(20-02-2019, 01:23 PM)Josey Wales Escreveu: (20-02-2019, 01:16 PM)Trglodita Escreveu: Fenomenal.
Trabalho dificil e de paciência, tá controlando umidade ou só temperatura? Pra curar bem ideal é controlar umidade relativa também.
Infelizmente não tenho condição de controlar 100% os parâmetros ainda - se eu inventar de furar a geladeira pra colocar higrômetro, termômetro, entrada de umidade e o escambau a sra. Wales me bota na sarjeta e com razão
.
Essas geladeiras frost free acabam com a umidade das coisas, por isso se usa o papel manteiga (pra tentar reter uma parte da umidade e deixar a cura um pouco mais viável). Viro todo santo dia, pra não secar mais de um lado que do outro, e dou um confere na embalagem. Além disso, coloquei uma vasilha com água e sal dentro da geladeira, pra tentar deixar a umidade mais alta também (o sal é pra evitar mofo, bolor ou outra contaminação na água).
Como é a minha primeira produção, tô fazendo conforme as receitas mais simples que vi na net e vendo onde posso melhorar nas próximas remessas.
Já tô planejando de mais pra frente comprar um frigobar ou uma geladeirinha usada pra poder fazer uma câmara de maturação de responsa. Peguei uns projetos de adaptação na internet e assim que sobrar um cascalho vou investir nisso.
A umidade você pode adicionar dessa forma mesmo, vasilha com água ou com um burrifador manual, sem furo. Te indico comprar um termo-higrômetro in/out (tem sensor interno e externo). Vai ajudar bastante você a monitorar as melhores condições e diminuir o risco de perder tanto trabalho e dinheiro.
Este tem registro de mínima e máxima, então todo dia você saberá o range que o produto atinge de temperatura e UR, te dizendo se você precisa incluir mais umidade ou não.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...quantity=1