26-03-2019, 11:16 AM
Lendo este tópico, gostaria também de contribuir com algumas palavras sobre a confrontação entre "Valores X Poder".
Lembro-me que há alguns anos atrás, um velho professor na minha área disse a seguinte frase em aula: "Todo mundo têm um preço... basta saber qual é nosso".
Inicialmente, fiquei perplexo em escutar aquilo, ainda mais vindo de uma figura idônea, e eu ficava me perguntando como era possível atribuir tais precificações sobre um indivíduo, pois confrontava neste momento, toda a minha carga moral recebida desde então, e chegando na idade madura, pude compreender claramente o que foi dito por aquele velho professor.
Não estaríamos necessariamente falando, neste momento, sobre a precificação de valores financeiros sobre a figura individual, mas este sim é tão ou mais nocivo a conduta moral do mesmo.
Necessitamos intrinsecamente de recursos financeiros em nossas vidas e não sejamos tolos em pensar diferente, contudo, cada degrau alcançado nessa evolução financeira, nos coloca na frágil barreira corruptível, e neste sentido, o indivíduo em sua trajetória pode vir a perder o discernimento sobre ambição e ganância, e é exatamente neste momento que tal precificação é aplicada.
"Fiat justitia, et pereat mundus..."