Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Concursos públicos na era Bolsonaro
#24
(01-12-2018, 01:36 AM)Cometa Escreveu:
(30-11-2018, 10:19 PM)Loki Escreveu: A responsabilidade e cobrança em um funça pra fazer a mesma coisa que seu equivalente privado nem se comparam, razão que justifica o salário maior.

Discordo totalmente desse trecho. Isso pode ser verdade em um ou outro raro lugar, talvez no lugar onde você trabalha por exemplo, mas o funcionalismo público nem em seus piores pesadelos tem a mesma pressão para ser eficiente que trabalhadores comuns do setor privado.

A começar pelo fato de que o setor privado é competitivo, é selva, enquanto que o público com raras exceções não é, no setor privado um trabalhador tem que ser eficiente e gerar valor para que seja justificada sua continuidade no emprego, pois existe uma ou mais pessoas que estão custeando tudo com seu próprio patrimônio pessoal, o que é totalmente diferente de lidar com dinheiro público ou como eu gosto de dizer, dinheiro da viúva. Ser menos eficiente que os outros ou não conseguir agregar valor suficiente para a empresa a fim de cobrir todas as barreiras impostas pelas regulações e leis trabalhistas significa desemprego

Os dados disponíveis por toda a internet acerca da ineficiência do funcionalismo público em diversos setores e os gastos enormes que nós temos com os mesmos corroboram com meus argumentos.
E ainda que em alguma situação hipotética fosse verdade funcionários públicos serem mais pressionados que equivalentes privados, isso ainda não seria uma justificativa válida para salários maiores, porque 'cobrança' é uma abstração subjetiva, não é algo que faz parte da lógica econômica que rege o mercado.

Sou advogado que acompanha processos que envolvem milhões de reais do contribuinte toda semana. Minha responsabilidade pela perda de um prazo, por exemplo, nunca será a mesma de alguém que acompanha uma demanda de danos morais em juizado especial por inscrição indevida no SPC/SERASA.

Quem lida com a coisa pública, lida com o dinheiro de toda a sociedade, ou seja, qualquer vacilo e pode pegar um processo crime, além de que o direito ao ressarcimento ao erário é imprescritivel, entao um erro seu cometido hoje pode vir te pegar como um fantasma 20, 30 anos depois que você o cometeu, eqto na iniciativa privada, o erro do trabalhador prescreve em no máximo 5 anos. E essa "ineficiência" não é privilégio do setor público. Quem aqui nunca viu alguém ser promovido sem merecer na iniciativa privada apenas por ser amigo do chefe ou baba ovo do dono da empresa?

Brasil é brasil, esta é a terra da malandragem, não importa se você trabalha pro estado ou pro particular.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Concursos públicos na era Bolsonaro - de 007 - 30-11-2018, 07:40 AM
RE: Concursos públicos na era Bolsonaro - de Loki - 01-12-2018, 12:18 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)