assunto

1. Usar o Firefox (e seguir todo o guia de privacidade com suas extensões e bloqueadores de rastreadores e scripts) https://github.com/yokoffing/BetterFox?t...me-ov-file
2. Usar Linux, sei que vocês vão chorar, mas não tem mais privativo hoje em dia que isso.
3. Formatar seu celular e instalar um "ungoogled phone", usar lojas como o Apetoide (ainda não muito segura) ou se você for muito radical da puta que pariu, F-droid.
4. Usar bloqueadores nativos de endereços no telefone como o Adway, configurar navegadores sempre pra não rastreamento, não coleta de dados e sem fingerprints de nada.
5. LER OS CONTRATOS QUE VOCÊ ASSINA DIGITALMENTE, desmarcar o máximo de opções de coletas de dados com uso de voz, digitação, etc.
6. Remover todo o tipo de personalização de anúncios.
7. Infelizmente não dá pra viver sem, mas tentar ao máximo abandonar as redes sociais da META. Facebook, Instagram, Threads, Whatsapp.
8. Navegação anônima quando estiver fazendo algo na internet que demande cuidado.
9. Não falar o que quer na internet também, aqui não é terra de ninguém não, caralho... não é porque tu tá atrás de uma tela que tu pode virar o que quiser.
10. Utilizar VPN pra burlar o sistema governamental. (A Kaspersky fornece um bem barato, mas temo que seja controlado pela Rússia)
11. Usar DoH, ou DNS over TLS pra tunelar teu tráfego.
12. Recomendo o NextDNS, não é o DNS mais rápido, mas é de fato o mais privativo, dá pra você personalizar no my.nextdns.io o que você quer bloquear na internet, desde anúncios até malwares, phishing, sites de pornografia e abuso infantil, tudo o que você imaginar de ESCUDO contra espionagem, propaganda, venda de dados, até das coisas que fazem mal pra você e pros outros como o demônio da pornografia tu consegue bloquear.
13. É o número do PT, vai tomar no cu Lula.
14. Infelizmente você não vai se proteger 100%, só as vezes do fato de você se proteger dentro de casa já tá bom demais, mas se você sai com seu celular e se expõe a rede móvel ou até mesmo outra rede wifi, ali já pode rolar coleta de dados.
Conheço uma empresa excelente chamada Webspot que vive disso, eles aproveitam seu login na hospedagem de hotéis, aeroportos, lojas, etc pra poder coletar seus dados e te oferecer produtos e serviços.

Fantástico não? Não.

Infelizmente o Estado, Estado esse que vocês tanto amam, patriotas, e querem defender que fiquem lá os políticos que vocês amam, ele sem muito esforço lutaria contra vocês usando essas mesmas armas de coleta de dados.
Ah é, já estão...

A nossa sorte é que político é tudo cabaço de tecnologia, porque o Brasil só elege burro, analfabeto e ex presidiário.
No mais, não sejam ninguém.

Ah, pra fechar: Nunca doe 1 centavo pro projeto Firefox, eles usam o dinheiro do desenvolvimento do Navegador e todo o ecossistema pra ficar fazendo ativismo.
O navegador em si é ótimo, você retira a porra da coleta de dados deles e o resto funciona LINDO sem espionagem.


É muita complicação para o dia a dia e mesmo assim não te livra dos riscos, são boas dicas, até complementaria mas ainda sou adepto da mais completa irrelevância, de ser visto pelo governo e pelas pessoas como um zé ninguém, não chamar atenção, não procurar atritos gratuitos que chamem atenção para mim, não me engajar em discussões ou ativismo pela internet pois sabemos que além de não adiantar porra nenhuma e não convencer ninguém ainda atrai holofotes indesejados que te atacam começando pela sua vida pessoal e hoje com esses sistemas cagados conseguem levantar qualquer coisa tendo apenas seu nome.

Não ficar brincando na área cinza procurando treta com mulher ou outras minorias, mesmo que em tom humorístico de memes ou discussões por mais bem humoradas que sejam sempre acaba atraindo ódio de algum ofendido que vai querer foder sua vida de graça.

Não expor nada da minha vida em redes sociais, se possível nem tê-las, pois lá acaba sendo uma fonte de informação que pode ser usada contra você a qualquer tempo por qualquer motivo.

Quem tiver conhecimento com tecnicas de anonimato, seja pra movimentação financeira, interações na internet, use-as, se você não tem conhecimento e não sabe não se aventure, fique na sua, seja irrelevante, não cace problemas de graça.

Hide in Plain Sight
Responda-o
#12
Big tech não é minha área, então vou deixar meus 2 centavos com outro assunto.

É bom ter algum grau de autoditatismo, e sempre aprender coisas novas, habilidades, conhecimento humano etc. Não depender da grade curricular da iscola, UNESCO etc.

