Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A importância da Alimentação para ter Saúde!
#1
Bom confrades, sou um entusiasta em Nutrição, estudo sobre o assunto a algum tempo e gostaria de deixar minha colaboração nesse assunto!

Vou tentar resumir em 3 passos simples o essencial e mais importante no que tange a alimentação saudável para sair de uma dieta tenebrosa para uma dieta mais adequada:

Vamos lá!

PASSO 1: ELIMINAR TODOS OS LIXOS COMESTÍVEIS 

Esse é o passo mais importante, elimine todos os lixos comestíveis de sua dieta, pare de comer comidas industrializadas, processadas, ultra processadas, tudo que vem em caixa, com marca etc, corte também os carboidratos refinados, pães, massas, biscoites etc, e por fim os óleos vegetais (só use óleo de coco ou azeite de oliva).

Você pode se perguntar o por que? Simples, por que são esses os piores alimentos existentes e são os principais causadores da epidemia de doenças inflamatórias em nossa sociedade moderna. São eles que com o passar do tempo, anos e anos de consumo causam as doenças mais predominante nos tempos atuais 

PASSO 2: ADICIONE COMIDA DE VERDADE EM SUA DIETA

Agora vem a parte boa, depois de fazer a limpeza, comece a adicionar comida de verdade, e o que é comida de verdade? São os alimentos mais naturais possíveis, que não são vendidos em caixas, em prateleiras de Hiper Mercados, eles estão na feira e no açougue!

Monte sua dieta baseada em carnes, frutas, raizes, verduras e legumes, de prioridade para os alimentos de origem animal, pois são eles os mais densos em nutrientes e que nosso corpo absorve muito melhor.

PASSO 3: AJUSTES NA DIETA

Depois de montar uma dieta de comida de verdade, eliminando todos os lixos comestíveis, você já adotou uma alimentação muito melhor que a maioria das pessoas hoje em dia, que se alimentam basicamente de carboidratos refinados e comidas industrializadas, só com o passo 1 e 2 com certeza você já tera uma mudança enorme e sua saúde vai ser outra.

Alguns ajustes como comer mais ou menos carboidratos pode ser necessário, mas ai vai da individualidade de cada um.
Responda-o
#2
Muito bom. Não tem segredo nenhum, basta fazer. Por isso não passo a mão na cabeça de gente gorda, relaxada.

A capacidade do nosso corpo em se habituar e adaptar aos exercícios e também a dieta é impressionante. É muito interessante criar "ciclos" para a ingestão de carboidratos e também de calorias como um todo, bem como variar a dieta e consumir alimentos diferentes.

Por exemplo, deixar para consumir 500kcal a mais em carbo nos dias intensos de treino de pernas, por exemplo, enquanto reduz essas calorias no dia de treinos mais leves é proveitoso para o corpo (e a mente).
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#3
To comendo só minha namorada, será que posso acrescentar uma puta na dieta? trollface
Responda-o
#4
(28-03-2023, 06:16 PM)Penoso Escreveu: To comendo só minha namorada, será que posso acrescentar uma puta na dieta? trollface

Se a puta for saudável, não vejo problema nenhum kkk patético!
Responda-o
#5
(28-03-2023, 06:33 PM)Gil_23 Escreveu:
(28-03-2023, 06:16 PM)Penoso Escreveu: To comendo só minha namorada, será que posso acrescentar uma puta na dieta? trollface

Se a puta for saudável, não vejo problema nenhum kkk patético!

Ultimamente no café da manhã como aqueles biscoitos maisena e café, creio que não é um café da manhã saudável. Qual seria um café da manhã saudável e ideal confrade? E aproveitando o gancho se o correto seria 4,5 refeições também?
Responda-o
#6
Sair do sanduíche e ir pras frutas e verduras, legumes, ovos pra mim é difícil nos "cafés".

No mais, parece tópico com mais do mesmo que o Herácles já disse.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#7
(28-03-2023, 08:51 PM)Myers Escreveu: Ultimamente no café da manhã como aqueles biscoitos maisena e café, creio que não é um café da manhã saudável. Qual seria um café da manhã saudável e ideal confrade? E aproveitando o gancho se o correto seria 4,5 refeições também?

