Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
QUAL CONCURSO ESCOLHER?
#21
(23-02-2024, 12:26 PM)Josey Wales Escreveu:
Spoiler Revelar
Exemplo do Executivo Federal: https://www.gov.br/servidor/pt-br/observ...erritorios

Pra saber o plano de carreira, só olhando a lei de criação do cargo e alterações (no caso nesse doc que eu mandei tem a legislação da respectiva carreira, municipal/estadual não sei como é), ou conversando com algum servidor do órgão que tu vai. De nada adianta o órgão pagar bem no fim da carreira se você não vai ter perspectiva de chegar lá (cláusulas de barreira e/ou exigências estapafúrdias para progressão, interstícios irreais, etc).

Obrigado pela dica, farei isso agora, tentarei por ambos.

(24-02-2024, 01:30 PM)SapoCaco Escreveu: Faz sentido sim, é que voce nunca morou sozinho e nunca foi funcionário público, um emprego "comum" digamos assim paga mais, se tua cidade for minúscula um salário mínimo pode até ser legal se voce nunca teve emprego, mas concurso é o maior tiro no pé, sem contar o tempo que demoram pra chamar, isso se a vaga realmente existir.
Se é teu sonho, espera tu ficar velho, não desperdiça sua juventude nisso não, quando eu fui funcionário público federal ja fui zoado até pela minha chefe, eis o dialogo:
- Dona Mirian voce entraria numa enrascada dessas na idade dele?
- Eu não, eu era esperta!!
.
E eu com 19 anos com aquela cara de ué, rsrsrs

Você não entendeu, estou sendo convocado e já vou com o concurso garantido.
Não entendi sua chefe, no máximo ela deve estar tirando onda talvez por ter passado em algum concurso melhor mais jovem do que eu, mas ainda assim, é concursada.
Responda-o
#22
Puta que pariu.

Como você está sendo convocado @Novo Mundo se nem saiu o resultado da prova prática (informado nos post dia 23) ?

O concurso nem foi homologado e o senhorio já está sendo convocado, conta outra champs.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#23
(20-02-2024, 04:51 PM)Novo Mundo Escreveu: É o seguinte, passei não só em um, mas em dois concursos, um no paraná, outro em santa catarina, o do paraná foi em uma cidade bem pequena, menos de 5 mil habitantes, o de santa catarina foi em uma cidade média pra grande.
Os de SC paga uma média de 1700 por mês e o do PR começa pagando 2400, eu não sei ainda se definitivamente passei nesse segundo concurso, pois ainda não saiu o resultado da prova prática, mas fui muito bem colocado na prova teórica.

De qualquer forma, caso eu passe, poderei escolher e estou com dúvidas, então gostaria que os concursados e concurseiros experientes me respondessem o que poderia ser melhor para mim.

Se eu ficar aqui no paraná, ficarei perto da minha família e ganharei mais, se eu for para SC ficarei mais perto de alguns amigos e estarei mais familiarizado com o local, pois cresci por lá, mas ganharei menos e ficarei em uma cidade bem maior, logo o custo de vida será maior também.

Logo, eu tenderia a voltar para cá(PR) caso eu descobrisse que de fato passei, o que me faz ainda ficar em cima do muro é o receio de ficar em uma cidade minúscula que pode facilmente ficar sem dinheiro para pagar meu salário e eu não sei se algum dia tenha reajuste, enquanto lá em SC por ser uma cidade bem maior, eu imagino que esse problema seja bem mais difícil de ocorrer o salário com o tempo tenda a aumentar mais, mesmo que comece menor do que aqui no paraná.

Falo isso pois tenho um conhecido que passou no mesmo cargo que eu e começou ganhando 1800, e hoje já ganha 3500, porém ele mora em cidade grande em SC, todos os concursos que falei aqui são de prefeitura, por isso eu estou tentando ir mais fundo e analisar esse aspecto regional, porque nesse caso, parece importante, que eu saiba professores e policiais estaduais tem salários diferentes dependendo do estado, imagine prefeitura.