Peguem o Tesla, por exemplo. Aparentemente, ele descobriu outras formas de energia sem ser carvão, isso na época dele (não sei se é lenda essa história de energia debaixo da terra). Óbvio que ele era um gênio e tinha muita força de vontade, mas foda-se, é um exemplo de alguém que fez descobertas que dão mais autonomia aos indivíduos.

Outra coisa: se o cara tem interesse por farmácia alternativa, planta, educação física, etc. acaba descobrindo umas 4 ou 5 substâncias e práticas que dão mais força, imunidade etc. e adoece menos. Claro, sempre com responsabilidade, sem tomar chá do que você não conhece.

E também, literatura, ciências humanas e filosofia de bons níveis. Aquele livro do "Flores Para Algernon", livro foda recomendado aqui por vários. "Maestria", do Robert Greene também. Ciências Sociais tem o "Muqqadimah" do Ibn Khaldun. Livros que inspiram mais o ser humano a buscar fortalecimento, desenvolvimento etc. em vez de se envergonhar por buscar poder e autonomia.

Se o cara tem interesse por esses assuntos, então foda-se, é o passa-tempo dele.

Conhecimento é poder, e poder é liberdade.
Responda-o
#13
Texugo, hoje informação é o poder, não importa de quem, seja pro bem, seja pro mal.

Você tendo informações sobre o que as pessoas estão pensando, discutindo, escrevendo, planejando, tudo isso é poder.
Você sai na frente em questão de vendas, sai na frente em questão de marketing, até mesmo domina a questão cultural e social.

Cara, acho legal tua contribuição, mas o negócio é realmente preocupante.

Hoje estamos vivendo literalmente o 1984, onde o "grande irmão" vigia e ouve todos, seja por Alexa, Smartphones da Google ou da Apple, dados de conversas de chats, compras, etc.
Sério, eu não ligaria se fossem apenas empresas tentando concorrer e vender produtos de qualidade com preço mais barato, mas a grande jogada nisso é que muita exposição acaba te vendendo pra gente muito pior que os gananciosos: os burocratas da política.

Com o avanço da IA, estamos vendidos aos nossos comportamentos, limitados em falas, ações e posicionamentos políticos que são direitos nossos como cidadãos.
Eu como libertário, daqui há uns anos, talvez não possa falar com liberdade que imposto é roubo sem que eu tenha um crédito social reduzido, passe fome, perca acesso a coisas básicas na vida ou seja morto.

A grande preocupação não é se eu vou estar anônimo ou não, eu acho na verdade, que na Real, entre os grupos, uma boa parte de vocês conhece meu nome, meu rosto e pode entrar em contato comigo se quiser.
Esse não é o problema, eu não quero ficar anônimo, eu quero privacidade na medida que precisar.

Se eu estou trocando ideia com uma mina dizendo que eu vou levar ela pra jantar em Petrópolis, eu não quero ter as empresas armazenando minhas preferências pra que uma hora ou outra quando um ditador vier, ele ter o poder até de saber se eu vou pegar a garota que eu levei pra sair ou não. E não é que isso seja sinal de que eu esconda algo ou tema algo, pelo contrário, mas é um direito que parece explicito naturalmente.

Realmente, o único jeito de viver fora da bolha do bigbrother é com uma postura radical de ROMPIMENTO com as bigtechs que servem a interesses governamentais pra ganhar benefícios e continuar sobrevivendo, porque são igualmente reféns da mesma quadrilha que nós. Nós também somos burros para um caralho e não vemos nunca o contrato de uso dos apps e redes que usamos, então vamos estar sempre sujeitos a aceitar tudo como gado.

Mas e aí, usar o quê? Sinal de fumaça? Voltar às cartas? A trilha de quem quer ter privacidade nas suas ações é uma tarefa em tanto.
Tem que pesquisar muito e suar bastante.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#14
@Awaken

Nem falo muito de se distanciar totalmente das big techs e viver afastado da sociedade (o que é bem difícil e nem compensa muito), mas sim de adquirir mais "inventividade", uma certa independência do meio, e se afastar da cultura em volta, o quanto for possível.

Quase todo mundo tem algum assunto bom que interessa, e que pode passar um tempo mexendo com ele (se não tiver outras ocupações mais urgentes na hora). Plantio, exercício, tecnologia, construções, arqueologia, ler algum livro que presta etc. Já é algo a mais pra não ter a energia sugada pelo celular, só vendo bosta.

Vou sair um pouco do campo das Big Techs, mas sem desvirtuar...

Parece haver sistemas de educação mais formador de personalidades inventivas e funcionais (as Sete Artes Liberais, Ratio Studiorum etc). Não apliquei em mim, mas ouvi muita gente falando bem.

