16-12-2020, 09:11 PM
(15-12-2020, 11:55 PM)Wild Escreveu: Engraçado como esse malukoman é rápido para definir os outros, tanto quanto é para se ocultar na névoa da indefinição.
Não custa lembrar que "No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise".
Sabe rapidinho atacar os que julga de direita ou de fascista, e ainda passa um pano bem legal pra Paulo Freire, o cara que efetivamente quis "armamentar" a educação como mais um fronte da luta de classes revolucionária, tornando ela ao invés de uma ferramenta para uniformização e coesão cultural, união das pessoas e criação de um senso nacional em mais em algo para causar cada vez mais desavenças, degradação cultural, etc.
A educação deixa de ser formada tanto para o saber do indivíduo e até sua utilidade técnica para formar uma sociedade competitiva e produtiva em meio ao mundo, pra ser fomentadora de esquerdistas-com-camisa-de-Che nas universidades públicas.
Que o indivíduo deve ser crítico, criticar o sistema, as classes ditas dominantes? Claro que sim! Criticar é um esforço de tentar compreender a realidade. A realidade não é justa, diferenças existem. Mas a troco de supostamente "acabar" com essas diferenças compensa destruir tudo e deixar nosso país à mercê do resto do mundo?
O sujeito, beleza. Mas e a educação? A educação deve ser crítica? Não precisamente. A educação deve ser edificadora, transmitir conhecimentos e talvez até valores de forma a engrandecer o sujeito e sua concepção de mundo. Educação tecnicista é um prêmio de consolação, mas ao menos tem alguma utilidade.
Agora me diga o que esses (des)construtivismo e afins que solapam toda nossa base civilizacional querendo desmanchar tudo através da crítica sem oferecer nada melhor, qual a utilidade desse tipo de educação mesmo?
Só vejo isso formando uma geração de idiotas revoltados que perderam amor aos próprios valores e massa de manobra bem macia para ser moldada por governos autoritários.
Se quer brincar de muh muh esquerda, direita, escolha logo seu veneno. E arque com os resultados dessa escolha.
Então Wild, você se posiciona a favor de uma sociedade tecnocrata. Então é isso mano. Eu não acho que "fazer uma sociedade competitiva em relação ao mundo" seja necessariamente o que vem ocorrendo. O Brasil, para ser competitivo, deve valorizar seus bens. O povo Brasileiro é patrimônio do Brasil. Os recursos naturais também. O Brasil não vai ser competitivo sendo igual o Chile, que copia descaradamente os americanos.
Uma ilustração do que eu quero dizer é aquela entrevista da banda Faith no More num programa equivalente ao faustão do Chile. Lá vc ve o que eu quero dizer. A banda americana chega la no Chile, no programa dos caras, debocha deles, dentro do país deles (reduzindo-os, através de seus atos, a indios colonizados), e o apresentador acha isso a coisa mais linda do mundo. Não quero isso pro Brasil. Temos q ter honra e auto estima. Sei que você também não quer isso, este exemplo é so pra ilustrar como eu enxergo essa afobação por técnica.
Teve um cara ai, que eu respeito muito também, que queria acabar com escolas de artes e fazer mais laboratórios. O Brasil é um dos países tido como estuprados pelo imperialismo colonial, mas que mesmo assim tem uma cultura própria, só pra citar (a semana de arte moderna, bossa nova entre tantas coisas) que são manifestações artísticas que foram consumidas pelo planeta inteiro e fez do Brasil algo com identidade - diferente do chile - que tem uns arranha ceus, tem alguns indices econômicos bons, mas vc sabe alguma coisa da cultura de lá? Bom, talvez eu seja ignorante neste assunto, mas eu não conheço nada do chile. Até a Argentina tem mais identidade que eles.
Eu não vou ficar enumerando coisas nas suas fala para mostra que eu to certo, eu não faço questão de estar certo. Porque eu li Nietzsche e duvido do correto. Mas vou destacar um trecho seu para refletirmos:
"Que o indivíduo deve ser crítico, criticar o sistema, as classes ditas dominantes? Claro que sim! Criticar é um esforço de tentar compreender a realidade. A realidade não é justa, diferenças existem. Mas a troco de supostamente "acabar" com essas diferenças compensa destruir tudo e deixar nosso país à mercê do resto do mundo?
O sujeito, beleza. Mas e a educação? A educação deve ser crítica? Não precisamente. A educação deve ser edificadora, transmitir conhecimentos e talvez até valores de forma a engrandecer o sujeito e sua concepção de mundo. Educação tecnicista é um prêmio de consolação, mas ao menos tem alguma utilidade. "
O grande cerne da questão não é igualar todo mundo. Nunca foi ao meu ver. Acabar com as diferenças não é o objetivo final, mas fazer com que o cara que acorda 5 da manhã, que ganha 1200 reais e vai diariamente trabalhar dentro de um trem que mais parece uma lata de sardinha, que fica 4 horas por dia se deslocando cheirando o suvaco de outros, não ache isso normal.
O Brasil está a mercê do resto mundo desde a velha república. E vou mais longe, desde o império, que sempre sinalizou positivamente para com os interesses da coroa Inglesa. Então o seu receio é uma realidade desde antes de vc nascer. Quando você diz "A educação deve ser edificadora, transmitir conhecimentos e talvez até valores de forma a engrandecer o sujeito e sua concepção de mundo." eu acho que foi a coisa mais interessante que eu li aqui. Todos nós queremos isso, talvez por meios diferentes. A tecnocracia é burra porque o instrumento não usado pelo homem, mas o homem é usado pelo instrumento. Essa é minha crítica
Paz