Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Escola particular vs escola pública
#34
(15-12-2020, 10:28 PM)Bastardo Escreveu:
(15-12-2020, 06:34 PM)lokoman Escreveu: Você critica Freire, mas o que vejo são criticas rasas, embasadas em videos de olavo de carvalho, o mesmo que disse que a pepsi usa células de fetos abortados como adoçante (GargalhadaGargalhadaha). Você já leu os autores que estão citados neste quote? não importa se você leu ou não. Porque claramente você não leu - preferiu ver videos do olavo de carvalho e formar uma opinião com base nele. Não tenho nada contra isso, mas não acho que seja uma forma inteligente de se saber a REAL.

A questão é que muito se fala da matrix, mas, vocês de direita, não reparam que o discurso de vocês é a própria matrix. A educação Brasileira entre 64 e 85 esteve nas mão de quem? do Stalin? Gargalhadahah.  E, atualmente, está nas mão de quem? do LULA? Gargalhadahah.

Quando que a educação do brasil foi comunista? sendo que por 2 décadas (e, convenhamos, décadas fundamentais que reverberam até hoje no século XXI) foi controlada pelo regime militar - que, convenhamos, não agregou em nada na educação brasileira. Somente criou pessoas burras, reféns da técnicas. Alienados. Não enxergam o macro, somente se apegam a detalhes micros irrelevantes. Não me refiro a ti, pois você é uma vitima desse sistema podre.

O engraçado é que essa esquizofrenia de que 'comunistas' vão acabar com o país foi a narrativa dos militares para TOMAR o poder. E é isso. O fascismo é isso. É você pegar alguém que não concorda contigo e torna-la o seu inimigo. Espero que você não queira me matar por isso. Por favor.

Agora, se quiserem me banir, fiquem a vontade. É triste isso, mas se fosse antigamente, nos períodos citados, eu seria sequestrado, torturado e morto e acusado de comunista. E quem ganha com isso? 


falouss

Bom, ao ver esse comentário tive que fazer a proesa de dar uma resposta. Primeiro gostaria de informar que estou escrevendo por um aparelho telemóvel em que dificultaria um pouco a escrita e não quero me alongar nesse momento. Segundo irei comentar por partes;

Eu realmente gostaria de dizer que eu sofri muito com a péssima "educação" do sistema público brasileiro que você diz que nunca foi comunista, presupondo claro, com base em sua pergunta, mas não seria valido uma resposta com base em vivência de uma pessoa que não poderá provar aquilo.

E já iniciando o debate com esse questionamento, eu pergunto a principio quem é o Patrono da educação brasileiras? Óbvio que você conhece, mas e o que esse senhozinho diz em sua opus magnum o famoso "Pedagogia do Oprimido" ? Só pelo titulo já se tem uma idéia, que por si só já é baseada na idéia de oprimido e opressor de Karl Marx. E isso é bem claro, mais claro impossível, é só pegar a obra e verás que toda idéia do livro é pautada nessa idéia de oprimido e opressor, segue pequena parte da obra:

 "A pedagogia do oprimido, que não pode ser elaborada pelos opressores, é um dos 

instrumentos para esta descoberta critica – a dos oprimidos por si mesmos e a dos opressores pelos 
oprimidos, como manifestações da desumanização."

Toda obra é somente isso, a idealização de que há um opressor em que sufoca a clasee oprimida e para tanto os oprimidos devem, através das instrumentalização, ou seja, da pedagogia criar um "senso crítico" ou "descoberta critica" como exposto no texto, para que mine a força opressora e eles deixem de ser. E quem maior para falar no assunto se não o primeiro e grande teórico da idéia de opressor e oprimido, se não o próprio pai do comunismo ?

Então pergunto, poderia o patrono da educação brasileira ser patrono sem exercer qualquer Influência na mesma ? Acredito que não, considerando esse fato, por si só já desmente a pergunta de que quando foi que a "Educação do brasil foi comunista".

Claro que você pode achar que é um argumento raso, para tanto, recomendo fortemente o livro: A corrupção da inteligência, para muito mais argumentações, claro se quiser se aprofundar, tal assunto não é ou faz parte de meu objeto de assunto, mas eu recomendo fortemente.

Observei também o fato de você dizer: "Vocês de direita..." e pergunto, o que é ser direita para você? Para mim ser direita é principalmente aquele princípio de Bastiat de que o direito ou regimento politico deve ser baseada na Vida, propriadade e liberdade, fora isso desconsidero ser de direita, claro que vai de vertente, mas o porque digo isso ? Pelo fato de quê logo em seguinda vc fala sobre o regime militar, que a principio teve seu papel mais do que importante quanto a preservação das instituições contra a tão terrível e em percusso instauração do comunismo no Brasil, esse em que já foi muito divulgada. Entretanto o fato de se ter perdido em algum momento um dos três principio expostos para mim já deixa de ser de direita e se torna obviamente o inverso que é ser de esquerda que está baseada claramente na destruição de valores oras estabelecidos através dos costumes para implantação de um regime que si diz ser a salvação do "oprimido" como o próprio patrono da educação nos diz.