Bem, é isso, espero os dois centavos dos confrades.

Sobre esse conhecido teu que começou ganhando 1.800 e agora ganha 2.400, talvez seja pelos muitos anos de trabalho, pois no regime de contratação estatutário (normalmente aplicado no serviço público) geralmente há aumentos como do triênio (alguma porcentagem de aumento sobre o salário bruto a cada 3 anos), quinquênio (aumento a cada 5 anos) etc, além de outras bonificações, mas isso varia de prefeitura para prefeitura; algumas prefeituras pagam o mínimo e dão o mínimo de gratificações possível, enquanto que outras pagam um pouco mais e dão várias gratificações para exatamente o mesmo cargo.
Responda-o
#24
Rapaz, agora fiquei em dúvida, tu passou ou não no concurso?
Caso tenha passado, recomendo que você não se acomode. Busque fazer outros concursos com remuneração melhor, já que você já tem a experiência de estudo, ou então junte um dinheiro para sair do país. 
Enfim, aja rapaz, faça alguma coisa, não fique estagnado na vida. 
Se tem uma coisa que eu aprendi é que simplesmente não dá para ficar perdendo tempo pensando demais, o tempo passa muito rápido para deixá-lo escorrer por suas mãos sem fazer nada...
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#25
Vocês estão na merda @Wesley de Mileto , @Novo Mundo e toda a turma do @Penoso .

Não lei direito não @Arquimetus puta que pariu.

Vamos no básico.

Quando você assume tu ganha MENOS que o salário no edital. Simples tu vai ganhar líquido e não bruto. Saiba que com o tempo o teu salário não aumenta, ele vai ser uma mixaria pro resto da vida.

Prefeitura em geral paga uma merreca de vale alimentação, se tu considera FGTS e seguro desemprego como benefícios saiba que vc não ganha isso. Só paga.

Esqueça bonificação, esqueça trienio (3% de 1700? que piada). Nessa faixa de valor pra cargo de prefeitura com teste prático tu deve ter ido pra auxiliar geral, motorista quiça, serviços gerais, pedreiro... sabe q q tu vai fazer num município pequeno ? Gari, pintar meio fio, cortar galho e carregar na caçamba... não se iludam...

É fraco demais nem da vontade de comentar alguma coisa mais bacana.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#26
E o concurso @Bean, passou?
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#27
(27-02-2024, 09:24 PM)Wesley de Mileto Escreveu:
Spoiler Revelar
Rapaz, agora fiquei em dúvida, tu passou ou não no concurso?
Caso tenha passado, recomendo que você não se acomode. Busque fazer outros concursos com remuneração melhor, já que você já tem a experiência de estudo, ou então junte um dinheiro para sair do país. 
Enfim, aja rapaz, faça alguma coisa, não fique estagnado na vida. 
Se tem uma coisa que eu aprendi é que simplesmente não dá para ficar perdendo tempo pensando demais, o tempo passa muito rápido para deixá-lo escorrer por suas mãos sem fazer nada...

É o seguinte, confrade, quando eu criei o tópico havia sido convocado para um concursos e havia passado na primeira fase de outro concurso, agora descobri que passei nos dois, mas o resultado veio quando o ônibus para partir estava chegando, acabei não pensando muito e vim, agora o dilema é ficar aqui ganhando talvez uns 1500, pois de fato há descontos, até ser chamado para o outro que paga 2500(o que na prática pode representar uns 2300, o que já é muita coisa), ou ficar por aqui, eu vi no portal transparência e lá fala que muitos do mesmo cargo que eu ganham 3 mil, 4 mil, mas isso não me deixa seguro o suficiente, se eu ver que o bicho está apertando aqui e eu for chamado para o de lá, creio que vou acabar voltando.
Responda-o
#28
Photo 
(29-02-2024, 06:05 PM)Wesley de Mileto Escreveu: E o concurso @Bean, passou?

