01-09-2020, 07:50 AM
(31-08-2020, 03:52 PM)Mr. Mike Escreveu:(31-08-2020, 03:11 PM)Reale Escreveu: Esqueci de responder esse tópico antes. Valeu pelas dicas @Mr. Mike em relação a esses investimentos que rendem entre 5 e 8 % e essa liquidez de 2 anos, o que isso quer dizer, que eu tenho que esperar 2 anos para poder sacar? E pela baixa liquides eles rendem mais? E se eu achar um investimento com baixa liquides, porem seguro, consigo facilmente passar dos 10% ao ano? Já seria uma mão na roda.
@"Reale" é basicamente isso. Liquidez é a possibilidade de resgate do dinheiro e o prazo para isso. No Tesouro Direto você pode retirar o valor a qualquer momento, mas as oscilações do mercado no momento do saque podem gerar valores maiores ou menores que os contratados, pois a taxa pactuada vale para saque no vencimento.
Por outro lado, no CDB o prazo é fixo e como regra não se pode sacar antes, salvo alguns empréstimos que eles fornecem mais daí você acaba pagando juros do seu próprio dinheiro.
Creio que a aposta desses bancos no momento é a subida da taxa de juros nos próximos 5-8 anos. Isso também é um risco. Você pode colocar o valor hoje que a selic tá 2% em um investimento de 12% e está ótimo, porém daqui 3 anos a selic pode estar a 15% aí vc estará perdendo, já que o mercado vai estar oferecendo taxas melhores (15-20%), mas seu dinheiro está fixado naquele contrato não podendo ser mexido.
Não acho que o selic vai subir a médio prazo, o brasil tem mania de replicar tudo que fazem lá no exterior, e lá fora, os juros estão negativos nos países ditos desenvolvidos, não só acho que não vai melhorar, como pode até piorar, na minha opinião, prefiro correr o "risco" de ganhar 10% garantidos, do que """"talvez"""" ganhar 15% com selic, mas... tudo é possível.