E também, estudando arqueologia, percebemos que algumas civilizações antigas tiveram muito desenvolvimento tecnológico pra época. Mas antes de todo esse desenvolvimento tecnológico, científico etc. eles tinham algum desenvolvimento de mentalidade, consciência, estilo de vida etc. Os caras viviam no matagal, neve, deserto etc. e mesmo assim tiveram engenhosidade, habilidade com medicina, conhecimento humano e outras descobertas. 

Vazamento de dados parece inevitável hoje em dia, e a tendência daqui pra frente é que as "democracias" deem um chega pra lá em pessoas menos amigáveis (tanto o produtor quanto o consumidor de conteúdos não-amigáveis). 

Mas ainda é possível se distanciar da cultura em volta. Nem falo de reiventar a roda, e criar a própria internet, a própria energia, o próprio alimento, viver isolado etc. isso aí nem o Tesla conseguiu. Falo de coisas mais simples, por exemplo, mexer com atividades do próprio interesse no tempo livre. Não é tudo, mas já é alguma coisa nessa época de alienação.
Responda-o
#15
(18-02-2024, 10:01 PM)Awaken Escreveu: Texugo, hoje informação é o poder, não importa de quem, seja pro bem, seja pro mal.

Você tendo informações sobre o que as pessoas estão pensando, discutindo, escrevendo, planejando, tudo isso é poder.
Você sai na frente em questão de vendas, sai na frente em questão de marketing, até mesmo domina a questão cultural e social.

Cara, acho legal tua contribuição, mas o negócio é realmente preocupante.

Hoje estamos vivendo literalmente o 1984, onde o "grande irmão" vigia e ouve todos, seja por Alexa, Smartphones da Google ou da Apple, dados de conversas de chats, compras, etc.
Sério, eu não ligaria se fossem apenas empresas tentando concorrer e vender produtos de qualidade com preço mais barato, mas a grande jogada nisso é que muita exposição acaba te vendendo pra gente muito pior que os gananciosos: os burocratas da política.

Com o avanço da IA, estamos vendidos aos nossos comportamentos, limitados em falas, ações e posicionamentos políticos que são direitos nossos como cidadãos.
Eu como libertário, daqui há uns anos, talvez não possa falar com liberdade que imposto é roubo sem que eu tenha um crédito social reduzido, passe fome, perca acesso a coisas básicas na vida ou seja morto.

A grande preocupação não é se eu vou estar anônimo ou não, eu acho na verdade, que na Real, entre os grupos, uma boa parte de vocês conhece meu nome, meu rosto e pode entrar em contato comigo se quiser.
Esse não é o problema, eu não quero ficar anônimo, eu quero privacidade na medida que precisar.

Se eu estou trocando ideia com uma mina dizendo que eu vou levar ela pra jantar em Petrópolis, eu não quero ter as empresas armazenando minhas preferências pra que uma hora ou outra quando um ditador vier, ele ter o poder até de saber se eu vou pegar a garota que eu levei pra sair ou não. E não é que isso seja sinal de que eu esconda algo ou tema algo, pelo contrário, mas é um direito que parece explicito naturalmente.

Realmente, o único jeito de viver fora da bolha do bigbrother é com uma postura radical de ROMPIMENTO com as bigtechs que servem a interesses governamentais pra ganhar benefícios e continuar sobrevivendo, porque são igualmente reféns da mesma quadrilha que nós. Nós também somos burros para um caralho e não vemos nunca o contrato de uso dos apps e redes que usamos, então vamos estar sempre sujeitos a aceitar tudo como gado.

Mas e aí, usar o quê? Sinal de fumaça? Voltar às cartas? A trilha de quem quer ter privacidade nas suas ações é uma tarefa em tanto.
Tem que pesquisar muito e suar bastante.

E difícil demais se desligar, mas você pode tomar algumas ações pra mitigar o problema.

Olha que interessante esse vídeo:




O controle total com crédito social não virá sem controle total sobre o teu dinheiro.

Se quiser usar um app totalmente seguro para comunicação direta tipo whatsapp, usem o protocolo NOSTR. Eu já uso com alguns dos meus contatos chapéu de alumínio. Funciona bem demais. O protocolo NOSTR usa um client, no Android eu uso o Amestyst. Você cria um usuário sem nenhum dado pessoal. Teu acesso é uma chave privada, como uma carteira de BTC por exemplo. Perdeu a chave, perdeu o acesso. @Libertador conhece a ferramenta. Ele também é uma rede social da bolha bitconheira. Não existe como censurar, é totalmente descentralizado.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#16
Ignorando os outros comentários, dados de computador são indeléveis, ou seja, nunca serão apagados, quer ser anônimo faz no boca a boca, voce pode ficar na maciota na internet, é o mínimo que dá pra fazer.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)