[Image: prostituta+gostosa+eu+pegava.jpg]
@Bean te olhando neste momento Gargalhada trollface Yaoming
Spoiler Revelar
"Quando um homem quebra seus grilhões e correntes; jura jamais servir a outro senhor, é aí que ele se torna verdadeiramente livre." (Spartacus)

“O amor-próprio não é um pecado tão grande quanto a auto-negligência.”  (Henry V.)

"...Fui grandemente encorajado, segundo a boa mão do SENHOR, meu Deus..." (Esdras 7:28)
Responda-o
#29
(29-02-2024, 10:38 PM)Novo Mundo Escreveu:
(27-02-2024, 09:24 PM)Wesley de Mileto Escreveu:
Spoiler Revelar
Rapaz, agora fiquei em dúvida, tu passou ou não no concurso?
Caso tenha passado, recomendo que você não se acomode. Busque fazer outros concursos com remuneração melhor, já que você já tem a experiência de estudo, ou então junte um dinheiro para sair do país. 
Enfim, aja rapaz, faça alguma coisa, não fique estagnado na vida. 
Se tem uma coisa que eu aprendi é que simplesmente não dá para ficar perdendo tempo pensando demais, o tempo passa muito rápido para deixá-lo escorrer por suas mãos sem fazer nada...

É o seguinte, confrade, quando eu criei o tópico havia sido convocado para um concursos e havia passado na primeira fase de outro concurso, agora descobri que passei nos dois, mas o resultado veio quando o ônibus para partir estava chegando, acabei não pensando muito e vim, agora o dilema é ficar aqui ganhando talvez uns 1500, pois de fato há descontos, até ser chamado para o outro que paga 2500(o que na prática pode representar uns 2300, o que já é muita coisa), ou ficar por aqui, eu vi no portal transparência e lá fala que muitos do mesmo cargo que eu ganham 3 mil, 4 mil, mas isso não me deixa seguro o suficiente, se eu ver que o bicho está apertando aqui e eu for chamado para o de lá, creio que vou acabar voltando.


Tu tem perspectiva de ganhar mais na tua cidade até o outro concurso sair? Algum trampo engatilhado, ou algo assim?
Esse de 1500 é em outra cidade, certo? Com esse valor de renda tu consegue se manter? Se sim, vai fundo, toma posse e continua estudando. Antes 1500 conto no bolso que nada.

E antes 2500 no bolso do que 1500. Nessa situação, eu voltaria fácil pra minha cidade.

Sobre os descontos: TODO E QUALQUER EDITAL SEMPRE VAI COLOCAR O VALOR BRUTO DA REMUNERAÇÃO. E penduricalhos/extras são em sua maioria vantagens INDIVIDUAIS, a não ser que seja uma gratificação por desempenho ou algo do tipo, tu não tem GARANTIA NENHUMA de que também vá receber. Nessas consultas que tu fez no transparência tem o detalhamento dessa grana a mais? Ou tá tudo no bolo da remuneração?

Como já te falei antes, tenta achar a tabela de remuneração dessa carreira, daí tu consegue ao menos ter uma noção se esses 4k que tu viu nego ganhando é por tempo de serviço ou algum outro motivo - e principalmente, quanto tempo leva pra chegar nesse patamar.
Responda-o
#30
(01-03-2024, 10:56 AM)Josey Wales Escreveu:
Spoiler Revelar
Tu tem perspectiva de ganhar mais na tua cidade até o outro concurso sair? Algum trampo engatilhado, ou algo assim?
Esse de 1500 é em outra cidade, certo? Com esse valor de renda tu consegue se manter? Se sim, vai fundo, toma posse e continua estudando. Antes 1500 conto no bolso que nada.