Confrade não faz isso não, mude seu café da manhã, de preferência para frutas e ovos no café da manhã, biscoitos no geral são ricos em carboidratos refinados, açúcar puro, sem nenhum valor nutricional, no sentido de nutrir o seu corpo.

Quanto ao café se for sem açúcar pode manter tranquilamente.

(28-03-2023, 08:59 PM)Awaken Escreveu: Sair do sanduíche e ir pras frutas e verduras, legumes, ovos pra mim é difícil nos "cafés".

No mais, parece tópico com mais do mesmo que o Herácles já disse.

É uma questão de hábito mesmo, tem que virar rotina, largar os sanduíches e começar a comer frutas e ovos no café da manhã principalmente.

Não vi o tópico do Heracles sobre o assunto, mas é sempre bom reforçar que a saúde passa pelo alimentação.
Responda-o
#8
Vou te falar uma coisa sobre dieta


Eu preciso de algo que me dê mais energia. Eu basicamente trabalho o dia todo e estudo durante a noite, tanto é que agora, neste exato momento, estou na minha pausa de 10 minutos entre uma sessão e outra, mas as vezes eu me rendo pro sono e acabo procrastinando alguma matéria. Bebo pra caralho também, já estou na metade de uma garrafa de catuaba, porque é uma bebida que me deixa ligado e não me deixa loko, também faço uso de remédio termogênico pra dar um gás. Eu uso tanta merda, que as vezes meu mijo fica colorido. Quero parar com essas substâncias e aderir à comida de verdade.

Já que tu estuda nutrição, me diz ai: o que é bom pra mim? Lembrando que vou começar à introduzir treinos mais intensos para melhorar o físico, e também estou estudando aderir o faloculturismo.
Responda-o
#9
(28-03-2023, 03:51 PM)Gil_23 Escreveu: Esse é o passo mais importante, elimine todos os lixos comestíveis de sua dieta, pare de comer comidas industrializadas, processadas, ultra processadas, tudo que vem em caixa, com marca etc, corte também os carboidratos refinados, pães, massas, biscoites etc, e por fim os óleos vegetais (só use óleo de coco ou azeite de oliva).

Seria o ideal mas sejamos francos, na realidade bostileira é praticamente impossível não consumir alimentos industrializados, processados e ultraprocessados no dia a dia, primeiramente por causa do preço, da praticidade e tempo de compra/preparo/consumo e pela variação de sabores, eu duvido que a maioria dentro da realidade brasileira consiga seguir essa frescura toda a risca e eliminar completamente da dieta.

Você é entusiasta mas ao menos pratica? Conte-nos qual foi sua dieta da última semana.
Responda-o
#10
Vi um contraste interessante nos cafés da manhã típicos de SP e Nordeste, SP é o pão com manteiga ou frios, maioria não tem habito de comer frutas, café com leite, no nordeste se consome tapioca, cuscuz com frango, ovos, salsicha e até mesmo fígado de boi, mandioca frita, mandioca cozida e pessoal de lá tem uma saúde de ferro e uma resistência absurda.
Responda-o
#11
(28-03-2023, 09:23 PM)Joxokhanurs Escreveu: Vou te falar uma coisa sobre dieta


Eu preciso de algo que me dê mais energia. Eu basicamente trabalho o dia todo e estudo durante a noite, tanto é que agora, neste exato momento, estou na minha pausa de 10 minutos entre uma sessão e outra, mas as vezes eu me rendo pro sono e acabo procrastinando alguma matéria. Bebo pra caralho também, já estou na metade de uma garrafa de catuaba, porque é uma bebida que me deixa ligado e não me deixa loko, também faço uso de remédio termogênico pra dar um gás. Eu uso tanta merda, que as vezes meu mijo fica colorido. Quero parar com essas substâncias e aderir à comida de verdade.

Já que tu estuda nutrição, me diz ai: o que é bom pra mim? Lembrando que vou começar à introduzir treinos mais intensos para melhorar o físico, e também estou estudando aderir o faloculturismo.

Confrade acho que o principal seria mesmo você parar de beber, ou ao menos diminuir o consumo aos poucos, deixando só para os finais de semana. Termogênicos no geral são indicados para acelerar o metabolismo, e até pode ser consumido para quem quer perder peso, fora isso, não acho uma boa, pode causar insônia por conter bastante cafeina.

