Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Discussão - A morte de Ivan Ilitch (Liev Tolstói)
Acho que tirei algo parecido com o que o libertador disse a cima. O que mais me chamou atenção do primeiro capitulo é que por algumas vezes, Ivanovich se pega pensando na morte e aquilo o assusta, mas logo sua mente o reconforta o enganando e fazendo acreditar que aquilo nunca acontecerá com ele.

Quantas vezes já não pensamos assim? Ainda bem que X coisa não foi comigo ou isso nunca aconteceria comigo. Esse é um pensamento perigoso, mesmo para os que já estão de certo modo "vacinados" contra o mundo moderno ou com idéias parecidas. 

[...] "assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" [...]

Mesmo com a palavra morte estar presente no titulo do livro, esse livro não fala sobre a morte, mas sim sobre a vida. Mostra-nos através de Ivan se a vida que levamos realmente vai valer a pena e se quando chegarmos ao final dela, teremos orgulho ou arrependimento. Mas, porque devemos pensar nisso? Eu tenho ainda muitos anos de vida, não é? Quando me fiz essa pergunta senti um aperto no coração ao mesmo tempo. Me vi em uma cama, assim como Ivan e perguntei se eu morresse hoje, estaria em paz com minha vida. A resposta me deixou muito receoso e vocês já devem ter entendido o porque. 

Outra duvida que surge é porque ele não fez um livro então focando totalmente na vida de Ivan e não citando sua morte, apenas para que refletíssemos? Acho que a resposta é um pouco complexa, mas quando aprendemos sobre a morte, aprendemos também sobre a vida, e o inverso também é verdade. Não a toa grandes filósofos como Marco Aurélio, Sêneca tinham uma visão diferente da morte, em questão a visão do homem medíocre da sociedade atual. Para o homem medíocre atual, pensar na morte é quase um tabu. Mas para os grandes, pensar na morte funcionava como um incentivo, incentivo esse que nos lembra que nosso tempo na terra é limitado e que devemos usa-lo da melhor maneira, melhor maneira essa que cada um deve decidir por si mesmo.

Não sabemos o que acontece depois da morte (apesar de termos crenças), a unica coisa que está no nosso alcance é o agora. Então, o que nos resta é dar nosso melhor enquanto estivermos aqui, não estou falando para ser um "tarado do desenvolvimento pessoal", mas a usar nosso tempo da melhor maneira, sempre refletindo se aquela é realmente o melhor jeito de usa-lo, talvez assim, um dia cheguemos no leito de nossa morte e possamos ter orgulho ao olhar pra trás e ver o que realizamos.

[...] "Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida proporciona uma boa morte"[...].
Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Discussão - A morte de Ivan Ilitch (Liev Tolstói) - de Dark_Painter01 - 04-08-2020, 04:11 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)