Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Balada - Uma das maiores mentiras da Terra
Para ver o mapa das localidades citadas, clique aqui!

Locais boêmios de Porto Alegre ao longo do tempo

Centro: Na virada do século 19 para o 20, as imediações da Rua da Praia despertam a boemia na cidade com bares, restaurantes, cinemas e confeitarias. A vida noturna também é influenciada pela proximidade com o porto.

Bom Fim: A partir da década de 1950, a abertura de novas vias intensifica a expansão urbana e o surgimento de novos núcleos. O Bom Fim, local com muitos estudantes, se torna ponto de encontro de alunos, professores, escritores, artistas e afins. Inicialmente, reúnem-se na chamada "Esquina Maldita" (Avenida Osvaldo Aranha com Sarmento Leite) e se espalham conforme novos bares são abertos. O movimento cessa nos anos 1990 após conflitos com moradores e polícia.

Rio Branco / Moinhos de Vento: Na transição entre o Bom Fim e a Cidade Baixa, as imediações da Avenida Goethe, da Mariante e da 24 de Outubro também recebem grande número de bares e frequentadores. A região recebe muito público dentro e fora dos estabelecimentos até meados dos anos 1990, depois perde força.

Cidade Baixa: A vida noturna migra para a Cidade Baixa, bairro que já tinha tradição boêmia e musical, entre meados e o final dos anos 1990. O movimento é estimulado pelo Nova Olaria (Rua Lima e Silva) e pelo bar Opinião (Rua José do Patrocínio), mas depois se concentra na Rua João Alfredo. No momento, após reclamações de moradores e cenas de violência com direito a tiroteio, o medo e a presença policial reduzem o número de frequentadores.

Centro / Bom Fim: Em uma nova migração da boemia, o Centro (Viaduto da Borges, praça do Aeromóvel e Rua Fernando Machado) e o Bom Fim (Rua João Telles) voltam a ver o surgimento de grandes concentrações populares sobretudo nos últimos dois ou três anos. Novos bares são abertos, completando um ciclo iniciado mais de um século atrás.

4º Distrito¹ e Moinhos de Vento²: A Capital tem ainda dois outros polos noturnos. Um já consolidado — a Rua Padre Chagas², no Moinhos de Vento², há anos recebe uma parcela fiel de notívagos. Outro, em ascensão, é o 4º Distrito¹. A região ainda não tem o perfil de ocupação de outros bairros boêmios, com grande presença de pessoas em calçadas e ruas, mas vem ganhando novos bares e é um polo cervejeiro.

¹ 4º Distrito engloba os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá, no mapa no link no começo da mensagem cita a Rua Polônia (em vermelho, mais ao norte; mais ao sul a Rua Padre Chagas). Mais informações sobre a região: https://www.jornaldocomercio.com/_conteu...-vivo.html

² Há uma transição da Rua Padre Chagas (Moinhos de Vento) para a Avenida Nova York (Auxiliadora)

Recomendados:

A 'extinção' da Real: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6773

Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Balada - Uma das maiores mentiras da Terra - de Hombre de hielo - 22-06-2020, 07:54 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)