Resumindo, você já tem boa consciência, quer parar, então só colocar em prática mesmo, não tem segredo, o básico é mudar a dieta, introduzindo uma alimentação mais natural possível, como expliquei no tópico.
Responda-o
#12
(28-03-2023, 09:50 PM)Penoso Escreveu: Seria o ideal mas sejamos francos, na realidade bostileira é praticamente impossível não consumir alimentos industrializados, processados e ultraprocessados no dia a dia, primeiramente por causa do preço, da praticidade e tempo de compra/preparo/consumo e pela variação de sabores, eu duvido que a maioria dentro da realidade brasileira consiga seguir essa frescura toda a risca e eliminar completamente da dieta.

Você é entusiasta mas ao menos pratica? Conte-nos qual foi sua dieta da última semana.

É totalmente compreensível que a maior parte dos brasileiros não consigam levar uma alimentação saudável, e isso é realmente preocupante, os produtos comestíveis industrializados por ser mais baratos se torna rotina na alimentação, o que resta é ir tentando mudar os hábitos de alimentação pouco a pouco de acordo com as condições financeiras.

Essa frescura toda pode poupar, diabetes, doenças cardíacas, entre outras doenças inflamatórias que está virando epidemia, principalmente nas classes mais pobres, que infelizmente se alimentam de pão e café de manhã/noite e feijão e arroz no almoço, dieta extremamente pobre em nutrição.

Repare que as famílias rurais mesmo humildes se alimentam muito melhor, pois produzem e colhem seus próprios alimentos da terra.

Sim, minha alimentação de segunda a sexta segue a linha que eu deixei aí, e aos finais de semana me permito comer uma besteira ou outra, como uma pizza, uma sobremesa, algo assim.
Responda-o
#13
(28-03-2023, 06:16 PM)Penoso Escreveu: To comendo só minha namorada, será que posso acrescentar uma puta na dieta? trollface

Meteu essa mesmo?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Penoso é patrimônio desse fórum pqp
Responda-o
#14
Não basta só alimentação, precisa do conjunto completo dieta + treino (nem que seja caminhar 5km por dia), se alimentando de produtos naturais, exercitando o corpo e bebendo água em abundância já te dá uns bons anos a mais de vida.

Uma coisa que ando percebendo é a diferença de aparência dos balzacos que passaram os 20 anos bebendo a rodo, fumando e dormindo mal. Pega um balzaco que treinou e se alimentou direito, ce da 28 anos fácil pro cara. Pra mulher é mais maléfico ainda não ter se cuidado na juventude.

Nunca foi tão fácil se manter acima da média.
Responda-o
#15
(28-03-2023, 10:23 PM)Gil_23 Escreveu: Sim, minha alimentação de segunda a sexta segue a linha que eu deixei aí, e aos finais de semana me permito comer uma besteira ou outra, como uma pizza, uma sobremesa, algo assim.

Não seja preguiçoso. Como o Awaken bem argumentou, seu tópico não trouxe nada de novo.

Traga em detalhes um exemplo de alimentação ideal ou que você pratica, que vai agregar muito mais valor do que apenas atestar obviedades (por mais importante que isso seja).
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#16
(29-03-2023, 08:22 AM)Gorlami Escreveu:
(28-03-2023, 10:23 PM)Gil_23 Escreveu: Sim, minha alimentação de segunda a sexta segue a linha que eu deixei aí, e aos finais de semana me permito comer uma besteira ou outra, como uma pizza, uma sobremesa, algo assim.

Não seja preguiçoso. Como o Awaken bem argumentou, seu tópico não trouxe nada de novo.

Traga em detalhes um exemplo de alimentação ideal ou que você pratica, que vai agregar muito mais valor do que apenas atestar obviedades (por mais importante que isso seja).

Vocês reclamam de tudo, mas vamos lá!

A minha alimentação é basicamente:

Café da manhã - Banana cozida, coco ralado, Mamão, Abacate e Ovos (aqui você pode variar as frutas de acordo com o seu gosto)

Se você está com o açúcar alto no sangue ou pré diabético o recomendado é cortar até mesmo as frutas doce, então nesse caso ficar apenas com o Abacate (que é bem nutritivo), coco e frutas vermelhas como morango.