Poderia usar outra argumentação mais já é tarde, sei que o debate irá se encaminha e depois faço outras observações

"Toda obra é somente isso, a idealização de que há um opressor em que sufoca a clasee oprimida e para tanto os oprimidos devem, através das instrumentalização, ou seja, da pedagogia criar um "senso crítico" ou "descoberta critica" como exposto no texto, para que mine a força opressora e eles deixem de ser. E quem maior para falar no assunto se não o primeiro e grande teórico da idéia de opressor e oprimido, se não o próprio pai do comunismo ?"

Não. Toda a obra não é somente isso. Você quer acreditar nisso. E, tudo bem, eu não posso contrariar suas crenças. A obra dele é vasta - e é interessante levar em consideração os períodos nos quais as obras foram escritas. Por exemplo, no período da ditadura militar, quando ele era perseguido e foi exilado, os escritos dele, no calor do momento, são mais contundentes e mais revolucionários. Essas nuances que eu cito são de extrema importância para se ter uma compreensão de sua obra - o contexto histórico. Basicamente, antes, durante e pós ditadura.

A relação entre opressor e oprimido, ao meu ver, e digo isso porque não sou pedagogo - sou 99% arquiteto (me formo em agosto), é estruturada na idéia VERTICAL do ensino que, segundo ele, é um equívoco acreditar que a educação é um processo unilateral de um agente (o educador) que "deposita" informações na cabeça de um aluno (que, supostamente, nao sabe de nada). Não significa necessariamente que o aluno também sabe de tudo. Existe uma noção de equilíbrio e de TROCA - para ele a educação deve ser uma TROCA e não uma seta unilateral, entendeu?

Dito isso, a relação entre opressor e oprimido não é fixa, portanto, ela abrange diversas esferas ou camadas (desde geopolitica até individual). To simplificando bastante, não to com consultas. A força opressora não representa pessoas necessariamente representa a ideologia (ideologia - conceito de marx - pesquise), reitero, minha interpretação.

A opressão reside no CONDICIONAMENTO dos agentes mais fracos (no caso os alunos, ou o próprio país em um contexto geopolitico - em relação às potências) a desenvolver-se de acordo com uma lógica - a lógica capitalista - que é dominante por si só. E que, não necessariamente, é benéfica aos influenciados.

É importante ressaltar a relação de DEPENDÊNCIA estabelecida, portanto. Dependência criada - condicionada. A educação como libertação está na noção de PROCESSO. e não em uma lógica pragmática de voce aprende isso e ja eras. E, como tal, o educador também APRENDE. Para o processo unilateral que ele acusa ele chama de educação bancária. Bancaria porque consiste em depositar um suposto conhecimento sem levar em consideração o contexto pelo qual o aluno está inserido. O conhecimento não se esgota em si, ele não é imutável, ele se transforma de acordo com as circunstâncias (interpretação minha).


"Então pergunto, poderia o patrono da educação brasileira ser patrono sem exercer qualquer Influência na mesma ? Acredito que não, considerando esse fato, por si só já desmente a pergunta de que quando foi que a "Educação do brasil foi comunista"."

A influência de Paulo Freire é rechaçada desde sempre. Rechaçada aqui no fórum e pelo estado:

http://portal.mec.gov.br/component/conte...e?id=40361


Portanto não desmente a minha afirmação, pois a própria reforma do ensino médio, proposta por BiroLiro, comprova que o estado desde a decada de 60 buscou rechaçar Paulo Freire tanto fisicamente (exilio) quanto em forma de regulação ("reforma" do ensino médio)

E outra, influenciar não é necessariamente dominar. O próprio Paulo Freire acusa a dominação como algo ruim, certo? se sim, então ele influenciar não significa necessariamente que a educação é comunista. A palavra influência tem caráter de "reforma" não de dominação. Portanto, a educação Brasileira não é comunista e nunca será comunista. Pelos motivos que eu cite (esforço do estado em rechaçar e a clara contradição com a própria idéia de Freire que não acreditava em dominação como forma de se chegar em algum resultado).

"Entretanto o fato de se ter perdido em algum momento um dos três principio expostos para mim já deixa de ser de direita e se torna obviamente o inverso que é ser de esquerda que está baseada claramente na destruição de valores oras estabelecidos através dos costumes para implantação de um regime que si diz ser a salvação do "oprimido" como o próprio patrono da educação nos diz."

Me fale mais sobre esses valores a serem preservados. E se pergunte: esses valores são genuinamente Brasileiros ou são valores Eurocêntricos? Costumes? Quais costumes foram preservados? gostaria que você dissertasse sobre essa esfera

aguardando

@Wild , depois eu te respondo com calma também
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Escola particular vs escola pública - de lokoman - 16-12-2020, 04:47 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)