01-10-2015, 09:51 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 01-10-2015, 09:55 PM por Diamante.)
(01-10-2015, 09:32 PM)Mr. Rover Escreveu: Isso é muito importante. Só que existem problemas ai. Não no que o confrade citou, que é correto.
O primeiro problema é que é bem difícil achar alguém que só gaste 20% da sua renda mensal com os custos e também com algum lazer. Mas esse é um problema que pode ser resolvido adquirindo hábitos "corretos", abandonando hábitos "incorretos" e um pouco de educação financeira.
O segundo problema é mais grave. Vamos imaginar alguém ganhando R$ 2 mil mensais em uma capital qualquer no Brasil. Com essa crise tremenda, nem fudendo que o cidadão consegue se manter economizando algo. E muita gente ganha isso ou menos ainda. Diria que hoje em dia, para a grande maioria das pessoas, economizar 20% do salário seria tão difícil quanto escalar o Everest pelado.
- Não tiro sua razão, confrade. A crise está aí. Inclusive estou de aviso prévio.
- Uma divisão que utilizo bastante é esta abaixo.
- 20% Para a reserva (que pode ser diminuído para 10%) Sendo assim, a porcentagens das reservas seriam 90% ao invés de 80%. Por que a pessoa está acostumada a gastar 90% da renda. Então as reservas terão que ser 6 vezes o valor de 90%.
- 20% Para o lazer (Podendo ser reajustado).
- 60% Para custos de habitação.
- Quando estou com dívidas, a divisão é esta abaixo.
- 60% Para custos de habitação.
- 30% Para as dívidas.
- 10% Para a reserva.
- No começo foi um pouco trabalhoso. Depois virou hábito gastar o meu salário com a família dentro destas porcentagens.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?