13-12-2018, 07:32 AM
(12-12-2018, 11:57 PM)Loki Escreveu: Algumas dicas do Titio Loki para os concurseiros:
1 - a primeira e mais importante (e muito desprezada pelos concurseiros iniciantes) é escolher uma carreira.
A imensa maioria dos que começam a estudar pra concurso estudam à medida em que os editais aparecem, por exemplo: detran, secretaria de saude, policia militar, inss, etc.
O que essas carreiras tem em comum? NADA. E o conteúdo das provas e editais? Menos ainda.
Sair fazendo tudo que é concurso apenas porque saiu um edital não vai te levar pra lugar algum, pois os aprovados costumam se preparar a um cargo por anos a fio, tentando várias vezes o mesmo cargo.
2 - como consequencia da regra acima, após escolher a carreira, devore todos os editais que encontrar de concursos desse cargo ou assemelhados, por exemplo, quem estuda pra auditor fiscal do estado possui muitas materias em comum com o de auditor fiscal da receita federal.
3 - você precisa esgotar o conteudo do edital para o cargo que escolheu ANTES que ele saia, assim, poderá usar o minimo tempo entre a abertura do edital e as provas para revisar as matérias, para estudar o conteúdo novo que for acrescentado em relação aos editais anteriores.
4 - essa aqui é obvia, mas resolva o maximo de provas possivel desta carreira. Com as provas, no erro e tentativa, você fixa melhor o conteúdo.
5 - descubra o estilo da organizadora do seu concurso, se preferem mais a letra seca da lei, se preferem entendimento dos tribunais ou dos doutrinadores, etc.
6 - verifique nos concursos anteriores as notas dos aprovados. isso te dará um norte, uma estimativa da nota que precisará para a sua aprovação.
7 - a última dica que me lembro agora é o que eu chamo de "estudo do que não sei".
Com o passar do tempo, você verá que algumas disciplinas do edital você irá fixar bem em sua mente, outras não.
Essas ultimas você precisa dedicar uma atenção especial após sair o edital, deixando-as para o fim de suas revisões, pois assim essa matéria que te traz dificuldades estará o mais fresca possivel em sua mente ao fazer a prova.
Essas são as dicas de que me lembro para o momento. Com o desenrolar do tópico e assim que eu me lembrar de outras, posto aqui.
Bom estudo para todos e nos vemos na sua aprovação.
P.s. confiem nas minhas dicas, paspalhos. Titio Loki passou em 6 concursos até assumir aquele que desejava.
Acrescentando algumas dicas às valiosas dicas do confrade:
- Evite sair falando pra todo mundo que você está estudando para concursos. A maioria das pessoas vai te desencorajar dizendo que só passa em concurso quem tem "peixe", ou vai te dizer que só porque o governo X assumiu, os concursos vão acabar. Não dê ouvidos a esse tipo de bullshit, seja pragmático e foque em estudar cada vez mais e melhor.
- Se você tem pressa para ser concursado e o concurso dos seus sonhos exige mais tempo de estudo, pense em fazer um concurso "escada". Um concurso "escada" é um cargo menor, geralmente mais fácil de passar, e que te dará mais tranquilidade, mais tempo e mais recursos financeiros para focar no concurso que você realmente deseja.
- Não adianta ser sovina com materiais para concursos. Apesar de nem sempre o melhor material ser o mais caro, os bons materiais sempre são caros. Se você quiser economizar nessa parte pagando R$ 30,00 naquela bela apostila de banca de jornal, você não terá a menor chance de passar. Procure os melhores materiais dos melhores professores da área que você escolheu. Por exemplo, se você deseja área policial, procure os melhores professores das matérias dessa área.
- Evite comprar cursos "pacotão". "Pacotão" é quando você compra todas as matérias do mesmo curso, evite isso pois certamente você vai comprar muitos cursos de professores ruins, mesmo que tenham materiais de bons professores no meio. Selecione os MELHORES PROFESSORES e compre os cursos separados por cada um. Exemplo: Comprei o curso de Matemática Financeira do professor "Barnabé" do cursinho X e o curso de Português do professor "Motumbo" do cursinho Y, porque eram os melhores da área.
- Depois de concursado, ainda que no cargo dos seus sonhos, não caia na besteira de achar que sua vida está ganha. Você trabalha pro governo, o chefe mais maluco que você poderia ter! Não acredite que só porque você contribui para a previdência, sua aposentadoria estará garantida porque não está. O governo vai mudar, vão entrar governantes ruins que vão te sacanear como servidor, a previdência vai quebrar, e por aí vai. Então aproveite a boa remuneração que você vai receber para INVESTIR seu dinheiro em algo que possa te dar TRANQUILIDADE FINANCEIRA no FUTURO. Não confie e nem dependa da sua APOSENTADORIA.