Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Saudades do Passado, famosa nostalgia.
Me identifiquei com o autor do tópico. 

De vez em quando eu costumo ter esses pensamentos nostálgicos. Não precisei ler o que os irmãos aqui falaram antes de saber que não é uma coisa boa. Eu tendo a ver (aceito explicações) os pensamentos nostálgicos como uma espécie de fuga da realidade presente. 
Falando por mim, que também tenho esse problema de nostalgia de vez em quando, esses pensamentos seguem um padrão: eles nunca surgem no meio de um momento divertido do dia-a-dia, quando eu estou distraído com alguma atividade, seja prazerosa ou não. Eles sempre aparecem quando eu tenho alguma preocupação inconsciente e tô meio que "sem fazer nada".
Para explicar melhor, NA disse mais ou menos isto, em algum livro, "a dor emocional é resultado da oposição entre desejo e realidade". É exatamente nessa situação que eu, particularmente, começo a ter algum pensamento nostálgico, e é por isso que eu falei no início que vejo esses pensamentos como uma espécie de fuga. A preocupação acaba sendo resultado dessa oposição entre desejo e realidade (erro meu), e pra tentar lidar com a situação eu começo com esses pensamentos, tentando achar algum lugar de conforto, no caso, no passado. 
Como disse o War, "A tendência é sempre romantizarmos demais o que já foi, e quanto mais tempo passa, mais "doces" se tornam as memórias, mesmo que na época tenha sido uma bosta". Não tem muita coisa no meu passado que eu olhe sem críticas quando estou bem, como agora, mas quando emocionalmente eu vacilo, aí eu começo a olhar pro passado como se tivesse sido mil maravilhas, buscando conforto.
É dessa forma que eu encaro esses momentos nostálgicos.

(18-08-2015, 12:12 PM)THOTH Escreveu: "É saudade do sossego e da despreocupação que tínhamos quando da infância e adolescência. É isso que todo o cara quer, viver despreocupadamente e de modo sossegado. Porém, quanto mais a realidade se abre, mais amarga se torna e mais preocupados ficamos." 
Eu lembrei de um texto que eu tinha salvo aqui, achei o ponto de vista interessante e salvei:

"Diz a psicanálise que o projeto inconsciente do ego (!!), o impulso que vai empurrando a gente pela vida afora, esta infelicidade e insatisfação indefinível que nos fazem lutar para ver se, depois, num momento futuro, a gente volta a rir..., sim, diz a psicanálise que este projeto inconsciente é a recuperação de uma experiência infantil de prazer. Redescobrir a vida como brinquedo."
Resistir sempre, até que os cordeiros se tornem leões
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Saudades do Passado, famosa nostalgia. - de Foca na Cruz - 03-09-2015, 02:35 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)