03-02-2019, 04:36 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-02-2019, 09:07 PM por Ministro.)
(03-02-2019, 10:47 AM)Samanosuke Escreveu: Aqui no BR tem uma cultura muito filha da puta do cara sair torrando dinheiro que não é dele, não pagar e ver o nome sujar no SPC/Serasa e esperar 5 anos pra dívida caducar.
Sou da mesma linha de pensamento do confrade Eminem, se tenho alguma dívida vou lá e pago, não deixo acumular. Alías, se vejo que é possível pagar de uma vez, pago e não me endivido.
Educação financeira deveria ser ensinado nas escolas. Mas o brasileiro médio pensa que guardar dinheiro na poupança é a água milagrosa salvadora.
E quando o nome já tá sujo eles emitem cheques sem fundo e notas promissórias que nunca serão pagas
Quando o credor cobra eles acham ruim, alguns mais caras de pau voltam pra comprar no estabelecimento em que devem, se o pedido for negado eles se sentem injustiçados
Geralmente esse tipo de pessoa não tem nenhum bem penhorável, pelo menos não no nome deles, de modo que se acionar a Justiça o processo não dá em nada.![[Image: Lapide-caloteiros.jpg]](https://i.ibb.co/zs3yxcK/Lapide-caloteiros.jpg)
(03-02-2019, 11:33 AM)Martelo Escreveu: Na verdade a dívida não caduca em 5 anos, apenas o direito do credor de cobrar judicialmente, mas a dívida permanece..
Já tomei muito calote de 'amigos'.. Situação foda, agente perde o dinheiro e o amigo..
Infelizmente não se pode emprestar grana pra maioria, ou quase ninguém..
Recentemente, mesmo sabendo disso, caí na choradeira mais uma vez e emprestei.. A 1a parcela venceu em 05/01.. Eita..
A dívida permanece, mas se não é possível cobrar na Justiça e obrigatoriamente o nome do devedor tem que ser tirado dos registros dos sistemas de proteção ao crédito (SPC e Serasa) após passados cinco anos, na prática a dívida não existe mais para o caloteiro, porque peso na consciência eles não sentem
Emprestar dinheiro pra amigo é furada, isso destrói amizade igual mulher. Eu tinha um colega de faculdade pra quem eu emprestei dinheiro duas vezes, por vários meses, não cobrei juros nem nada. Apesar dele ter me pagado, depois que formamos bloqueei o número do telefone dele para ele não me pedir mais empréstimo, porque pra mim não tinha vantagem nenhuma nisso, além dele ser uma pessoa inconveniente.
A Serasa Experian fez uma lista com as 7 principais causas de inadimplência no Brasil hoje:
1. Aumento do desemprego
2. Diminuição da renda média familiar
3. Compras para terceiros (emprestar o nome)
4. Ausência de educação financeira
5. Falta de controle nos gastos
6. Atrasos de salários
7. Enfermidades
Pra mim a educação financeira seria capaz de evitar em 90% a possibilidade de calotes causados pelos outros motivos. Por exemplo, quem sabe o que é, pra que serve e faz uma reserva de emergência terá como se sustentar por determinado período em caso de eventual desemprego ou doença que impossibilite o trabalho.
Emprestar o nome é burrice.