10-02-2020, 05:52 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 10-02-2020, 05:57 PM por Filho de Krypton.)
1 - Introdução
Citação:"A vida não dá pra colocar numa planilha de excel ou numa calculadora financeira." (Frugal Simples)
Você só pode controlar o que pode ser medido. O orçamento é uma técnica utilizada para medir despesas e receitas para que elas possam ser controladas.
Como é importante prever para prover, ter consciência de valores gastos útil para gerir uma família ou a vida de solteiro.
2 - Leis do Fracasso Financeiro
Citação:Controlar o orçamento doméstico consiste na prática de usar um meio físico ou eletrônico para registrar despesas e receitas ocorridas em um determinado período de tempo, normalmente de um mês (a maioria das pessoas recebem seus ganhos mensalmente).
Como é importante prever para prover, ter consciência de valores gastos útil para gerir uma família ou a vida de solteiro.
2 - Leis do Fracasso Financeiro
Citação:Citação:
- Gaste mais do que ganha e ache que o dinheiro é a raiz de todo o mal;
- Não estude sobre investimentos e siga dicas dos outros, sem a mínima noção do que está fazendo;
- Entre em financiamentos que não pode pagar, mas faça empréstimos e faça empréstimos para pagar empréstimos;
- Tenha cartão de crédito e pague sempre o mínimo da sua fatura;
- Compre um carro de luxo e também financie essa compra;
- Ostente: Compre presentes caríssimos (para toda a família, agregados e colegas de trabalho);
- Esqueça a aposentadoria ou que o desemprego existe;
- Não tenha reserva financeira, mas entre no cheque especial todo mês;
- Não busque outras formas de renda e ache que seu salário estará ali para sempre;
- Ache também que vai ter saúde para sempre ou que nunca envelhecerá;
- Não seja frugal ou humilde, afinal, com todo esse crédito que os bancos te dão, você não precisa disso.
3 - Onde registrar?
3.1 - Meio Físico
Foto: bolsablindada.com.br
- Caderno ou Agenda: tradicionalmente é o meio mais utilizado e barato. O problema desse método é a impossibilidade de aplicação automática de fórmulas matemáticas, gráficos e outras facilidades que a tecnologia traz, mas para pessoas não afetas à informática é um bom sistema.
3.2 - Meio Eletrônico
Foto: microsoft money
- Planilha (excel, google planilhas e outros);
- Aplicativos ou softwares (money care, KmyMoney etc),
Citação:Para Download:
Citação:>> Planilha do Site Valores Reais - Clique aqui.
>> Software Microsoft Money 99 do Site Viagem lenta - Clique aqui.
4 - Como Fazer?
- Escolha o meio físico ou eletrônico para registar.
- [b]Registre as duas categorias básicas (despesas e receitas);[/b]
- [b]Divida as despesas em despesas fixas e eventuais;[/b]
Citação:Obs.: Despesas fixas - idealmente devem estar limitados ao menor percentual possível da renda ou, na falta de percentual menor, a 50% da renda.
Citação:Exemplos de gastos fixos: supermercado, água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde , condomínio, escola etc.
Citação:Obs.2: Limite Geral - Se possível, limite todas suas despesas (fixas e eventuais)a, no máximo, 70% de sua renda líquida ativa anual.
- Calcule o valor monetário de tudo isso;
- Divida as despesas em categorias (moradia, alimentação, educação, saúde etc);
Citação:
- Em caso de saldo negativo: corte despesas supérfluas e/ou procure uma nova fonte de renda;
Citação:
- Em caso de saldo positivo: priorize a reserva de emergência e a carteira de investimentos. A ideia aqui é guardar para um dia chuvoso e/ou pagar-se primeiro.
- Revise sua planilha regularmente: de uma a três vezes por semana e foque nos gastos mensais fixos e nas suas prioridades.
A ideia não é anotar "cada bala" que você compra, mas ter ideia de para onde o dinheiro está indo.
Sabendo disso, você poderá determinar para qual área da vida o excedente poderá ser gasto ou poupado (investido em ativos)
5 - Minha Experiência
Quando saí da casa de meus pais 8 anos atrás, só tinha uma reserva de emergência e nenhuma experiência em administrar uma família. Ganhava nessa época 3 mil reais líquidos.
Citação:Nos primeiros 1 ou 2 anos, alimentei uma planilha do excel com ajuda de minha mulher e anotava quase tudo que gastava, não usava cartão de crédito para não perder o controle (pagava tudo no boleto), não aportava, não tinha dinheiro para viajar nem nas férias e apenas conseguia guardar 300 reais por mês na poupança.
Atualmente, tenho um orçamento mais folgado: controlo meu orçamento pela fatura do cartão de crédito, faço meu aporte (me pago primeiro), tenho dinheiro para viajar.
Hoje me preocupo bem menos com o orçamento doméstico, mas o começo regrado foi o que me deu conhecimento sobre meus hábitos para poder organizar minhas finanças.
Hoje me preocupo bem menos com o orçamento doméstico, mas o começo regrado foi o que me deu conhecimento sobre meus hábitos para poder organizar minhas finanças.
6 - Conclusão
Como se pode ver, a ideia de um orçamento doméstico é simples e ele pode ser um excelente instrumento de autogestão.
Enfim, use-o para aumentar seu autocontrole e evitar uma dos maiores males que assola as famílias brasileiras: o excesso de endividamento.
Grande abraço!