Na cidade em que eu estava, estava bem ruim de trampo, e até daria para conseguir algo lá, mas certamente seria bem mais instável que um concurso público, e possivelmente mais estressante também, então pensei em vim por conta disso, quando eu fiquei sabendo do resultado do concurso de lá, já estava com malas prontas para vim, até pensei em ficar por lá esperando ser chamado lá, mas ai eu pensei: quanto tempo vai levar para ser chamado aqui? Poderia ser dias, meses, ou anos, vai saber, então vim, a única coisa que me dói é que já estou 3 mil reais mais pobre GargalhadaGargalhadaha e se tivesse ficado por lá estaria com esse dinheiro, mas ao mesmo tempo estaria desempregado dependendo apenas do concurso de lá.
(01-03-2024, 10:56 AM)Josey Wales Escreveu:
Spoiler Revelar
E antes 2500 no bolso do que 1500. Nessa situação, eu voltaria fácil pra minha cidade.

Então, tem isso, o meu raciocínio seria que como aqui é maior, poderia haver uma possibilidade de ganhar mais lá dentro, mas botando os salários básicos na mesa, ganhar 2 mil em uma cidade pequena é bem melhor do que um salário praticamente em uma cidade média.
(01-03-2024, 10:56 AM)Josey Wales Escreveu:
Spoiler Revelar
Sobre os descontos: TODO E QUALQUER EDITAL SEMPRE VAI COLOCAR O VALOR BRUTO DA REMUNERAÇÃO. E penduricalhos/extras são em sua maioria vantagens INDIVIDUAIS, a não ser que seja uma gratificação por desempenho ou algo do tipo, tu não tem GARANTIA NENHUMA de que também vá receber. Nessas consultas que tu fez no transparência tem o detalhamento dessa grana a mais? Ou tá tudo no bolo da remuneração?

Como já te falei antes, tenta achar a tabela de remuneração dessa carreira, daí tu consegue ao menos ter uma noção se esses 4k que tu viu nego ganhando é por tempo de serviço ou algum outro motivo - e principalmente, quanto tempo leva pra chegar nesse patamar.
Eu vi como funciona, eles ganham mais por "função gratificada" ou por "produtividade", mas, fala que nenhum deles é comissionado, então não sei como funciona essas coisas, nem a diferença de função gratificada para produtividade, mas tem uns que conseguem tirar mais de 3 mil líquidos com isso.
Responda-o
#31
Então, nesse caso, Função Gratificada leia-se comissão para servidor público. É um tipo de cargo comissionado (possivelmente pq esse pessoal tem algum nível de chefia) que só pode ser ocupado por servidor público.
Logo, não conte com essa grana.

Função de produtividade vai depender muito do órgão onde você vai trabalhar. Aqui no meu caso concreto mesmo, tem 80% do valor garantido porque se refere às metas institucionais e essas só se der alguma merda federal o órgão não conseguiria cumprir. Os outros 20% é de avaliação individual, que você passa a fazer jus a partir do primeiro ciclo avaliativo (ou seja, mais ou menos com um ano de cargo) e eu tô a 10 anos aqui e nunca vi ninguém deixar de receber.

Tem órgãos de arrecadação/fazenda que essa questão da produtividade é relacionada exclusivamente com metas individuais... e por aí vai.
Responda-o
#32
(01-03-2024, 11:53 AM)Josey Wales Escreveu:
Spoiler Revelar
Então, nesse caso, Função Gratificada leia-se comissão para servidor público. É um tipo de cargo comissionado (possivelmente pq esse pessoal tem algum nível de chefia) que só pode ser ocupado por servidor público.
Logo, não conte com essa grana.

Função de produtividade vai depender muito do órgão onde você vai trabalhar. Aqui no meu caso concreto mesmo, tem 80% do valor garantido porque se refere às metas institucionais e essas só se der alguma merda federal o órgão não conseguiria cumprir. Os outros 20% é de avaliação individual, que você passa a fazer jus a partir do primeiro ciclo avaliativo (ou seja, mais ou menos com um ano de cargo)  e eu tô a 10 anos aqui e nunca vi ninguém deixar de receber.

Tem órgãos de arrecadação/fazenda que essa questão da produtividade é relacionada exclusivamente com metas individuais... e por aí vai.