Almoço - No geral o ideal é legumes, verduras e raizes junto com carne, de preferência carne vermelha 

A carne vermelha é a melhor carne que existe, contém todos os nutrientes essências, e os órgãos como o fígado e coração de boi são como multivitamínicos naturais, são neles que estão a maior concentração de vitaminas e minerais entre a maioria dos alimentos.

Janta - Aqui eu gosto de comer Batata Doce com ovos e frango 

O ovo é considerado o alimento mais completo que existe, extremamente rico em nutrientes, por isso pra quem não tem alguma intolerância à eles, deve comer em abundância.

Pronto está aí a MINHA alimentação, 3 refeições densas em nutrição, não é necessário ficar comendo de 3 em 3 horas, isso é a maior falácia da Nutrição,  o importante é se alimentar de uma quantidade ideal de alimentos que vão te nutrir. 

Quanto a quantidades, isso é bem individual vai depender muito do objetivo, alguns querem aumentar massa muscular outros querem emagrecer então é muito particular, no geral pra quem visa apenas saúde deve comer o suficiente pra se sentir saciado.
Responda-o
#17
(29-03-2023, 08:11 AM)BarbaNegra Escreveu:
(28-03-2023, 06:16 PM)Penoso Escreveu: To comendo só minha namorada, será que posso acrescentar uma puta na dieta? trollface

Meteu essa mesmo?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Penoso é patrimônio desse fórum pqp

Puta pode nao ser saudavel mas é bem saborosa Risada Yaoming trollface Yaoming
Responda-o
#18
(29-03-2023, 09:40 AM)Gil_23 Escreveu: Vocês reclamam de tudo, mas vamos lá!

A minha alimentação é basicamente:

Se fizer tópico porco e preguiçoso, aguente as consequências. Ninguém aqui vai te aplaudir por falar que o céu é azul ou que treinar faz bem pra saúde.

Agora sim trouxe algo construtivo e que vai ajudar os juvenas.

E se achou ruim ouvir verdades, o problema não são os outros, é você que não sabe fazer autocrítica.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#19
(28-03-2023, 10:23 PM)Gil_23 Escreveu:
(28-03-2023, 09:50 PM)Penoso Escreveu: Seria o ideal mas sejamos francos, na realidade bostileira é praticamente impossível não consumir alimentos industrializados, processados e ultraprocessados no dia a dia, primeiramente por causa do preço, da praticidade e tempo de compra/preparo/consumo e pela variação de sabores, eu duvido que a maioria dentro da realidade brasileira consiga seguir essa frescura toda a risca e eliminar completamente da dieta.

Você é entusiasta mas ao menos pratica? Conte-nos qual foi sua dieta da última semana.

É totalmente compreensível que a maior parte dos brasileiros não consigam levar uma alimentação saudável, e isso é realmente preocupante, os produtos comestíveis industrializados por ser mais baratos se torna rotina na alimentação, o que resta é ir tentando mudar os hábitos de alimentação pouco a pouco de acordo com as condições financeiras.

Essa frescura toda pode poupar, diabetes, doenças cardíacas, entre outras doenças inflamatórias que está virando epidemia, principalmente nas classes mais pobres, que infelizmente se alimentam de pão e café de manhã/noite e feijão e arroz no almoço, dieta extremamente pobre em nutrição.

Repare que as famílias rurais mesmo humildes se alimentam muito melhor, pois produzem e colhem seus próprios alimentos da terra.

Sim, minha alimentação de segunda a sexta segue a linha que eu deixei aí, e aos finais de semana me permito comer uma besteira ou outra, como uma pizza, uma sobremesa, algo assim.

Por que fala como se arroz e feijão não fosse algo "ideal" em uma dieta?
Responda-o
#20
Bem, analisando o tópico proposto como um todo, são dicas genéricas que lemos em qualquer site "saúde e bem estar" espalhado na internet ... em todo caso vou fazer algumas observações - como sempre, baseadas na minha experiência pessoal - sobre alguns pontos levantados pelo autor. 

