01-12-2018, 06:05 PM
(01-12-2018, 12:18 PM)Loki Escreveu: Sou advogado que acompanha processos que envolvem milhões de reais do contribuinte toda semana. Minha responsabilidade pela perda de um prazo, por exemplo, nunca será a mesma de alguém que acompanha uma demanda de danos morais em juizado especial por inscrição indevida no SPC/SERASA.
Quem lida com a coisa pública, lida com o dinheiro de toda a sociedade, ou seja, qualquer vacilo e pode pegar um processo crime, além de que o direito ao ressarcimento ao erário é imprescritivel, entao um erro seu cometido hoje pode vir te pegar como um fantasma 20, 30 anos depois que você o cometeu, eqto na iniciativa privada, o erro do trabalhador prescreve em no máximo 5 anos. E essa "ineficiência" não é privilégio do setor público. Quem aqui nunca viu alguém ser promovido sem merecer na iniciativa privada apenas por ser amigo do chefe ou baba ovo do dono da empresa?
Brasil é brasil, esta é a terra da malandragem, não importa se você trabalha pro estado ou pro particular.
A grande responsabilidade e a pressão podem ser o caso no lugar onde você trabalha e no cargo que você ocupa, eu respeito isso, mas de jeito nenhum, de jeito NENHUM o funcionalismo público de uma forma geral sofre mais pressão para ser eficiente que o setor privado, pelos fatores mencionados no meu post anterior.
Sobre pessoas ineficientes serem promovidas por serem puxa-sacos, isso existe mesmo é claro, a diferença chave aqui é que a ineficiência privada não é problema da sociedade. Se um empreendedor promove uma pessoa despreparada para um cargo importante dentro do seu negócio, quem vai se lascar arcando com os eventuais prejuízos que essa pessoa o trará é ele e não a sociedade que é obrigada a bancar serviços estatais muito caros e de baixíssima performance, como os correios, o SUS, escolas públicas que estão formando analfabetos funcionais, universidades federais que parecem mais formar ativistas políticos do que profissionais preparados, serviços de tratamento e distribuição de água, isso só pra começar, ainda tem todas as outras empresas estatais e toda a gigantesca e ineficiente máquina pública com todos os políticos e os diversos cargos que eles trazem junto para amigos e familiares.
Acredito e torço para que no governo Bolsonaro sejam feitas as privatizações das estatais e as reformas necessárias, como a previdenciária, a trabalhista e a inversão da pirâmide de gastos do ensino, além do encerramento dessas agências reguladoras que existem para a finalidade única de formar cartéis e monopólios, este último acho ser difícil acontecer porém não impossível. O governo dele pode melhorar e muito a qualidade de vida do povo e a eficiência dos serviços públicos.
Só pra deixar claro, de forma alguma minha intenção aqui é antagonizar ou insinuar que você por ser funcionário público é ineficiente, @Loki, nem qualquer outro membro do fórum, estou aqui apenas tentando defender o que pra mim é verdadeiro e justo. Eu acredito sim em você quando diz que sua responsabilidade é enorme e você precisa ser bom no que faz, mas reitero, você faz parte de um grupo bem pequeno e bem fora da curva. O estado e seus serviços de uma forma geral são, um, muito caros, e dois, muito ineficientes, sendo que diferente do que é privado, o povo é essencialmente espoliado e forçado a financiar a coisa pública gostando ou não.