Realmente, acho que só entrando lá irei de fato descobrir.
Então função gratificada é de fato comissão, minha mãe havia falado o mesmo.
Resta a produtividade, esses que eu vi haviam entrado em 2017, mas todos que entraram e tem "tempo de casa" ganham mais que 2 mil líquidos, seja por função gratificada, seja por produtividade, então me restar torcer para essa produtividade começar a valer rápido, como tu falou Gargalhadaha.

Essas questões me incomodam pois ao mesmo tempo que aqui parece ter uma boa perspectiva, nada impede que a outra cidade não haja esses possíveis benefícios, porém como lá é menor, não consegui achar salário nenhum no portal da transparências deles.
Responda-o
#33
Só você encontrará as respostas.

Aproveite que tem tempo e analise friamente hoje e nos próximos dias, até chegar a uma decisão.

Coloque os 2 (dois) cargos na "balança de prós X contras" e veja qual tenderá mais para os "PRÓS", nos aspectos que você considera mais importantes pra si mesmo, pois cada um desses aspectos tem uma subjetividade única.

É uma decisão exclusivamente sua e você mesmo já expôs que está indo "mais a fundo" nas análises, a fim de encontrar a melhor opção para si mesmo.

Cedo ou tarde, se focar nisso, você terá a resposta.
Sorte é o último desejo daqueles que querem acreditar que a vitória pode acontecer por acidente; suor, por outro lado, é para aqueles que sabem que ela é uma escolha.
Responda-o
#34
Estou oficialmente dentro das duas vagas, já estou a algum tempo trabalhando no concurso da cidade maior, até que me adaptei rápido apesar de ainda fazer as coisas mais devagar que a maioria, a questão agora é realmente tomar a decisão quando eu for chamado para o outro.

Uma coisa que eu percebi é que morar em uma cidade maior é muito bom, ver mais gente, mesmo sem conversar com as pessoas, ver uma cidade maior, com mais estrutura, te dá uma ambição maior vislumbrar a paisagem, ainda bem sendo uma cidade que não é grande o suficiente para começar a ter os problemas de uma típica metrópole, mas ai vem o lado ruim, não posso sentir a cidade ou aproveita-la muito, pois ou estou trabalhando, ou limpando a casa, meu momento de lazer é caminhar pelas ruas depois do expediente e ficar vendo o movimento, e isso é muito bom, mas percebi que se continuar nesse ritmo, terei sempre pouca energia para tentar algo melhor, é claro que conseguiria achar um jeito se aqui fosse minha única opção, mas não é.

Por outro lado, teria que pedir exoneração para tentar no outro lugar, correndo o risco de não conseguir por algum motivo bobo qualquer, mas mesmo conseguindo, poderia dar o azar de trabalhar com colegas piores, aqui dei sorte de pegar uns colegas tranquilos e não ter muita dor de cabeça no trabalho, no outro lugar, não faço ideia de como seria.

É complicado tomar essa decisão pois isso vai definir meus próximos anos, afinal de contas vai ser um emprego estável e eu ficarei "preso" no lugar por um bom tempo, até achar um concurso melhor ou um emprego melhor em outra área, ou sair do país.

É o dilema de viver no limite em uma cidade maior em que me adaptei muito bem, ou arriscar em uma cidade extremamente pequena ganhando quase 1000 reais a mais e tendo um custo de vida mais baixo e uma qualidade de vida mais alta, porém sem saber se vou me adaptar bem ao local.

Também tem a questão da progressão de salário, mas conversando com os colegas daqui eu percebi que não vale muito a pena contar com isso, é melhor ir pelo que está no edital mesmo, e factualmente falando, lá paga um tanto a mais do que aqui.
Responda-o
#35
(21-02-2024, 12:44 AM)Minerim Escreveu: Cú do mundo quer ser peixinho na brasa  SC.... Gargalhada















Eu devo morar em um lugar muito ruim, porque fiquei com inveja desses calango aí Gargalhada Gargalhada Gargalhada
Responda-o
#36
Talvez tenha que tomar essa decisão semana que vem, o salário aqui acabou dando pouco mais de 1800, lá eu sei que será mais de 2400, porém é foda pensar em recomeçar de novo e gastar mais uma grana em outra mudança, mas tive minhas experiências morando em cidade grande e percebi que só aproveita as coisas boas da cidade grande quem tem grana e dinheiro sobrando, isto pesa para eu voltar.
Responda-o
#37
Concursos bons: Procuradorias municipais, oficial da PM/Bombeiros, delegados de polícia civil, analistas de tribunais, oficiais de justiça, até mesmo professores podem entrar aqui (podem acumular 2 cargos). Banco Central, Receita Federal, Defensoria Pública etc.

