Avaliação do Tópico:
  • 5 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Como digerir livros acima do seu nível e aumentar a sua inteligência
#2
Spoiler Revelar

Citação:Fala confraria! 
Nos últimos tempos passei por um processo de renovação mental, físico e intelectual. Esse processo foi meio que forçado pela situação do meu meio (incluindo a falta de recursos financeiros, problemas familiares, e muita vontade de fazer algo decente da minha vida), e hoje posso olhar pra trás e ver algumas lições que apareceram e que vejo que são valiosas.
Mas eu vou deixar pra dar detalhes disso em outro tópico, (porque o relato vai ser extenso) mas posso adiantar que esse foi um período de muitos aprendizados e crescimento. 

É como dizem alguns realistas: Você não aprende enquanto não meter a cara e fazer.


Muito bom correlegionário, tbm fiz o mesmo e os resultados são surpreendentes, na espera do relato. 

Spoiler Revelar

Citação:Como digerir livros acima do seu nível e aumentar a sua inteligência

A primeira dica que quero deixar clara aqui é que: a inteligência não é estática. 
Se você for burro, da pra sair dessa situação (com muito esforço, mas você não está preso nisso pra sempre). Se você for mediano da pra se tornar um fora da curva, e se você for fora da curva, dá pra se tornar um indivíduo único. O que vai ser preciso é foco, disciplina e metodologias de estudo (seja a repetição constante, ou qualquer outra coisa que funcionar pra você). 

Um fator orientador que fará você ir além, bem além, do que já faz é a frase: "Para fazer grandes coisas e feitos memoráveis, você deve ler para liderar". A lógica por trás dela é bem simples: Você deve aceitar a responsabilidade de que será necessário fazer muito mais que os outros, pois eles olharão pra você e te seguirão, o que aumentará mais ainda suas responsabilidades. 

A segunda dica é que você PRECISA SE PRESSIONAR EM DIREÇÃO A TEXTOS MAIS DIFÍCEIS/FORTES. 
Estudo é igual academia: Se não pegar mais peso não vai crescer. Esqueça esses materiais de concursos públicos feitos para analfabetos funcionais terem uma chance de se acomodar na vida por meio de um emprego estatal (só minha opinião, se curte concurso, não precisa ficar bravo). Esqueça as aulas de cursinhos que estão no youtube pra ajudar menino a passar no vestibular. E esqueça de uma vez por todas que estudar é coisa fácil e relaxante. 
Estudar é uma coisa punk meu amigo. Estudar não é pra dar prazer, é pra te ajudar a melhorar sua conexões neurológicas, aumentar sua inteligência e moldar a sua Razão. 

O que eu fiz, ou seja, apliquei no meu cotidiano foi a seguinte ação: Passei a ler Feynman ao invés de Friedman, Biografias ao invés de livros de negócios e clássicos ao invés da literatura contemporânea. 
É claro que você não precisa fazer exatamente como fiz, mas deve sempre ter em mente que determinados livros são feitos para serem simples, pois assim vendem mais. Nessa simplificação feita pelos autores e editores, muita coisa se perde, pois existem coisas que não se simplificam. 

Exemplo: Mecânica Quântica não se simplifica facilmente. Apesar de existir inúmeros livros da tal da "Lei da Atração" que envolvem esse tema, pode ter certeza que o que é dito neles, será algo barato e sem vergonha, feito só pra justificar uma lei imaginária para tias de meia idade. Se você quer de fato começar a compreender esse tema, leia Erwim Schrodinger ou Werner Heisenberg. Ou se quiser ser o bixão mesmo, leia os 2. Vai dar muito trabalho, mas uma hora você começa a entender como esses caras pensavam, e nesse momento, você pode ter certeza que seu intelecto subiu uns 3 pontos.  


A terceira dica éAntes de começar a ler, QUEBRE a porra da mentalidade que a escola te ensinou. 
As escolas no Brasil são horríveis. Ao invés de passarem conhecimentos úteis para toda a vida, passam informações que possibilitam apenas a entrada de um indivíduo em outra escola, que por si só transmite informações que muitas das vezes não serão úteis fora de um nicho específico (as vezes elas não são úteis em lugar algum). 

Lembrem-se disso: As LIÇÕES importam mais do que datas, nomes, locais e etc. 
Saber quem fez o que, só é relevante desde que compreendido em um contexto total, abrangente. Procure entender as coisas antes de as memorizar. 