Provavelmente é um erro "endeusar" as tais gorduras boas, da mesma forma que é idiota considerar as "gorduras ruins" o próprio demônio encarnado. Pode ser surpreendente para muitos, mas os óleos omega 6 tem algumas funções bastante importantes para o organismo humano, e o excesso de gorduras omega 3 não promovem tantos "benefícios" assim como é propagado... e também caso seja o objetivo de alguém que estiver lendo, dietas muito rigorosamente baixas em gorduras seguramente causaram uma queda nos níveis de hormônios sexuais. 

Acho que é desnecessário dizer que comer coisas que foram mergulhadas em óleo fervente é uma atitude, no mínimo, idiota. E logicamente seu corpo PRECISA de micronutrientes ...  

Eu fiz por um tempo a dieta proposta pelo Dr Mauro di Pasquale que é, em linhas gerais, rigorosamente baixa em carboidratos, e alta em alimentos de origem animal e verduras e frutas, mais ou menos conforme a ideia do autor do tópico... e passei mal mas mal de verdade de uma forma que eu não lembro de ter passado antes. Achei que tinha contraído um doença auto imune ou coisa do tipo. 

Bem, o que eu quero dizer com isso: que a dieta "saudável" não pode ser proposta, simplesmente devido ao fato que a individualidade biológica governa todas as funções dos organismos humanos. Fazendo uma retrospectiva, eu mesmo já defendi e já fiz dietas muito altas em carne, especialmente as vermelhas, tendo o cuidado de evitar todas as outras coisas óbvias ditas anteriormente, e também fiquei ruim...

Da mesma forma, e isso foi bem recente inclusive, já comi muita verdura, e muita fruta, e também não foi legal... diarreia e desconfortos intestinais constantes. 

A questão é que cada metabolismo será adaptado a um tipo de alimentação seguramente muito especifica. No meu caso, por exemplo, eu preciso de uma dieta rica em carboidratos simples, média/alta em gordura - de todos os tipos - e média/baixa em carne, especialmente as vermelhas... essas questões de quantidade e tipo de macronutriente ideal para cada pessoa advém das influencias genéticas e obviamente, do nível de atividade que você possui. Compartimentar dietas pode - e será - um tiro no pé... como eu mesmo descobri ao longo dos anos. Como vocês sabem, eu já defendi ferozmente dietas ricas em carnes, e baixas em caboidratos... imaginem a minha surpresa e decepção quando cheguei finalmente a conclusão que eu definitivamente não me adapto bem a esse tipo de rotina alimentar. 

Enfim... falando de dieta eu acho que a questão mais fundamental é, em primeiro lugar, conhecer o seu organismo e entender como ele funciona. 

Se você não sabe por onde começar, comece se comprometendo a comer todos os dias na mesma hora e as mesma coisas, não importa o que nesse primeiro momento. A partir disso vá prestando a atenção nos seus desconfortos intestinais e evacuações ruins após as refeições. Fazendo isso você terá uma pequena noção de coisas que são ruins para o seu corpo, aí sim é inteligente promover mudanças. 

Não preciso dizer que mudanças drásticas não são sustentáveis. Se você não tem o hábito de comer praticamente nada do que foi sugerido, não pense que simplesmente ler esse tópico ou qualquer outro sobre dieta, saber que é errado comer coisas industrializadas, ter em mente que agora você está motivado para mudar de vida e etc, que esse "conhecimento" e essa nova "vontade" irão fazer com que você siga um novo plano. Não, isso não vai acontecer, e eu falo isso com uma certa dose de certeza pq vejo esse tipo de acontecimento desde o início da minha carreira nessa área de atividade física. 

Outra dica importante que eu daria, e que é bem simples de entender é que carboidratos simples são energia rápida. Se você não se sente seguro de fazer muitas mudanças, coma carboidratos simples tendo por base o seu nível de atividade física e entenda que o que causa todos os problemas de saúde não é o carboidrato simples em si, mas sim o acúmulo do seu substrato no organismo, devido a excessos, sedentarismo, questões genéticas, enfim ...

Outra questão importante é que longevidade e saúde, de um modo geral, aparentemente tem mais ligação com consumir poucas calorias do que especificamente comer forçosamente comida x ou y. O problema é que no mundo civilizado as pessoas vivem no automático e no mais prático, por isso se faz necessário lembrar o óbvio ...
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)