Postagens: 506
Tópicos: 100
Ingressou: Feb 2022
Reputações:
94
Uma dúvida pra quem já é mais casco velho.
Um amigo está numa situação ruim de grana e pediu ajuda para conseguir um celular Samsung A34.
Que tipo de cuidado vocês tomariam?
Postagens: 440
Tópicos: 17
Ingressou: Nov 2018
Reputações:
183
12-10-2023, 05:39 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 12-10-2023, 05:40 PM por Bastardo.)
Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Postagens: 788
Tópicos: 26
Ingressou: Jul 2017
Reputações:
142
12-10-2023, 06:01 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 12-10-2023, 06:03 PM por Melancton.)
Sao as prioridades da vida, cada um tem as suas
Voce ja esta julgando o cara e nem sabe o motivo dele querer o celular, pergunta por que ele quer um celular novo, as vezes é pra fazer live de npc e ganhar dinheiro e consertar a vida dele
Se ele é seu amigo mesmo e voce for emprestar algum dinheiro considere para si mesmo como doaçao, empreste uma quantia que estaria disposto a doar para ele e nunca mais receber.
emprestar mais do que isso vai só te dar dor de cabeça e ainda correr o risco de perder a amizade.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Reputações:
94
(12-10-2023, 05:39 PM)Bastardo Escreveu: 
Fórum da Real.
Podem mandar a Real.
Se eu quisesse ouvir palavras falsas iria à algum psicólogo da moda.
Postagens: 314
Tópicos: 0
Ingressou: Nov 2018
Reputações:
112
Qual natureza de ajuda foi solicitada?
Financeira? Técnica? Companhia para ir comprar?
Se for a primeira hipótese, aplica-se aquela velha máxima: "Quando emprestas dinheiro a um amigo, perdes o dinheiro ou o amigo."
Se for a segunda: Você manja de celulares e suas funcionalidades? Se sim, ajude-o, pois não será um serviço manual e sim apenas um aconselhamento, portanto, não havendo necessidade de cobrança de dinheiro.
Se for a terceira: depende de sua disposição em ir com ele, bem como do seu tempo livre e de combinarem a saída para efetuar a compra do aparelho.
Espero ter ajudado.
Reputações:
94
(12-10-2023, 08:17 PM)Per Onore Escreveu: Qual natureza de ajuda foi solicitada?
Amigo de infância pediu para eu que comprasse com o meu cartão um Samsung A34 parcelado em 10x e disse que pagaria.
Celular antigo do cara quebrou e ele disse precisar para usar no emprego como técnico de Logística.
Está usando o celular da filha de 7 anos.
Postagens: 519
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
65
Se ele é profundamente seu amigo, desses que você daria um rim, não empreste o dinheiro dê.
Ou seja, compre o celular pra ele, se ele pagar bem, se não pagar você entende que deu o celular pra ele e segue sua vida (claro sem nunca mais emprestar nada pro cara).
Reputações:
94
@ Minerim e @ Del Rey são bons conselheiros. Vejam esse tópico.
Postagens: 1,087
Tópicos: 7
Ingressou: Oct 2016
Reputações:
206
Se esse "amigo" seu não trabalha, pode ter certeza que o dinheiro pra compra do celular vai ser presente e não empréstimo. Se ele trabalha, ele pode te passar a perna dizendo ser empréstimo e nunca te pagar.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2
強さと名誉と尊厳
Postagens: 158
Tópicos: 17
Ingressou: Oct 2017
Reputações:
42
Empréstimo ao meu ver tem que estar autenticado em cartório ou em contrato. No seu caso sugiro dar o dinheiro sem esperar retorno, porém diga que espera o retorno a ele, mesmo sem esperar de verdade.
"A Real não é Igreja, para tu aparecer somente quando está precisando!"
- Hombre de Hielo
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos."
- Esther Vilar, em O Homem Domado
Postagens: 319
Tópicos: 4
Ingressou: Dec 2018
Reputações:
43
eu tb sugiro vc ajudar seu amigo mas sem esperar ser pago
tem um amigo meu q eu ja perdi uns 2 mil reais com ele
eu cobrei ele, mas ele vive quebrado, filho pra cuidar e os caraio. é foda.
Mas eu acredito que um dia ele paga
Se emprestar, não se estresse
Postagens: 111
Tópicos: 0
Ingressou: Dec 2022
Reputações:
42
(17-10-2023, 07:55 PM)O Incansável Escreveu: Empréstimo ao meu ver tem que estar autenticado em cartório ou em contrato. No seu caso sugiro dar o dinheiro sem esperar retorno, porém diga que espera o retorno a ele, mesmo sem esperar de verdade.
Se esse dinheiro minimamente for fazer falta para você, não empreste, independente do que seu amigo acha.
SE o dinheiro não fizer a mínima falta, aí beleza, empresta como fundo perdido.
Como sempre teve amigo que achava que eu era rico, e longe disso, em alguns momentos vivi como classe média alta e olhe lá, muita gente já veio pedir dinheiro para mim. Emprestei em 3 ocasiões:
- Um colega passou por um assalto (não vou detalhar aqui) mas precisava de 300 reais para cobrir a parte de responsabilidade dele. Passaram-se 3 meses, nada de pagar. Aí esse mesmo cara comprou moto nova e notebook novo, quando fui cobrar a grana, ele se fez de ofendido, do tipo "amigo não fica cobrando dívida de amigo". De certa forma aí comecei a cortar o contato com o cidadão.
- Um amigo que administrava uma pequena empresa, a empresa estava meio mal das pernas, e ele não sabia administrar bem, pediu 500 reais para pagar conta de luz e comprar o básico de comida: arroz, feijão e frango. Emprestei 1000 reais, combinei dele devolver em 3 meses. Bom, levou 4 meses, mas devolveu, muito agradecido, ele e a esposa. Inclusive bons amigos até hoje.