A quarta dica éNão fique com medo de estragar o final. Leia os reviews da obras. 
A lógica aqui é ser mais ágil, e poder evitar merdas literárias. Tem muita coisa nos comentários das obras, que te indicam se aquela leitura é decente, ou se não é enrolação. 

Exemplo: O livro - Poder do Hábito - é nada mais do que uma encheção de linguiça feita pra enganar trouxa e tomar seu dinheiro. Porque digo isso? Pois o que está escrito em 300 páginas poderiam ser ditas em 20. Ou tudo o que o cara fala, está nos RESUMOS (aquele parágrafo que você encontra logo abaixo dos títulos dos artigos científicos) e CONCLUSÕES dos artigos científicos. Mas como a população tem medo de ciência, é mais fácil pagar esses livros que nada mais são do que a reescrita de textos de outras pessoas. Você evita gastar tempo e dinheiro com essas obras sabendo da opinião de quem as leu.  
E um outro pensamento: Lembra quando falei para lerem biografias? Então, se você ler a biografia de grandes homens, perceberá nas entrelinhas o tal do "poder do hábito". Isso não é ciência de foguete. Esse conhecimento existe apenas desde sempre. 

A quinta e última dica éDepois de terminar a leitura, volte tudo de novo. 
Eu não estou dizendo que você deve ler o livro de novo, mas estou dizendo que você deve voltar e anotar com a SUA MÃO, todas as passagens que lhe pareceram importantes. Faça isso em um caderno separado, para você poder ler sempre que precisar. E também, para ir memorizando as coisas de maneira gradual. 
Eu tenho uma pilha de cadernos (aqueles que custas 2 reais e tem 60 folhas) com anotações e sempre que preciso, pego um deles e vou atrás de informações úteis que "salvei". 

Dica bônus: Tente sempre ler um livro de cada bibliografia. 
Isso não serve apenas para aumentar seu conhecimento sobre um determinado assunto, mas serve também pra você pegar o costume de fazer a avaliação do material que está lendo, da mesma forma que um avaliador de uma comissão científica faria. 
Depois de começar a fazer isso, notei que que fica muito fácil compreender assuntos difíceis, e até mesmo debater sobre o tema com outras pessoas, tendo em vista que o aprofundamento necessário para averiguar possíveis erros ou acertos foi realizado. 

Muitas das coisas aqui não são novas, obviamente. Mas creio que as dicas serão úteis para iniciantes ou para quem as seguia de um jeito intuitivo. Apliquem o que eu sugeri (da forma que vocês acharem melhor claro), e notarão a diferença no crescimento intelectual de vocês.


Tenho alguns considerações e ressalvas a fazer, o ser humano só cresce quando se esforça para tal, ficar no fácil e confortável não o ajudará a crescer e ao se pressionar e trilhar o caminho mais difícil ele tenderá a buscar todos os recursos necessários para o mesmo por este motivo tendemos a crescer, apesar que o objetivo é sempre o conforto e bem estar

Sim para haver uma evolução intelectual é necessário que busquemos o além o mais complexo de se resolver, de se ler, de se entender, fará que criemos mais conexões neurais e assim crescer a capacidade intelectiva. O que vejo hoje em dia é que em sua grande maioria daqueles que "estudam", é que não fazem por prazer de estudar e adquirir o conhecimento, e sim pelo quê o estudo poderá lhe proporcionar tendendo sempre ao seu bem estar ou status e não para resolver problemas contidianos tanto individual ou coletivo, e só o fazem para lhe garantir esses benefícios, como por exemplo entrar em uma faculdade/universidade e ao entrarem "estudam" sempre para passar na matéria ou prova e nunca pelo conhecimento em si.

Agora a respeito de se ler texto difíceis deve-se ter em mente que não é qualquer um que conseguirá aprender ou entender algo e deverá se aprimorando gradualmente e nunca se estagnar, no seu exemplo citado um brasileiro mediano ou até mesmo um pouco acima da média não conseguirá entender a incerteza de Heisenber sem um preparo antes que deve-se vim de livros fáceis e assim evoluindo gradativamente. 

No mais é isso, eu não sou uma pessoa muito inteligente e por isso é um dos meus principais focos do meu Desenvolvimento Pessoal, e sei que não me dedico o suficiente para o mesmo, mas já está no meu planejamento para 2020 que farei com um foco maior, já comecei mais sem tempo e foco necessários.

                Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Como digerir livros acima do seu nível e aumentar a sua inteligência - de Bastardo - 27-10-2019, 12:55 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Marcações de livros do acervo da real e outros livros Myers 3 1,709 13-09-2022, 10:33 AM
Última Postagem: Myers

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)