07-11-2019, 09:51 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 07-11-2019, 04:24 PM por Callahan.)
Falar em público não é uma tarefa fácil e muito menos prazerosa, pois nos dá a nítida impressão de que estamos vulneráveis em um grande alvo vermelho, prontos para a ridicularização, não é mesmo? Ninguém quer apresentar um trabalho na frente dos colegas ou ser chamado para a pauta em uma reunião, pois novamente temos que falar na frente de pessoas e seremos expostos...
Todas estas reações são grandes bobagens que nós mesmos criamos e assim, desenvolvemos "bloqueios" para a vida toda se não as enfrentarmos.
Lhe digo por experiência própria, que estes "bloqueios" em falar em público, está relacionado intrinsecamente com a questão do traquejo social, mas lhe pergunto: se você se comunica de modo fluído com as pessoas do seu convívio, por que não falaria do mesmo modo com outras pessoas (...em grupo ou individuais!)?
Um pequeno exemplo didático:
Você precisará apresentar um seminário sobre um tema específico e os outros grupos ficarão com outros temas, logo, você possuirá o conteúdo desenvolvido e, só você estará apto a falar sobre ele, quanto aos demais, poderão até ter uma visão superficial daquilo que estará sendo apresentado por você, mas só. Apenas você detém o conhecimento aprofundado daquilo e os outros não. Portanto, não é necessário ficar nervoso para falar para todos, uma vez que só você conhece o conteúdo (...isso realmente funciona!).
Outra tática que julgo extremamente funcional em casos de "bloqueios", é usar o bom humor, pois lhe ensinará a sair da chamada "sinuca de bico" quando algo parecer embaraçoso, assim, na medida que você praticar e ir falando em público, seja apresentando trabalhos, seminários, reuniões ou mesmo falando em seu grupo de convívio, tudo isso será simples e automático.
Tudo o que estou escrevendo para você, são experiências pessoais vividas, pois sou professor e tenho que encarar salas de aula com 70 / 80 alunos todos os anos (...e dias também!), isso sem contar os clientes que tenho no trabalho.
Enfim, o assunto é interessante e o que escreví são apenas alguns exemplos jogados e se precisar trocar uma idéia sobre isso, me envie uma MP.
Um Grande Abraço!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."