29-04-2022, 10:48 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 29-04-2022, 12:05 PM por Libertador.)
(22-04-2022, 02:56 PM)WILLIAM FOSTER Escreveu: Sempre guardo as notas de tudo que compro ou anoto no celular e tiro um tempo em casa e lanço numa planilha do excel, é possível economizar bastante quando você controla seus gastos.
Eu fazia isso também. Cada centavo que eu gastava eu anotava. Tinha uma planilha detalhada. É mais cansativo mas te dá um controle absurdo sobre como seu dinheiro é usado.
Mas, nos últimos anos, eu trabalhei para simplificar vários processos da minha vida. Na questão financeira agora só anoto os gastos grandes e recorrentes. No início do mês eu pago as contas importantes, separo a parte para investir em uma conta própria e esses são os gastos que eu registro.
E deixo na conta de gastos só o dinheiro que posso usar naquele mês para compras, como supermercado, lanches, gasolina, roupas, lazer. Assim vou usando esse dinheiro dos gastos ordinários de forma controlada para durar até o final do mês mas sem me preocupar em anotar cada compra pequena e média que faço.
Isso simplificou bastante meu registro financeiro e eu achei bem melhor.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.