Concursos 'ótimos': delegados da PF (no começo é sofrível), magistratura, Ministério Público, cargos de carreira diplomática, pessoal de controle do Tribunal de Contas; Câmara dos Deputados, Senado Federal, policiais legislativos etc. Já vi muitos analistas de controle de Tribunal de contas (concursados) recebendo 40~45k líquido.

Concursos foderosos: magistratura federal, cartórios (não observa o teto da Administração Pública).

Claro que é a minha compreensão desse mundo de concursos. Obviamente há exceções ou dá para corrigir aqui e ali.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.
Responda-o
#38
Como fui aprovado em alguns concursos e estou nas fases de outro, estou 'aproveitando' para preparar a base para a magistratura, que sempre foi 'o meu sonho'. Porém, é praticamente impossível ser aprovado para magis e trabalhar ao mesmo tempo. A dedicação precisa ser integral, e mesmo assim, tem uma média: de 6 a 10 anos de estudo dedicado. Isso sem contar que é preciso vencer as fraudes. Infelizmente, progredir de forma honesta é coisa homérica neste país.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.
Responda-o
#39
(01-04-2024, 04:59 PM)Commodoro Escreveu: Como fui aprovado em alguns concursos e estou nas fases de outro, estou 'aproveitando' para preparar a base para a magistratura, que sempre foi 'o meu sonho'. Porém, é praticamente impossível ser aprovado para magis e trabalhar ao mesmo tempo. A dedicação precisa ser integral, e mesmo assim, tem uma média: de 6 a 10 anos de estudo dedicado. Isso sem contar que é preciso vencer as fraudes. Infelizmente, progredir de forma honesta é coisa homérica neste país
Rapaz, depois da FGV publicando gabarito com questão errada, a fraude que foi o último concurso da câmara, eu já nem sei mais onde o cara deve focar. Se alguém me perguntar algumas coisa eu falo o que eu realmente penso hoje em dia do assunto:

Concurso é terra de ninguém, muita fraude mas ainda dá pra o cara passar em certas provas, siga seu caminho e fique bem longe de You Tuber concurseiro. Sé é novo, vá pra polícia ou vá ser professor pra sair da miséria e vazar da casa dos pais. Mas já saiba que o trabalho é uma merda. Depois foque em algo que você queira .

 O famoso zé mobral de professor foi pra civil. Já o antigo civil do blog agente policial só queria passar em um de escrevente pra nunca mais fazer escala na vida.
Cada um tem um modelo de vida.

Hoje eu só foco  em dominar as matérias e fazer todas as provas que eu puder. Mas uma coisa eu digo. Cidade grande pra mim ,so se eu passar em um de 1º linha, nem concurso intermediário me faz querer sair de cidade pequena. E quando falo cidade pequena é cidade onde o cara consegue ir morar em zona rural segura longe de vizinho com som alto, tendo contato com a natureza e indo na cidade só pra fazer compras, uma social básica e vazando quando encher o saco.
Responda-o
#40
Bom dia senhores, estou começando minha preparação para PRF , já tenho algumas aprovações em concursos de nível médio e irei subir a régua, alguma dica ou algúem que também irá seguir o mesmo caminho?
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Concurso de Rico X Concurso de Pobre Filho de Krypton 14 9,551 17-01-2020, 03:30 PM
Última Postagem: Filho de Krypton
  [Concurso] Qual Material de Estudo Usar? Filho de Krypton 3 6,353 06-04-2019, 05:55 PM
Última Postagem: Filho de Krypton

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 10 Visitante(s)