Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Escola particular vs escola pública
O autor do tópico claramente não sabe de merda nenhuma do que tá falando.

Aqui na cidade paga colégio particular quem pode fazer isso pelos seus filhos, tem muita gente que nem de longe chega perto de ser rico mas mesmo assim o faz, já começa por aí. Quando eu morava na outra casa, boa parte dos meus amigos de infância de lá estudavam em colégio particular, e adivinha só, grande maioria só "passou" em universidade particular, e tem vários que hoje em dia estão mais pra playboyzinho maconheiro, mesmo depois de formados, do que para estudantes dedicados. Eu que nunca pisei num colégio particular na vida sempre tirei notas excelentes nos vestibulares que prestei, fiz universidade federal pública. E aí, como fica essa sua narrativa, seu mané?

Que é óbvio que existe uma brecha grande entre o ensino público e e particular na nossa cidade aqui, claro que há. Mas isso no longo prazo não quer dizer absolutamente nada. Mesmo os colégios particulares do país ainda estão muito atrás de algum bom colégio em outras partes do mundo. Aí sim há um abismo enorme, muito maior do que qualquer diferença de classe social. Há um abismo educacional e cultural gigantesco de nós pro resto do mundo civilizado. O Brasil sempre tira consistentemente os últimos lugares nos testes internacionais. Ponto. Isso é um problema gigantesco, sem o desenvolvimento próprio da inteligência, nosso desenvolvimento como país vai ser tão grande quanto um país da África subsaariana jogado à miséria e doenças.

Culpem Lula, Paulo Freire, o escambau, que até tem lá parte de culpa, mas esse é um problema muito maior e muito mais antigo, e não existe uma solução mágica e simples que funcione para todos os lugares. Brasileiro odeio o saber, a Real é essa, quer todos os símbolos externos de status, mas sem o saber que precisa para ostentá-los. Nem preciso contar a história do menino de favela que era muito mais caçoado e discriminado por levar um livro de baixo do braço do que pela cor de pele.

Claro, ensino é um problema público e social, em especial voltado para o trabalho e tal, já que o ensino é uma ferramenta para conformação ao projeto de sociedade que a gente deseja. Mas não vamos misturar ensino com educação. Eu de fato acredito que a verdadeira "educação" é em primeiro lugar um compromisso pessoal que você tem consigo mesmo, com a responsabilidade perante sua própria existência, mas isso é assunto pra outro momento.

Essa discussão de colégio público vs. particular é interessante, válida e extremamente importante, mas começamos já pela ponta errada.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Escola particular vs escola pública - de Wild - 13-12-2020, 12:25 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)