02-03-2019, 02:04 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 02-03-2019, 05:09 PM por Libertador.)
Sábado no antigo testamento
Vamos ao próximo ponto, a lei foi criada no Sinai ou antes disso? Já era necessário guardar o sábado ou só começou a valer depois que os 10 mandamentos foram escritos?
Abra a sua bíblia em Êxodo 16:4,5, 22-28.
É importante te lembrar que tudo isso que vamos ler ocorreu um mês antes do Sinai e dos 10 mandamentos serem escritos nas tábuas de pedra. Deus tinha acabado de tirar o povo do Egito e estava tentando ensinar as verdades que eles tinham esquecido, porque ficaram lá no Egito alguns séculos sendo contaminados pela idolatria daquele país e Deus queria purificá-los dessa paganização toda reensinando as verdades que haviam esquecido e passado por alto.
Citação:Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
Êxodo 16:4,5
E Deus fala nesse versículo, que colocará o povo a prova para saber se andam na Sua lei ou não. Opa, então já existia lei antes dos dez mandamentos serem entregues no Sinai.
Vou pular para o versiculo 22 para irmos direto ao ponto, mas aí na sua casa leia o capitulo todo porque é bem interessante.
Citação:E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.
E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
Êxodo 16:22-28
Tudo isso foi um mês antes do Sinai. Um mês antes dos mandamentos terem sido escritos.
Deus está ensinando o povo de forma prática. Tudo o que guardava nos 6 dias para o dia seguinte estragava, mas o que era guardado no sexto dia para o sétimo dia não estragava, e no sétimo dia não caia maná para que eles não tivessem que colher no sábado. Uma lição prática que se repetia toda semana por 40 anos.
Algumas lições importantes que aprendemos com esse capítulo:
1. O sexto dia é o dia da preparação para o sábado (versiculo 5,22, 29)
2. O sábado é o dia seguinte ao sexto dia (versiculo 22, 23)
3. O sábado é santo (v. 23)
4. A guarda do sábado é um mandamento divino (v.28)
5. O sábado é dia de descanso (v. 23, 29, 30)
6. É um dia solene, festivo (v. 23)
7. O sábado testa a lealdade para com Deus (v. 5-28)
No monte Sinai Deus escreveu os mandamentos que eles já conheciam por tradição oral, já ouviram falar, pois desde Adão, os mandamentos de Deus eram passados de pai para filho. Então Deus decidiu registrar em pedra, mas porque pedra? Porque pedra significa eternidade, permanência. Mas podia ser em pergaminho? Sim, o próprio Genesis, Êxodo, foram escritos em pergaminhos, mas essa é uma das únicas partes da bíblia que Deus preferiu registrar com seu próprio dedo em tábuas pedra, fica em Êxodo 20. Tirando essa parte, tem só mais um lugar na bíblia, no livro de Daniel, que Deus escreveu com o próprio dedo, mas não vem ao caso mencionar aqui pois ali já é assunto para outro estudo.
Citação: Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim repousou o povo no sétimo dia. Êxodo 16:28-30
O sábado é o auge da história do maná. Foi uma experiência prática de aprendizagem para o povo. Tudo isto ocorreu antes dos 10 mandamentos serem escritos. Evidenciando que os israelitas tinham compreensão do sábado antes de sua entrega formal no monte Sinai.
Até antes do povo judeu existir a lei já era conhecida. E o sábado devia ser guardado não só pelos israelitas mas pelos estrangeiros que se juntaram a eles na saída do Egito. Mostrando mais uma vez que o sábado não se limita ao povo judeu, mas a toda a humanidade.
Citação:Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5
Considerando a ênfase e a especificidade da declaração parece que havia alguma compreensão de detalhes da lei divina dos Dez Mandamentos muito antes do Sinai e antes até mesmo do povo judeu existir pois na época de Abraão ainda não existia sequer o povo judeu.
Os dez mandamentos
Continuando, vamos falar sobre os dez mandamentos que Deus deu ao povo no monte Sinai. É importante ressaltar que está foi a única parte da bíblia que não foi inspirada por Deus, e sim escrita pelo próprio dedo de Deus. Dá pra mensurar a importância dos 10 mandamentos para Ele?
Citação:Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Êxodo 20:8
Opa, olha só como começa o quarto mandamento: Lembra-te. Interessante né? Porque ele começa com esse verbo?
Somente quem pode lembrar de algo? Quem um dia já conheceu. Quer dizer que o sábado foi dado somente no Sinai? Claro que não. O próprio verbo que começa o quarto mandamento indica que o sábado já existia e o povo já conhecia. Eles tinham que se lembrar desse mandamento.
Deus usou a palavra "Lembra-te" porque o 4° mandamento já era conhecido. A ordem para se lembrar do sábado é explicada com referência a criação, por isso os v.9 e 10 conseguem relacionar o sábado ao sétimo dia. Nos vários versículos que mencionei até agora, todos ligam a criação ao sábado, e este de forma mais clara ainda. Cobrindo desta forma toda a extensão da história bíblica (de Gênesis a Apocalipse).
