Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Guia] Como se dar bem na Faculdade
Agora que já passei por esta etapa posso dar alguns conselhos. Como vai da minha vivência fica como recomendação, não como verdade absoluta:

0. Goste do que tá fazendo. Não faça só pra ter um diploma. Gente que não gosta de uma profissão e só estão lá por dinheiro ou status são uns filhos da puta que usurpam da profissão. Daqui há pouco isso aqui tá cheio de médico e advogado e todos uns mercenários. Nosso país já tá fudido, não precisamos de escória para poder tirar as vagas de quem realmente se interessa pela área pretendida.

1. Estude feito um condenado. Isso é óbvio, no fim, por mais trabalho em equipe que tenha no seu curso, no fim quem precisa passar é você, então não tente carregar ninguém nas costas. Se conseguir estudar sozinho, mete o pé, se conseguir estudar em equipe, organize um grupo de estudos pequeno com o pessoal mais próximo de você que seja focado. Quem atrapalhar ou atrasar os outros você arranca fora. Não aconselho ter mais de 4 pessoas, mais de 6 sob nenhuma hipótese, muita gente o pessoal se distrai e fica com conversas paralelas.

2. Faça mais por você. Não ache que vai sair um profissional da faculdade, muito pelo contrário, em muitos casos você sai de lá mais pobre, perdeu tempo valioso da vida, e isso por conta de um pedaço estúpido de papel. Ao invés de correr pra se formar, já que vai jogar 4-6 anos da sua vida fora, ao menos tente fazer ações que melhorem seu currículo, procure estágios, faça cursos adicionais, estude outras línguas, iniciação científica, participe de congressos e coisa que te agregam como pessoa e como profissional.

3. Evite a todo custo namorar garotas de lá, especialmente se for da mesma turma. Poucas vezes vi isso dar certo, faculdade não é lugar para misturar com relacionamentos pessoais ou outras coisas que podem te distrair do teu foco. Você até pode pegar algumas, mas aconselho focar em garotas de outros cursos ou outras faculdades se possível. Você está lá pra estudar, você pode curtir de vez em quando, mas lembre qual seu objetivo principal de estar alí.

4. Crie relações de cordialidade com o professor. Afinal tem muita gentalha que só sabe reclamar, com razão ou não, mas o fato que eu já vi muita turma se ferrar por conta de inimizade de professor com um ou dois da turma. Sim, tem professor que é muito FDP, que vai estar lá pra ser mais um prego na sua cruz, mas trate eles como um desafio que você tem que superar com a inteligência. Prove que ele está errado sobre você tirando as melhores notas, pois ele pouco poderá fazer contra isso, e se fizer, ele pode se dar mal.

5. Melhor não se misturar com a gentalha. Se a turma for ruim, muito bagunceira, tiver uma má reputação, faça de tudo pra se desvencilhar disso. Na verdade tem vários perfis de turmas que observei, algumas podem ser mais unidas, outras não, mas no geral basta 1 ou 2 palhaços pra turma ganhar uma má reputação. Se isso ocorrer você pode até trancar as disciplinas com aquela turma ou tentar horários alternativos.

6. Controle emocional é o mais importante. Nem todo mundo sabe lidar com a frustração de ter perdido disciplinas, ou do professor demolir seu trabalho na frente da sala. Você tem que ter cabeça e foco, não desistir por conta de alguns percalços. No curso que entrei vi muita gente que não conseguia dar conta das disciplinas difíceis e ao invés de se dedicar a aprender (que é algo que pode demorar um bom tempo, você pode entender algo explicado na hora, mas nunca aprende nada de imediato) na primeira fraqueza elas caiam fora do curso. Isso é simplesmente vergonhoso. Se fosse pra desistir tão fácil, que não entrasse, ora porra.

Talvez tenha uma ou duas dicas adicionais, mas agora não consigo lembrar. Pois bem...

Se eu tivesse seguido bem essas dicas que estou dando desde o início, meu caminho teria sido bem menos tortuoso e o resultado final muito mais gratificante.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: [Guia] Como se dar bem na Faculdade - de 007 - 01-10-2019, 06:43 AM
RE: [Guia] Como se dar bem na Faculdade - de Bean - 07-10-2019, 03:26 PM
RE: [Guia] Como se dar bem na Faculdade - de Wild - 14-03-2020, 11:29 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)