18-12-2020, 11:16 PM
Ironicamente, veio do país derrotado na lww, a Alemanha, a escola arquitetônica e construtiva que melhor ''entendeu'' a necessidade de obras mais simples, funcionais, que a Europa precisava naquele período de reconstrução.
Talvez a Bauhaus tenha sido a maior influência estética desse século XX, que perpassou também às linhas do veículos, que migravam da madeira (mais artesanal) para monoblocos e carrocerias em aço estampado.
Do lado norte-americano o Fordismo atendeu a essa necessidade de viabilizar economicamente mercadorias novas, simples, de construção simples e com preços competitivos.
O primeiro terço do séc. XX era, de fato, muito promissor. É de lamentar que o Brasil tenha esperado tanto pra se modernizar - e quando o fez foi muito por constrangimento dos Estados Unidos, que tinham que expandir seus mercados para além da Europa Ocidental.
Senão esse imenso país seria um fazendão - de certo modo ainda o é, mas era só isso - até hoje.
Talvez a Bauhaus tenha sido a maior influência estética desse século XX, que perpassou também às linhas do veículos, que migravam da madeira (mais artesanal) para monoblocos e carrocerias em aço estampado.
Do lado norte-americano o Fordismo atendeu a essa necessidade de viabilizar economicamente mercadorias novas, simples, de construção simples e com preços competitivos.
O primeiro terço do séc. XX era, de fato, muito promissor. É de lamentar que o Brasil tenha esperado tanto pra se modernizar - e quando o fez foi muito por constrangimento dos Estados Unidos, que tinham que expandir seus mercados para além da Europa Ocidental.
Senão esse imenso país seria um fazendão - de certo modo ainda o é, mas era só isso - até hoje.
"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)