Citação:Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:9-11
Olha que interessante como termina o mandamento. Ele está remetendo o motivo de guardarmos o sábado lá pro Genesis, à origem do mundo, à origem de toda a humanidade, e não à origem do povo judeu. Porque em seis dias Deus fez os céus e a terra, e tudo que neles há, o sábado é o memorial da criação, remete a criação do mundo. Reforçando: Não é para os judeus apenas.
Agora que isso ficou muito claro, vamos para o próximo ponto, para o livro de Isaias.
Nestes próximos versiculos são falados três afirmações muito interessantes, primeiro que o sábado é universal, segundo que fala da sua abrangência e terceiro que fala de sua perpetuidade.
Isso reforça o ponto que o sábado não pertence aos judeus, não pertence aos adventistas, que ele envolve a todos. É um presente de Deus a humanidade. Também fala que o sábado é abrangente que envolve todos os aspectos da sua vida. E a sua perpetuidade, de que ele vai permanecer por toda a eternidade.
É importante ressaltar que Deus nunca quis que suas verdades e suas bênçãos fossem exclusivas de ninguém, Deus escolheu os judeus para levar a luz da verdade para toda a humanidade, e não para guardarem para si.
Em Isaias 56:2-8 fala assim: Bem aventurado o judeu que fizer isto, e o filho do judeu que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
Opa, peraí, não é isso não. Lá não fala judeu e sim homem, usa a mesma palavra que no original indica SER HUMANO.
Citação:Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Isaías 56:2-7
Opa, está falando do estrangeiro também e não só do judeu. Está falando de todos. Deus chama a todos para guardar o sábado. Esse é um privilégio para todos.
Aqui vocês podem observar uma aliança universal simbolizada pelo sábado. E os benefícios da aliança não eram exclusivos a Israel: estrangeiros e mesmo eunucos, que, pela lei, eram excluídos da assembléia do senhor, poderiam ser integrados ao povo, se demonstrassem fé e lealdade a Deus ao se guardarem da prática do mal e observarem o sábado, não o profanando.
A passagem reforça uma verdade, que os propósitos divinos vão além do povo da aliança, Israel, e incluem os não israelitas. Ou seja, toda a humanidade é chamada por Deus a guardar o sábado.
Quer mais um texto para fortalecer isso? Vamos lá.
Citação:Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.
Isaías 58:13,14
O sábado é um dia que Deus santificou e separou para comunhão com Ele. Para lembrança de sua obra como Criador. O povo de Deus é chamado, em especial, no sábado, a deixar de lado os empreendimentos e as atividades seculares comuns para, em vez disso, adorar a Deus e realizar atos de bondade para o semelhante.
Dos 10 mandamentos, o sábado é o único que envolve fé total na promessa de Deus. Quer ver como?
Não matarás, pois se você matar vai ser preso. Não furtarás, pois se você furtar, vai ser preso, geralmente. Vai dar uma dor de cabeça, então, a pessoa evita.
Mas guardar o sábado não implica em nenhuma punição nem benefício pelas leis seculares, é o mandamento que você guarda simplesmente porque Deus disse para guardar. É o mandamento da fé. Ninguém mais está mandando, nenhuma lei, nenhum código civil. Não existem punições pela transgressão do sábado. Interessante né?
Citação:E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 12:17
O dragão representa satanás e a mulher representa a igreja.
Os remanescentes, um dos vários nomes do povo de Deus no tempo do fim, apresenta duas características-chave: obediência aos mandamentos de Deus e o exercício do testemunho de Jesus.
Os mandamentos além de serem importantes no tempo do fim, serão foco de conflito. E este assunto do tempo do fim é outro que dá um excelente estudo.
Citação:Aqui está a perseverança dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12
A obediência à lei de Deus é uma característica essencial de seu povo no tempo do fim. E nós estamos vivendo hoje no tempo do fim.
Fé de Jesus representa aquilo que Jesus cria, as doutrinas defendidas e ensinadas por ele. Isso mostra que mesmo agora no fim da história os seguidores de Deus continuarão guardando o sábado.
Citação:Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
Isaías 66:22,23
Aqui o profeta está falando sobre o futuro que nos aguarda. Haverá, pelo menos, duas reuniões no céu, uma semanal e outra mensal. Na reunião semanal nos encontraremos para adorar ao Senhor todo sábado. Vai continuar sendo um dia especial e separado para Deus. Podemos ver que o sábado será importante na era da nova aliança e na Jerusalém restaurada. Então, o sábado foi estabelecido lá no jardim do Éden antes do pecado surgir, durante o pecado continuou sendo guardado pelos profetas e israelitas do antigo testamento, veremos que ele continuou sendo guardado por Jesus e por seus discípulos, e mesmo após a morte e ressurreição de Cristo os discípulos e os primeiros cristãos continuaram guardando, e ainda além, quando o pecado for finalmente extinto, lá na nova terra, o sábado continuará sendo importante para Deus e guardado por seus seguidores.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.