23-08-2019, 02:19 PM
@Stumm, eu também vou nessa sua mesma linha de raciocínio...
Não desvirtuando o propósito do tópico e levando esse debate para uma outra vertente, acredito que existe uma diferença enorme entre uma pessoa ser econômica e ser sovina, mesmo existindo um objetivo econômico implícito nestes.
O indivíduo ser econômico é uma questão de bom senso, já o mesmo ser sovina (...avareza!) ou o chamado "pão duro" é o radicalismo da coisa, afinal, trabalhamos muito para que tenhamos o mínimo do conforto exigido e não faria sentido nenhum passar uma vida inteira "poupando" até os detalhes para nada, ou melhor, com medo de se gastar ou perder algo que possui.
Com exemplo neste sentido e atentando-me às minhas necessidades e limitações financeiras (...com planejamento!), me recuso a pensar em passar vontade de comer algo ou comprar algo (...desde que necessário!) apenas pelo fato de não querer gastar e poupar alguns tostões a mais, no entanto, conheço inúmeras pessoas que vão ao extremismo da avareza e mesmo com um poder econômico tranquilo, levam uma vida miserável em nome da sovinagem.
No mais, achei muito interessante algumas dicas econômicas de produtos e serviços ditos pela confraria.
"Fiat justitia, et pereat mundus..."