Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Guia] Como se dar bem na Faculdade
A coisa mais importante é que você seja independente, proativo e autodidata, o resto não tem tanta relevância assim. 

Independente no sentido de não ficar esperando que as coisas se resolvam por si só ou que outra pessoa as resolvam pra ti, se possível pegar o e-mail e o número de WhatsApp dos professores e sempre que tiver dúvidas, tratar diretamente com eles, também é importante anotar tudo, tirar foto e/ou gravar as aulas pra não ficar dependendo de outras pessoas pra isso, se você tem todas as informações importantes seja de conteúdo, eventos, trabalhos e provas, você é independente e não precisa ficar bajulando seu colega de sala infantil que fará joguinhos pra não te passar as informações que ele tem, e se passar, vai omitir alguma. 

Proativo no sentido de tomar a dianteira em tudo: produza os slides dos seminários sem que alguém lhe dê ordem pra isso, pelo contrário, seja você o cara que dá ordens; se uma matéria foi dada hoje, revise nem que por seja por 5 minutos no final do dia pra não ficar com dúvidas ou perdido; se lhe passaram um trabalho, comece no mesmo dia, nem que apenas por 5 minutos; seja sempre o cara que dá o pontapé inicial. Na faculdade a preguiça reina e é engraçado que as pessoas sempre dizem "não tenho tempo", mas sempre vejo as pessoas comentando de memes, dos assuntos do momento no twitter, postando tolices nos grupos de WA e debatendo séries infantilóides do mainstream, não tem tempo ou não tem prioridades? 

Autodidata no sentido de priorizar a vida intelectual, sua individualidade e o seu diferencial; pensar a longo prazo, nas tendências de mercado, no seu plano A, B, C e etc., ao se formar, buscar uma visão holística da área que você atua; se você trabalha em algo que te requira criatividade, desenvolva habilidades artísticas, tenha um caderno de ideias, leia sobre as diferentes culturas do mundo, vá estudar alguns ramos da psicologia para compreender seus futuros clientes, vá praticar a oratória, a dicção, a linguagem corporal para se sobressair em reuniões, entrevistas e encontros de negócios, aproveite os inúmeros seminários ao longo do curso para aprimorar essa habilidade e se preparar tanto para a Trabalho de Conclusão quanto para o mercado em si... 

OFF -
Spoiler Revelar
A faculdade acentuará ainda mais as suas lacunas de aprendizado, se você teve um ensino básico péssimo, é seu dever acordar o quanto antes para mudar essa realidade deplorável desse país, e evite ao máximo essa visão limitada do ensino superior, o estudo da geometria descritiva, da filosofia, da história, do cálculo e da interpretação de problemas matemáticos (se quiser, coloque a Teoria Musical aqui), podem lhe ajudar a desenvolver uma linha de pensamento mais ampla que supera essa visão mesquinha que a universidade gosta de impor aos alunos. Você precisa pensar/raciocinar/interpretar/criar e não apenas reproduzir. 

Sobre as amizades, acho melhor você limitá-las a categoria de colegas, amizade some quando aparece dinheiro e/ou oportunidade de estágios, e eu sempre vi acessos de inveja por parte de alguns "amigos" principalmente quando você começa a se sobressair e se destacar. É mais fácil encontrar a exceção do que uma amizade verdadeira, mas seja sociável, é importante e priorize os veteranos, tenha boas relações com eles e sempre lhes peça as provas antigas, FAÇA DISSO UMA PRIORIDADE, provas antigas são fundamentais. 

E sobre as presenças/faltas, EVITE AO MÁXIMO FALTAR NOS PRIMEIROS MESES DO SEMESTRE, quando você fizer a avaliação 2 e tiver certeza que teve um bom desempenho, aí sim é hora de faltar e aproveitar as férias antecipadas, geralmente depois da avaliação 2, boa parte da galera tá preocupada pois levou tudo na brincadeira enquanto você estará de boa curtindo sua vida bem longe das preocupações e poderá faltar até semanas se quiser pois ainda está com a ficha limpa de faltas...

Eu estava planejando um texto sobre faculdade pro meu blog, se eu fizer, posso postar o link como complemento depois, mas esse lance é muito relativo, todo mundo tem uma visão diferente sobre a universidade, mas no final, o seu futuro é somente seu e ninguém vai buscá-lo por você. 

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: [Guia] Como se dar bem na Faculdade - de 007 - 01-10-2019, 06:43 AM
RE: [Guia] Como se dar bem na Faculdade - de Dallas - 06-10-2019, 11:18 AM
RE: [Guia] Como se dar bem na Faculdade - de Bean - 07-10-2019, 03:26 PM
RE: [Guia] Como se dar bem na Faculdade - de Wild - 14-03-2020, 11:29 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Colegas populares fazem fraternidade na faculdade Guardião 4 1,439 28-06-2021, 11:35 AM
Última Postagem: Fernando_R1

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)