- Um amigo que tinha acabado de ficar desempregado, mas pagava uma alta pensão (e ainda não tinha conseguido diminuir judicialmente), pediu 1000 reais para ajudar a pagar as contas. O cara passou um perrengue daqueles, mas no primeiro sinal que já tinha se realocado, e com salário bem decente, no mês seguinte devolveu o empréstimo (mas levou uns 6 meses).
Opinião pessoal da história do OP: Não é regra que seu amigo nunca vai devolver o dinheiro, mas o cara não tem grana nem para parcelar um telefone celular, então a chance é que você fique, no mínimo, muito tempo sem ver esse dinheiro de volta.
Postagens: 298
Tópicos: 1
Ingressou: Dec 2016
Reputações:
70
Empréstimo e aposta só se faz com dinheiro que não fará falta.
Se der retorno, ótimo. Se não, não faz diferença.
Postagens: 1,672
Tópicos: 94
Ingressou: Jul 2015
Reputações:
125
Ele que fique com o celular da filha!
Não ajuda e corta o contato com ele, pois isso tem cheiro de calote!
Postagens: 3,578
Tópicos: 142
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
1,061
19-10-2023, 08:05 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 19-10-2023, 08:16 PM por Minerim.)
Amigo de infância pediu para eu que comprasse com o meu cartão um Samsung A34 parcelado em 10x e disse que pagaria.
Celular antigo do cara quebrou e ele disse precisar para usar no emprego como técnico de Logística.
Está usando o celular da filha de 7 anos.
Qual é o salário de um técnico em logística?
A remuneração variável de Técnico De Logística em Brasil é de R$ 6.000, variando entre R$ 1.956 e R$ 10.783. As estimativas de salários têm como base 207 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Técnico De Logística nessa localidade (Brasil).
O A34 custa em média R$ 1500,00, geralmente empresas fornecem equipamentos corporativos para os funcionários nessa função....
Amigo de infancia que virou Uber ou entregador de Ifood....
Na equação trinomial de caridade/doação/fundo perdido associada ao coeficiente confiança/necessidade quem decide é vc, principalmente conhecendo o historico e comportamento economico do pedinte. Por fim faça um termo de transferencia que comprove o uso do IMEI por ele, caso a NF seja em seu nome.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Postagens: 79
Tópicos: 2
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
98
(17-10-2023, 06:52 PM)Vincent Escreveu: @Minerim e @Del Rey são bons conselheiros. Vejam esse tópico.
Primeiro que a filha de 7 anos não deveria ter celular. Se você é um bom amigo meta a real nele: criança não usa celular! Se continuar a usar essa merda durante o desenvolvimento dela, vai ficar uma mulher lesada, burra, demente, com deficit de atenção e com problemas de memória, e vai ser mais uma eleitora do PT. Já existe um monte de estudos demonstrando que celulares antes dos 16 anos é terrível para a formação cerebral, então é só mandar ele ir pesquisar e ser homem dentro de casa. Se bem que é bem capaz da filha de 7 anos já está a mandar nesse gajo aí... Pai hoje não tem autoridade de nada, só serve pra bancar a vida das princesas valentinas.
E você só empresta o que você pode se dar ao luxo de perder, ou o que você tem culhões o suficiente para cobrar na porrada. Se você não tiver nenhum dos dois, então não empresta. Ainda mais para algo supérfluo desse. Não é doença, vida e morte... Então fodasse! kk
E já temos a taxação internacional garantida pela coligação PT-STF, então a Magalu e outras careguejistas brasileiras já voltaram com o carnezão de financiamento de muamba em 36x. Então ele pode perfeitamente comprar um celular e pagar o mesmo valor 3x com juros para todo esse cupinxeiro tupiniquim amigos do Grande Líder. E se ele reclamar manda fazer o L e já demonstra a importância de fortalecer o comércio nacional do Batcuzil.
Postagens: 2,306
Tópicos: 12
Reputações:
353
22-10-2023, 09:33 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 22-10-2023, 09:34 PM por Bean.)
Eu tô precisando também, parcela aí depois vemos
No mais @ Hombre de hielo mostrou a que veio.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Postagens: 594
Tópicos: 11
Ingressou: Dec 2017
Reputações:
212
É muita teoria e giro de lâmpada...
Independente do que todos disseram ou dirão, só você poderá tomar a decisão... Se o cara é realmente seu amigo e você confia nele, empreste (...se já não emprestou!)... ou não! Caralho, qual é a porra do problema em tomar uma decisão tão simples?
Daquí a pouco vai ter louco sugerindo que se faça contrato sobre o valor, com fiadores, avalistas e etc...
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Postagens: 1,114
Tópicos: 26
Ingressou: Mar 2020
Reputações:
169
Caramba, quem diria que um amigo pedindo dinheiro emprestado iria render tanto aqui no fórum   ha
Postagens: 1,829
Tópicos: 35
Reputações:
675
(23-10-2023, 11:45 AM)Callahan Escreveu: É muita teoria e giro de lâmpada...
Independente do que todos disseram ou dirão, só você poderá tomar a decisão... Se o cara é realmente seu amigo e você confia nele, empreste (...se já não emprestou!)... ou não! Caralho, qual é a porra do problema em tomar uma decisão tão simples?
Daquí a pouco vai ter louco sugerindo que se faça contrato sobre o valor, com fiadores, avalistas e etc...
Ausência paterna é extremamente danosa para a formação do homem.
Some isso ao advento da cibercultura, onde vale tudo pelo like, pela validação coletiva e temos esse tipo de dúvida surgindo.
Muita insegurança e pouca vivência e conhecimento de mundo.
Um homem com escolhas é um homem livre.
|