Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Do conservadorismo legal a misandria.
Sim, entendo, confrades. Mas aí já entramos em outro dilema insolúvel.

O que prevalece no homem, sua natureza "animal" ou sua natureza "racional"? Até que ponto somos racionais e controlamos nossas ações? Animais podem desenvolver senso de certo e errado, por exemplo, se forem domesticados para tal. Seu cachorro sabe que fez algo que não devia e vai se esconder pra não levar palmada por mal comportamento. Até onde isso vem da racionalidade (pensamento), até onde isso vem da animalidade (medo)? Mesma coisa vale para o humano.

É uma questão complexa demais para tratar de maneira simplista. A mesma coisa é, por exemplo, o quanto somos influenciados pelos genes x influenciados pela sociedade, ou então quanto somos influenciando pelo individual x influenciado pelo coletivo. Não há resposta certa, não há proporção certa, sacam?

Que somos racionais, sim, mas aí é preciso definir bem o que racionalidade é, e quais os limites dela. Não estou discordando de você nem do outro confrade, apenas estou levantando essa questão. Não vamos nos ater a uma resposta simples e sempre considerar essas "dialéticas".

Eu creio que devemos entender as coisas pelo seu viés de motivação mais natural como base (até por que muitos comportamentos tidos por "desviados do padrão" costumam ter esse tipo de motivação, o próprio "padrão" é um instrumento puramente abstrato e uma construção racional) , mas julgar de maneira lógica e aplicar consequências de maneira puramente racional.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Do conservadorismo legal a misandria. - de Wild - 06-06-2019, 02:24 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Sobrevivendo ao sistema legal Guardião 6 1,866 27-06-2024, 01:00 PM
Última Postagem: Consciente BR

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)