03-03-2019, 06:28 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 04-03-2019, 12:33 AM por Libertador.)
(03-03-2019, 01:03 AM)Diamante Escreveu: Primeiramente deixo o elogio por este texto. Você construiu este tópico embasado em diversas passagens da Bíblia e deixou suas respectivas fontes.
Infelizmente para muitos neste cotidiano moderno é quase impossível guardar os Sábados. Quem já possui uma vida estabilizada, pode se dar este privilégio. Agora vou te falar: Você foi corajoso em guardar os Sábados, mesmo sabendo que iria ser prejudicado no seu dia-a-dia.
Obrigado pelo elogio. Realmente deu um trabalho compilar tudo para tornar esse texto completo e torna-lo um manual para consulta sobre o assunto.
Eu não disse que é fácil guardar o sábado. Sei que algumas vezes é difícil, mas não concordo que chega a ser quase impossível como você disse. Acho que isso é só uma desculpa mesmo. Quem quer fazer o que é certo, faz mesmo que ninguém mais esteja fazendo, e faz mesmo se fosse
quase impossível. Para se ter ideia, muitas pessoas preferiram morrer do que negar a própria fé. E hoje em dia elas negam a fé só para não perder um emprego.
Citação:Quem já possui uma vida estabilizada, pode se dar este privilégio.
Não leve para o pessoal, mas vou aproveitar esse seu ponto de vista para responder de forma geral os argumentos que também poderiam surgir aqui que dariam a entender que guardar o sábado é opcional.
Se partirmos desse pressuposto de que devemos seguir os 10 mandamentos de Deus só se a nossa vida estiver ajeitada e tudo estiver favorável para isso, então não deveriam se chamar Os Dez Mandamentos, deveriam se chamar Os Dez Conselhos de Deus, ou As Dez Sugestões de Deus.
Deus disse: "Não matarás"? ou Ele disse: "Eu sugiro que não matem uns aos outros"? Foi uma ordem ou foi só uma sugestão para seguirmos quando for conveniente?
Imagina que alguém está casado e foi fiel a sua mulher por 10 anos, mas sempre foi fácil porque ninguém deu em cima dele até aquele momento, mas uma gostosa aparece no seu trabalho e começa a dar em cima dele, e ele fica louco de desejo, e agora?
Deus deu um conselho? "Eu aconselho que não adulteres, mas se fores difícil resistir, então poderás adulterar meu filho", ou Ele deu um mandamento sem margem para desculpas? "Não adulterarás". O que vocês acham? Acham que a situação justifica ele adulterar? Veja em Êxodo 20.
Imagina outra cena, um homem engravidou uma mulher, mas ele e ela acham que agora não é o momento certo para ter filhos, não tem um emprego estável, ganha pouco, sua vida está desajeitada, então ela vai lá e aborta o bebe. Afinal, não era o momento, e os 10 mandamentos não são mandatórios, são opcionais, podemos seguir só quando for conveniente para nós. Será que Deus entende assim? Será que o fato do bebe atrapalhar a vida dela justifica o assassinato nesse caso? Será que é assim mesmo? Podemos pegar os mandamentos de Deus e obedecer só quando nos convém?
Viu só como é absurda essa linha de raciocínio de obedecer os mandamentos só quando a gente quer?
Ou será que dos 10 mandamentos de Deus, devemos seguir 9 fielmente, mas 1 deles é voluntário e podemos seguir só quando quisermos?
A bíblia diz que não. Eu já postei o versiculo acima e reposto aqui:
(02-03-2019, 04:02 PM)Libertador Escreveu:Citação:Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Tiago 2:10,11
Temos que seguir todos os mandamentos, não apenas os que mais gostarmos. Uma vez que a lei é a expressão do caráter de Deus, ignorar parte dela é o mesmo que violá-la completamente. (Sobre a integridade da lei Ver Mateus 5:18,19; Mateus 23:23)
E aqui complementa:
Citação:E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
1 João 2:3,4
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.