Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Discussão - A morte de Ivan Ilitch (Liev Tolstói)
#7
(04-08-2020, 10:32 AM)Libertador Escreveu: Aqui eu vi uma crítica boa contra o funcionalismo público. Tinha um bom emprego, era respeitado, chegou ao topo da carreira e ganhava um bom salário. No início ele lutava para crescer dentro do funcionalismo, mas aí depois de algum tempo, ele vai se acomodando, até se acomodar de vez e começa a rejeitar promoções para não ter que sair da sua cidade e do seu conforto.

E critica muito o fato de ficar se fazendo aquilo que os outros sempre esperam da gente enquanto deixam de fazer as coisas que realmente tem vontade de fazer. E só no fim da vida que param pra pensar se valeu a pena ou não.

Um outro trecho que esqueci de mencionar e que critica bem o funcionalismo público foi esse aqui:

Citação:Filho de um oficial cuja carreira em Petersburgo em vários ministérios e departamentos era daquelas que conduzem as pessoas a postos dos quais, em razão de seu longo tempo de serviço e da posição alcançada, não podem ser demitidas – embora seja óbvio que não possuem o menor talento para qualquer tarefa útil –, pessoas para as quais cargos são especialmente criados, os quais, embora fictícios, pagam salários que nada têm de fictícios e dos quais eles continuam vivendo o resto da vida. Era o caso do conselheiro particular Ily a Yefimovich Golovin, membro totalmente supérfluo de uma das tantas instituições também supérfluas.

Achei a descrição excelente. Parece que está descrevendo o Brasil de hoje cheio de parasitas sugando os cofres públicos e que não tem a mínima capacidade para justificar o alto salário que recebem.

(04-08-2020, 04:11 PM)Dark_Painter01 Escreveu: Não sabemos o que acontece depois da morte (apesar de termos crenças), a unica coisa que está no nosso alcance é o agora. Então, o que nos resta é dar nosso melhor enquanto estivermos aqui, não estou falando para ser um "tarado do desenvolvimento pessoal", mas a usar nosso tempo da melhor maneira, sempre refletindo se aquela é realmente o melhor jeito de usa-lo, talvez assim, um dia cheguemos no leito de nossa morte e possamos ter orgulho ao olhar pra trás e ver o que realizamos.

[...] "Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida proporciona uma boa morte"[...].

Até porque isso é outra ilusão. A ilusão do desenvolvimento pessoal. Não importa o quanto tenha se desenvolvido como homem, no final da vida, não vai levar nada. Nem o dinheiro que conquistou, nem o corpo que construiu na academia, nem as honras da carreira, nem a estima dos amigos e familiares. Tudo o que construímos se esvai com a morte. 

O próprio Ivan Illitch cuidou do desenvolvimento pessoal e alcançou uma carreira de respeito, era prestigiado na alta sociedade da cidade e etc.

Então, porque se desenvolver se tudo se esvai? Para ter uma vida mais confortável durante o processo. 

Melhor ter sabedoria sobre o que se passa ao nosso redor, ter dinheiro, ter saúde e um corpo forte, para vivermos melhor e com qualidade de vida, mesmo que tudo isso seja temporário é melhor do que viver miseravelmente, escravo dos vícios, sem um trabalho fixo, sem saúde, sem casa para morar, errante e incerto pela vida.

Mas, não tem porque ficar bitolado em desenvolvimento pessoal como se fosse a única razão de se viver. Se não puder aproveitar o processo, tendo bons hobbies, fazendo coisas que gosta e de fato vivendo a vida, vai acabar passando toda a existência sem aproveitar a viagem.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Discussão - A morte de Ivan Ilitch (Liev Tolstói) - de Libertador - 04-08-2020, 07:17 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)