Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Filosofia - Aforismos e Fábulas
(13-09-2015, 11:07 PM)Zé Primata Escreveu: As fábulas de Esopo são cruéis.

Parece infantil, escrito de forma infantil e com vários personagens animais, mas é um livro cheio de histórias de assassinato, inveja, preguiça, egocentrismo, morte em decorrência dos vícios, traições, enfim, o lado mais nojento do ser humano.

Recomendo

Verdade.  Vou colocar fábulas de Esopo e de La Fontaine aqui também.
Só uma curiosidade: sabia que o maior legado do Monteiro Lobato foi contar as fábulas de Esopo para as criancinhas através do Sítio do Pica Pau Amarelo? Li isso num livro de história.
Imagine as crianças sendo doutrinadas pro lado do bem enquanto assistem televisão  Big Grin

(13-09-2015, 03:57 PM)THOTH Escreveu:
(13-09-2015, 12:04 PM)Aragons Escreveu: "Os homens opõe resistência ás coisas porque eles não as entendem"
Abu Hamid Al-Ghasali  (poeta persa)

Comentário
Eu expandiria essa afirmação, para mim os homens opõe resistência a algo porque eles entendem muito ou pouco do assunto em questão. Aqueles que entendem muito fazem críticas sensatas mas nem sempre corretas; aqueles que entendem pouco criam e atacam um espantalho.

Há ainda as coisas que são totalmente erradas, e que é justo e muito necessário se fazer resistência e há coisas certas e valorosas que devem ser defendidas. 

É preciso muito cuidado com isso
Aforismos, se deixados fora de um contexto específicos e serem levados como uma verdade absoluta por si mesmos tornam-se relativismo.
A minha afirmação "Aqueles que entendem muito fazem críticas sensatas mas nem sempre corretas"  já abrange o que você disse.

No que tange ao seu segundo comentário, essa passagem do Abu Hamid Al-Ghasali não possui contexto específico, não existe um livro desse personagem e tudo o que se tem dele foi encontrado em pedaços, lembrando que a filosofia da civilização persa foi esquecida pelo ocidente e até mesmo pelos orientais por quase um milênio. Nem na internet você encontra isso que eu postei. Com o Epicuro acontece o mesmo.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
Filosofia - Aforismos e Fábulas - de Aragons - 10-09-2015, 12:10 PM
RE: Aforismos e Fábulas - de Aragons - 10-09-2015, 12:19 PM
RE: Aforismos e Fábulas - de Fëanor - 10-09-2015, 02:10 PM
RE: Aforismos e Fábulas - de Aragons - 13-09-2015, 12:04 PM
RE: Aforismos e Fábulas - de THOTH - 13-09-2015, 03:57 PM
RE: Aforismos e Fábulas - de Texugo Real - 13-09-2015, 11:07 PM
RE: Aforismos e Fábulas - de Aragons - 13-09-2015, 11:35 PM
RE: Aforismos e Fábulas - de War - 14-09-2015, 12:17 AM
RE: Aforismos e Fábulas - de clark001 - 14-09-2015, 09:28 AM
RE: Filosofia - Aforismos e Fábulas - de Aragons - 21-11-2017, 07:19 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)